• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ESTUDO QUALITATIVO

POR PESQUISA DE MERCADO A "A avaliação é feita pelos responsáveis

dos cursos que depois apresentam à administração qual o interesse e qual o resultado dessas acções de formação".

"Mas obviamente que os responsáveis pelo funcionário fazem o acompanhamento dele, e estão encarregados de saber até que ponto a formação foi benéfica".

C "Normalmente os formadores dão- lhes níveis de avaliação".

"… eu conseguirei sempre saber quais são os níveis de benefícios para a empresa no momento em que, no meu dia-a-dia, após uma acção de formação sobre um item, eu possa discutir alguma questão sem que o outro lado se aperceba que eu estou tentando tirar frutos. Portanto, é aquela forma subtil de saber se ele assimilou bem, se ele guardou alguns conhecimentos, se ele até pensou naquilo que ouviu, e se por acaso vai até colocar na prática aquilo que ouviu".

C "Depende um bocado da acção de formação que é. Isso varia de caso para caso. Naquelas que são dadas pelos formadores eles é que avaliam. Nos seminários, por exemplo, já não existe avaliação".

"Há outras formas formais de avaliar a formação. Nós temos um projecto que é o

Projecto Satisfação do Cliente que nos dá

indicadores quantitativos sobre como é que os nossos clientes avaliam o nosso serviço e a nossa prestação a outros níveis. Loja a loja, mês a mês, etc. Por isso, também se consegue identificar loja a loja se há carências em determinada área, e quando isso acontece apaga-se essas brechas. Isto também serve para identificar as necessidades de formação. É uma pesquisa que serve para avaliar a formação e para identificar as necessidades de formação".

81

D "Depende um bocado da acção de formação que é. Isso varia de caso para caso. Naquelas que são dadas pelos formadores eles é que avaliam. Nos seminários, por exemplo, já não existe avaliação".

"Há outras formas formais de avaliar a formação. Nós temos um projecto que é o

Projecto Satisfação do Cliente que nos dá

indicadores quantitativos sobre como é que os nossos clientes avaliam o nosso serviço e a nossa prestação a outros níveis. Loja a loja, mês a mês, etc. Por isso, também se consegue identificar loja a loja se há carências em determinada área, e quando isso acontece apaga-se essas brechas. Isto também serve para identificar as necessidades de formação. É uma pesquisa que serve para avaliar a formação e para identificar as necessidades de formação".

E "Após a acção de formação o responsável

pelo funcionário fica encarregado de avaliar, normalmente através do trabalho do dia-a- dia, se os conhecimentos foram ou não adquiridos durante a frequência das acções de formação".

Tabela 17: Avaliação das Acções de Formação

ORGANIZAÇÕES AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO

B "Eu tenho uma informação das pessoas que fazem a formação e transmitem-me o que é que aprenderam; se realmente valeu a pena. Tenho uma certa avaliação do conteúdo da matéria e a forma como ela é transmitida".

F "Aí depende do carácter da formação. Mas normalmente o que é feito, é pedir para preencher um questionário no fim, e as pessoas darem os seus comentários quer sobre o avaliador quer sobre o conteúdo da formação. Digamos que a avaliação principal incidirá no momento da avaliação do desempenho que se faz semestralmente, e nessa altura é recolhido o feedback da pessoa; se teve interesse na formação, ou se as duas partes - a chefia e o colaborador -, se acham que devem haver novas acções de formação e em que ano".

3.4.4. Tema trabalho em Equipa

No que toca ao trabalho em equipa a maior parte das organizações considera o trabalho em equipa fundamental, especialmente, porque o trabalho em si o exige, ou seja, é necessário que os empregados trabalhem como uma equipa para que a organização funcione e consiga prestar o serviço. Apenas uma empresa o considerou como importante, o que não significa necessariamente que seja fundamental e por isso é que fazemos esta distinção, e outra empresa o considerou não muito importante. O gestor desta última organização afirma que não é muito importante porque o trabalho numa agência de viagens é individual.

"Portanto, as pessoas são multifacetadas e o trabalho de equipa é fundamental porque o trabalho é complexo e, logicamente, exige a colaboração de todos para se conseguir prestar o serviço".

ORGANIZAÇÃO A "Não é muito importante porque o serviço numa agência de viagens é essencialmente individual, ou seja, cada pessoa tem o seu cliente e cada pessoa é responsável por começar e terminar um serviço; desde que atende um cliente, anota as necessidades e se possível responde na hora".

ORGANIZAÇÃO B "É lógico que é importante e que tem que existir um trabalho de equipa, quer dizer, não posso servir uma boa refeição sem que essas pessoas se ajudem mutuamente. É lógico que o trabalho de equipa tem que existir".

82

ORGANIZAÇÃO C "É fundamental, obviamente. É fundamental porque o retalho é muito interactivo. Para se ter um pacote de açúcar nas prateleiras muitas coisas se passaram para aquilo estar ali. Por isso, é fundamental".

ORGANIZAÇÃO D "É fundamental, pois quase a totalidade dos projectos executados têm um cariz multidisciplinar e têm que ser realizados em equipa".

ORGANIZAÇÃO E "É fundamental, porque o hotel é uma equipa por si e as coisas têm que funcionar de forma interligada, e se não houverem pequenas equipas que no conjunto dê uma grande equipa, isto não funciona. Há uma dependência muito grande entre funções, isto é, nós temos os clientes externos, e costumamos deles falar assim - que são os nossos hóspedes, o cliente que compra serviços no hotel -, mas temos cá dentro um conjunto de clientes internos, do ponto de vista de que, quando há uma interdependência funcional, estamos a funcionar numa relação de cliente-fornecedor. E portanto, as equipas têm que ser homogéneas e ao mesmo tempo abertas, para permitirem colaborar entre si. Esse espírito, penso que mais ou menos nos departamentos ele existe, e é fomentado de forma a que as pessoas consigam no dia-a-dia encontrar formas de se interrelacionarem, e perceberem que, mesmo para fora dos departamentos, tem que haver um espirito de equipa. Digamos que, não cultivamos as "quintinhas", cultivamos é as relações entre as "quintas". Porque senão, criaríamos bloqueios de comunicação".

ORGANIZAÇÃO F

Os meios que as organizações utilizam para encorajar esse trabalho de equipa são diferentes (tabela 18). Duas organizações têm sistemas de recompensas que os encoraja a trabalhar em equipa, uma vez que as recompensas são baseadas, para além da performance individual, na performance da organização e portanto, todos têm interesse em ajudarem-se mutuamente para atingirem os objectivos da mesma. Existem outras duas empresas que fazem reuniões com todos os seus empregados onde os encorajam a trabalhar em equipa. Esta é uma forma muito básica de encorajamento.

Uma das organizações estudadas cria as suas equipas para executar os seus próprios projetos. A única organização que não encoraja o trabalho em equipa, é aquela que não considera o trabalho em equipa muito importante.

83

Tabela 18: Meios Utilizados para Encorajar o Trabalho em Equipa

ORGANIZAÇÕES ATRAVÉS DE CONVERSAS