• Nenhum resultado encontrado

Efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador

No documento Power Systems. Servidor de E/S Virtual (páginas 185-189)

Poderá efectuar cópias de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador guardando os dados numa localização automaticamente salvaguardada quando usa o comando backupios para salvaguardar o Servidor de E/S Virtual (VIOS). Em alternativa, é possível efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador usando o comando viosbr.

Os dispositivos virtuais definidos pelo utilizador incluem metadados, tais como mapeamentos do dispositivo virtual, que definem a relação entre o ambiente físico e o ambiente virtual. Pode efectuar cópias de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador de uma das formas seguintes: v Poderá efectuar cópias de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador guardando os dados numa

localização automaticamente salvaguardada quando usa o comando backupios para salvaguardar o VIOS. Recorra a esta opção em situações em que planeia restaurar o VIOS num sistema novo ou diferente. (Por exemplo, em caso de falha do sistema ou de uma falha grave.)

v É possível efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador usando o comando viosbr. Use esta opção em situações em que pretende restaurar as informações de configuração na mesma partição de VIOS a partir da qual foi efectuada a cópia de segurança.

Tarefas relacionadas:

“Restaurar dispositivos virtuais definidos pelo utilizador” na página 187

É possível restaurar dispositivos virtuais definidos pelo utilizador no Servidor de E/S Virtual (VIOS) restaurando grupos de volumes e voltando a criar manualmente correlações de dispositivos virtuais. Em alternativa, é possível efectuar o restauro de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador com o

comando viosbr.

Informações relacionadas:

Efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador na SDMC

Efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador utilizando o comando backupios:

Para além de restaurar o Servidor de E/S Virtual (VIOS), é necessário efectuar cópia de segurança dos dispositivos virtuais definidos pelo utilizador (tais como mapeamentos de dispositivos virtuais) tendo em vista uma falha do sistema ou falha grave. Nesta situação, efectuar cópias de dispositivos virtuais

definidos pelo utilizador guardando os dados numa localização automaticamente salvaguardada quando usa o comando backupios para salvaguardar o VIOS.

Os dispositivos virtuais definidos pelo utilizador incluem metadados, tais como mapeamentos do dispositivo virtual, que definem a relação entre o ambiente físico e o ambiente virtual. Nas situações em

que pretende restaurar o VIOS para um sistema novo ou diferente, terá de efectuar cópia de segurança do VIOS e dos dispositivos virtuais definidos pelo utilizador. (Por exemplo, em caso de falha do sistema ou de uma falha grave.)

Antes de começar, execute as seguintes tarefas:

1. Efectue cópia de segurança do VIOS para uma banda, DVD ou sistema de ficheiros remotos. Para obter instruções, consulte um dos seguintes procedimentos:

v “Efectuar cópia de segurança do Servidor de E/S Virtual para banda” na página 172

v “Efectuar cópia de segurança do Servidor de E/S Virtual para um ou mais DVDs” na página 172 v “Efectuar cópia de segurança do Servidor de E/S Virtual para um sistema de ficheiros remotos

criando um ficheiro nim_resources.tar” na página 173

v “Efectuar cópia de segurança do Servidor de E/S Virtual para um sistema de ficheiros remotos criando uma imagem mksysb” na página 174

2. Decida se pretende criar um script do seguinte procedimento. Ao criar scripts destes comandos facilita o agendamento de cópias de segurança automatizadas das informações.

Para efectuar cópia de segurança dos dispositivos virtuais definidos pelo utilizador, execute os seguintes passos:

1. Liste os grupos de volumes (e os conjuntos de memória) para determinar de quais estruturas de disco definidas pelo utilizador pretende efectuar a cópia de segurança, executando o seguinte comando: lsvg

2. Active cada grupo de volumes (e conjunto de memória) do qual pretende efectuar cópia de segurança, executando o seguinte comando para cada grupo de volumes:

activatevg volume_group

em que volume_group é o nome do grupo de volumes (ou conjunto de memória) que pretende activar. 3. Efectue cópia de segurança de cada grupo de volumes (e conjunto de memória) executando o seguinte

comando para cada grupo de volumes: savevgstruct volume_group

em que grupo_volumes é o nome do grupo de volumes (ou conjunto de memória) do qual pretende efectuar cópia de segurança. Este comando grava uma cópia de segurança da estrutura de um grupo de volumes (e consequentemente, um conjunto de memória) para o directório /home/ios/vgbackups. 4. Guarde as informações sobre as definições de rede, adaptadores, utilizadores e definições de

segurança para o directório /home/padmin, executando cada comando com o comando tee, da seguinte forma:

command | tee /home/padmin/filename

Em que:

v comando é o comando que produz as informações que pretende guardar. v filename é o nome do ficheiro onde pretende guardar as informações.

Tabela 39. Comandos que fornecem as informações para guardar

Comando Descrição

cfgnamesrv -ls Mostra todas as entradas da base de dados de

configuração do sistema relacionadas com informações do servidor de nomes de domínio utilizadas pelas rotinas do transformador de coordenadas locais.

Tabela 39. Comandos que fornecem as informações para guardar (continuação)

Comando Descrição

entstat -all devicename

devicename é o nome de um dispositivo cujos atributos ou

estatísticas pretende guardar. Execute este comando para cada dispositivo cujos atributos ou estatísticas pretende guardar.

Mostra as estatísticas do controlador e dispositivo de Ethernet para o dispositivo especificado.

hostmap -ls Mostra todas as entradas na base de dados de configuração do sistema.

ioslevel Mostra o nível de manutenção actual do Servidor de E/S Virtual.

lsdev -dev devicename -attr

devicename é o nome de um dispositivo cujos atributos ou

estatísticas pretende guardar. Execute este comando para cada dispositivo cujos atributos ou estatísticas pretende guardar.

Mostra os atributos do dispositivo especificado.

lsdev -type adapter Mostra informações sobre os adaptadores físico e lógico. lsuser Mostra uma lista de todos os atributos de todos os

utilizadores do sistema.

netstat -routinfo Mostra as tabelas de encaminhamento, incluindo os custos configurados pelo utilizador e os actuais de cada encaminhamento.

netstat -state Mostra o estado de todas as interfaces configuradas. optimizenet -list Mostra as características de todos os parâmetros de

optimização de rede, incluindo o valor actual e de reinício, intervalo, unidade, tipo e dependências. viosecure -firewall view Mostra uma lista de portas permitidas.

viosecure -view -nonint Mostra todas as definições do nível de segurança para o modo não interactivo.

Tarefas relacionadas:

“Programar cópias de segurança do Servidor de E/S Virtual e dos dispositivos virtuais definidos pelo utilizador criando um script e uma entrada de ficheiro crontab ” na página 180

É possível programar cópias de segurança regulares do Servidor de E/S Virtual (VIOS) e dos dispositivos virtuais definidos pelo utilizador para garantir que a cópia de segurança reflecte com precisão a

configuração actual.

“Efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador usando o comando

viosbr

É possível efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador usando o comando viosbr. Recorra ao comando viosbr quando planear restaurar as informações na mesma partição lógica de Servidor de E/S Virtual (VIOS) a partir da qual foi efectuada a cópia de segurança.

Informações relacionadas:

IBM System p Advanced POWER Virtualization Best Practices RedPaper

Efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador utilizando o comando backupios

Efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador usando o comando viosbr:

É possível efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador usando o comando viosbr. Recorra ao comando viosbr quando planear restaurar as informações na mesma partição lógica de Servidor de E/S Virtual (VIOS) a partir da qual foi efectuada a cópia de segurança. Poderá usar o comando viosbr para efectuar uma cópia de segurança de todos os dados relevantes para recuperar um VIOS após uma instalação. O comando viosbr efectua uma cópia de segurança de todas as propriedades do dispositivo e da configuração dos dispositivos virtuais no VIOS. Na cópia de segurança pode incluir informações acerca de alguns ou de todos os dispositivos seguintes:

v Os dispositivos lógicos, como conjuntos de memória, conjuntos de unidades, conjuntos de unidades guardados em ficheiro, o repositório virtual de suporte de dados e dispositivos de espaço de paginação.

v Dispositivos virtuais, como o Etherchannel, Adaptador Ethernet Partilhado, adaptadores de servidores virtuais e adaptadores de canal de fibra de servidores virtuais.

v Atributos de dispositivo para dispositivos como discos, dispositivos ópticos, dispositivos em banda, controladores fscsi, adaptadores Ethernet, interfaces Ethernet e Adaptador Ethernet de sistema central lógicos.

Antes de iniciar, execute o comando ioslevel para verificar se o VIOS se encontra na Versão 2.1.2.0 ou posterior.

Para executar uma cópia de segurança de todos os atributos de dispositivos e das correlações de dispositivos virtuais e lógicos no VIOS, execute o comando seguinte:

viosbr -backup –file /tmp/myserverbackup

Tarefas relacionadas:

“Restaurar dispositivos virtuais definidos pelo utilizador usando o comando viosbr” na página 189 É possível restaurar dispositivos virtuais definidos pelo utilizador usando o comando viosbr. Recorra ao comando viosbr quando planear restaurar as informações na mesma partição lógica de Servidor de E/S Virtual (VIOS) a partir da qual foi efectuada a cópia de segurança.

“Marcar cópias de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador usando o comando

viosbr” na página 180

É possível programar cópias de segurança regulares de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador na partição lógica do Servidor de E/S Virtual (VIOS). A marcação de cópias de segurança regulares garante que a cópia de salvaguarda reflecte com exactidão a configuração actual.

“Efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador utilizando o comando

backupios” na página 175

Para além de restaurar o Servidor de E/S Virtual (VIOS), é necessário efectuar cópia de segurança dos dispositivos virtuais definidos pelo utilizador (tais como mapeamentos de dispositivos virtuais) tendo em vista uma falha do sistema ou falha grave. Nesta situação, efectuar cópias de dispositivos virtuais

definidos pelo utilizador guardando os dados numa localização automaticamente salvaguardada quando usa o comando backupios para salvaguardar o VIOS.

Informações relacionadas: comando ioslevel comando viosbr

Efectuar cópia de segurança de dispositivos virtuais definidos pelo utilizador usando o comando viosbr

Programar cópias de segurança do Servidor de E/S Virtual e dos dispositivos

No documento Power Systems. Servidor de E/S Virtual (páginas 185-189)

Documentos relacionados