• Nenhum resultado encontrado

Discussão de Dados: Pesquisa quantitativa

3.4 ANÁLISE DE DADOS

3.4.1 Discussão de Dados: Pesquisa quantitativa

Cento e quarenta e quatro pessoas responderam ao questionário feito para a obtenção de dados com o fim de procurar entender como o homem rural é visto pelo homem urbano. 1) Idade 0,00% 5,00% 10,00% 15,00% 20,00% 25,00% 30,00% 35,00% 40,00% 45,00% 50,00% Até 18 anos 19 a 29 anos 30 a 55 anos Gráfico 1 – Idade

Percebe-se que dentre as pessoas que responderam ao questionário 41,7% tem até 18 anos de idade, outras 47,4% possuem entre 19 e 29 anos e apenas 11,2% possuem entre 30 e 55 anos.

Gráfico 2 – Escolaridade

Quanto à escolaridade, percebe-se que a maioria possui ensino superior incompleto, 59,7% das pessoas, seguidas daquelas que possuem ensino superior completo, 13,9%, e daquelas que possuem pós-graduação completa, 10,4% dos participantes. Portanto, nota-se que o nível de instrução não é baixo.

3) Numa escala de 0 a 10, dê um valor equivalente à importância, ao seu ver, do meio rural para o meio urbano hoje em dia.

Gráfico 3 – Numa escala de 0 a 10, dê um valor equivalente à importância, ao seu ver, do meio rural para o meio urbano hoje em dia.

Quando questionados sobre a importância do meio rural para o meio urbano, observa-se que a maioria das pessoas, 70,1%, deu a nota máxima de importância, 10. Com isso, percebe-se que o homem urbano reconhece a importância do meio rural e seus benefícios para o seu meio.

36

Segundo Favareto (2007), muitos teóricos divergem sobre a relação entre o meio urbano e o rural, visto que enquanto uns acreditavam que o meio urbano em sua origem era como uma espécie de parasita, que utilizava do meio rural para conseguir existir com seu fornecimento de alimentos, outros davam uma importância maior para o urbano, que era onde as tecnologias se desenvolviam e então eram oferecidas ao meio rural.

A importância do meio rural para o urbano é clara, e é ainda mais clara quando se vê que, segundo o Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar (ABAF) do ano de 2015, até o ano de 2050 haverá cerca de 9 bilhões de pessoas para alimentar no mundo.

4) Numa escala de 0 a 10, dê um valor equivalente à importância, ao seu ver, do meio urbano para o meio rural hoje em dia.

Gráfico 4 – Numa escala de 0 a 10, dê um valor equivalente à importância, ao seu ver, do meio urbano para o meio rural hoje em dia.

Quando questionadas sobre o contrário da questão anterior, a maioria, 44,4%, deu a nota 7 de importância. Com isso, analisando essas duas primeiras questões, observa-se que o meio urbano possui um respeito muito grande pelo meio rural, também acredita ser importante o meio urbano para o meio rural, mas não tão importante quando o meio rural para o meio urbano, apesar de 18,8% das pessoas terem dado a nota máximo de importância neste segundo momento, dando a entender que acreditam que ambos os meios possivelmente possuem o mesmo nível de importância um para o outro.

Gráfico 5 – Você possui parentes que vivem no campo?

Das pessoas que responderam ao questionário, 72,2% possuem familiares que vivem no campo, enquanto 16% já tiveram e outros 11,8% não possuem ligações familiares com o meio rural. Portanto, levando em conta que 88,2% dos entrevistados já tiveram ou têm parentes que vivem no campo, os mesmos possuem alguma ligação com o meio rural apesar de viverem no meio urbano.

6) Qual seu nível de afinidade com o campo?

Gráfico 6 – Qual seu nível de afinidade com o campo?

Quando questionados sobre o nível de afinidade que possuem com o campo, a maioria, 68,8% dos participantes, responderam já terem visitado o campo, mas não têm mais visitado, 16% vão para o campo com frequência, 9% já viveram no campo, 2,8% nunca foram para o campo e cinco pessoas, 3,5% dos participantes,

38

vivem no campo atualmente. Portanto, apesar de as respostas da pergunta anterior apontarem para uma ligação parental entre o campo e a maioria dos participantes da pesquisa, grande parte respondeu não possuir um nível de afinidade com o campo muito grande.

7) Já pensou em se mudar para o campo?

Gráfico 7 – Já pensou em se mudar para o campo?

Das 144 pessoas que responderam ao questionário, a maioria, 56,3%, já pensou em sair do meio urbano e se mudar para o campo, e outras 43,8% nunca pensaram nisso. Percebe-se então que o fenômeno do êxodo rural pode mesmo vir a dar lugar a uma inversão do mesmo, onde o homem urbano pode estar querendo sair das cidades e ir para o campo.

Gráfico 8 – Em qual meio você acha que a vida é mais difícil?

A maioria dos participantes, 70,1%, acredita que viver no campo é mais difícil do que viver na área urbana, enquanto 29,9% acreditam ser o contrário.

9) Você sabe o que é agricultura familiar?

Gráfico 9 – Você sabe o que é agricultura familiar?

Percebe-se que 86,1% dos participantes sabem o que é agricultura familiar, o que é um dado importante, uma vez que a agricultura familiar é de suma importância para o Brasil e o conhecimento sobre o mesmo ajuda na valorização daqueles que a praticam, afinal, como já mencionado no referencial teórico, segundo Nazzari (2010,

40

p. 23), “A produção familiar é a principal atividade econômica de diversas regiões brasileiras e precisa ser fortalecida”.

10) Quem você acha que teria mais dificuldade em se adaptar?

Gráfico 10 – Quem você acha que teria mais dificuldade em se adaptar?

Observa-se que grande parte das pessoas, 69,4%, acredita que tanto o homem rural quanto o homem urbano teriam o mesmo nível de dificuldade caso decidissem se mudar do meio onde vivem, o que mostra respeito do homem urbano para com o homem rural quando se pensa nas dificuldades que ambos passam em seus respectivos meios.

11) O quanto você acha importante para a humanidade atual o conhecimento que o homem do campo possui?

Gráfico 11 – O quanto você acha importante para a humanidade atual o conhecimento que o homem do campo possui?

Levando em conta que apenas 1,4% das pessoas acreditarem que o conhecimento do homem do campo não é tão importante para a humanidade atual e a opção “Nada importante” ter ficado sem nenhum voto, é possível identificar a aceitação do conhecimento do homem do campo. E mesmo que 45,8% das pessoas tenham respondido ser apenas importante, o ‘meio termo’ das opções, ainda assim é uma resposta distinta do estereótipo discutido na fundamentação teórica.

12) Ao seu ver, quais são os principais pontos positivos de se viver no meio rural?

Gráfico 12 – Ao seu ver, quais são os principais pontos positivos de se viver no meio rural?

Observa-se que tiveram opções que foram muito mais escolhidas do que outras, e separando então as cinco mais votadas, ficaram 1) a qualidade de vida, 2) o

42

contato com a natureza, 3) a menor poluição ambiental, 4) menor poluição sonora e 5) o aprendizado prático de como se lidar com o campo em geral, deixando então a segurança e a maior liberdade laboral com menos votos.

Essa questão permitiu que as pessoas que estivessem respondendo a este questionário votassem em alguma outra alternativa, dando a oportunidade de eles escreverem algo que os mesmos acreditassem ter faltado nas respostas. Foram acrescentadas três opções: plantar seus próprios alimentos, ganhar mais dinheiro e menos gente para incomodar.

13) Ao seu ver, quais são os principais pontos negativos de se viver no meio rural?

Gráfico 13 – Ao seu ver, quais são os principais pontos negativos de se viver no meio rural?

Pode-se observar que as respostas mais escolhidas foram a dificuldade de acesso à saúde, a dificuldade de acesso ao transporte e a dificuldade de acesso à informação, mas também percebe-se que apesar de estas opções já mencionadas terem tido um índice de escolha muito maior que as demais opções, a dificuldade de acesso à educação também foi bastante votada com 35,4%. Com isto, percebe-se que o meio urbano acredita que o meio rural continua com grande parte dos problemas que existiam no mesmo antigamente.

Nesta questão, assim como na anterior, foi dada a opção de escrever outras opções de resposta, que foram então a “segurança” e “distância das coisas em geral”.

14) Qual meio de comunicação você mais consome?

Gráfico 14 – Qual meio de comunicação você mais consome?

Observa-se facilmente que a maioria das pessoas que respondeu ao questionário utiliza mais a internet como meio de comunicação, o que faz sentido uma vez que o questionário foi aplicado por meio da mesma.

15) Em uma escala de 0 a 5, o quanto você presta atenção na publicidade?

Gráfico 15 – Em uma escala de 0 a 5, o quanto você presta atenção na publicidade?

Observa-se que o valor mais votado foi 2, o que significa que estes que votaram neste valor não prestam tanta atenção na publicidade, mas 16% votaram no valor 4 e 13,9% votaram no valor 5, o que é bom apesar de serem minoria.

44

16) Qual destas mídias sociais você mais utiliza?

Gráfico 16 – Qual destas mídias sociais você mais utiliza?

É fácil observar que a maioria daqueles que responderam ao questionário, 72,9%, tem como principal mídia social o Facebook, seguido do YouTube, com 14,6%, e twitter, com 12,5%.

17) Selecione aquelas opções que, ao seu ver, mais condizem com como o homem do campo é representado na publicidade.

Gráfico 17 – Selecione aquelas opções que, ao seu ver, mais condizem com como o homem do campo é representado na publicidade

Percebe-se que quem respondeu ao questionário vê o homem do campo mais comumente representado na publicidade como caipira, ingênuo, pobre, sem estudos

e trabalhador, com 86,1%, 41,7%, 68,1%, 78,5% e 81,9% dos votos respectivamente.

18) Com base nas suas respostas da pergunta anterior, em uma escala de 0 a 5, o quanto você acha que a representação do homem do campo na publicidade é correta?

Gráfico 18 – Com base nas suas respostas da pargunta anterior, em uma escala de 0 a 5, o quanto você acha que a representação do homem do campo na publicidade é correta?

Levando então em consideração as respostas da pergunta anterior, os questionados precisaram votar no quanto eles acham a representação do homem do campo na publicidade condiz com a realidade, e é neste ponto em que as pessoas mais se dividiram.

Observa-se que 36,1% das pessoas acreditam que a representação do homem do campo na publicidade é bastante correta, porém 15,3% das pessoas votaram em 0, dizendo então que a representação do homem do campo na publicidade é completamente errada, enquanto 18,8% e 16% votaram nos valores 1 e 2, respectivamente. Nota-se que o homem do campo possui uma imagem um tanto incerta, talvez por conta de sua imagem estereotipada difundida com a ajuda, também, da publicidade.

3.4.2 Discussão de dados: pesquisa qualitativa

Documentos relacionados