• Nenhum resultado encontrado

3 O PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

3.2 Conhecer, aprofundar e utilizar: valorizando os materiais do Pacto

3.2.1 Dispensando tempo para planejamento e estudos

A Lei nº 11.738 de 16 de julho de 2008, também conhecida como “Lei do Piso” em seu artigo 2º; parágrafo 4º determina: “Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos”. Isso significa que 1/3 da carga horária do professor deve ser reservada para estudos, planejamentos, elaboração e correção de atividades, entre outros.

Muitos estados e municípios do país ainda não cumprem a Lei do Piso no que se refere a esse item, porém, a rede municipal de ensino de Juiz de Fora atende a essa determinação da lei desde o mês de agosto de 2013. No município de Juiz de Fora, a carga horária do professor é de 20 horas, sendo que destas, 13 horas e 20 minutos é utilizada em interação com os alunos e as outras 6 horas e 40 minutos são destinadas a atividades extraclasse. Quanto ao coordenador pedagógico, a carga horária deste profissional é de 22 horas. Destas, 14 horas e 40 minutos são trabalhadas na escola e as outras 7 horas e 20 minutos são para atividades extraclasse.

Não existe uma determinação por parte da rede municipal de ensino para que esse horário de atividades extraclasse seja cumprido dentro da instituição, ao contrário, os professores e coordenadores pedagógicos podem organizar seus horários da forma que lhe seja mais conveniente. Isso, de certa forma, é bom, pois não existe um horário fixo para que o professor realize seu planejamento e estude, ele pode separar um horário em sua casa que lhe proporciona melhor rendimento para realizar essas atividades. Por outro lado, ele perde a oportunidade de estar discutindo junto com seus pares, participando de momentos de reflexão, planejando o trabalho pedagógico e elaborando atividades junto com seu coordenador.

Considerando-se que a Escola Alfa precisa vencer o desafio de alfabetizar e letrar os alunos dentro da idade certa e que o PNAIC se propõe a

atingir esse objetivo, sugerimos que, pelo menos parte dessa carga horária de atividades extraclasse seja cumprida na escola, sendo voltada para horário de estudos dos materiais do Pacto e planejamento entre os professores alfabetizadores e a coordenadora pedagógica.Sugerimos que das 6 horas e 40 minutos disponibilizadas para esse tipo de atividade, duas horas sejam reservadas toda semana para esse momento de reflexão e interação. As outras 4 horas e 40 minutos devem continuar sendo cumpridas livremente, sendo que o professor pode continuar se ausentando um dia por semana da escola para selecionar materiais, confeccionar recursos didáticos, registrar ações, criar instrumentos de avaliação e de registro dentre outros; e ainda terá 40 minutos disponíveis para chegar mais tarde, sair mais cedo, ou aproveitar esse horário dentro da escola realizando outras atividades.

Essas duas horas de estudos e planejamento conjunto podem ser reservadas em um único dia da semana, como por exemplo, na sexta-feira, no horário de 9 horas às 11 horas, já que as turmas de alfabetização funcionam no período da manhã. Assim é possível fazer também um acompanhamento de todo trabalho desenvolvido durante a semana, avaliar o que deu certo ou não, verificar o que precisa ser melhorado, analisar o resultado alcançado e selecionar novas estratégias para o aprendizado. O local ideal para essas atividades é a biblioteca da escola, sendo necessário montar uma escala de utilização da mesma, para que nesse horário ela esteja sempre disponível. Como sugestão de montagem do horário dos professores para que os alunos continuem tendo aulas normalmente durante esse período de estudos, sugerimos que a grade curricular seja preenchida com aulas do professor Referência 2, do professor Referência 3 e do professor de Educação Física.

Em cada sala de aula atuam pelo menos quatro professores, três regentes de turma e o professor de Educação Física. Dos três professores regentes de turma, o professor Referência 1 é o responsável por ministrar a maioria das disciplinas, entre elas, a de Língua Portuguesa e a de Matemática. São esses professores que participam do curso de formação continuada, e são esses que devem ter esse tempo separado para estudos. O módulo/aula nos anos iniciais do EF em Juiz de Fora é de 40 min. Dessa forma, sugerimos que o horário semanal seja montado de forma que às sextas-feiras, haja liberação do tempo necessário a esses professores para participarem do grupo de estudos.

Para melhor visualização da ação apresentada, disponibilizamos o Quadro 8 a seguir.

Quadro 8: Conhecer, aprofundar e utilizar o material do Pacto em reuniões de estudo

Justificativa Para o melhor gerenciamento da intervenção do Pacto na Escola

Alfa, é preciso que a coordenadora pedagógica juntamente com os professores alfabetizadores aprofundem os estudos do material fornecido pelo programa para organizarem o planejamento escolar.

Objetivo Criar momentos para estudo e reflexão sobre conteúdos

apresentados no PNAIC. Criar a rotina de estudo e de trocas de experiências de práticas alfabetizadoras entre os professores, com vistas ao planejamento pedagógico consistente e sistemático.

Dificuldades na

implementação

Os professores utilizarem duas horas de sua carga extraclasse com estudos na escola.

Ação

Sensibilizar os docentes alfabetizadores da necessidade de se criarem espaços para estudos conjuntos.

Montar um quadro de horários de aulas que assegure disponibilidade de tempo para o professor (uso das sextas-feiras, no horário entre 9 horas e 11 horas). Biblioteca da escola.

Organizar horários para os grupos de estudo e planejamento.

Duração Durante todo o ano letivo, tornando-se uma prática contínua da

escola.

Material Cadernos de Formação do Pacto e outros sugeridos no final de

cada fascículo, assim como livros do professor distribuídos pelo PNBE.

Forma de

divulgação

Reuniões pedagógicas, quadro de avisos da escola,

pessoalmente.

Custo Não há custos. Os professores receberam os cadernos de

formação no curso de formação continuada do Pacto e as sugestões de leitura são de livros do PNBE, que estão na escola e de textos disponíveis na internet.

Ressaltamos que investir tempo para planejamentos e estudos é fundamental para melhor organização do trabalho pedagógico, sendo possível o desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem aos alunos o avanço em suas aprendizagens.

Na seção seguinte, apresentaremos ações ainda ligadas ao desafio 2 do quadro 6, com vistas à organização do espaço físico da escola e das salas de alfabetização.

3.2.2 Transformando as salas de aula em um ambiente propício à