• Nenhum resultado encontrado

DIMENSÃO 5 – INTIMIDADE EM EXPOSIÇÃO

4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.5. DIMENSÃO 5 – INTIMIDADE EM EXPOSIÇÃO

A quinta dimensão, em que foram carregadas 27 variáveis (Quadro 18), foi intitulada “Intimidade em exposição”. Ela trata predominantemente da exposição

Immediate Family, e do livro de fotografias homônimo publicado por Sally Mann, em

1992. As imagens dessa coleção foram feitas em um período de sete anos na propriedade rural da família Mann em Lexington, Virgínia. As fotografias têm como foco principal suas filhas, Jessie e Virginia, e seu filho, Emmett, que na época tinham de 3 a 12 anos.

QUADRO 18 – VARIÁVEIS CARREGADAS NA DIMENSÃO 5 Eigenvalue: 8,71

POLO POSITIVO: (27 VARIÁVEIS)

girl (,73); pose (,72); child (,69); innocence (,67); adult (,66); daughter (,61); naked (,57); nude (,56); young (,52); viewer (,50); childhood (,49); mother (,46); critic (,44); reality (,43); stage (,42); raise (,40); public (,39); power (,38); beauty (,38); controversial (,37); expression (,36); fear (,35); private (,35); play (,34); natural (,32); model (,32); complex (,30)

POLO NEGATIVO: (SEM VARIÁVEIS)

A série de fotografias que Sally Mann fez de seus filhos para o livro Immediate

Family fez com que a atenção da mídia especializada e a do grande público se

voltasse para a fotógrafa e para seu trabalho, mas, ao mesmo tempo, gerou duras críticas em relação à exposição da intimidades de seus filhos, que em algumas dessas imagens aparecem nus, ou em situações, embora cotidianas, podem ser consideradas embaraçosas para as crianças. As variáveis que foram carregadas na Dimensão 5 conseguem revelar as temáticas mais recorrentes das críticas74 às fotografias do

74 É importante ressaltar que nem todos os textos com cargas fatoriais significativas para esta dimensão

são, necessariamente, críticas às fotografias de Immediate Family; principalmente nos textos mais recentes, os autores fazem referências às críticas recebidas por Sally Mann nos anos 90, mas não obrigatoriamente expressam uma opinião negativa a respeito das fotografias. Mesmo quase 30 anos

Immediate Family, como a incompetência materna de Mann ao proteger a intimidade

de seus filhos e sua suposta exploração das imagens das crianças sob a justificativa de sua produção artística que é vista em variáveis como “girl”, “child”, “innocence”,

“daughter”, “young”, “childhood”, “mother” e “raise”75. A preocupação com a nudez infantil76 nas imagens de Mann é refletida nas variáveis “naked”, “nude” e “private” e o questionamento de quem seria o receptor de tais imagens é notada nas variáveis “adult”, “viewer”, “critic”, “public”.

Uma outra indagação frequente em relação às fotografias que Sally Mann fez de seus filhos para a série Immediate Family é sobre o quanto aquelas imagens eram realmente a captura de momentos espontâneos de brincadeiras das crianças ou se, ao contrário, eram imagens encenadas – ou seja, se a infância idílica retratada era real ou idealizada. As variáveis que traduzem essa ideia são, por exemplo, “pose”, “stage”, “expression”, “play” e “model”. A controvérsia gerada pelas fotografias de Emmett, Jessie e Virginia e os sentimentos contraditórios causados pelo fato de essas imagens serem esteticamente belas e, ao mesmo tempo, incômodas, podem ser notados em variáveis que também carregam significados contrastantes, como “reality” e “play”; “power” e “fear”; “natural” e “staged”; além de variáveis como “controversial” e “complex”, que também denotam a dificuldade em classificar as imagens produzidas para essa série. Com o intuito de ilustrar as informações reveladas na Dimensão 5, algumas imagens da série Immediate Family podem ser vistas no Anexo 5, no final desta dissertação.

Exemplos das variáveis contextualizadas podem ser vistos nas frases abaixo, no Apêndice F e no Quadro 19. As cinco variáveis com cargas fatoriais mais significativas para a Dimensão 5 aparecem em negrito nos exemplos e foram extraídas dos cinco textos mais significativos para essa dimensão77.

“But as we follow the photographer/mother’s gaze and look down with her on depois do lançamento de Immediate Family, Sally Mann ainda hoje é conhecida pelo grande público como “a artista que fotografou seus filhos pelados”.

75 É interessante notar que, embora Mann também fotografasse seu filho Emmett, o foco maior das

críticas sempre foi as imagens de suas filhas, o que também é notado na Dimensão 5, pela falta de variáveis como “boy” ou “son”, por exemplo.

76 Embora mais de 60% das imagens do livro Immediate Family não retratarem nenhum tipo de

nudez, a atenção midiática às fotografias em que as crianças aparecem despidas sempre foi mais contundente e, muitas vezes, descontextualizada.

77 smc_055_mg_pr_rvw_ms_w, smc_444_np_pr_rvw_ms_w, smc_037_ws_on_art_tr_w,

the sleeping little girl, we feel her mother’s fear.”

“Emmett, the only male of the three children, is seen much less provocatively in the series than the girls are.”

“Jessie poses in many other of the most provocative images in this series, and seems to do most of the posturing.”

“These girls still exist in an innocent world in which a pose is only a pose- what adults make of that pose may be the issue”

“But the child's peaceful pose, as well as the formal beauty of Ms. Mann's photograph, serve to counteract any sense of embarrassment that might be expected to go with the event.”

“They are not your usual pictures of the children to send to the grandparents; they are pictures to send to the Museum of Modern Art.”

“She considers her first “good family picture” to be a shot of Jessie’s face swollen from insect bites. Immediately, the darker side of childhood, as opposed to more pristine and tired visions of innocence, attracted her.”

QUADRO 19 – EXEMPLO DE TEXTO DA DIMENSÃO 5

Um fato interessante a respeito da Dimensão 5 é que, diferentemente das dimensões anteriores, seus textos mais significativos foram publicados em períodos diversos: dos 15 textos com os mais altos escores na dimensão, quatro foram publicados na década de 1990, cinco textos foram publicados na primeira década dos anos 2000, e seis na década de 2010. Principalmente quando se considera a diferença existente no número de textos de cada década (Tabela 2), é possível inferir que a temática revelada na Dimensão 5 é recorrente em grande parte da carreira de Sally Mann.

os resultados dos cálculos das ANOVAs para as quatro variáveis fixas estudadas (registro, formato, mídia e público leitor), apresenta valores de F e p condizentes com a significância dos dados revelados pela dimensão para todas as variáveis.

TABELA 7 – ANOVAS DA DIMENSÃO 5

DIMENSÃO 5 – INTIMIDADE EM EXPOSIÇÃO

F p R2

REGISTRO 15,20 < ,0001 0,25

FORMATO 19,58 < ,0001 0,03

MÍDIA 29,16 < ,0001 0,24

PÚBLICO LEITOR 28,56 < ,0001 0,09

Os valores de R2 para as variáveis registro e mídia explicam 25% e 24% de variação para a dimensão, respectivamente. Entretanto, seguindo a mesma tendência das dimensões anteriores, para as variáveis formato e público leitor, os resultados de R2 ficaram abaixo de 10%, o que significa que a variação da Dimensão 5 independe das características dessas variáveis.