• Nenhum resultado encontrado

Migrar o Servidor de E/S Virtual do DVD

No documento Power Systems. Servidor de E/S Virtual (páginas 106-108)

Obtenha instruções para migrar o Servidor de E/S Virtual (VIOS) a partir de um dispositivo de DVD ligado à partição lógica do VIOS.

Antes de começar, certifique-se de que cumpre os seguintes requisitos: v Uma HMC está ligada ao sistema gerido.

v Existe um dispositivo óptico de DVD atribuído à partição lógica do Servidor de E/S Virtual. v O suporte de instalação de migração do Servidor de E/S Virtual é necessário.

Nota: O suporte de instalação de migração do Servidor de E/S Virtual é distinto do suporte de instalação do Servidor de E/S Virtual.

v A Versão actual do Servidor de E/S Virtual é 1.3 ou posterior.

v O grupo de volumes root (rootvg) foi atribuído ao Servidor de E/S Virtual

v Utilize o comando startnetsvc para demarcar quais os serviços que iniciou para o Servidor de E/S Virtual.

v Determine os serviços e agentes que estão configurados (utilizando o comando cfgsvc) para utilizar com o Servidor de E/S Virtual. Utilize o comando lssvc para apresentar uma lista de todos os agentes. Utilize o lssvc com o parâmetro do nome do agente (lssvc <agent_name> para apresentar informações para um agente especificado.

Nota: Se quaisquer parâmetros tiverem sido definidos para um agente ou serviço, terá de reconfigurar os parâmetros depois de concluir o processo de migração.

v Efectue a cópia de segurança da imagem mksysb antes de migrar o Servidor de E/S Virtual. Execute o comando backupios e guarde a imagem mksysb numa localização segura.

Nota: Se estiver a utilizar o ambiente do Gestor de Virtualização Integrado (IVM, Integrated

Virtualization Manager), consulte Migrar o Servidor de E/S Virtual do DVD quando utilizar o Gestor de Virtualização Integrada.

Para migrar o Servidor de E/S Virtual de um DVD, siga estes passos:

1. Active a partição lógica do Servidor de E/S Virtual utilizando a HMC Versão 7 (ou posterior): a. Insira o DVD de migração do Servidor de E/S Virtual na unidade de DVD atribuída à partição

lógica do Servidor de E/S Virtual.

b. Na área de navegação da HMC, expanda Gestão de Sistemas (Systems Management) >

Servidores (Servers).

c. Seleccione o servidor onde está localizada a partição lógica do Servidor de E/S Virtual. d. Na área de conteúdo, seleccione a partição lógica do Servidor de E/S Virtual.

e. Clique em Tarefas (Tasks) > Operações (Operations) > Activar (Activate). O menu Activar Partição (Activate Partition) abre com uma selecção de perfis de partição lógica. Assegure-se de que o perfil correcto é realçado.

f. Seleccione Abrir janela do terminal ou sessão da consola (Open a terminal window or console

session)para abrir uma janela do terminal virtual (vterm).

g. Clique em Avançadas (Advanced) para abrir o menu de opções avançadas. h. Como modo de arranque, seleccione SMS.

i. Clique em OK para fechar o menu de opções avançadas.

j. Clique em OK. É aberta uma janela de terminal virtual para a partição lógica. 2. Seleccione o dispositivo de arranque:

a. Seleccione Seleccionar Opções de Arranque (Select Boot Options) e prima Enter.

b. Seleccione Seleccionar dispositivo de instalação/arranque (Select Install/Boot Device) e prima Enter.

c. Seleccione CD/DVD e prima Enter.

d. Seleccione o número do dispositivo correspondente ao DVD e prima Enter. Também pode seleccionar Listar todos os dispositivos (List all devices), seleccionar o número de dispositivo numa lista e premir Enter.

e. Seleccione Modo de Arranque Normal (Normal mode boot). f. Seleccione Sim (Yes) para sair de SMS.

3. Instale o Servidor de E/S Virtual:

a. Seleccione a consola pretendida e prima Enter.

b. Seleccione um idioma para os menus BOS e prima Enter.

c. Seleccione Iniciar Instalação Agora com Definições Assumidas (Start Install Now with Default

Settings)e prima Enter. Também pode verificar as definições da instalação e do sistema

escrevendo 2 para seleccionar Alterar/Mostrar definições de instalações e instalar (Change/Show

Installation Settings and Install).

Nota: Não deverá ter de alterar definições de instalações apenas para seleccionar o método de instalação da migração. Caso exista uma versão anterior do sistema operativo, o método de instalação assume a predefinição de migração.

d. Seleccione Continuar Instalação (Continue with Install). O sistema reinicia após a conclusão da instalação.

Após a conclusão da migração, a partição lógica de Servidor de E/S Virtual é reiniciada com a respectiva configuração anterior à instalação da migração. Recomenda-se que execute as seguintes tarefas:

v Verifique se a migração teve êxito verificando os resultados do comando installp e executando o comando ioslevel. Os resultados do comando ioslevel indicam que o ioslevel é agora $ ioslevel

2.1.0.0.

v Reinicie daemons e agentes que anteriormente estavam em execução: 1. Inicie sessão no Servidor de E/S Virtual como utilizador padmin.

2. Conclua o seguinte comando: $ motd -overwrite "<enter previous banner message>"

3. Inicie quaisquer daemons que anteriormente estivessem em execução como, por exemplo, FTP e Telnet.

4. Inicie quaisquer agentes que anteriormente estivessem em execução como, por exemplo, ituam. v Verifique as actualizações do Servidor de E/S Virtual. Para obter instruções, consulte o sítio da Web Fix

Central.

Não se esqueça: O suporte de instalação de migração do Servidor de E/S Virtual é distinto do suporte de instalação do Servidor de E/S Virtual. Não utilize o suporte de instalação para efectuar

actualizações após realizar uma migração. Este não contém actualizações e o utilizador irá perder a actual configuração. Apenas aplica actualizações utilizando as instruções no sítio da Web Servidor de E/S Virtual Support for Power Systems.

Nota: Como alternativa à HMC, é possível utilizar a IBM Systems Director Management Console (SDMC) para migrar o VIOS a partir de um dispositivo de DVD ligado à partição lógica do VIOS.

Tarefas relacionadas:

“Efectuar cópia de segurança do Servidor de E/S Virtual para um sistema de ficheiros remotos criando uma imagem mksysb” na página 174

Pode efectuar cópia de segurança do código de base, pacotes de correcções aplicadas, controladores de dispositivos personalizados do Servidor de E/S Virtual para subsistemas de disco de suporte e alguns metadados definidos pelo utilizador para um sistema de ficheiros remotos criando um ficheiro mksysb.

Informações relacionadas:

Migrar o Servidor de E/S Virtual do DVD ao utilizar o Gestor de Virtualização Integrada (IVM) Migrar o VIOS a partir de DVD utilizando a SDMC

No documento Power Systems. Servidor de E/S Virtual (páginas 106-108)

Documentos relacionados