• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

2.2 ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA

Uma vez destacados o nosso objeto de estudo, os sujeitos e o contexto de pesquisa é válido descrevermos os caminhos que foram percorridos para a elaboração da nossa sequência didática de atividades investigativas com ênfase na questão sociocientífica local de instalação de uma usina de dessalinização para a produção de água potável na cidade de Macau/RN.

Em primeiro lugar, acreditamos que a utilização de estratégias metodológicas para o planejamento e desenvolvimento de atividades pode contribuir para potencializar a aprendizagem dos alunos. Com base nesse entendimento e almejando o desencadeamento da alfabetização científica nas aulas de Biologia, optamos por desenvolver uma sequência didática a partir da metodologia do ensino por investigação, nos baseando no modelo para elaboração de atividades investigativas BSCS 5E (Bybee, et al. 2006), conforme já explanado anteriormente nesse trabalho.

Partindo desse contexto, o segundo passo para a produção da nossa sequência didática investigativa foi a definição da problemática sociocientífica que seria o fio condutor das nossas atividades. Diante dos objetivos da pesquisa, da revisão da literatura pertinente e da análise dos documentos oficiais da educação, decidimos trabalhar com questões sociocientíficas locais, considerando o entendimento de que o processo de ensino-aprendizagem se torna efetivo quando o conteúdo abordado pelo professor possui significado para a vida do aluno.

Nessa perspectiva fomos impulsionadas a analisar uma problemática sociocientífica que fizesse parte da realidade dos alunos dentro do contexto de

Macau/RN. Como já citamos anteriormente, a cidade vem passando por uma crise hídrica e juntamente com outros munícipios vizinhos, já chegou a passar por rodízios de abastecimento de água. Além disso, em muitas ocasiões, a água que chega às torneiras dos macauenses é de péssima qualidade, salgada, apresentando cor escura e forte odor.

A falta de água na cidade tem levado a população a recorrer ao abastecimento através dos carros pipas e de perfuração de poços nas residências, sem que se realize previamente uma análise da qualidade. As medidas imediatas encontradas pelos cidadãos para suprir essa escassez vem se tornando uma questão preocupante, uma vez que não se conhece os efeitos, principalmente para a saúde, que podem emergir a longo prazo em decorrência da utilização dessas águas.

Durante as nossas pesquisas encontramos uma matéria publicada no blog “Mossoró Hoje” em que o gestor da cidade, abordando sobre a problemática da água, relatava que uma das medidas encontradas pelo governo para a resolução da crise hídrica em Macau/RN seria a implantação de uma usina de dessalinização da água do mar para a produção de água potável.

Levando em consideração que dentre as inúmeras habilidades que um indivíduo alfabetizado cientificamente deve possuir está a capacidade de avaliar responsavelmente o impacto das produções tecnológicas, suas relações com o ambiente e o seu papel na sociedade, bem como a competência de posicionamento e tomada de decisão sobre questões que afetem as suas vidas (BRASIL, 2000), evidenciamos a importância de trabalhar a problemática da água em Macau/RN a partir da perspectiva da proposta de implantação da usina de dessalinização da água do mar para a produção de água potável na cidade, enquanto desencadeamento da alfabetização científica.

Definida a problemática a ser trabalhada demos início ao planejamento da nossa sequência didática. Para a sua elaboração, levamos em consideração os aspectos citados por Carvalho (2013) como essenciais a se pensar na hora da construção de atividades investigativas. Sumariamente, definimos os objetivos que pretendíamos alcançar com a sequência didática desenvolvendo todas as atividades em função dos mesmos.

Com base nesse contexto dividimos a sequência didática em quatro módulos (tabelas 1, 2, 3, 4), que compreendem atividades estruturadas com base nos processos de engajamento, exploração, explicação, elaboração e avaliação (BYBEE, et al. 2006). Pensamos no enfoque com relação ao conteúdo, no tempo que seria estipulado para cada atividade, nos instrumentos e recursos que seriam utilizados, na dinâmica grupal e no

papel do professor e dos alunos durante o desenvolvimento da sequência didática investigativa que serão descritos mais detalhadamente no próximo item.

Tabela 01: Primeiro módulo da sequência didática investigativa.

Fonte: Elaboração própria.

Tabela 02: Segundo módulo da sequência didática investigativa.

Fonte: Elaboração própria.

MÓDULO 01 – A PROBLEMÁTICA DA ÁGUA NA CIDADE DE MACAU/RN

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Buscar que o aluno exponha o seu conhecimento prévio acerca do tema que será trabalhado;

 Os alunos devem discutir as diferentes ideias com relação à problemática da água na sua cidade.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

 Aplicação de um questionário sobre a questão da água na cidade de Macau/RN;  Apresentação da questão

problema a partir de uma notícia local;

 Tempestade de ideias.

CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DENTRO DOS 5E

 Engajamento;

 Engajamento;

 Engajamento.

MÓDULO 02 – E A QUALIDADE DA ÁGUA?

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Compreender o contexto histórico que envolve o assunto abordado;  Possuir a capacidade de formular e

debater um ponto de vista pessoal;  Conhecer as leis e os decretos que

regem a potabilidade e a qualidade da água no nosso país;

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

 Texto “A água e a Evolução Humana”;  Debate sobre a qualidade

da água;

 Análise dos documentos que regem os padrões de potabilidade e qualidade da água;

 Produção textual sobre a qualidade da água na cidade de Macau/RN. CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DENTRO DOS 5E  Exploração;  Exploração;  Exploração;  Explicação.

Tabela 03: Terceiro módulo da sequência didática investigativa.

Fonte: Elaboração própria.

Tabela 04: Quarto módulo da sequência didática investigativa.

Fonte: Elaboração própria.

MÓDULO 03 – A ESCASSEZ DA ÁGUA NA CIDADE DE MACAU/RN

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Conhecer a tecnologia de uma usina de dessalinização da água do mar e compreender a sua relação com o conhecimento científico, o ambiente e a sociedade;

 Reconhecer o assunto abordado em diferentes tipos de textos e identificar as principais ideias que estão sendo discutidas;

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

 Exposição de notícias sobre a escassez da água na cidade de Macau/RN e a pretensão da instalação de uma usina de dessalinização da água do mar na cidade;

 Levantando hipóteses sobre a problemática;

 Leitura colaborativa;

 Apresentação dos registros de grupo;  Apresentação de vídeos sobre o

funcionamento de uma usina de dessalinização e audiência pública;  Trabalho de pesquisa, orientações e

encaminhamentos para a aula do simulado da audiência pública.

CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DENTRO DOS 5E  Exploração;  Exploração;  Exploração;  Explicação;  Exploração;  Exploração.

MÓDULO 04 – SIMULANDO UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Desenvolver a capacidade de argumentar e comunicar os saberes adquiridos;

 Apresentar pensamento crítico e exercer uma tomada de decisão consciente diante de uma questão sociocientífica;

 Avaliar a tecnologia de uma usina de dessalinização, os pontos positivos e negativos da sua implantação, sua relação com o ambiente e o seu papel social;

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

 Simulado de audiência pública;  Questionário avaliativo da sequência

didática. CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DENTRO DOS 5E  Elaboração;  Avaliação.