• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ESTUDO QUALITATIVO

DE DOIS COLABORADORES COLABORADORES

+ DE DOIS COLABORADORES COLABORADORES

A "0 director que vai ser directamente interessado pelo

funcionário(a) a admitir, o director responsável pelos recursos humanos, e depois de terem passado no crivo uns dois ou três, esses são definitivamente apreciados pelos gestores da empresa, e nessa altura

sancionados". "As pessoas acima de um determinado nível, que está classificado de um a vinte, esses além dos gestores têm que ir à Holding e ao seu presidente para serem admitidos".

B "Normalmente duas pessoas: um

74

C "Há quem me coloque que eu

possa ser um centralizador. Acho que sim, que sou um centralizador. Aí eu coloco como minha função".

D "Uma equipa dos psicotécnicos, uma ou duas pessoas do

recrutamento, e depois uma pessoa da chefia directa, que dá o aval final".

F "Digamos que, para as funções semi-qualificadas e

não qualificadas, duas chefias. Para as restantes, eu participo; além das duas chefias e da directora dos recursos humanos, naturalmente. Em todas as funções a directora dos recursos humanos entrevista. Portanto, no mínimo são três a quatro pessoas que participam".

O facto de existirem várias pessoas da organização a entrevistarem os candidatos, não implica necessariamente que os mesmos sejam entrevistados por essas pessoas numa só entrevista. Na realidade, identificámos três organizações que realizam duas entrevistas, e identificámos três que realizam três entrevistas ou mais, dependendo do grau hierárquico a que concorre o candidato (tabela 13).

Tabela 13: Número de Entrevistas Realizadas ao Candidato até à sua Selecção

ORGANIZAÇÕES DUAS ENTREVISTAS TRÊS OU MAIS ENTREVISTAS

A "É feita uma entrevista pelo responsável interessado, é feita uma

segunda entrevista com o responsável pelos recursos humanos e com director interessado, e a final; que em princípio é só sancionada e que se limita a desejar-lhe boa sorte".

"As pessoas acima de um determinado nível, que está classificado de um a vinte, esses além dos gestores têm que ir à Holding e ao seu presidente para serem admitidos". B "Duas só".

C "Normalmente, até lá chegar, eu faço duas. A primeira, é para que eu possa ter uma noção de todos; a parte física e a parte presença é fundamental. Depois faço uma triagem a partir desses dois itens, e depois vou avançar para aquilo que normalmente nós pretendemos, e realço sempre aquilo que oferecemos e qual é o nosso objectivo".

D "Pelo menos três entrevistas. Será uma primeira entrevista que tem

a haver com a avaliação psicológica com psicólogos que trabalham na empresa, avaliação psicotécnica. Uma segunda avaliação pela parte da direcção de recrutamento e selecção; na primeira entrevista avaliar-se-ão mais os perfis psicotécnicos, numa segunda avaliar- se-á mais questões de perfil e integração da empresa. E por último, a chefia directa entrevista sempre a pessoa. Muitas vezes a chefia E "Normalmente é feita uma entrevista inicial aos vários

candidatos e depois uma outra entrevista final. Portanto, duas. Ou às vezes umas três entrevistas".

75 3.4.3. Tema: Formação dos colaboradores

Relativamente à formação dos empregados os gestores entrevistados das organizações dão formação aos seus empregados. Embora uma das organizações estudadas não faça esforços para preparar as pessoas para desempenharem o serviço, e referimo-nos à organização B, todas as outras o fazem. E afirmamos que a organização B não faz esforços para que os seus empregados tenham formação porque, embora aconselhe a que os seus empregados frequentem os cursos que a Associação de Turismo fornece, o que é certo é que a própria empresa em si não faz qualquer tipo de formação, não paga formação, nem cria mecanismos para que essas pessoas as a tenham.

Outra situação semelhante é a da organização C. Esta, embora não tenha formação própria e não pague formação, cria mecanismos para que os seus funcionários tenham formação. Estabeleceu contactos com o núcleo de formação da Direcção Geral do Turismo e com uma empresa de formação, que dão formação gratuita aos empregados dentro da própria organização.

Todas as outras organizações têm custos de formação com os seus empregados, quer seja feita pela própria organização quer seja feita por outras entidades, ou seja, investem em formação. Constatámos que a formação visa desenvolver os empregados em dois aspectos: habilidades técnicas/conhecimentos dos empregados; e habilidades interactivas dos empregados. O desenvolvimento das habilidades técnicas/conhecimentos refere-se ao desenvolvimento das competências técnicas e conhecimentos necessários para desempenharem a sua função, e o desenvolvimento das habilidades interactivas refere-se ao desenvolvimento de habilidades interpessoais, de comunicação, de resolução de problemas, de atendimento, ou seja, de relacionamento entre empregado-cliente e empregado-empregado (tabela 14).

De todas as organizações, apenas a E não incide a sua formação nas habilidades interactivas. De resto, todas as empresas treinam as habilidades técnicas/conhecimentos e as habilidades interactivas. A formação incide maioritariamente nas habilidades técnicas e conhecimentos dos empregados.

Ressaltamos o facto de termos incluído a organização B no quadro mesmo sabendo que a iniciativa da formação não parte dela mas dos próprios empregados. Mesmo sabendo

76

que a iniciativa não é dos dirigentes da organização, mas dos empregados, a verdade é que estes recebem formação, e portanto, é interessante saber em que é que incide essa formação.

As organizações usam terminologias diferentes umas das outras relativamente aos níveis hierárquicos, havendo mesmo algumas que distinguem os empregados por níveis de qualificação, e por isso é difícil fazer comparações. As próprias estruturas hierárquicas são completamente diferentes uma das outras, o que ainda torna mais difícil a comparação. Desta forma, preferimos usar as terminologias usadas pelos gestores.

Tabela 14: Formação dos Colaboradores