• Nenhum resultado encontrado

Elementos de Extração e Retorno

No documento Curso de Projeto de Moldes para Plásticos (páginas 69-75)

Os elementos de extração são responsáveis em expulsar o produto final dos machos, após a refrigeração e a abertura da máquina. São utilizados de acordo com a

necessidade do produto, forma, tamanho, material e produção. Sempre que possível usar o sistema de extração automático.

Extratores

Como conseqüência da contração durante a injeção, as peças injetadas se contraem sobre os machos do molde. Para sua desmoldagem, diferentes tipos de extratores são aplicados:

O tipo de extrator depende da forma da peça a ser injetada. O esforço sobre a superfície da peça injetada deve ser o menor possível para evitar deformações e

marcas na peça. A fim de facilitar a extração da peça deve-se prover suas paredes com um leve ângulo de saída.

Normalmente os machos, e também os dispositivos de extração, estão situados na placa móvel da máquina de injeção. Em alguns casos especiais, pode ser conveniente situar os machos na placa fixa da máquina. O posicionamento dos extratores não deve, sob nenhuma circunstância, interferir no resfriamento.

Todos elementos de extração possuem características de construção que são fundamentais para seu bom desempenho.

Após a confecção em H-13 ou semelhantes, será retificado e receberá um tratamento termoquímico, cementação ou nitretação criando uma camada superficial endurecida seu núcleo fica com a dureza menor a fim de manter a tenacidade do aço.

Esta camada superficial com dureza elevada é necessária devido ao atrito constante com as partes do molde no momento da extração e seu núcleo tenaz para manter a flexibilidade do elemento para não se quebrar ou deformar com eventuais desencontros possíveis durante o funcionamento do molde. As folgas entre os pinos e as partes do molde devem ser em torno de 0,5 mm a 0,6 mm no diâmetro e ajuste H7g6 na altura de 1,5 a dois vezes o diâmetro do pino na região de deslizamento na área do produto. Na superfície das cavidades os extratores não devem possuir folgas, pois poderia ocasionar rebarbas no produto.

Desnível em relação à superfície das cavidades gera um alto ou um baixo relevo no produto podendo enfraquecer ou causar chupagens no produto.

Recomenda-se utilizar elementos de extração padronizados, que podemos adquirir de fabricantes especializados, em vários diâmetros e comprimentos, com melhor qualidade e rapidez.

A área de extração deve ser a máxima possível, ou seja, o maior número de pinos e maior diâmetro possível dispostos de forma que a peça ao ser extraída mova-se equilibrada e a força de extração se distribua uniformemente ao longo da área do

produto, evitando assim uma inconstância na posição do produto em relação à linha de abertura do molde, podendo gerar defeitos no produto.

Devemos manter uma ótima perpendicularidade dos pinos em relação às placas extratoras e as demais partes para não se desgastar, quebrar ou travar os pinos no momento da extração, para isto podemos usar os pinos com cabeça forjada e retificada. As lâminas extratoras são usadas em peças de paredes delgadas e nervuras profundas região onde não é possível ou inviável a colocação de pinos redondos.

As buchas extratoras são elementos de extração que empregamos para ejetar peças de forma tubular, onde a mesma envolve o macho central que molda o diâmetro interno do produto. Obrigando assim a fixação do postiço na placa base inferior.

Peças com pequenas reentrâncias podem ser desmoldadas através de uma extração forçada desde que projetadas corretamente.

Os extratores servem não só para a desmoldagem, mas também para a retirada dos gases da cavidade.

Tipos de extratores: lâminas extratoras

São utilizadas neste tipo de extração, lâminas finas feitas geralmente de aço

cromo-níquel, cementadas, temperadas e retificadas, rigorosamente planas para um perfeito funcionamento.

É freqüentemente usada para extrair produtos com nervuras finas e profundas, que por outro meio seriam de difícil extração.

O extrator de lâmina deve se limitar à espessura da nervura, pois o mesmo, ao se mover para extrair o produto, não deve tocar nas partes laterais da cavidade onde este é moldado.

As lâminas também podem ser empregadas quando o uso de pinos redondos é

impraticável, isto é, quando o diâmetro é muito pequeno, para dar uma área maior de contato ao extrair o produto, usa-se o extrator de lâmina.

• buchas extratoras

São elementos de extração que empregamos para ejetar peças de forma tubular, onde a mesma envolve o macho central que molda o diâmetro interno do produto. Obrigando assim a fixação do postiço na placa base inferior. É a técnica que consiste na extração do produto por uma bucha cilíndrica cementada , temperada e retificada; montada na placa porta extratora.

A extração com bucha escalonada é utilizada quando as paredes do produto são muito finas, originando buchas frágeis (longas com paredes de pouca espessura).

• placas de extração

Podem substituir as buchas extratoras dependendo do tipo de molde, da quantidade de cavidades ou do produto em questão.

Consiste na colocação de uma placa ajustada, que envolve a base do macho. Durante a extração, esta placa é deslocada a frente pelo acionamento do conjunto extrator,

realizando a liberação do produto.

Deve ser empregada onde à área de extração é uma aresta viva, tal como a parede fina de uma caixa ou um recipiente. Para tais condições, um extrator do tipo lâmina ou pino, teria área de atuação insuficiente, e a pressão exercida nesta pequena área poderia danificá-la, inutilizando o produto.

Neste tipo de extração é essencial que a placa tenha guias adequadas durante a operação. Os pinos e as buchas guias são cementados, temperados e retificados. Entre a placa extratora e o macho deve haver uma folga mínima de 0,25 mm, com um ângulo mínimo de 5º, para evitar o atrito entre a placa e o macho.

A extração por placa oferece uma retirada uniforme e segura do produto, mas constitui um método de alto custo com relação a sua usinagem e colocação no molde.

• pinos redondos

São os mais utilizados devido à versatilidade da usinagem e da própria furação no ferramental por ser feito com broca e ajustado com alargador. E notório que podemos utilizar mais de um tipo de elemento extrator no mesmo projeto.

Esses pinos podem ser de aço cromo-níquel ou aço prata, usinadas, endurecidas e retificadas.

A distribuição e a quantidade de pinos, deve ser cuidadosamente estudada, a fim de garantir a extração efetiva do produto sem provocar deformações localizadas.

Após a extração, a placa extratora e os pinos extratores voltam a sua posição original, impulsionado pelos pinos de retorno, que são acionados no fechamento do molde. O sistema de extração pode ainda ser recuado, através de molas ou retorno mecânico.

Figura: Pino tipo A e tipo C

Métodos de fixação dos pinos ao sistema de extração:

• Cabeça plana

• Grampo de mola

• Cabeça remanchada

O método de fixação de pinos mais vantajoso é o de cabeça plana, que dá maior firmeza e segurança.

• extração a ar comprimido

Representa uma alternativa eficiente e econômica para o problema da extração. O extrator é mantido retraído sob ação da mola, sendo acionado por ar comprimido.

Consiste na introdução de ar comprimido entre a face do molde e o produto moldado. É um método eficiente de extração para uma moldagem adequada, geralmente do tipo de caixa ou recipiente.

O ar é introduzido no ponto mais afastado em relação à linha de fechamento, de tal forma que separe definitivamente a moldagem da face do molde, antes que possa haver o escape do ar. Além de fazer uma extração positiva, a introdução do ar comprimido elimina o vácuo produzido, quando a moldagem do tipo balde é retirada da ferramenta macho.

O detalhe da extração típica a ar, consiste invariavelmente em um pino do tipo válvula, que é operado pela introdução de ar comprimido por trás de sua cabeça. O retorno é feito geralmente, através de uma mola de compressão.

O ar é controlado pelo operador da injetora, através de uma válvula operada

externamente, que pode também ser ligada para operar automaticamente. A fim de eliminar arestas vivas, deixa-se um corpo paralelo de 0,5 mm na válvula e na sede.

Extração pelo lado fixo

Normalmente utilizada em moldagens com grandes áreas, onde a marca provocada pelo sistema de alimentação, não possa aparecer do lado visível do produto. Isto ocorre, quando as peças a serem injetadas são relativamente grandes, e o deslocamento do ponto de injeção para a periferia da mesma, provocaria dificuldade de preenchimento da cavidade e desbalanceamento do molde.

Extração por tirantes

Pode ser utilizada, quando existe a necessidade de movimento de uma placa do lado fixo do molde. Seu uso ocorre principalmente em moldes de três placas, para realizar a abertura da placa central ou flutuante. Um lado do tirante é fixado a placa flutuante e o outro, ao conjunto móvel da máquina. Na abertura do molde, a placa flutuante é

deslocada, permitindo a extração dos canais de alimentação.

As correntes e os tirantes colocados nos moldes devem ter boa resistência. Empregam- se materiais para suportar cargas de até 2.000 Kg. As correntes velhas e novas não devem ser usadas simultaneamente devido à diferença de resistência, que provoca o desbalanceamento dos extratores.

No documento Curso de Projeto de Moldes para Plásticos (páginas 69-75)

Documentos relacionados