• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO

4.1 Modelagem computacional do protótipo

4.1.4 Diagrama de seqüência

Para descrever o modelo de interação no sistema foram utilizados diagramas de seqüência, que tem como principal objetivo demonstrar como as mensagens são enviadas no decorrer do tempo (BEZERRA, 2002). Utilizaram-se três diagramas para representar as principais interações do sistema, quais são: Interações do aluno com o SINEPOPE; Cadastramento de Aluno; e Resolve Exercícios.

O primeiro diagrama de seqüência apresentado é o “Aluno Interage SINEPOPE”, que pode ser visualizado na Figura 37.

Figura 37: Diagrama de seqüência do aluno.

Este diagrama de seqüência representa as interações do aluno com o sistema, demonstrando, com isso, as interações do agente de interface com o aluno (por meio da interface do sistema), assim como a adaptação do perfil do usuário no que se refere às IM, sempre que o usuário solicitar mudanças. A apresentação dos conteúdos passando pela análise dos agentes de EP e o Banco de Dados também estão envolvidos nas interações deste diagrama.

O segundo diagrama apresentado é o “Resolve Exercício” que pode ser visualizado na Figura 38. Este apresenta as interações do aluno ao fazer um exercícios/teste no sistema. Esta interação envolve diálogos com o agente de interface, que informa ao aluno o que este deverá fazer e ao final do teste apresentará o resultado ao aluno, orientando o mesmo, caso este não tenha atingido o nível desejado de aproveitamento.

Os agentes de EP também aparecem aqui, pois os resultados do teste podem refletir em mudança na EP utilizada para o aluno. Esta análise é feita pelo agente gerenciador e

comunicada aos agentes de cada uma das EP, para a continuidade das atividades do aluno. Todas as eventuais mudanças de perfil são atualizadas no banco de dados.

Figura 38: Diagrama de seqüência de resolução de exercício.

Os agentes de EP também aparecem aqui, pois os resultados do teste podem refletir em mudança na EP utilizada para o aluno. Esta análise é feita pelo agente gerenciador e comunicada aos agentes de cada uma das EP, para a continuidade das atividades do aluno. Todas as eventuais mudanças de perfil são atualizadas no banco de dados.

O último diagrama de seqüência utilizado aqui para demonstrar algumas das principais interações do SINEPOPE é o “Cadastro de Aluno”, que pode ser visualizado na Figura 39. A importância deste diagrama está no fato de ser neste ponto que o perfil do aluno é inicializado, e de que estas interações estão representadas nele.

Neste caso, o aluno ao solicitar seu cadastro no sistema, terá que preencher um cadastro com informações que são utilizadas para definir a EP a ser utilizada inicialmente pelo sistema. Na seqüência, um questionário relativo as IM é apresentado para ser devidamente preenchido permitindo, com isso, que o agente perfil IM inicialize o perfil de

IM do aluno. Os dados cadastrais e do perfil gerados são armazenados no banco de dados, para serem consultados e alterados futuramente, sempre que necessário.

Figura 39: Diagrama de seqüência de cadastro de Alunos.

Da mesma forma que no diagrama da Figura 38, os agentes de EP efetuam a definição da EP a ser utilizada inicialmente pelo aluno, tarefa esta que é do agente gerenciador. Com essa definição, o agente de EP correspondente será ativado para acompanhar o aluno.

As interações do aluno com a interface do sistema são mediadas pelo agente de interface, que desde o principio do processo faz todo o processo de comunicação com o aluno.

Para representar os principais dados armazenados pelo sistema, utilizou-se o diagrama entidade relacionamento (ER), uma vez que o banco de dados utilizado é relacional. A Figura 40 apresenta o modelo ER do banco com as tabelas, seus relacionamentos e os atributos de cada uma delas.

Uma descrição breve das tabelas do banco será feita na seqüência, com intuito de esclarecer a função de cada uma das tabelas do banco, sem entrar em detalhes a esse respeito.

Figura 40: Diagrama de Entidade Relacionamento.

As tabelas são as seguintes:

Agente: Tabela que registra o estado do agente de cada usuário do sistema.

Avaliação: Tabela que registra as respostas dadas nas avaliações feitas a cada unidade, e a quantidade de erros.

Avaliação Aluno: Registro das avaliações feitas por cada aluno, com data, hora de inicio e hora de final da avaliação, bem como a unidade relacionada com a avaliação.

Casos Práticos: Tabela que armazena os casos práticos no sistema. Com a unidade, tópico e conteúdos correspondentes, assim como o tipo de caso prático e se for um arquivo, será armazenado em um campo do tipo BLOB (Binary Large OBject).

Conteúdo Passos: Registra os passos executados pelo usuário no sistema, quais conteúdos ele já viu e em qual estratégia.

Conteúdos: Registra os conteúdos do sistema. E para isto, deve-se ter cadastrado pelo menos um tópico, que será vinculado ao conteúdo recém criado. Pode-se escolher entre quatro tipos de mídias diferentes para os conteúdos, e se eles serão de caso prático ou não, totalizando oito tipos de conteúdos diferentes.

Exercícios: Registra os exercícios cadastrados pelos professores. Os exercícios são todos de múltipla escolha. Para cada tópico podem ser cadastrados quantos exercícios o professor julgar necessário.

Histórico: Registra os conteúdos vistos e exercícios feitos pelo usuário.

Links: Para cada unidade são armazenados links da internet para posteriores

consultas, caso o aluno sinta necessidade de conteúdo adicional.

Questão: Registra as questões utilizadas na avaliação e a resposta dada pelo aluno. Revisão: Registra os conteúdos que o aluno precisa refazer para poder avançar. Soluções: Tabela que registra as diferentes soluções para os casos práticos.

Tópicos: Registra os tópicos do sistema. Para tal, deve-se já ter cadastrado pelo menos uma unidade, a qual será vinculada o tópico criado.

Unidades: Registra as unidades cadastradas no sistema, com título e descrição de cada unidade.

Usuários: Tabela responsável pelo registro dos usuários cadastrados no sistema, e também armazena os dados necessários para modelagem do perfil do usuário.

Com a apresentação dos diagramas anteriores, pode-se ter uma visão da forma como este sistema foi desenvolvido e implementado. Sendo assim, demonstra-se que a metodologia, proposta no item 3, pode ser implementada computacionalmente. O sistema resultante deste projeto será apresentado na seqüência.