• Nenhum resultado encontrado

Dificuldades encontradas para o Entendimento dos Conteúdos Relacionados à Área de Saúde

SITUANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL E O ENSINO DE SAÚDE EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO COLÉGIO MILITAR DE MANAUS

4.5 Dificuldades encontradas para o Entendimento dos Conteúdos Relacionados à Área de Saúde

Essa é a principal parte desta pesquisa que visa diagnosticar quais as deficiências do Ensino de Saúde em Ciências dos alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano em função da avaliação dos conhecimentos sobre promoção de saúde dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio.

As dificuldades reveladas na prática pedagógica possuem relação com outros problemas mais amplos, evidenciados no contexto profissional. O enfrentamento das diferentes possibilidades de ensino, as dificuldades em justificar as escolhas, e ainda os problemas sociais e econômicos encontrados nas escolas parecem confundir e dificultar a prática pedagógica dos professores.

Entendemos que a construção de um processo coletivo de transformação da prática pedagógica requer, na perspectiva de Behrens (1996), a qualificação profissional continuada, a busca de remuneração digna e ainda investimentos na competência e na qualidade educacional.

Além disso, como cada pessoa difere em relação aos próprios conceitos de educação, as formas como cada um ensina e acredita que o professor deva ser formado também se diferenciam. As diferenças conceituais encontradas na formação inicial em ensino de ciências refletem a divergência de pensamento existente no ensino, influindo, de certa forma, na

prática pedagógica dos professores. Alguns modelos teóricos possuem como objetivo evidenciar as características e os conhecimentos necessários para que o professor possa desempenhar bem suas funções e diferenciar sua prática pedagógica. Os modelos evidenciados como base de conhecimentos, para o ensino em geral e da Educação, procuram sugerir a existência de um corpo de conhecimentos necessários à formação do professor. (SHULMAN, 1986) As áreas de conhecimento profissional do professor são identificadas por Shulman (1986) como: conhecimento do conteúdo disciplinar, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento do currículo.

4.5.1 Dificuldades para Entender os Conteúdos relacionados à Área de Saúde e suas Aplicações

A pergunta feita aos alunos foi: “Você sentiu dificuldade de entender conteúdos voltados à área de saúde e como aplicá-los?” Por se tratar de um questionamento fechado as respostas poderiam ser sim ou não, mas, se respondido sim, o aluno deveria apontar, dentre as opções, o fato dessa dificuldade ser em função: a) do método praticado pelo professor; b) da complexidade dos conteúdos; c) de não serem assuntos que acontecem na sua localidade; e, caso não fosse nenhum desses o motivo o aluno poderia expô-lo no item: “outros”.

Mais da metade dos alunos (60%) manifestou que sentira dificuldade de entender os conteúdos sobre saúde durante o Ensino Fundamental e que também apresentaram dificuldades de aplicá-los.

Dos nove (09) alunos que responderam sim, quatro (04) apontaram que o motivo de tal dificuldade estaria na complexidade dos conteúdos; dois (02) disseram que os assuntos abordados não retratavam a realidade de onde viviam e por isso era difícil entender tais conteúdos; um (01) aluno associou sua dificuldade ao método praticado pelo professor enquanto outros dois (02) escreveram no campo “outros” sobre a forma fragmentada que esses conteúdos são vistos e que acabam por serem decorados para que não fossem reprovados:

“Sinto dificuldade porque decoro esses assuntos só para passar de ano e não consigo entender os assuntos sobre saúde porque são muito decoreba. É um monte de nome e ciclos para decorar e não vejo utilidade nisso” Aluno 9.

“Acabo decorando aquelas doenças que tenho que estudar, mas nunca apliquei nada que estudei e no outro ano já esqueci tudo” Aluno12.

Vale ressaltar que a forma como o professor pensa e desenvolve as suas aulas, está relacionada com suas concepções acerca do conteúdo de ensino, dos alunos e dos seus próprios conhecimentos. Um olhar diferenciado aos professores poderia contribuir para o entendimento da sua prática pedagógica e das concepções de ensino que estão muitas vezes implícitas na sua forma de trabalho. As transformações que o professor realiza no conteúdo, a forma como ele evidencia a importância de ensiná-lo e os conhecimentos que propiciarão as atividades dentro de um contexto desejado são características do conhecimento pedagógico do conteúdo. O propósito desse conhecimento é fazer com que o aluno compreenda aquilo que o professor se propõe a ensinar (COSTA e NASCIMENTO, 2006).

A análise da prática pedagógica dos professores, de suas dificuldades e interesses e das diferentes possibilidades de ensino pode contribuir para que, a partir de um retrato da realidade escolar, os professores possam compreender a prática pedagógica dos seus pares, e ainda, os professores da formação inicial possam buscar propostas de formação mais apropriadas à realidade educacional (Ibid, ibidem).

4.5.2 Estratégias de Aprendizagem dos Estudantes sobre o Tema Saúde no Ensino de Ciências

Para fazer um diagnostico de alguns comportamentos que os alunos adotam para estudar assuntos relativos à saúde no Ensino de Ciências, foi perguntado se eles costumavam a ler livros científicos sobre saúde; se eles lêem os textos complementares dos livros didáticos que tratam de assuntos sobre saúde e se eles discutem com colegas sobre assuntos relativos à saúde. Caso discutam, quais esses assuntos?

A grande maioria (86,7%) dos alunos respondeu NÃO para todos os três questionamentos da pergunta 12 sendo que dos outros 13,3 % restantes, 6,6% disseram apenas ler os textos complementares dos livros didáticos e outros 6,6% relataram discutir com colegas sobre assuntos relativos à saúde:

“Eu discuto com meus amigos sobre problemas de saúde que estão na mídia com a dengue, a obesidade, cigarro, etc. Mas, acabo por não discutir os problemas típicos daqui com meus colegas o que acho errado porque se discutíssemos poderíamos tentar melhorar os casos de doenças que acontecem mais aqui do que em outros lugares” Aluno 1.

O entendimento de saúde para o aluno está relacionado à ausência de doença e que necessidade de saúde representa um indivíduo doente, enfermo, precisando de tratamento de cuidados; embora expressem conhecimento sobre meios de prevenção e problemas que causam doenças. Percebe-se então que eles ainda não assimilaram os conhecimentos adquiridos (seja na escola, família ou outros segmentos sociais) com o cuidado a saúde, de modo que contemplem as definições de saúde e necessidade de saúde. É preciso mudar essa concepção, fazendo com que o adolescente entenda a relação que existe entre: homem, meio ambiente, condições/qualidade de vida e saúde (ALVES, et al., 2005).

Abordar questões sobre os alunos, trabalhar com eles, implica necessariamente envolver as questões de ordem sócio-emocional, política, econômica e cultural, ou seja, trabalhar com ações interdiciplinares e intersetoriais, na busca da melhor solução dos problemas identificados (Ibid, ibidem).

As informações adquiridas abrem um leque à nossa frente, nos mostrando questões que precisam ser abordadas junto aos adolescentes e seus familiares, para que entenda o papel de cada um (cidadão e governo) nesse processo de promoção da saúde. Os alunos precisam ter objetivos, expectativa de vida, e para isso, devemos estimulá-los, orientá-los, oferecer-lhes oportunidades, para que busquem uma boa qualidade de vida. Este é um trabalho a ser realizado em conjunto, que tem origem na família e estende-se a todos os segmentos da sociedade (ALVES, et al., 2005).

4.6 A Visão dos Professores e Alunos sobre o Ensino de Saúde em Ciências a Distância