• Nenhum resultado encontrado

Protótipo da Biblioteca Digital da FBAUP

5.5. R ECUPERAÇÃO E ACESSO À INFORMAÇÃO

O acesso directo à documentação é o nosso principal objectivo pelo que, cremos que a possibilidade de pesquisa sobre índices que cobrem várias colecções e vários descritores, enriquecerá a investigação quantitativa e qualitativamente. O utilizador, a partir de uma única pesquisa, poderá recolher toda a informação sobre um determinado artista ou assunto, independentemente do fundo a que pertence ou do tipo de suporte. Por exemplo uma pesquisa por SILVA PORTO recuperará todos os documentos existentes na Biblioteca Digital sobre o autor, e de sua autoria como por exemplo, correspondência relacionada com a ida do artista para o estrangeiro como pensionário da Academia, as pinturas, as cartas, o seu processo individual e catálogos de exposições.

Pesquisa simples e avançada

Respeitante à pesquisa simples, o sistema executa uma interrogação a nível global em todos os índices. A pesquisa avançada, por outro lado permite aplicar filtros através da selecção de índices específicos. Ambos possibilitam a pesquisa em texto integral, no entanto na pesquisa avançada é possível ainda restringir a uma biblioteca digital em particular e a índices, como por exemplo palavras no texto “Texto integral”. O utilizador poderá limitar a pesquisa ainda por - Data (Produção, Publicação, Impressão, Acumulação); Assunto (recupera-se documentos a partir da

– P

rotótipo da Biblioteca Digital da FBAUP

palavras-chave; nomes de pessoas e colectividades usadas como assunto); Autor / Produtor (pessoa física ou colectividade); Título do documento (palavras no título); Resumo (recupera-se palavras no texto); Descrição (recupera-se palavras no texto); Identificador (recupera-se cotas, ISBN, ISSN, códigos de referência, etc.); Tipo de documento e língua do documento.

Operadores booleanos

Na pesquisa avançada podemos utilizar os operadores booleanos (AND, OR, NOT) para construir expressões de pesquisa, em função do resultado que pretendemos obter. Por exemplo, uma pesquisa ao nível do Repositório por Assunto POUSÃO AND Resumo PENSIONISTA vai considerar todas as entradas para POUSÃO no assunto, desde que exista entrada no resumo para PENSIONISTA. Se tivéssemos utilizado o operador OR ou seja Assunto POUSÃO OR Resumo PENSIONISTA iria considerar todas as entradas para Assunto POUSÃO, independentemente de existir no campo Resumo o termo PENSIONISTA, e vice-versa. O último operador é utilizado quando queremos excluir informação, como por exemplo, Assunto POUSÃO NOT Resumo PENSIONISTA (ver exemplos - anexo 13).

Pesquisa em texto integral

A pesquisa em texto integral vai procurar documentos usando como critério o seu conteúdo no registo e no objecto digital, desde que o seu formato seja texto (PDF, WORD). (ver ponto 5.6). Por exemplo, através dos resumos dos livros de actas e listas de inscrições em livros de matrículas (formato PDF), o utilizador poderá obter informação que, de outra forma não estaria disponível em virtude de, pelo menos no que diz respeito ao Arquivo, a maioria dos documentos serem em texto manuscrito. Por outro lado, as descrições que inserimos, ao nível do registo, nos campos de resumo e histórico do documento são igualmente, possíveis formas de recuperação de informação. Tratando-se de livro antigo, e não sendo possível o reconhecimento por OCR (Optical Character Recognition), o utilizador poderá recuperar documentos a partir da pesquisa nas entradas de assunto e resumos existentes.

Reconhecimento de caracteres de acentuação, maiúscula e minúscula

O DSpace não reconhece os termos de pesquisa que se apresentem sem acentuação, ou seja se os registos apresentarem por exemplo, no campo de assunto o nome Pousão e na pesquisa colocarmos pousao sem acentuação, o sistema não devolve resultados. Contudo, reconhece as palavras independentemente de se introduzirem em maiúscula e minúscula.

– P

rotótipo da Biblioteca Digital da FBAUP

Utilização de aspas e família de palavras

Para recuperar documentos sem grande “ruído” o utilizador deve colocar aspas na expressão de pesquisa, caso contrário, o sistema irá procurar todas as palavras separadamente, o que resultará num volume considerável de informação, por vezes, irrelevante para a investigação. Realizamos a experiência fazendo uma pesquisa por Academia Portuense de Belas Artes utilizando as aspas, em todo o repositório, e obtivemos como resultado 70 documentos. A mesma pesquisa sem aspas deu origem a 316 documentos, porque todas as palavras vazias de conteúdo são pesquisáveis (artigos, preposições). A pesquisa por família de palavras poderá devolver um maior número de resultados, por exemplo a utilização da truncatura na palavra Pensio* vai procurar pensionistas, pensionário.

Percorrer os índices

O utilizador pode ainda percorrer o repositório clicando nos classificadores disponíveis na barra lateral esquerda ou entrar na comunidade BDArt – Biblioteca Digital de Arte e percorrer os vários índices, podendo seleccionar uma entrada que remete para o registo no formato de visualização simples. (ver ponto 5.8)

Entradas de assunto e autoria

Para que o utilizador pudesse ter mais um ponto de acesso à informação, e porque todos os registos bibliográficos contêm entradas de assunto, optamos por proceder de igual modo para os documentos de arquivo, seguindo uma indexação mais aproximada da biblioteca pela inexperiência de classificação arquivística o que se traduziria numa fraca prestação. Também não utilizamos a norma ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias para o registo de autores/produtores. Como se pode verificar pela lista de assuntos em anexo, o utilizador tem acesso imediato por exemplo, à lista de documentos existentes sobre Henrique Pousão, como Pensionário do Estado, Processo individual e correspondência (ver lista de entradas de assunto em anexo 14). Por outro lado e, apesar de na sub-comunidade Arquivo termos previsto a organização por fundos, continuamos a introduzir no campo de assunto as entradas para a Academia, Escola e Museu Portuense para que o utilizador recupere o maior número de documentos, independentemente da forma como realizar a pesquisa, ou seja, situando-se no fundo pretendido ou através da pesquisa por assunto em todas as comunidades. (cf. ponto 5.8 - organização da colecção).

– P

rotótipo da Biblioteca Digital da FBAUP

No cômputo geral entendemos que ao utilizarmos o inventário da FBAUP como ferramenta de apoio para inserirmos as séries no protótipo conseguimos disponibilizar toda a informação descrita manualmente, bem como dados adicionais que não estavam inseridos nomeadamente, o desdobramento dos processos, em processos individuais dando acesso ao documento/processo em contraste com o inventário que refere apenas a série na sua globalidade. O mesmo acontece com a correspondência tratada ao nível do documento permitindo ao utilizador o acesso a mais dados (ver exemplo anexo 14)