• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

2.10 WALT DISNEY PARKS

era fazer com que as pessoas se esquecessem da realidade por algumas horas. O primeiro parque criado por Walt foi a Disneyland, na Califórnia, em 1955. Do tamanho de 48 campos de futebol, o parque foi um sucesso de público e, em 1971, comemorou a visita de 100 milhões de pessoas. Para abrir o parque, Walt Disney utilizou um projeto pioneiro de patrocínio via contratos de exclusividade com a Coca Cola e Kodak, parcerias que lhe proporcionaram um significativo volume de recursos financeiros. (NADER, 2014)

Em 17 de julho de 1955, foi inaugurado um parque de diversões diferente, a Disneyland. Construída em uma área de 174 acres nos arredores de Los Angeles, Califórnia, e com investimentos de US$ 132 milhões, a Disneyland tornou-se o arquétipo de centro de diversões para adultos e crianças. Era mais interessante do que os circos itinerantes, parques de diversões ou feiras internacionais por ser uma mistura de tudo isso aliada a uma nova organização do espaço para receber um grande público com mais conforto e segurança (TRIGO, 2000, p.83).

Depois de uma crise que ameaçou a saúde financeira da empresa em 1984, a Disney recuperou-se de maneira expressiva, liderada pelos executivos Michael Eisner e Frank Wells, que empreenderam uma grande reviravolta. Gabler (2013) explica que houve uma ampliação das atividades para a televisão e negócios que a empresa havia abandonado, ou seja, estabeleceram uma relação direta e sinergética entre os parques e os filmes. De acordo com o autor, o resultado dessa estratégia culminou na criação de um grande império voltado ao lazer e entretenimento.

A Walt Disney Company funciona como uma diversificada empresa de diversões em todo o mundo. De acordo com Conellan (2010) e a Interbrands (2014), a Disney está posicionada no ranking como a 13ª marca mais valiosa do mundo, com um valor de 28,731 bilhões de dólares (relativo ao ano de 2013). A organização é conhecida por sua excelência em qualidade de serviços.

A empresa é dona de cinco complexos de parques temáticos, divididos em três continentes (Orlando, Los Angeles, Paris, Tóquio e Hong Kong), dois navios de cruzeiros, 728 lojas, uma rede de rádio e televisão, dez emissoras de TV, nove canais internacionais, 42 estações de rádio, um portal de internet, cinco grandes sites e participação em nove redes de cabo nos Estados Unidos, relata o autor.

2.10.1 Disneyland – Califórnia

Inaugurado em 17 de julho de 1955 - em Anaheim, Califórnia - a Disneyland foi o primeiro parque da rede Disney, e o parque temático onde o próprio Walt Disney caminhou.

Mais de 650 milhões de pessoas têm seguido seus passos e o parque tornou-se um destino mundial. Composto por dois parques temáticos, três hotéis, diversos restaurantes e o complexo de entretenimento conhecido como Downtown Disney. (Walt Disney Company, 2014)

2.10.2 Disneyland – Paris (Euro Disney)

Como um dos destinos turísticos mais populares na Europa, a Disneyland Paris, originalmente Euro Disney Resort, recebeu mais de 275 milhões de visitantes desde sua inauguração em 12 de abril de 1992. O resort inclui dois parques temáticos, sete hotéis, dois centros de convenções, campos de golfe e o Disney Village (o maior complexo de entretenimento Disney). É de propriedade da Euro Disney SCA (uma empresa de capital aberto em que The Walt Disney Company detém uma participação minoritária). (Walt Disney Company, 2014)

2.10.3 Disneyland – Hong Kong

Inaugurada em 12 de setembro de 2005 a Hong Kong Disneyland está localizada na ilha de Lantau. É regida pela Hong Kong International Theme Parks, juntamente com Ocean Park Hong Kong. A Disney tentou evitar problemas de reação cultural ao tentar incorporar a cultura chinesa, costumes e tradições ao projetar e construir o resort, incluindo a adesão às regras do Feng Shui. Por exemplo, uma curva foi colocada em uma passarela perto da entrada Hong Kong Disneyland Resort (a propósito da energia “qi” não fluir para o Mar do Sul da China). (Walt Disney Company, 2014).

O parque tem uma capacidade diária de 34 mil visitantes - o menor de todos os parques da Disney. Desde a abertura do Hong Kong Disneyland, o parque temático já recebeu mais de 25 milhões de pessoas. De acordo com a AECOM (2014) e TEA (2007), Hong Kong Disneyland é o 13ª parque temático mais visitado no mundo em 2013, com 7,4 milhões de visitantes.

2.10.4 Tokyo Disneyland

Como o primeiro parque a ser construído fora dos Estados Unidos, a Tokyo

pertence a Oriental Land Company com uma licença da The Walt Disney Company. O resort foi inaugurado em 15 de abril de 1983, como um único parque temático (Tokyo Disneyland), mas desenvolveu-se em um resort com dois parques temáticos, três hotéis e um complexo comercial. (Walt Disney Company, 2014)

2.10.5 Shanghai Disneyland Park

O Shanghai Disney Resort é o próximo parque temático a ser construído pela Walt Disney Parks and Resorts. Este seria o primeiro parque da Disney na China continental e o segundo na região da China, sendo o outro o Hong Kong Disneyland. O resort está programado para abrir no final de 2015. A fase um do desenvolvimento do resort contará com um parque no estilo Disneyland, o Shanghai Disneyland Park, um centro de entretenimento, dois hotéis temáticos, parques de lazer, um lago, estacionamento associado e centros de transporte. Fases futuras terão o desenvolvimento de dois parques temáticos adicionais no resort. Terá aproximadamente três vezes o tamanho do Hong Kong Disneyland Resort, e é propriedade da The Walt Disney Company juntamente com o Shanghai Shendi Group. (Walt Disney Company, 2014)

2.10.6 Walt Disney World Resort

O Walt Disney World Resort, como aprofunda Nader (1993), é um complexo de entretenimento de categoria mundial localizado em Orlando, na Flórida. Ele é de domínio da Walt Disney Parks and Resorts (uma divisão da The Walt Disney Company). A propriedade abrange 27.258 hectares, abriga 27 hotéis temáticos, quatro parques temáticos, dois parques aquáticos, quatro campos de golfe, um resort de camping, uma área residencial e locais de lazer e de entretenimento. Foi projetado para complementar a Disneylândia, em Anaheim, Califórnia.

Segundo Gannon (2013), um dos maiores ápices da economia de Orlando ocorreu em 1965, quando Walter Elias Disney anunciou seus planos sobre a construção do Walt Disney World Resort. Embora Walt Disney houvesse considerado as regiões de Miami e Tampa para as construções, sua decisão para centralizar o parque em Orlando foi devido aos furacões e as fortes tempestades ao redor do estado.

O resort turístico foi inaugurado em outubro de 1971, dando início a uma população explosiva e um enorme crescimento econômico para a região metropolitana de Orlando, tornando o turismo uma peça essencial para a economia.

E atualmente, afirma a Walt Disney Company (2014), Orlando tem mais parques temáticos e atrações de entretenimento do que qualquer outro lugar do mundo, sendo um dos principais destinos turísticos do mundo.

De acordo com o Disney Institute (2011), o complexo de parques Disney em Orlando trata-se de uma cidade de porte razoável localizada em uma área com aproximadamente o dobro do tamanho de Manhattan.

Documentos relacionados