• Nenhum resultado encontrado

NÃO SIM SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM NÃO SIM SIM NÃO NÃO SIM NÃO SIM

APÊNDICE D - FORMULÁRIO DE ANAMNESE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Data: _____/_____/_______ IDENTIFICAÇÃO: Nome: _______________________________________________________________ Idade: __________anos (1) 10-14 anos (2) 15-19 anos Data de nascimento: ______/______/________ Estado Civil: (1) solteira (2) casada (3) divorciada, desquitada ou separada judicialmente (4) viúva

Escolaridade: (1) ensino fundamental: 1 a 9 anos de estudo (2) ensino médio: 10 a 12 anos de estudo (3) ensino superior: a partir de 13 anos de estudo

Ocupação: (1) sim (2) não

Endereço: _____________________________________________________________ Cidade/UF: _______________________ Telefone:____________________________

DADOS OBSTÉTRICOS:

Pré-natal: (1) Sim (2) Não Número de consultas: (1) Menos de 6 consultas (2) 6 ou mais consultas

Idade ginecológica: (1) ≤ 2 anos (2) > 2 anos

Idade gestacional ao nascer:___________ Tempo do segundo estágio do trabalho de parto: (1) < 60 minutos (2) > 60 minutos Tipo de parto vaginal: (1) Parto vaginal

não instrumental (2) Parto vaginal instrumental

Posição do parto: (1) Posição de litotomia (2) Posição vertical

Episiotomia: (1) Sim (2) Não Sexo do recém-nascido: (1) feminino (2) masculino

Peso do recém-nascido: ________gramas DADOS CLÍNICOS:

Incontinência Urinária pós-parto:

Você vem perdendo urina após o parto? (1) Sim (2) Não

Tipo de Incontinência Urinária: (1) incontinência urinária de esforço, quando associada a esforço físico, espirro ou tosse, (2) incontinência urinária de urgência, quando associada à urgência miccional, (3) incontinência urinária mista, quando associada à urgência miccional e esforço físico, espirro ou tosse e (4) outros tipos de incontinência urinária

Que tipo de proteção você costuma utilizar? (1) sim (2) não Sintomas urinários:

Urgência urinária: (1) Sim (2) Não

Noctúria: (1) Sim ________ vezes (2) Não

Codificação dos sintomas urinários: * Denominações:

Frequência urinária: número de micções espontâneas maior ou igual a 8, enquanto a voluntária está acordada.

Urgência urinária: vontade forte de urinar, que é muito difícil de controlar.

Noctúria: necessidade de despertar uma ou mais vezes para urinar enquanto a voluntária está dormindo.

Incontinência anal:

Você vem perdendo fezes/gases após o parto? (1) Sim (2) Não

Tipo de incontinência anal: (1) incontinência de flatos; (2) incontinência fecal líquida; (3) incontinência fecal sólidas; (4) incontinência fecal passiva; (5) incontinência fecal durante o coito

Constipação intestinal: (1) sim (2) não Codificação do sintoma fecal:

* Denominações:

Constipação intestinal: apresentar durante 12 semanas, consecutivas ou não, no transcurso de um ano, pelo menos 25% das evacuações com no mínimo 2 queixas relacionadas com: frequência < 3 x/semana; esforço para evacuar; fezes endurecidas ou ressecadas; sensação de obstrução anorretal; sensação de evacuação incompleta; manobras digitais para facilitar a evacuação.

Você costuma usar proteção? (1) sim (2) não Prolapso de órgão pélvico:

Tipo de Prolapso: (1) compartimento anterior (2) compartimento posterior (3) compartimento central

Disfunção sexual:

Você é ativa sexualmente no momento? ( ) Sim ( ) Não Há quanto tempo é ativa sexualmente? ___________________ Sintomas de Disfunção Sexual:

Dispareunia: (1) Sim (2) Não Frouxidão Vaginal: (1) Sim (2) Não Codificação dos sintomas de disfunção sexual: * Denominações:

Dispareunia: queixa de dor ou desconforto persistente ou recorrente associado à tentativa de penetração ou à penetração vaginal completa.

APÊNDICE E - FICHA DE AVALIAÇÃO DO ASSOALHO PÉLVICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Data: _____/_____/_______

INSPEÇÃO:

Trofismo vulvar: (1) Normotrófica (2) Hipotrófica (3) Hipertrófica

Abertura vulvovaginal: (1) totalmente fechada; (2) abertura discreta (3) abertura acentuada

Contração voluntária dos músculos do assoalho pélvico: (1) presente (2) ausente Uso de músculos acessórios: (1) sim (2) não

PALPAÇÃO:

Tônus do corpo perineal: (1) normal (2) hipertônico (3) hipotônico

Tônus do esfíncter anal externo: (1) normal (2) hipertônico (3) hipotônico PERFECT: / / / /

Codificação do Esquema PERFECT: * Denominações:

P: Power (Força muscular) - Avalia a presença e intensidade da contração voluntária do assoalho pélvico, graduando-a de 0 a 5, conforme o sistema de Oxford: 0 - ausência de resposta muscular; 1 - esboço de contração muscular não sustentada; 2 - contração de pouca intensidade, mas que se sustenta; 3 - contração moderada; 4 - contração satisfatória; 5 - contração forte.

E: Endurance (Resistência) – É uma função do tempo (em segundos) em que a contração voluntária é mantida e sustentada (o ideal é mais de 10 segundos) e seria o resultado da ação de fibras musculares lentas.

R: Repetition (Número de contrações sustentadas) - É o número de contrações com duração mínima de 5 segundos que a paciente consegue realizar após um período de repouso de 4 segundos entre as mesmas sem comprometer a intensidade.

F: (Número de contrações rápidas) – Medida da contratilidade das fibras musculares rápidas determinadas após dois minutos de repouso. Anota-se o número de

contrações rápidas de um segundo (até 10 vezes).

ECT (Every Contractions Timed) – É a medida do examinador para monitorar o progresso por meio da cronometragem das contrações. Permite demonstrar de maneira prática esse progresso.

Coordenação – É importante manter a habilidade de relaxar de maneira rápida e completa. Um relaxamento parcial ou muito lento significa uma coordenação insatisfatória e um relaxamento total e rápido significa uma coordenação satisfatória: esse teste completa o exame vaginal.

APÊNDICE F - TERMO DE ASSENTIMENTO

TERMO DE ASSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Convidamos você ______________________________, após autorização dos seus pais [ou dos responsáveis legais] para participar como voluntário (a) da pesquisa:

―FUNCIONALIDADE E DISFUNÇÕES DO ASSOALHO PÉLVICO EM

ADOLESCENTES PRIMÍPARAS APÓS O PARTO VAGINAL‖. Esta pesquisa é da responsabilidade da pesquisadora Dominique Babini Albuquerque Cavalcanti, com endereço Rua do Futuro, 800, apt 203, Aflitos, Recife-PE e CEP – 52050005, telefone 996927542 e e- mail dbabini.fisioterapeuta@gmail.com e sob a orientação de Andrea Lemos Bezerra de Oliveira, Telefone: 992325707, e-mail andrealemos4@gmail.com.

Caso este Termo de Assentimento contenha informação que não lhe seja compreensível, as dúvidas podem ser tiradas com a pessoa que está lhe entrevistando e apenas ao final, quando todos os esclarecimentos forem dados e concorde com a realização do estudo pedimos que rubrique as folhas e assine ao final deste documento, que está em duas vias, uma via lhe será entregue para que seus pais ou responsável possam guardá-la e a outra ficará com o pesquisador responsável.

Você será esclarecida sobre qualquer dúvida e estará livre para decidir participar ou recusar-se. Caso não aceite participar, não haverá nenhum problema, desistir é um direito seu. Para participar deste estudo, o responsável por você deverá autorizar e assinar um Termo de Consentimento, podendo retirar esse consentimento ou interromper a sua participação a qualquer momento, sem nenhum prejuízo.