• Nenhum resultado encontrado

DIREITOS DOS ACIONISTAS DAS AÇÕES ORDINÁRIAS

No documento Fundamentos de Finanças (páginas 172-177)

Pré-requisitos Para acompanhar esta aula com mais

DIREITOS DOS ACIONISTAS DAS AÇÕES ORDINÁRIAS

As ações ordinárias geram direitos específicos aos que as possuem. Esses direitos são estabelecidos, no Brasil, pela Lei das Sociedades por Ações e pelo estatuto da empresa. Em geral, toda ação ordinária dá a seu dono:

Direito aos lucros

Os detentores de ações ordinárias têm direito legal sobre o lucro que a empresa obtém em suas operações, mas só o recebem se a empresa declarar o pagamento de dividendos. As empresas normalmente retêm uma parcela do lucro para investimento.

Direito sobre os ativos da empresa

Os acionistas possuidores de ações ordinárias de uma empresa têm o direito de participar da distribuição de qualquer ativo da empresa, caso esta seja liquidada. Mas esse direito é residual, já que eles estão subordinados aos direitos dos credores.

Direito a voto

Os acionistas possuidores de ações ordinárias de uma empresa são seus donos e têm direito de eleger a diretoria. A diretoria, por sua vez, escolhe a administração que, de fato, controla as operações da empresa. Numa empresa de grande porte, os acionistas geralmente exercem o controle da empresa apenas de maneira indireta, através da diretoria que foi eleita por eles. Cada ação ordinária assegura a seu proprietário o direito de um voto nas deliberações da assembléia geral.

Direito de retirada

Os acionistas ordinários que não concordarem com certas deliberações tomadas em assembléia podem se retirar da sociedade, mediante o pagamento do reembolso do valor de suas ações. Algumas dessas deliberações são: a alteração da proporção das ações preferenciais com a criação de ações do mesmo tipo ou aumento de classes de ações preferenciais, sem estar previsto ou autorizado pelo estatuto da empresa; alteração nas preferências, vantagens e condições de resgate ou amortização de uma ou mais classe de preferenciais ou criação de

170 C E D E R J

Fundamentos de Finanças| Títulos mobiliários básicos: ações, debêntures e outros títulos de dívida – 2ª parte: ações ordinárias e ações preferenciais

C E D E R J 171

AULA

11

nova classe mais favorecida; redução do dividendo obrigatório; mudança do objeto social da companhia.

Direito de fiscalizar a gestão dos negócios da sociedade

Um acionista tem direito de examinar os livros e registros da empresa; entretanto, para proteger os interesses da empresa e do acionista, o acesso é limitado. Há um consenso, por parte dos administradores das empresas, de que os demonstrativos financeiros auditados são suficientes para satisfazer esta exigência.

Direito de preferência

O direito de preferência dá, aos proprietários de ações ordinárias, o direito de manter sua participação proporcional no capital da empresa. Os acionistas têm direito de preferência de compra, em bases proporcionais, de quaisquer novas emissões de ações e partes beneficiárias conversíveis em ações, bem como de quaisquer lançamentos de títulos que possam ser convertidos em ações ordinárias, tais como as debêntures conversíveis em ações e os bônus de subscrição.

Direito de subscrição é o direito de preferência que consiste em garantir aos atuais acionistas a preferência de comprar quaisquer ações adicionais que venham a ser vendidas pela empresa, com preço e prazo determinado, na proporção direta ao número de ações que possuem.

No direito de subscrição, a empresa, ao conceder o direito de preferência, deve oferecer as novas ações primeiramente aos atuais acionistas, via uma oferta de direitos. Cada acionista recebe um direito de subscrição para cada ação ordinária possuída.

O direito de preferência tem dois objetivos:

1. Garantir, pelo direito de subscrição, que os atuais acionistas

tenham a possibilidade de manter o controle proporcional da empresa, quando novas ações são emitidas. Se essa proteção não existisse, a administração poderia emitir um número grande de ações adicionais e comprá-las, ela mesma, tomando o controle da sociedade anônima.

Exemplo: Suponha que Marcel Sombreiro tenha 1.000 ações

ordinárias da Granada S.A. A Granada tem 1.000.000 ações em circulação. Marcel detém, portanto, 0,1% das ações em circulação.

172 C E D E R J

Fundamentos de Finanças| Títulos mobiliários básicos: ações, debêntures e outros títulos de dívida – 2ª parte: ações ordinárias e ações preferenciais

C E D E R J 173

AULA

11

A Granada decide emitir mais 250.000 novas ações ordinárias. Como o seu estatuto prevê o direito de preferência, Marcel tem direito a comprar 0,1% da emissão, ou seja, 250 novas ações ordinárias.

2. Proteger os acionistas contra a diluição de sua propriedade. A diluição da propriedade pode resultar na diluição dos lucros, já que cada acionista existente passa a ter direitos de reivindicação à parcela menor dos lucros da empresa.

Exemplo de diluição do capital: Suponha que uma empresa tenha em circulação 1.000 ações ordinárias, cada uma ao preço de $ 50, fazendo com que o valor de mercado da empresa fosse de $ 50.000. Se ocorrer a venda de mais 1.000 ações, a $ 40 por ação, ou $ 40.000, isso elevaria o valor total da empresa para $ 90.000. Com isso:

O valor total de mercado de $ 90.000 dividido pelo novo total de ações em circulação dá um valor de $ 45 por ação ($ 90.000 ÷ 2.000 ações).

Os antigos acionistas iriam perder $ 5,00 por ação ($ 50 – $ 45) e os acionistas novos teriam um lucro instantâneo de $ 5,00 por ação ($ 45,00–$ 40,00).

Mecanismo da oferta de direitos

Quando uma empresa faz uma oferta de direitos, o Conselho de Administração, autorizado pela Assembléia Geral Ordinária ou Extraordinária, precisa determinar:

Data de registro – Data em que o proprietário de uma ação

ordinária com direitos de subscrição deve ser proprietário legal indicado no livro de registro de ações da companhia.

Data ex-direitos – Data a partir da qual as ações ordinárias são

negociadas sem o direito de subscrição. Uma ação com direitos de subscrição começa a ser negociada ex-direitos um dia útil antes da data de registro.

172 C E D E R J

Fundamentos de Finanças| Títulos mobiliários básicos: ações, debêntures e outros títulos de dívida – 2ª parte: ações ordinárias e ações preferenciais

C E D E R J 173

AULA

11

Ações ex- direito (sem direitos) são as ações que são negociadas sem direito

de subscrição.

??

Acionistas registrados – Acionistas da empresa na data de

registro. A empresa emitente vende aos acionistas registrados os direitos de subscrição, tais acionistas são livres para exercê-los, vendê-los ou deixá-los expirar. Os direitos são transferíveis. Eles podem ser exercidos, durante um período de tempo especifi cado, a um determinado preço chamado preço de subscrição.

Preço de subscrição – O preço pelo qual uma nova ação pode ser

comprada no lançamento.

Preço de exercício de direitos – Preço pelo qual uma ação ordinária

pode ser comprada através do exercício de direitos. Os direitos podem ser exercidos durante o período específi co de tempo; é estabelecido abaixo do preço em vigor no mercado.

174 C E D E R J

Fundamentos de Finanças| Títulos mobiliários básicos: ações, debêntures e outros títulos de dívida – 2ª parte: ações ordinárias e ações preferenciais

C E D E R J 175

AULA

11

Direitos dos acionistas

Marque certo ou errado para as sentenças a seguir:

I. Os acionistas não podem escolher o Conselho de Administração. ( ) certo ( ) errado

II. Os acionistas possuidores de ações ordinárias têm prioridades sobre os ativos, no caso de liquidação da empresa.

( ) certo ( ) errado

III. Os acionistas podem vender suas ações sem pedir permissão prévia à empresa. ( ) certo ( ) errado

IV. Os direitos não têm valor, se o preço de mercado for inferior ao preço de subscrição. ( ) certo ( ) errado

V. Se um acionista ordinário não exercer nem vender seus direitos de comprar 100 ações a $ 45 cada, ele perde $ 4.500.

( ) certo ( ) errado

Respostas Comentadas

I. Errado. São os acionistas ordinários que elegem o Conselho de Administração. II. Errado. A prioridade do acionista ordinário sobre os ativos da empresa, no caso de liquidação, é a mais baixa.

III. Certo. O acionista ordinário pode dispor das ações quando ele quiser. É um dos direitos dele.

IV. Certo. Nenhum acionista exerceria seus direitos se o preço de mercado fosse inferior ao preço de subscrição.

V. Errado. Ele perde, mas não $ 4.500. A perda do acionista será a diferença entre o valor de mercado da ação antes e depois da subscrição vezes o número de ações que ele possui.

174 C E D E R J

Fundamentos de Finanças| Títulos mobiliários básicos: ações, debêntures e outros títulos de dívida – 2ª parte: ações ordinárias e ações preferenciais

C E D E R J 175

AULA

11

No documento Fundamentos de Finanças (páginas 172-177)