• Nenhum resultado encontrado

DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS SOBRE FORMAÇÃO E

IDENTIDADE DO PROFESSOR TUTOR NO ENSINO SUPERIOR NA

MODALIDADE A DISTÂNCIA (2001 – 2010)

3.1.Retomando questões, objetivos e hipótese norteadores da pesquisa Questões norteadoras da pesquisa

1. O que dizem as pesquisas sobre a formação e identidade do professor tutor? 2. O que dizem as pesquisas sobre o perfil e a atuação do professor tutor? 3. O que dizem as pesquisas sobre EAD?

Objetivos da pesquisa

1. Caracterizar a produção de Teses e Dissertações brasileira, identificando concepções e

considerações sobre a prática, quanto à:

a) formação do professor;

b) formação do professor tutor; e c) atuação do professor tutor.

2. Examinar perspectivas de análise presentes na produção de Teses e Dissertações brasileira para

definição do perfil desejado de professor tutor (o que incide sobre a questão da identidade).

3. Analisar o modo como é definida e avaliada nas Teses e Dissertações, a modalidade de educação

a distância.

Hipótese

As pesquisas investigam os diferentes aspectos e elementos da realidade interna das universidades que desenvolvem cursos de nível superior na modalidade a distancia e da ação dos professores-tutores, concentrando suas análises nos aspectos mais restritos dessa atuação, em detrimento dos fatores sócio- políticos mais amplos e dos aspectos ligados à formação e identidade desse profissional.

3.2.Retomando as informações iniciais colhidas com a leitura dos resumos

O Banco de Teses e Dissertações da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – que reúne todo o conjunto de Teses e Dissertações produzido nos programas de pós-graduação stricto sensu credenciados no Brasil foi à fonte para busca

de dados para a pesquisa, com a utilização dos descritores: formação professor tutor e educação a distância.

Os dados coletados foram organizados em quadros-síntese e gráficos, com base nos seguintes critérios: natureza e quantidade das produções encontradas, nível, data e local de realização das pesquisas, tipo de pesquisa/procedimentos descritos, questões/objetivos específicos focalizados nas pesquisas, palavras-chave, principais resultados apontados.

Inicialmente definiu-se o período para o levantamento da produção de Teses e Dissertações brasileiras sobre a temática – período de 1997 a 2010 (ver Apêndice 1) – justamente por ser o período pós-promulgação da Lei 9394/96, que fixa as diretrizes da educação nacional e amplia a concepção de formação inicial e continuada de professores e cria a possibilidade dos cursos regulares via ensino a distância e, com eles, a figura central do professor tutor.

Este levantamento inicial foi realizado para definir o corpus da pesquisa. Nesta primeira etapa foram encontradas 14 (quatorze) Teses e 96 (noventa e seis) Dissertações, das quais foram selecionadas 09 (nove) Teses e 57 (cinquenta e sete) Dissertações, que tinham como foco específico: a formação/atuação/perfil do professor tutor.

Os dados coletados com base na leitura dos resumos foram organizados em quadros- síntese, gráficos e tabelas, com base nos seguintes critérios: natureza e quantidade das produções encontradas, nível, data e local de realização das pesquisas, tipo de pesquisa/procedimentos, questões/objetivos específicos focalizados nas pesquisas – cujos resultados permitiram detectar informações relativas a:

ü Todas as pesquisas foram realizadas na área da Educação;

ü Não aparecimento de referências à identidade do professor tutor ou de seu fazer;

ü Aumento do número de pesquisas a partir do ano 2007, destacadamente as Dissertações de mestrado;

ü Concentração das produções nas regiões sudeste e sul do país em relação às Teses de doutorado;

ü A PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – como a universidade que detém o maior número de produções (07 Dissertações);

ü Diversidade de!nomenclatura!utilizada!nas!pesquisas!inicialmente!analisadas:!“orientador de disciplina”,! “professor on-line”,! professor instrutor, “mediador”,! “professor-tutor”,! “tutor”,!“tutor EAD”, “tutor presencial”;

ü Oscilação das políticas públicas, legislação e instituições de ensino superior em relação a considerar o tutor como! um! “professor”,! indicando! que! a! identidade! desse profissional não!está!claramente!definida!e!que!seu!“fazer”!também!é!distinto!nas!diversas!instituições! em que atua;

ü Os resumos dessas teses e dissertações põem em destaque a perspectiva da interação tutor/alunos,!denominada!ou!identificada!como!“diálogo didático”,!“a presença virtual”,! “relações pedagógicas interpessoais”!– mas, a identificação desse profissional – tutor – não aparece claramente nos resumos lidos.

Além disso, a leitura dos resumos das 09 (nove) Teses e 57 (cinquenta e sete) Dissertações encontradas nesse período de 2001 a 2010 tornou possível selecionar as pesquisas cujos exemplares deveriam ser localizados, para serem lidas e analisadas na íntegra. São elas:

02 Teses:

ü Silva (2008) – O processo de construção de identidade individuais e coletivas do ‘ser- tutor’ no contexto da educação a distância, hoje;

ü Furtado (2009) – A formação em serviço do tutor de educação a distância sob a ótica do pensamento complexo: a construção de uma identidade.

05 Dissertações:

ü Spíndola (2010) – Docência em educação a distância: o professor por um fio; ü Moreira (2010) – O papel do tutor virtual na educação a distância;

ü Cavagnari (2010) – Formação e trabalho do professor-tutor no Teleduc: autonomia e/ou heteronomia;

ü Carvalho (2005) – O tutor na formação de professores a distância: saberes que fundamentam a

prática tutorial na experiência do curso de Pedagogia da UNIRIO;

ü Rego (2003) – Tutoria em processos sócio-interacionistas de educação a distância: caminho

3.3.

O panorama da produção de Teses e Dissertações sobre a temática “formação e

identidade do professor tutor na modalidade à distância”

Trata-se de panorama construído a partir da leitura das 02 Teses e 05 Dissertações selecionadas para leitura na íntegra. Para tanto os dados coletados com o auxílio do Roteiro para leitura das Teses e Dissertações foram reunidos em quadros-síntese, procurando responder a questões extraídas da perspectiva de análise proposta por Mey (apud GIOVANNI, 2011), que toma as pesquisas como partes do contexto social mais amplo, analisando-as em sua! “polifonia”! ou! com! base! nas! diferentes! “vozes”,! tempo! e! espaço! específicos! que! lhes! conferem sentido:

- Quando e onde foram realizadas as pesquisas?

- Quem são os pesquisadores que se voltam para esse tema e de onde falam? - Sobre quais aspectos da temática central se voltam suas análises?

- Como foram realizadas as pesquisas?

- Quais os achados das pesquisas em relação à formação, identidade, perfil, atuação do professor tutor?

- Que dizem as pesquisas sobre os modelos de EAD ?

Tais questões compõem, portanto, o núcleo deste terceiro Capítulo e seguem definindo os próximos itens e organizando a apresentação dos dados.

3.3.1.Quando e onde foram realizadas as pesquisas

O Quadro 04, a seguir, identifica os respectivos trabalhos por ano e local de realização.

QUADRO 04 – Quando foram realizadas as pesquisas

Ano Teses Dissertações

2010

- X - Spíndola (2010) – Docência em educação à

distância: o professor por um fio (UERJ)

Moreira (2010) – O papel do tutor virtual na

educação à distância (CEFET-MG)

Cavagnari (2010) – Formação e trabalho do

professor-tutor no Teleduc: autonomia e/ou heteronomia (Univ. Tuiuti do Paraná)

2009

Furtado (2009) – A formação em serviço do

tutor de educação à distância sob a ótica do pensamento complexo: a construção de uma identidade (PUC-SP)

2008

Silva (2008) – O processo de construção de

identidade individuais e coletivas do ‘ser-tutor’ no contexto da educação a distância, hoje”

(UFRGS)

2005

Carvalho (2005) – O tutor na formação de

professores a distância: saberes que fundamentam a prática tutorial na experiência do curso de Pedagogia da UNIRIO (UFF)

2003

Rego (2003) – Tutoria em processos sócio

interacionistas de educação à distância: caminho para uma prática alegórica (UERJ)

O exame dos dados do Quadro 4 suscita as seguintes considerações:

§ Em relação ao ano de realização das pesquisas, vale assinalar que as 02 Teses selecionadas foram produzidas na primeira década dos anos 2000, respectivamente os anos 2008 e 2009 e que, em relação às 05 Dissertações mantém-se o mesmo período de tempo, mas com a concentração de 03 Dissertações no ano de 2010 e 02 distribuídas nos anos 2005 e 2003; § Quanto ao local em foram produzidas as pesquisas verifica-se que uma das Teses foi

desenvolvida em uma universidade pública e outra em uma universidade particular e que, em relação às Dissertações, 04 delas foram desenvolvidas em universidades públicas e 01 em uma universidade particular;

§ Cabe observar que a concentração dos trabalhos na primeira década dos anos 2000 parece coincidir com a homologação das novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia (Ver Anexo 1) que amplia muito a abertura desses cursos na modalidade a distância; § Nesse período, a preocupação com o professor tutor, figura central na mediação do

processo ensino aprendizagem, ganha importância e começa a fazer parte dos questionamentos e estudos acerca da temática educação a distância. A qualidade desses cursos é colocada em xeque e destaca-se nessa análise a figura do professor tutor, na maioria das vezes identificado simplesmente como tutor.

3.3.2.Quem são os pesquisadores que se voltam para esse tema e de onde falam

O Quadro 05 apresentado a seguir reúne informações que procuram traçar o perfil dos pesquisadores dessa temática, identificando-os em relação a sua formação, tipo de atuação profissional, preparo ou capacitação para o exercício da tutoria e tempo de experiência como professor tutor.

QUADRO 05 – Quem são os pesquisadores que se voltam para o tema formação e identidade do professor tutor no ensino superior a distancia e de onde falam

Teses

Autor/Ano Autor/IES Formação Atuação/ Função Capacitação/ Tutoria Tempo de Tutoria Furtado (2009) A formação em serviço do tutor de educação à distância sob a ótica do pensamento complexo: a construção de uma identidade” Furtado,Valéria de Almeida PUC-SP - Programa: Educação (Currículo) Pedagoga Professora (presencial) e Professora Tutora na EAD Não houve. Menciona a formação/ capacitação em serviço. 04 anos Silva (2008) “O processo de construção de identidade individuais e coletivas do ‘ser-tutor’ no contexto da educação a distância, hoje” Silva, Marinilson Barbosa UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa: Educação Psicólogo Professor (presencial) e Coordenador na Implantação do Núcleo de EAD / UCS – Universidade de Caxias do Sul) Não há informação. Não atuou como professor tutor. Dissertações Spíndola (2010) “Docência em educação à distância: o professor por um fio” Spíndola, Márcia Cristina Pereira/ UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro Programa: Políticas Públicas e Formação Humana 20 anos no ensino básico presencial como professora de Matemática. Atua como Tutora na Faculdade de Educação | UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro Não há informação. 03 anos. Moreira (2010) “O papel do tutor virtual

na educação à distância” Moreira, Mércia Maria/ CEFET - MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Programa: Educação Tecnológica Não há informação. Não há informação. Não há informação. Tutora EAD desde 2004. (06 anos). Cavagnari (2010) “Formação e trabalho do professor-tutor no Teleduc: autonomia e/ou heteronomia” Cavagnari, Daniel Weigert Universidade Tuiuti do Paraná Programa: Educação Graduação em Ciências Econômicas Professor- Tutor Curso preparatório de tutores. Integra o quadro da equipe técnica Não há informação.

da CEAD – Coordenad. de Ensino a Distância, orientando professores p/ o uso de ambientes virtuais. Carvalho (2005) O tutor na formação de professores a distância: saberes que fundamentam a prática tutorial na experiência do curso de Pedagogia da UNIRIO” Carvalho, Angela Maria Rebel UFF –Universidade Federal Fluminense Programa: Educação Pedagoga Professora universitária nas modalidades presencial e a distância. Não há informação. Não há informação. Rego (2003) Tutoria em processos sócio interacionistas de educação à distância: caminho para uma prática alegórica” Rego, Marta Cardoso de Lima da Costa/UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa: Educação Não há informação na Dissertação. Não há informação na Dissertação. Não há informação na Dissertação. Não há informação na Dissertação.

Da análise dos dados do Quadro 05 é possível destacar que: § Os pesquisadores são pedagogos, psicólogos e licenciados;

§ Dos 07 pesquisadores, 03 têm licenciatura; 02 são formados em Psicologia e Ciências Econômicas respectivamente e em 02 Dissertações não há essa informação;

§ 03 atuam como professores no ensino superior na modalidade de ensino presencial; § Apenas 02 dos 07 pesquisadores mencionam que tiveram capacitação para iniciarem seu

trabalho como professores tutores na modalidade a distância; § 05 têm experiência como professores tutores;

§ Os dados permitem afirmar que os pesquisadores são profissionais que atuam na modalidade de educação a distância;

§ 05 pesquisadores são professores ou professores tutores vinculados a IES públicas e particulares;

§ Os programas de Doutorado e Mestrado em que desenvolveram as pesquisas são da área de Educação.

A experiência profissional, desses pesquisadores, na modalidade de educação a distância tornou-se a fonte das intenções de pesquisas. Maurice Tardif e Danielle Raymond (2000)! se! reportam! a! Dubar! quando! afirmam! que! “(...)! trabalhar! não é exclusivamente

transformar um objeto ou situação em outra coisa, é também transformar a si mesmo em e pelo! trabalho”! (p.209).! Assim, ao abordarem as relações entre o tempo, o trabalho e a aprendizagem no magistério, eles permitem o entendimento de como o tempo determina a construção dos saberes profissionais e a identidade dos professores. O aspecto temporal é evidenciado nessa análise porque os saberes relacionados ao trabalho são construídos gradativamente durante um período de aprendizagem que pode variar conforme as particularidades de cada profissão, nesse caso, em relação à atuação como professor tutor. Isto ocorre porque as situações de trabalho requerem especificidades que só podem ser adquiridas ao serem experienciadas. Marcelo Garcia (2009) em seu artigo intitulado “Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro”, considera:

Deve entender-se o desenvolvimento profissional dos professores enquadrando-o na procura da identidade profissional, na forma como os professores se definem a si mesmos e aos outros. É uma construção do eu profissional, que evolui ao longo das suas carreiras. Que pode ser influenciado pela escola, pelas reformas e contextos políticos, e que integra o compromisso pessoal, a disponibilidade para aprender a ensinar, as crenças, os valores, o conhecimento sobre as matérias que ensinam e como as ensinam, as experiências passadas, assim como a própria vulnerabilidade profissional. As identidades profissionais configuram um complexo emaranhado de histórias, conhecimentos, processos e rituais. (MARCELO GARCIA, 2009, p. 7)

3.3.3. Sobre quais aspectos da temática central se voltam às pesquisas

O Quadro 06, a seguir, sintetiza as informações coletadas com a leitura integral das Teses e Dissertações, relativas aos aspectos e questões específicas para os quais se voltam às pesquisas.

QUADRO 06 – Aspectos da temática central para os quais se voltam as pesquisas Teses

Autor/Ano Aspectos analisados/Questões de Pesquisa Furtado (2009)

“A formação em serviço do tutor de educação à distância sob a ótica

do pensamento complexo: a construção de uma identidade”

- Impactos (profissional e pessoal) do curso (Projeto Veredas) na formação do tutor em serviço.

(p.40) ...até que ponto essas mudanças que ocorreram durante o processo de formação em serviço de tutoreducador de EaD teve continuidade na vida profissional e/ou pessoal após o término dessa formação?

Silva (2008)

“O processo de construção de identidade individuais e coletivas

do ‘ser-tutor’ no contexto da educação a distância, hoje”

- Construção da identidade individual e coletiva do professor tutor.

(Item: Resumo) – Perguntas:!“O!que!significa!ser!tutor?!Qual!é!o!sentido!de!ser!tutor! em cursos de Educação a Distância? Como se processa a construção de identidades desses tutores? Quem é o tutor: um professor universitário? Um técnico? Um monitor? Um! funcionário?! O! que! pensam! os! tutores! sobre! si! mesmo! e! os! “outros”! envolvidos! nesse!processo?”

Dissertações Spíndola (2010)

“Docência em educação à

distância: o professor por um fio”

- Definição e perfil do tutor

(P.11) Afinal, o que é um bom professor? O que é um bom tutor? Quais são essas tais distinções entre estes docentes?

Moreira (2010) “O papel do tutor virtual na

educação à distância”

- Contexto, cenário de tutoria em EAD.

(p.43) Há diferenças significativas no cenário da tutoria, conforme peculiaridades típicas inerentes a cada modalidade de instituição?

Cavagnari (2010) “Formação e trabalho do

professor-tutor no Teleduc: autonomia e/ou heteronomia”

- Autonomia e heteronomia no trabalho do professor tutor

(p.27) Estaremos face a um trabalho onde há autonomia ou heteronomia? Como se dá a formação e o trabalho do professor-tutor na EAD

Carvalho (2005) O tutor na formação de

professores a distância: saberes que fundamentam a prática tutorial

na experiência do curso de Pedagogia da UNIRIO”

- Natureza dos saberes do professor tutor

(Item: Resumo) a) Que saberes fundamentam a prática dos tutores? b) A prática tutorial pode ser considerada como uma prática docente?

Rego (2003) Tutoria em processos sócio interacionistas de educação à distância: caminho para uma

prática alegórica”

Natureza do trabalho do professor tutor

(p.12) Como a tutoria exercida nos processos de educação a distância pode ser determinante para a concretização tanto da dimensão do ensino, quanto da dimensão da formação humana, todas duas características dos processos educacionais em sua compreensão mais ampla?

Ao analisar os dados do Quadro 06 é possível considerar que:

§ Todos os 07 trabalhos se voltam essencialmente para a compreensão da natureza da atuação do professor tutor e de suas condições de trabalho na instituição;

§ Todos os pesquisadores estão interessados em definir e caracterizar perfil e saberes que compõem a atuação profissional do professor tutor no contexto institucional em que atua; § Apenas uma pesquisa se volta especificamente para questões relativas à construção da

identidade profissional do professor tutor;

É possível observar, ainda, que os dados expostos no Quadro 6 confirmam a análise dos dados do Quadro 05, porque os interesses das pesquisas estão ligados à atuação, perfil e saberes do tutor.

Em relação às condições necessárias para a inserção do professor na vida profissional, Vaillant (2009) destaca dois pontos fundamentais: a identidade profissional e a valorização da docência. Quanto ao primeiro – a identidade profissional, as representações que o professor constrói sobre a profissão vão determinar a construção dessa identidade e, por decorrência, a forma de inserir-se no campo, na profissão. Para a autora, existe aqui a subjetividade como questão central de análise na busca de respostas do profissional no intuito de diferenciar-se e, ao mesmo tempo, de identificar-se com os outros profissionais docentes – o que Vaillant (2009, p. 31) chama de definir uma identidade comum e coletiva, influenciando diretamente na prática da docência. Em relação ao segundo ponto fundamental destacado por Vaillant

(2009) – valorização social da docência – a autora indica a importância que o meio social no qual estes docentes estão inseridos tem sobre a construção da identidade profissional, uma vez que, o papel e o valor que a sociedade atribui ao professor impactam enormemente na construção de sua identidade. Da mesma forma, segundo a autora, a gestão institucional também se torna um fator preponderante em relação à construção dessa identidade, visto que o estilo de gestão e o clima da instituição definem os contornos e a valorização ou não da atuação profissional docente.

Relacionando essa compreensão proposta por Vaillant (2009) com a situação trabalhista em que se encontra o professor tutor, que não é reconhecido como participante da carreira docente, ou seja, não é professor, mas “apenas um tutor”, é possível afirmar que tal situação impacta enormemente nessa construção e em sua própria valorização e identidade. Isso leva a pensar que essa nova faceta do magistério no ensino superior a distância precisa ser reconhecida e estudada. Segundo Tardif, Lessard & Gauthier (1998, p. 11) a noção de construção social das profissões coloca o magistério, em qualquer de suas modalidades, numa realidade sócio-histórica, destacando-se nesse cenário, a ação dos atores sociais que, independente de estarem inseridos em contextos pré-determinados, movimentam-se, atuam e modificam o ambiente, tornando-o assim distinto de outros.

Enfim, a análise de tais dados permite ressaltar aqui a confirmação da hipótese aqui investigada, segundo a qual, as pesquisas se voltam para os diferentes aspectos e elementos da realidade interna das universidades que desenvolvem cursos de nível superior na modalidade a distancia e da ação dos professores-tutores, concentrando suas análises nos aspectos mais restritos dessa atuação, em detrimento dos fatores sócio-políticos mais amplos e dos aspectos ligados à formação e identidade desse profissional.

3.3.4. Como foram realizadas às pesquisas

O Quadro 07, apresentado a seguir reúne as informações coletadas com a leitura na íntegra das pesquisas selecionadas, que permitem caracterizar as Dissertações e Teses em relação ao tipo de pesquisa realizada e procedimentos metodológicos utilizados.

QUADRO 07 – Como foram realizadas as pesquisas

Autor (Ano) Teses

Furtado (2009)

“A formação em serviço do tutor

de educação à distância sob a ótica do pensamento complexo: a construção de uma identidade”

Pesquisa empírica envolvendo relatos (por meio de fax, e-mail e manuscritos) de 30 tutores do Projeto Veredas – MG sobre os efeitos desse projeto na atuação profissional e vida pessoal do tutores envolvidos.

Silva (2008)

“O processo de construção de identidade individuais e coletivas do ‘ser-tutor’ no contexto da educação a distância, hoje”

Pesquisa de abordagem fenomenológica. Envolveu 23 sujeitos (diretoria de sindicato, professores, coordenadores de EAD de 2 IES, uma pública e outra particular e alunas concluintes do curso de Pedagogia a distância).

Foram realizadas entrevistas individuais e coletivas, gravadas e transcritas.

Autor (Ano) Dissertações

Spíndola (2010) “Docência em educação à

distância: o professor por um fio”

Pesquisa empírica envolvendo questionários e entrevistas com a participação de 40 sujeitos, sendo divididos em quatro grupos, relacionados com o Consórcio CEDERJ – RJ (professores presenciais e EAD e alunos presenciais e EAD).

Moreira (2010)

“O papel do tutor virtual na

educação à distância”

Pesquisa qualitativa envolvendo questionários e entrevistas semi-estruturadas

Documentos relacionados