• Nenhum resultado encontrado

3 O PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

3.2 Conhecer, aprofundar e utilizar: valorizando os materiais do Pacto

3.2.2 Transformando as salas de aula em um ambiente propício à alfabetização

Nas salas de alfabetização da escola Alfa o revestimento do piso está incompleto principalmente no meio da sala, o que impede a organização das carteiras de maneira adequada. Além da aparência pouco atrativa do ambiente, essa irregularidade pode causar acidentes, pois com níveis diferentes no piso, os alunos correm o risco de tropeçar, cair e machucar.

Perguntando à diretora da escola o porquê dessa situação, ela respondeu que na verdade os pisos são novos, que foi realizada uma reforma por uma empreiteira contratada pela SE, mas que, pouco após a realização da obra, os pisos começaram a estufar e a soltar. Ela fez uma reclamação por escrito à Secretaria e a empreiteira enviou novos pisos e argamassa para poder assentá-los, mas não enviou os pedreiros para realizar o conserto.

Além do problema físico das salas de aula, que não favorece o ambiente de bem estar, as salas são desprovidas de espaço próprio para o que chamamos de “cantinho de leitura”, com prateleiras livres com livros de literatura infantil para empréstimo aos alunos. Pequenas ações são necessárias para a mudança desse quadro e é isso que pretendemos sugerir nesta seção.

O Caderno de Apresentação do PNAIC ressalta: “Sem dúvida, edificações bem cuidadas, [...] salas bem equipadas, iluminadas e ventiladas não só estimulam a permanência das crianças no espaço escolar, como também a convivência da comunidade na escola” (BRASIL, 2012, p. 15).

Uma sala de aula arejada, atraente, com certeza promove até a mudança de comportamento dos alunos, que se sentem mais motivados a participar das aulas, a querer aprender e estudar. Dessa forma, sugerimos que a diretora da Escola Alfa faça um novo requerimento a SE ressaltando que não se trata apenas de um pedido da escola, mas uma solicitação da comunidade. Para tal, devem ser colhidas assinaturas dos membros do Colegiado Escolar e de um número significativo de pais ou responsáveis. É importante que esse requerimento seja enviado diretamente ao Secretário de Educação, e que junto a ele sejam enviadas fotos do local e ressaltado os prejuízos físicos e pedagógicos que o ambiente pode provocar. A Secretaria de Educação do município conta com um Departamento de Obras com vários profissionais atuando como: engenheiro, pedreiros, pintores, eletricistas e outros. Como o material para conserto já se encontra na escola, e a argamassa tem prazo de

validade, o melhor a ser feito é solicitar que o engenheiro do setor compareça à escola para analisar a situação e instruir sobre as providências para a execução definitiva dos reparos.

Cabe ao representante da SE, contratante do serviço, cobrar essa responsabilidade da empresa.

Outra questão apresentada diz respeito aos livros, distribuídos através do PNAIC para as escolas no intuito de serem montadas pequenas bibliotecas dentro das salas de aula. Embora haja a preocupação da equipe gestora de que os livros não se danifiquem, defendemos que uma das melhores formas de incentivar a leitura das crianças é organizar ambientes convidativos e aconchegantes para que elas possam construir o hábito da leitura, e se esse ambiente é na própria sala de aula, torna-se possível assimilar a leitura com situações relaxantes e prazerosas de interação com os colegas e com a professora. A organização de uma biblioteca dentro da sala de aula é uma boa oportunidade para chamar a atenção das crianças sobre a importância da leitura na vida das pessoas, e se organizada juntamente com os alunos, cria-se um sentimento de pertencimento, de identidade para os alunos.

Propomos, então, que a diretora escolar providencie prateleiras no canto da sala, para que seja possível disponibilizar os livros para empréstimos nesse local. Esse cantinho pode ser decorado pela professora e alunos com gravuras diversas que mostrem que ali é um lugar especial, e identificado como “Cantinho da Leitura”. Durante os momentos de “leitura deleite”, propostos pelo Pacto, a professora pode convidar os alunos para se achegarem mais próximos a esse cantinho para contar histórias para eles, para explorar os diversos elementos do livro, para que eles escolham um livro para ler ou para realizarem alguma outra atividade.

É muito importante que a professora chame a atenção dos alunos para a importância de cuidar dos livros, de não danificá-los para que outros alunos também possam ter acesso ao acervo, que periodicamente deverá ser renovado. Para evitar que os livros sejam danificados por alunos de outros turnos, basta que ao final da aula a professora recolha esses livros e coloque- os dentro de seu armário. Embora todos os dias a professora terá de retirá-los do armário e expô-los novamente, a tarefa é simples e o resultado compensador. Como as prateleiras serão instaladas na frente da sala, os

alunos dos demais turnos não poderão danificá-las, pois sempre estará perto de um professor. Paralelamente a isso é importante que todos os professores trabalhem com os alunos questões como conservação do ambiente e respeito a si mesmos, aos professores, ao patrimônio público e as exposições feitas por outros alunos na sala. Um trabalho constante de conscientização pode transformar a realidade vivenciada.

O Quadro 9 a seguir tem o objetivo de mostrar sucintamente a ideia apresentada.

Quadro 9: Transformando o ambiente das salas de aula

Justificativa Pisos irregulares e arrancados, dificultam a organização das

carteiras. Além disso, não existe um cantinho de leitura para os alunos. Um ambiente atraente propicia maior gosto pelos estudos.

Objetivos Melhorar a aparência física das salas.

Transformar as salas de aula em ambiente propício à alfabetização.

Dificuldades de

Implementação

Para a troca dos pisos é necessário que a SE envie seus funcionários e nem sempre a solicitação é atendida prontamente.

Ações

I - Enviar ofício, acompanhado de fotos anexadas, ao Secretário de Educação, ressaltando a necessidade de correção do piso, II – Montar uma biblioteca dentro da sala de aula

Duração Mês de fevereiro de 2015

Material Pisos, argamassa e prateleiras

Forma de

divulgação

Cartazes no pátio da escola

Custos Para o conserto dos pisos não haverá custos para a escola, pois

os materiais já estão disponíveis e os profissionais deverão ser enviados pela SE.

Para confecção de prateleiras, deverá ser gasto R$ 80,00 em cada sala, ou seja, em três salas o custo será de R$ 240,0041.