• Nenhum resultado encontrado

5 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

5.6 Ação conjunta de Mediadores Primários e secundários em cada dupla

5.6.3 Dupla 3

A terceira dupla é formada por participantes que chamaremos de Emily e Karla ,respectivamente com 18 e 20 anos. Ambas são missionárias, trabalham e moram em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Ambas e cursaram até o Ensino Médio.

A primeira rememoração desta dupla gerou um diálogo transcrito de 845 palavras e a segunda um diálogo transcrito de 422 palavras, totalizando 1.267 palavras. A diferença entre rememorações também pode ser vista na diferença do volume de Mediadores Secundários em cada uma das reproduções.

Fluxograma dupla 03 com Mediadores Primários e Secundários

Tabela 06 – ocorrências de Mediadores Primários e Secundários dupla 03

Todos os mediadores Ocorrências

primeira rememoração Ocorrências Segunda rememoração Total de ocorrências M ed iad or es P ri m ár ios

Bairros, ruas e municípios

14 11 25

Lojas da região

10 4 14

Procedimentos usados em crimes

Notícias da época

1 0 1

Pontos de atenção

4 0 4

Quem comete o crime 6 3 9

Ação de quem comete o crime 4 3 7

M ed iad or es S ec u n d ár ios Questionamento 29 11 40 Repetição 0 0 0 Imagens 9 4 13 Coerência Narrativa 3 2 5 Dedução 5 3 8 Deferimento 1 0 1

Pontos de atenção (MP): A dupla apresenta 4 ocorrências do mediador primário pontos de

atenção, associados aos Mediadores Secundários imagens (MS) e questionamento (MS), como vemos na fala de Karla associada à imagem da matéria “Me chamou atenção quando em Abreu e lima. A matéria relata que foram cerca de 100 lojas e em paulista 60.” ou ainda na fala de Emily associada ao questionamento (MS): “Então o que me chamou bastante atenção é que eram pessoas comuns, né?”.

Procedimentos usados em crimes (MP): Encontramos a maior variedade de Mediadores

Secundários referentes aos procedimentos usados em crimes (04 tipos de Mediadores Secundários – coerência narrativa, dedução, deferimento e imagens) e a forma de uso desses mediadores estava associada à imprecisão de ações e fatos, através de expressões como “houve um caso” ou “algumas lojas”.

Dupla 3- Rememoração 1

Emily- Ah mas isso é no final. Das polícias. Até os policiais tiveram medo, senão eles iam assaltar as armas. (dedução)

Karla- Houve uma situação... que eles tentaram... atirar para cima,para ver se conseguiam controlar a situação, mas sem sucesso. Eles não conseguiram... (imagens e dedução)

Imprecisão linguística (MP): Coexistiram a precisão e a imprecisão linguística, havendo

predomínio da Imprecisão Linguística como forma de rememoração. Apareceu associado a outros Mediadores Primários, como Procedimentos usados em crimes, associado às imagens (MS) e coerência Narrativa (MS)

Karla – (...) Em algumas dessas lojas havia carros próximo,(imagens) já esperando os objetos que eles estavam furtando como uma Montana e uma Kombi.Acho que era uma Montana vermelha. Próximo a alguns pontos [...]

Bairros, ruas e municípios (MP) e lojas da região (MP): A dupla lança mão do

conhecimento geográfico e lojas da Região Metropolitana do Recife, associando estabelecimentos aos bairros da cidade. Somado a esse recurso utilizam os Mediadores Secundários questionamentos, imagens e deferimento para lembrar o que parece coerente.

Dupla3- Rememoração1

Karla- (...) E aí? Mais alguma coisa? Algum detalhe? O que aconteceu na BR 101?(questionamento)

Emily- foi alguma loja que foi saqueada, que as portas estavam todas quebradas.(imagens) Karla- exatamente! Pois coloque aí...os vidros estavam todos quebrados ...que era próximo à Abreu e lima. Que dava acesso(imagem)

Emily - que o que? Que ligava Recife a Abreu e Lima. Tinha uma loja...?que estava com as portas quebradas ou eram vidros?(questionamento e imagens)

Karla- vidros e portas. (...)

Dupla 3 - Rememoração 2

Emily-em Primavera 60 [lojas], não era? Karla -aonde?

Emily - em primavera. Não era Primavera? Karla -Paulista, criatura!(deferimento) Emily - Tinha alguma coisa de Primavera...

Notícias da época da greve: no exemplo abaixo vemos uma referência às notícias midiáticas

veiculadas à época da greve da PM associadas às imagens (MS) e questionamentos (MS), como caminho para confirmar a recordação da reportagem.

Dupla 3 -Rememoração1

E- (...) mulheres, adultos, adolescentes e crianças , então eram donas de casas, talvez, com suas crianças que aproveitaram-se do momento e que talvez faltaria alguma coisa dentro de casa. “Então vamos pegar lá porque ta todo mundo pegando, então vamo pegar também” . Eu recordo que até foi passado numa matéria depois que teve uma pessoa que foi lá devolver, né? (...)

Quem comete crime e como age (MP): Neste exemplo vemos a associação destes

mediadores primários com dedução (MS) e questionamento (MS). A dupla deduziu que os saqueadores eram “pessoas comuns”, que habitualmente não praticavam esse tipo de procedimento. Emily justificou deduzindo que os furtos ocorreram por necessidade.

Dupla 3- Rememoração 1

Emily- (...) Então o que me chamou bastante atenção é que eram pessoas comuns, né?(Questionamento e dedução) Não eram pessoas assim, que já praticavam assaltos. A matéria relata bem que. É... mulheres, adultos, adolescentes e crianças , então eram donas de casas, talvez, com suas crianças que aproveitaram-se do momento e que talvez faltaria alguma coisa dentro de casa.

Dupla 3- Rememoração 2

Karla- quando você fala das pessoas que carregaram as coisas... tipo... nessa fala que eram donas de casa, adolescentes, crianças, pessoas que realmente não eram envolvidas nesse tipo de coisa (dedução)

5.6.3.1 Resumo da associação entre Mediadores Primários e Secundários da dupla 03

Esta dupla rememorou direcionada pelos pontos de atenção (MP), lojas da região (MP) e bairros, ruas e municípios (MP), demonstrando que o foco das rememorações estava voltado para os locais dos incidentes reportados na matéria. Temos que os mediadores Secundários atuaram, sobretudo, para atender às demandas desses Mediadores Primários, além dos Mediadores Primários relativos aos aspectos afetivos das participantes com a greve. Apesar da precisão e imprecisão linguística coexistirem, identificamos o predomínio de imprecisões nas rememorações, sobretudo pelo uso de termos, como “houve”, “alguns”, entre outros. Percebemos que características técnicas dos furtos e fugas de assaltos foram abordadas apenas para associar locais às ocorrências, havendo pouca exploração de detalhes sobre o que ocorreu em cada situação.