• Nenhum resultado encontrado

3 O CAMPO DE PESQUISA

3.3 A Escola em que o Material Empírico foi Coletado

3.3.5 A dinâmica da escola

Depois de apresentar os espaços utilizados e os profissionais que fazem uso desses espaços torna-se oportuna a descrição da organização do tempo ampliado na

EMAP. Discorrerei, a seguir, sobre o cotidiano do PEI nessa escola.

O PEI na EMAP acontece tanto no turno matutino quanto no vespertino. Os alunos que frequentam o PEI pela manhã cursam o turno regular à tarde e os alunos que frequentam o PEI à tarde cursam o turno regular pela manhã. Acompanhei, nesta pesquisa, os alunos que frequentam o PEI na parte da manhã.

De segunda a sexta, os alunos chegam à escola às 8 horas da manhã. Eles são recebidos pelos monitores/agentes culturais no portão da escola e seguem diretamente para a cantina. Entram então na cantina, em fila, que também é organizada pelos monitores/agentes culturais e tomam o café da manhã. No café, os alimentos mais frequentes são: pão francês com manteiga ou biscoito acompanhados das seguintes bebidas: leite, café com leite ou coquetel de frutas. O café dura aproximadamente 15 minutos.

Depois disso, alunos, monitores, agentes culturais e a professora comunitária se reúnem num espaço que fica próximo ao portão da escola. Os alunos são distribuídos em turmas nomeadas de M1, M2, M3, M4, M5, M6, M7, M8 e M9 nas quais o “M” indica “manhã”. Geralmente os alunos são distribuídos nessas turmas por ciclo, ou seja, em uma turma podem existir alunos de 1°, 2° e 3° anos do primeiro ciclo e outra turma pode conter alunos de 4° e 5° anos do segundo ciclo. No turno matutino, os alunos mais velhos cursam o quinto ano do Ensino Fundamental.

Cada monitor/agente cultural tem seu horário e já organiza uma fila com a turma que trabalhará no dia. Eles possuem uma placa retangular de papel com o nome da turma. Todos os dias os monitores/agentes culturais trabalham com duas turmas diferentes, ou seja, eles sempre se deslocam em pares para o mesmo espaço. Essa organização dura por volta de 15 minutos.

O translado da escola ao espaço em que a oficina ocorre é feito de ônibus. Os alunos embarcam nesse veículo que é disponibilizado pela escola, todas as manhãs. Geralmente nesse deslocamento gasta-se de 20 a 30 minutos, dependendo do espaço utilizado. É importante destacar que nesse tempo contabilizei a acomodação dos alunos nos ônibus e os congestionamentos do trânsito (sobretudo na região do anel rodoviário). Alguns alunos que moram perto dos espaços em que as oficinas ocorrem alimentam-se em suas próprias casas e se encontram com o restante da turma diretamente no local das oficinas.

Já no local da oficina - o CRAS, o CAC ou o IDA - os alunos recebem duas oficinas diferentes por dia. Por volta das 9 horas, os pares de monitores/agentes culturais se organizam de modo que as oficinas durem aproximadamente 1 hora cada. Ou seja, às 10 horas existe uma troca de turmas. Esse tempo das oficinas varia um pouco conforme o espaço utilizado, aqueles espaços mais distantes da escola ocasionam oficinas menores e aqueles espaços mais próximos à escola ocasionam oficinas maiores. Depois de realizadas as oficinas, perto das 11 horas da manhã, os alunos são novamente organizados e preparam-se para retornar à escola. Em dois dos espaços (CAC e CRAS) o ônibus busca os alunos, já no IDA, o retorno é feito a pé, conforme mencionado anteriormente.

As turmas de alunos retornam à escola entre 11 horas e 15 minutos e 11 horas e 25 minutos. O almoço é servido entre 11 horas e 40 minutos e o meio dia. Entre a chegada e o almoço, os alunos trocam de uniforme (existe um uniforme para o PEI e outro para o turno regular), lavam as mãos e ficam brincando dentro da escola até o momento em que o almoço é servido.

Para o almoço existem duas filas que controlam as entradas dos alunos mais velhos e mais novos. Isso porque o almoço dos alunos do turno regular e do PEI acontece simultaneamente. Essa fila é organizada pelos monitores/agentes culturais43 e por alguns alunos da escola que recebem um colete especial para realizar essa função. Em geral, são alunos que possuem comportamento considerado exemplar.

Depois do almoço, já perto de meio dia e meia, os monitores terminam seu expediente e os alunos escovam os dentes e ficam brincando até o início do turno regular, ou cochilam em colchões disponibilizados pela escola. Durante todo o período do almoço a rádio da escola fica funcionando, e nesse momento, é comum que alguns alunos se dirijam à sala da rádio (sala do PEI) para pedirem suas músicas preferidas. Também nesse intervalo é comum que alguns alunos fiquem dançando (conforme a música que está sendo tocada) nos corredores. Esse movimento acontece até perto das 13 horas, quando bate o sinal indicando o início do turno regular.

No turno regular, os alunos se dividem por turmas diferenciadas por números

43 Os monitores/agentes culturais fazem as refeições juntos com os alunos. Eles se alternam na

(turma 17, turma 18, turma 19, turma 20 e assim por diante). Nas turmas que acompanhei44 havia um critério (não explícito) utilizado para distribuir os alunos entre elas. Embora isso acontecesse de modo velado, os alunos considerados pelos professores como mais fracos ficavam numa turma, os considerados medianos em outra e os alunos supostamente mais avançados ficavam numa terceira turma.

Entre 13 horas e 17 horas e vinte minutos, sempre de hora em hora, uma sirene toca e os professores mudam de turmas, ou seja, a cada tarde os alunos têm quatro aulas diferentes (não acontecem aulas geminadas). Entre as duas primeiras e as duas últimas aulas existe um intervalo de vinte minutos, para o recreio dos alunos e o café dos professores. Assim, às 17 horas e 20 minutos termina o expediente escolar dos professores do turno regular e, finalmente, os alunos do PEI são liberados para retornarem para suas casas.