• Nenhum resultado encontrado

Elementos Produzidos Pelo Meio do Sujeito

CAPÍTULO 4 Análise e Discussão dos Resultados

4.2 Elementos Produzidos Pelo Meio do Sujeito

4.2 4.2

4.2 Elementos produzidos pelo meio do sujeito

No que se refere aos elementos produzidos pelo meio, segundo ângulo do enfoque de Triviños (1987) na técnica de triangulação para coleta de dados, os resultados destacados são os elementos da parte da Escola, da Faculdade de Educação da UnB, da UnBTV e da Administração da UnB:

a) Da parte da Escola, campo da pesquisa, foi feita a inclusão do Projeto: “Crianças de Dois Anos no Ciberespaço” na Educação Infantil e dele, como categoria no menu do site da escola, conforme as figuras a seguir:

Figura 1

Página do Projeto com diagrama e vídeos desta pesquisa no Site do Colégio Santa Dorotéia de Brasília

Figura 2

Página das Categorias da Educação Infantil no Site do Colégio24

24

TABELA 3

TABELA DAS CATEGORIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SITE DA ESCOLA

CATEGORIAS E ESPECIFICIDADES Categoria Publicado em Cliques % Dias em publicação (até 04/02/2009) Média de cliques por dia

Projeto: Crianças de 2 anos no

ciberespaço 15/6/2007 4088 30,702 630 6,489

Educação infantil –

Apresentação 26/12/2005 4041 30,349 1135 3,56

Diretrizes 26/12/2005 1130 8,487 1135 0,996

Objetivos gerais 26/12/2005 4056 30,462 1135 3,574

OBS: Site acessado no dia 04/02/2009

Gráfico 9

GRÁFICO DA PORCENTAGEM DE CLIQUES POR CATEGORIA NO PERÍODO

31%

30%

9%

30%

Porcentagem de cliques

Projeto: crianças de 2

anos no ciberespaço

Educação infantil -

Apresentação

Diretrizes

Objetivos gerais

Os resultados da coleta de dados apontaram a diferença no número de acesso às categorias do Site. Verificou-se a quantidade de vezes que o Projeto “Crianças de 2 Anos no Ciberespaço” foi acessado no site da Escola onde foi realizada a pesquisa, bem como os acessos e as datas de publicação das outras categorias. Este resultado está demonstrado no Gráfico 9.

Gráfico 10

GRÁFICO DA MÉDIA DE CLIQUES – CATEGORIA POR DIA

0 1 2 3 4 5 6 7 6,489 3,56 0,996 3,574

Média de cliques por dia

Projeto: crianças de 2 anos no ciberespaço Educação infantil - Apresentação Diretrizes Objetivos gerais

Estes resultados demonstram que o Projeto “Criança de 2 Anos no Ciberespaço” foi acessado mais vezes que todas as outras categorias de informação contidas na janela da Educação Infantil no site da Escola e, também, que a data de sua postagem foi posterior as dos demais. Na Tabela 3 é apresentada a porcentagem de cliques para essas informações, desde que foram publicadas, sendo demonstradas no Gráfico 9. Ao retomar a Tabela 3, pode-se observar ainda a média de cliques por dia. No Gráfico 10 está demonstra a média dos cliques por dia, indicando que o Projeto “Criança de 2 Anos no Ciberespaço” foi significativamente mais acessado por dia no período analisado.

b) Da parte da Faculdade de Educação da UnB, no que se refere aos elementos produzidos pelo meio do sujeito, os resultados foram os seguintes: primeiro, a divulgação do encontro virtual das crianças de dois anos com os seus professores e a pesquisadora no ciberespaço à Lista de Contatos da FE; segundo, a participação de três Professores

especialistas no Vídeo Documento (VT - Documento)25 do encontro virtual, os quais fizeram a apreciação crítica desse encontro virtual que iniciou crianças de dois anos no ciberespaço, em atividade educativa, considerada como pioneiro no Brasil. O terceiro resultado foi a utilização do VT - Documento, como material didático, em aulas presenciais do Curso de Pedagogia da FE e aos alunos do Curso a Distância de Formação de Professores, ministrado aos professores do Estado do Acre pela FE no ambiente aprender da UnB. Ainda no âmbito da FE, a pesquisadora construiu uma página desta experiência no site Incluir. UnB, Web colaborativa de responsabilidade acadêmica da Professora Maria Rosa Abreu de Magalhães, para divulgação e discussão da temática do projeto de pesquisa. Nessas quatro ações percebe-se o acolhimento acadêmico da FE na apreciação crítica da pesquisa pela sua originalidade e potencialidade para debates e estudos nas áreas de educação e comunicação educativa com o uso dos artefatos tecnológicos na educação infantil. Seguem as figuras para a leitura do interlocutor desta pesquisa.

Figura 3

Página do Site Yahoo - E-Mail da Secretaria da Direção Fe/UnB à Lista de Contatos: divulgação de atividade da Pesquisa desta Tese

Figura 4

Frame do Vídeo Documento Desta Pesquisa: Professor da FE/UnB de Arte, Cultura, Educação no Ciberespaço.

Figura 5

Frame do Vídeo Documento Desta Pesquisa: Professora da FE/UnB de Metodologias de Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação

Figura 6

Frame do Vídeo Documento da Pesquisa: Professora da FE/UnB de

Figura 7

Frame da Página da Web Colaborativa: Incluir UnB / Tópico: Crianças de Dois Anos No Ciberespaço

c) Da parte da UnBTV: produção e divulgação do Vídeo Documento (VT – Documento) sobre o Projeto “Crianças de Dois Anos no Ciberespaço”, contendo a apresentação do projeto pela pesquisadora, as falas de três professores especialistas da FE que fizeram a apreciação crítica do encontro virtual no ciberespaço, juntamente com o depoimento da professora de informática educativa da escola. O VT - Documento foi exibido durante quinze dias na programação normal da TV no ano de 2007. A UnBTV deu todo seu apoio à pesquisa, que considerou de relevância no ponto de imbricamento comunicação e educação, além de compartilhar com pioneirismo da ação, realizando a produção, a edição e divulgação do VT - Documento. Esse VT está anexado a esta tese para complementação da leitura de seus interlocutores.

Figura 8

Frame do Vídeo Documento da Pesquisa Crianças De Dois Anos

Figura 9

Frame do Vídeo Documento Desta Pesquisa: Pesquisadora

Figura 10

Frame do Vídeo Documento Desta Pesquisa: Professora de Informática Educativa das Classes da Educação Infantil do Colégio Santa Dorotéia de Brasília

D) Da parte da administração da UnB, representada pela sua agência de divulgação, a SECOM: primeiro, a chamada para matéria sobre a pesquisa no Portal da UnB; segundo, a publicação da entrevista da pesquisadora à SECOM no seu banco de pautas; terceiro, chamadas para essa entrevista na página do CEAD/UnB e, ainda, divulgação do tema no menu de notícias dessa mesma página. Pelas ações realizadas e aqui abordadas, a pesquisa recebeu toda cobertura da Secretaria de Comunicação da UnB, que reconheceu sua originalidade e importância no campo da educação, ao mesmo tempo soube divulgar a ideia, havendo efeito cascata, uma vez que outras agências de comunicação e divulgação de inovações e realizações acadêmicas de interesse comum à sociedade contemporânea repassaram a matéria, fizeram novas matérias e entrevistas com a pesquisadora por meio das mídias: falada, impressa, televisiva e mídias acopladas. A divulgação feita pelas outras agências consta do item 4.3 desta tese. A seguir apresentam-se as divulgações feitas pela própria SECOM/UnB.

Figura 11

Home Page do Portal da UnB com a chamada “Internet como alternativa para educação de Bebês” pauta sobre esta pesquisa

Figura 12

Página do Banco de Pautas do Site da UnB com a matéria da Entrevista da Pesquisadora à SECOMUnB: “Bebês no Ciberespaço”

Figura 13

Página Temas Educação a Distância do Site da UnB: Bebês em contato com a Internet, e em Notícias: Bebês no Ciberespaço

A análise e a interpretação dos resultados contidos no corpus da pesquisa, em relação aos processos e produtos centrados nos Sujeitos e em relação aos elementos produzidos pelo meio do Sujeito, seguindo a metodologia de Triviños (1987), indicam, preliminarmente, que:

- Os sujeitos da pesquisa interagiram entre si, com as professoras mediadoras, e entraram em interatividade com a pesquisadora no encontro virtual. As falas e as expressões não-verbais demonstraram que as crianças reconheceram a pesquisadora: “a vovó”, pessoa conhecida das crianças. As expressões de felicidade, curiosidade e atenção estiveram muito presentes nos sujeitos envolvidos na pesquisa, principalmente no encontro virtual, mas também nas aulas de informática no laboratório da escola.

- O método utilizado permitiu que os resultados fossem levantados atendendo às exigências do estudo de caso e às necessidades deste caso, em particular, permitindo, assim, a análise dos dados, segundo os critérios de triangulação de Triviños (1987), com base no aporte teórico aqui apresentado.

- Os resultados indicam que o uso dos recursos tecnológicos da informação e da comunicação depende das intenções e ações dos adultos na mediação do ato educativo para que seja realmente voltado para a evolução do homem histórico-crítico-social.

- Os fatores decorrentes da pesquisa na vida de cada um dos envolvidos dependem da sequência educativa a ser dada ao uso dos artefatos tecnológicos como meio e não como aparato tecnológico, que encarne o fetiche socioeconômico e cultural do capitalismo unipolar. Muitos estudos ainda poderão ser feitos a partir das dúvidas e das opiniões diferentes em relação à tese defendida e comprovada pelos dados neste estudo de caso. Os limites metodológicos e logísticos26 não foram suficientes para interromper a pesquisa, tampouco para tirar a motivação dos educadores protagonistas e partícipes desta pesquisa da tese: Crianças pequenas_ de dois anos_ no ciberespaço: interatividade possível?

4.3 Processos e produtos originados pela estrutura socioeconômica e