• Nenhum resultado encontrado

C – R EFLEXÃO E D EMONSTRAÇÃO P ESO DAS ATIVIDADES NA AVALIAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR

Capítulo IV Apresentação e Análise dos Dados

C – R EFLEXÃO E D EMONSTRAÇÃO P ESO DAS ATIVIDADES NA AVALIAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR

FERRAMENTAS/RECURSOS I II III IV V TOTAL

Participação na discussão 25% 4 Trabalho na equipa 25% 1 Auto-avaliação (Marcador social) 15% 1

Portefólio 35% 1

Total de produtos finais 4

99

D-C

OMUNICAÇÃO E

C

OLABORAÇÃO

Observando o Anexo II/Quadro VA, Quadrante D–Comunicação e Colaboração, concluímos que a comunicação entre os vários intervenientes na uc de MICO, de acordo com as propostas de atividades, é feita claramente através dos fóruns nas plataformas Moodle, ou seja, marcadamente uma comunicação assíncrona.

4.1.6. Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Figura 30. Palavras-chave da u.c. Ambientes Virtuais e Aprendizagem

A-O

RIENTAÇÃO E

S

UPORTE

Relativamente a esta componente situada no quadrante A – Orientação e Suporte (cf. Anexo II / Quadro VIA, Quadrante A – Orientação e Suporte), na uc de Ambientes

Virtuais de Aprendizagem, verifica-se que o professor usou os tópicos da plataforma

Moodle para apresentar a estrutura das atividades e dar as boas-vindas. São propostos e disponibilizados dois fóruns: Fórum de Notícias e o Fórum de Ajuda. O primeiro com o objetivo de dar informações inerentes ao decorrer da unidade curricular, por exemplo, anúncio de início de atividades; o segundo – Fórum de Ajuda -, para esclarecimentos gerais sobre a unidade.

100

B-C

ONTEÚDO E

E

XPERIÊNCIA

Quanto ao quadrante B da Unidade Curricular de Ambientes Virtuais de

Aprendizagem, (cf. Quadro 14, Ferramentas / Recursos), verifica-se que são usadas para o

desenvolvimento da unidade curricular cinco tipos (5) de Ferramentas e quatro (4) tipos de

Recursos, sendo que o Fórum na plataforma Moodle é proposto ser utilizado nas atividades

doze vezes, nomeadamente para apoio às atividades, mas também como fórum de reflexão, recursos, apresentação de atividades desenvolvidas no Second Life (SL), discussão, crítica e conclusão de atividades. O SL é uma ferramenta usada três vezes, sendo que também se faz referência no levantamento de dados às ferramentas pesquisadas no SL e utilizadas no desenvolvimento das atividades I, II e III. O Wiki também é usado em três das atividades na construção de recursos no desenvolvimento das atividades desenvolvidas no SL, nomeadamente, I, II e III (cf. Quadro 14, Recursos e Anexo II / Quadro VIA, Quadrante B, Ferramentas e Recursos) um dos tipos de recursos não está identificado claramente, uma vez que resulta da pesquisa dos estudantes (cf. instruções das atividades, no aspeto dos recurso – Anexo II, Quadro VA, Quadrante B, Ferramentas e Recursos).

Quanto aos Recursos, são disponibilizados quatro (4) documentos com as instruções detalhadas de cada uma das atividades, um inquérito, três textos e fazemos também referência aos recursos recolhidos durantes o trabalho desenvolvido no SL. São, então, no total, necessários para a concretização das várias atividades dez recursos (10) (cf. Quadro

14, Recursos).

Identificados os Recursos e as Ferramentas, passamos à apresentação da forma como são usados nas diversas atividades: são propostas cinco atividades, sendo a primeira considerada uma atividade claramente de diagnóstico do conhecimento e que se concretiza no preenchimento de um inquérito. Trata-se de uma atividade individual (TI) - cf. Quadro

14, Funções e relações.

A segunda atividade é desenvolvida em várias etapas (TcE) cujo trabalho é individual (TI) e incide na utilização de recursos e ferramentas no SL, para no final ser feita uma reflexão e comentários em fórum da Moodle.

As atividades II e III possibilitam ao estudante a escolha da modalidade de trabalho, ou seja, pode ser desenvolvida individualmente ou a pares (PCP). Decorre também no SL, tendo, na última etapa, momentos de reflexão. A quarta atividade traduz-se na proposta de um projeto desenvolvido em grupo / equipa (TGE), passando também por várias etapas cf.

101

Quanto ao tempo usado, a unidade curricular desenvolveu-se em 107 dias da seguinte forma (cf. Quadro 14, Funções e Relações): a Atividade 0 e a primeira atividade, em 8 dias cada uma, a segunda, em 13 dias, a terceira, em 35 dias e a Atividade IV, em 43 dias.

Da análise do tempo definido pelo professor para cada atividade como já referimos, resulta necessário ao estudante o investimento de 107 dias no total com uma variabilidade em função dos objetivos e competências a desenvolver pelos estudantes com a realização das mesmas, sendo a mais longa, como já foi referido, a 4ª atividade (43 dias). Apesar da sua variação individual, verifica-se que em média, as atividades desta u.c. implicam 29,7 dias. Pela análise do Learning design das atividades, o professor definiu 8 dias como tempo mínimo de realização das 2 primeiras atividades e máximo de 43 dias para a atividade final evidenciando-se um certo crescendo na definição do tempo por atividade.

B–CONTEÚDO E EXPERIÊNCIA

FERRAMENTAS E RECURSOS FUNÇÕES E RELAÇÕES

FERRAMENTAS N AVA –0– TI / 8 – Respostas a um inquérito

AVA – I – TcE / TI / Fórum / SL / 8 - construção do

poster de autoapresentação e completamento do perfil (SL); Reflexão; Comentário a duas reflexões.

AVA –II– TcE / TI ou pares / TCT / Fórum / SL 13 -

discussão da grelha; recolha de ferramentas; preenchimento da grelha;

reflexão final orientada por dois tópicos; interação através das reflexões dos colegas.

AVA –III– TcE / TI ou pares / TI / Fórum / SL - 35 -

análise de práticas; selecão de prática; preenchimento da grelha; organização da apresentação; apresentação da prática. ; reflexão enquanto ‘critical friend’.

AVA –IV– TcE / TCE / 43 - pesquisa; proposta de

trabalho inicial; relatório intermédio; aperfeiçoamento e finalização do AVA; relatório final.

Distribuição do tempo por atividades: 8/ 8 /13 /35/43 dias

Submissão das Respostas (Moodle) 2

Fórum (Moodle) 12 Second Life 3 Wiki 3 Ferramentas pesquisadas no SL X TOTAL 22 RECURSOS N

Roteiros / Guias / Instruções 4

Inquérito 1

Textos 3

Recursos pesquisados no SL X

TOTAL 8

102

C-R

EFLEXÃO E

D

EMONSTRAÇÃO

Nesta u.c, não foi apresentado Contrato de Aprendizagem, tendo sido proposto atividade a atividade em função do desempenho individual anterior . Assim, o trabalho foi sendo avaliado, após a atividade diagnóstica, através de comentários no fim de cada atividade, partilhado pela professora mas perfazendo 40% da nota total. Apenas na Atividade IV, foram disponibilizados no desenho da proposta os critérios de avaliação, com um peso de 60%. Essa situação pode ser verificada no Quadro 15.

C–REFLEXÃO E