• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.2 ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS E APLICAÇÃO DA PESQUISA

A realização desta pesquisa teve dois momentos: a primeira fase que chamamos de etapa preliminar; e a segunda fase, a pesquisa propriamente dita.

Um dos grandes problemas na pesquisa sobre leitura é a dificuldade de acesso aos processos mentais que caracterizam a compreensão do texto (AMORIM e CASTRO, 2008). Para minimizar este tipo de dificuldade, fomos buscar resposta na técnica do procedimento cloze91 de Wilson Taylor (1953). De acordo com Santos (2004, p. 216), o procedimento cloze tem se destacado pela sua utilidade, tanto para o diagnóstico como para o desenvolvimento da compreensão em leitura, além de unir aspectos de praticidade e economia de tempo e recursos92.

Os fundamentos do procedimento cloze estão na teorias da Gelstalt e da Informação. A teoria da Gelstalt aponta para a tendência de completar um padrão familiar que esteja parcialmente incompleto. Na leitura, o leitor, ao perceber uma estrutura linguística incompleta, tende a completá-la com o elemento semântico e sintaticamente adequado. A teoria da Informação trata da redundância existente no sistema de língua, isto é, quanto mais redundante for um elemento, mais previsível

91

Söhngen (2002), atribui a Oller (1979) a associação da palavra close para expressar o mesmo que

cloze, representando a intenção de fechamento proposta pelos psicólogos e linguísticos nas teorias

da Gelstalt da Informação. 92

O comprimento de um texto para a utilização da técnica do “cloze” é um fator que deve ser considerado. Se o apagamento for realizado a cada enésima palavra, com espaços e intervalos aproximadamente iguais, no texto todo, deve-se contar o número de palavras no texto e dividi-las por 50 para chegar a uma frequência de apagamento. Por exemplo: 350 palavras de um texto dividido por 50 produzirão uma frequência de apagamento a cada 7ª palavra. Um texto de 400 palavras dará uma frequência de apagamento a cada 8ª palavra. Geralmente, é eliminada cada quinta palavra do texto, excluindo o primeiro e o último período. A lacuna deve ter um espaço vazio de extensão padronizada – 15 (quinze) espaços datilografados para não influenciar o leitor quanto ao comprimento da palavra deletada (SÖHNGEN, op. cit.).

ele será. A leitura é considerada uma atividade na qual os leitores predizem e antecipam, formulando hipóteses e confirmando-as ou não, à medida que leem. O cloze é visto como um procedimento que reforça e enfatiza o papel da predição da leitura, não se limitando exclusivamente a lacunar um texto. (SÖHNEGEN, 2002; SANTOS, 2004; AMORIM e CASTRO, 2008). Como resultado, o leitor deve empregar estratégias de leitura para inferir, verificar e garantir que a palavra inferida é, de fato, adequada no contexto.

Söhnegen (1998) comparou os escores de compreensão leitora com os escores obtidos no procedimento cloze e concluiu que existia uma relação significativa em ambos. A autora validou o cloze como indicador de conhecimento prévio por uma correlação positiva de 0,79%, entre os escores obtidos através dos dois instrumentos. Segundo a autora, Bormuth (1968) também encontrou correlações de 90 a 96% entre os resultados obtidos no teste cloze e em testes de compreensão.

É importante destacar que o texto-cloze da primeira fase (Apêndice B) é de nível elementar/introdutório93 survival english, retirado do livro Steps to Understanding- Introductory (HILL, 1980). Para a sua aplicação, houve a supressão de alguns vocábulos, deixando intactos o primeiro e o último parágrafos. A seleção da retirada de palavras para o preenchimento das lacunas se deu na parte central do texto. Tal parte foi organizada por vinte lacunas (20) com apagamento na quinta (5ª) palavra. Cada lacuna poderia ser preenchida com apenas uma palavra em língua portuguesa ou língua inglesa, as quais receberam o escore de 0,5 pontos em cada acerto. O escore máximo de cada sujeito foi de dez (10,0) pontos.

Segundo Bormuth (1967), as palavras deletadas no teste cloze devem visar a um objetivo específico, do contrário, o teste poderia ser classificado como um teste comum de completar. Nesse contexto, Söhngen (2002) salienta que para a elaboração dos testes cloze, existem dois procedimentos de apagamento quando se trata de procedimento cloze: o Método de Apagamento Randômico (Método da Razão Fixa) e o Método de Apagamento Racional (Método da Razão Variável). O primeiro método prevê o apagamento a cada 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª ou 10ª; o segundo, o apagamento se dá

93

A coleção Steps to Understanding se divide em: Introductory, Elementary, Intermmediate e

nas palavras de conteúdo (nomes, verbos, adjetivos, advérbios) ou palavras funcionais (preposições, conjunções, artigos).

Após completarem o texto da primeira etapa, sugerimos aos leitores o fornecimento de um título, já que todas as histórias do livro não apresentam título originariamente. A indicação do título não teve critério avaliativo, mas para que pudessem testar a sua própria compreensão, estando conscientes e revisando as estratégias que estavam sendo usadas.

A partir da aplicação e computação dos dados das respostas, os sujeitos foram selecionados para a segunda etapa de acordo com o grau final. Nas palavras de Bormuth (1967, p. 189)94, a utilidade do cloze test é limitada pelo fato de que não temos uma estrutura de referência pela qual nós podemos colocar um valor de julgamento nos escores do cloze test. Diante dessa concepção, pensamos em desconsiderar os sujeitos que obtiveram grau final abaixo de 3,9. Foram, então, indicados para fazer parte da segunda etapa aqueles que obtiveram graus de 4,0 até 10,0. Aceito o convite e determinado o número de alunos para fazer parte do estudo propriamente dito, dispomos o resultado do grau obtido no teste preliminar em ordem crescente, nas tabelas (1 e 2) dos itens 3.4.1 e 3.4.2.

Além do texto-cloze, foi aplicado o questionário-sondagem (Apêndice B), cujas informações relevantes foram tabuladas e analisadas, o que já comentamos anteriormente. A construção do questionário de sondagem teve como objetivo coletar dados para conhecer melhor os dois grupos. Por isso, o questionário-sondagem apresentou dados relacionados à vida pessoal (sexo, idade, gosto e utilização da língua inglesa fora do contexto escolar, autoavaliação da proficiência em língua inglesa); vida acadêmica (tempo de estudo em inglês na escola regular, em cursos livres); experiência profissional (atuação na área de formação escolar, considerando a experiência e o tempo de atuação no mercado de trabalho).

Como já dissemos, nesta primeira fase - fase preliminar, a aplicação desses dois instrumentos (Apêndices A e B) foi para cento e noventa e nove (199) alunos.

94

Do original “The usefulness of cloze tests is limited by the fact that we have no frame of reference by which we can place a value judgement on a cloze test score.”