• Nenhum resultado encontrado

ENCOMENDA ATRAVÉS DO SEQUENCIAMENTO E DA GESTÃO VISUAL.

Disponível em:< http://www.producao.joinville.udesc.br/tgeps/tgeps/2010- 01/2010_1_tcc11.pdf > Acesso em: 25 abr. 2016

IMAI, M. Gemba-Kaizen: estratégias e técnicas do Kaizen no piso de fábrica. São Paulo: Instituto IMAM,1996.

MAXIMINIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da escola

cientifica na escola globalizada. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.

PEINALDO, Jurandir & GRAEML, Alexandre R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicep, 2007.

XII ERIC – (ISSN 1808-6004)

Diagnóstico e Análise da Área ou Função Financeira em uma empresa da cidade de Mandaguari – PR: estudo de caso da empresa

Delicata Enxovais Ltda.

Gustavo dos Santos Castilho(Fafiman)-gustavocastilho11@hotmail.com Taynan Wudson Domingos dos Santos(Fafiman)-taynan.td20@gmail.com Kátia Toffolo(Fafiman) k_toffolo@yahoo.com.br

INTRODUÇÃO

Devido à má gestão dos recursos financeiros, as empresas de pequeno porte encontram dificuldades em seu desenvolvimento e organização.

Segundo Brighan (2001, p. 36), “Não existe possibilidade de dominarmos a prática dos processos Administrativos Financeiros sem conhecermos profundamente a base teórica das Finanças. Esse fator que tem sido o causador da falta de sucesso das organizações”.

Atualmente o que acontece nas empresas de pequeno porte, é que os serviços da área Financeira são realizados por seus proprietários, sócios, ou membros da família, dificultando assim a gestão eficaz dos recursos financeiros.

A Função Financeira é necessária para que a empresa opere em larga escala. Esta pode ser atribuída à contabilidade ou a um departamento financeiro separado, fazendo-se necessário sua existência para fornecer técnicas e habilidades necessárias que possibilitem a empresa maximizar seus retornos, dada a amplitude de suas operações. (GITMAN, 1978, p.7).

“Para a Administração Financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado a longo prazo, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários, (Acionistas de sociedade por ações ou sócios de outros tipos de sociedades)”. (HOJI, 2000, p. 21).

A Administração Financeira é de extrema importância para as organizações pois, contribui com a organização, o aumento do resultado (lucro) e o gerenciamento dos recursos financeiros.

Como visto, grande parte das empresas de pequeno porte encontram dificuldades em sua Administração Financeira. Isso acontece pela falta de uma

estrutura organizada na empresa, falta de mão de obra especializada e competente ou até mesmo por falta de interesse dos sócios e proprietários.

Portanto, se faz necessário o estudo da Administração Financeira e Orçamentária que através de suas técnicas contribuirá com a sua organização, estruturação, a fim de melhor o desempenho da empresa auxiliando a obter a maximização do lucro.

O objetivo geral do estudo é diagnosticar e analisar a área ou função financeira de uma empresa da cidade de Mandaguari – PR.

Os objetivos específicos são:

a) Identificar a existência da Área ou Função Financeira na empresa, afim de compreender sua política de atuação.

b) Destacar os mecanismos utilizados para captação e colocação de recursos e investimentos.

c) Verificar os profissionais que atuam na gestão dos recursos financeiros, destacando seu perfil e atividades ou responsabilidades.

d) Apontar as necessidades de melhorias ou mudanças, apresentando propostas de melhorias.

e) Verificar a viabilidade financeira e orçamentária dos projetos apresentados.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A Administração Financeira e Orçamentária em sua função está presente em todos os setores da empresa. Os profissionais das áreas de responsabilidade da empresa são obrigados a se relacionarem com o setor financeiro e os procedimentos da administração financeira para a execução e o andamento de suas tarefas.

Essa área trata dos assuntos relacionados à área financeira da empresa, bem como o fluxo de caixa, transações financeiras, pagamentos e demais finanças da empresa. Uma empresa tem como objetivo principal gerar lucro, assim um bom planejamento financeiro pode fazer com esses objetivos sejam atingidos de forma satisfatória.

Planejamento Financeiro formaliza a maneira pela qual os objetivos podem ser alcançados. Em visão mais sintetizada, um plano financeiro significa

uma declaração do que a empresa deve realizar no futuro. (ROSS, 1998, p.82)

Existem três categorias que fazem parte da Administração Financeira, o operacional, os serviços financeiros e a gestão financeira.

As atividades operacionais existem de acordo com o setor e o ramo de atividade da empresa, visando proporcionar através de operações viáveis o retorno desejado pelos acionistas. As atividades operacionais refletem o que acontece na Demonstração do Resultado do Exercício, como por exemplo, compra de matéria- prima, produção, vendas, salários, dentre outros.

Os serviços financeiros ou de investimentos estão voltados as atividades executadas em decorrência das aplicações de recursos. As atividades de investimentos costumam ser classificadas no Balanço Patrimonial, na conta Investimentos. Essa área se aplica em instituições financeiras, investimentos, imóveis e seguros.

A gestão financeira trata das obrigações do administrador financeiro nas empresas, ou seja, as finanças corporativas. Operações financeiras e a obtenção e alocação de recursos, fazem parte dessa gestão. As atividades de financiamento refletem nas decisões tomadas diante das atividades operacionais e de investimentos.

A administração do caixa, ou gestão financeira é uma atividade de suma importância para a organização, uma vez que nesta área são contidas dados financeiros da organização. Um dos fatores responsáveis pelo fracasso nas organizações é a falta de habilidade financeira e gerencial de seus administradores. É fundamental que o administrador tenha um conhecimento profundo dos procedimentos financeiros, bem como acompanhar de perto as movimentações e as operações financeiras na rotina da empresa.

O fluxo de caixa permite a antecipação de medidas que admitam assegurar a disponibilidade dos recursos financeiros organizacionais. Compreende um resumo das despesas, investimentos, receitas, pagamentos entre outros.

A Demonstração do Fluxo de Caixa propicia a elaboração de um melhor planejamento financeiro, de forma que não ocorra excesso de Caixa, mas que se mantenha o montante necessário para fazer face ao compromissos imediatos. Também permite descobrir o momento de quando buscar

empréstimos para cobrir a insuficiência de fundos, bem como quando aplicar no mercado financeiro o excesso de recursos. (IUDÍCIBUS, MARION E FARIA, 2009, p 187).

Uma boa administração financeira do caixa e das finanças são fundamentais para a saúde da empresa podendo evitar o fracasso e o mal desempenho da organização.

Segundo Gitman (2001, p. 34):

“As Finanças podem ser definidas como a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. Virtualmente, todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem dinheiro. As Finanças lidam com o processo, as instituições, os mercados e os instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre indivíduos, negócios e governos.”

O poder e a relevância da função de administração financeira, pode variar conforme o tamanho da empresa. Nas pequenas empresas a função de finanças pode ser executada pelo proprietário ou pelos sócios, ou na maioria das vezes pelo departamento de contabilidade. Ao passo que a empresa cresce, a função financeira ocupa um departamento separado e ligado diretamente ao presidente da empresa, com a supervisão do diretor financeiro, já que as mudanças econômicas interferem diretamente nas decisões da administração financeira com o objetivo de manter e assegurar o bom desempenho da organização.

A tesouraria de grande importância para as empresas, pois é uma área responsável por grande parte das atividades financeiras. Atividades exercidas nesta área são: contas a pagar, cotas a receber, fluxo de caixa, captação e aplicação dos recursos financeiros e organização da tesouraria, na qual os profissionais devem possuir conhecimento necessário.

A controladoria assim como a tesouraria é uma área de extrema importância para a empresa pois, auxilia nas tomadas de decisões da entidade no seu processo de gestão. O Controller lida com a contabilidade de custos e financeira e demais atividades contábeis como contabilidade gerencial, assunto fiscais, pagamentos de impostos e contabilidade financeira. Este precisa demonstrar a capacidade de prever futuros problemas que poderão surgir e ter o máximo de informações possíveis para a tomada de decisões, visando a melhoria da gestão financeira.

Segundo Nakagawa (1993, p5), “Os modernos conceitos de Controladoria indicam que o Controller desempenha sua função de controle de maneira muito especial, isto é, ao organizar e reportar dados relevantes exerce uma força de influência que induz os gerentes a tomarem decisões lógicas e consistentes com a missão e objetivos da empresa”.

O Administrador Financeiro é responsável por gerir de melhor forma os recursos financeiros com o objetivo de otimizar o máximo possível o valor agregado dos produtos e serviços da empresa a fim de se ter uma posição competitiva mediante um mercado, garantindo o retorno possível a tudo o que foi investido, crescimento financeiro e satisfação aos investidores. É de extrema importância para a administração e o controle eficaz da empresa, pois a correta administração do capital, dos recursos e as decisões que conduzem ao sucesso, podem evitaro fracasso. Deste modo, o administrador financeiro pode assim atuar em diversas áreas como: Analista Financeiro, Gerente Financeiro, Caixa, etc.

“Todo administrador da área de finanças deve levar em conta, os objetivos dos acionistas e donos da empresa, para daí sim, alcançar seus próprios objetivos. Pois conduzindo bem o negócio, cuidando com eficácia da parte financeira. Consequentemente ocasionará o desenvolvimento e prosperidade da empresa, de seus proprietários, sócios, colaboradores internos e eternos.” (GITMAN, 1997, p 526).

O administrador quando faz o planejamento orçamentário, deve olhar para um todo na empresa, e não somente ficar restrito no setor financeiro, pois é justamente por isso que é feito o planejamento para visar sempre o desenvolvimento por meio dos melhores caminhos, dando uma boa condição financeira da empresa, além de evitar gastos sem necessidades e desperdícios de recursos financeiros.

O administrador financeiro analisa os índices de liquidez e rentabilidade, a rotação dos estoques e a capacidade de pagamento da empresa com base nas demonstrações contábeis como o balanço patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, com o objetivo de evitar possíveis riscos financeiros.

Portanto o Administrador Financeiro antes de fazer qualquer tipo de investimento de capital, ele avaliará se o custo inicial se está dentro de sua capacidade de pagamento e também determinar como financiá-lo. Estão da mesma

forma que os princípios financeiros ajudam em seu trabalho, eles também podem se uteis no gerenciamento de suas finanças pessoais. Certamente, aqueles administradores que entendem o processo de tomar decisões financeiras estarão capacitados a lidar com quentões financeiras e com consequência disto iram conseguir os recursos que necessitam para alcançar suas próprias metas.

3. METODOLOGIA

Segundo Bruyne (1977, p.29) metodologia é a lógica dos procedimentos científicos em sua gênese e em seu desenvolvimento, não se reduz portanto a uma metrologia ou tecnologia na medida dos fatos científicos.

A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas realizada através de métodos científicos. Para a elaboração deste trabalho, foi realizada a pesquisa bibliográfica e de campo na empresa Delicata Enxovais Ltda da cidade de Mandaguari – PR, com o auxílio de artigos e demais conteúdos de autores conceituados referentes a Administração Financeira e Orçamentária de modo a apresentar uma solução para auxiliar a administração financeira da empresa.

A pesquisa bibliográfica é o primeiro passo no início da investigação, que após a escolha do tema é preciso fazer a revisão bibliográfica do tema escolhido.

Para Carvalho (2004), uma boa definição do que seria pesquisa bibliográfica é a busca de uma problematização de um projeto de pesquisa a partir de referências publicadas, analisando e discutindo as contribuições culturais e científicas. Ela constitui uma excelente técnica para fornecer ao pesquisador a bagagem teórica de conhecimento, e o treinamento científico que habilitam a produção de trabalhos originais e pertinentes.

Já a pesquisa de campo consiste na observação dos fatos, coleta de dados e análise de interpretação desses dados com base na fundação teórica com o objetivo de explicar o problema pesquisado.

“O estudo de campo procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do que ocorre naquela realidade.” (GIL, 2008).

4. RESULTADOS DA PESQUISA

A Vandira Enxovais Ltda é uma empresa que possui 9 funcionários com 2 sócios proprietários localizada na cidade de Mandaguari – PR, trabalhando com a comercialização de enxovais, cama, mesa e banho.

É uma empresa familiar, que começou com um sonho entre mãe e filho, onde se uniram para que pudessem constituir uma empresa.

No entanto, esse sonho sempre foi adiado devido escassez à falta de recursos financeiros e as dificuldades, mas eles sempre foram unidos e isso não deixou que eles desistissem deste sonho.

As atividades começaram na casa da proprietária e sócia Vandira e também com teu filho Vanderson Candido de Lima, no entanto a Senhora Vandira fazia a venda em sua residência, enquanto seu filho Vanderson colocava teu carro na rua e saía para vender. Mas com o tempo o negócio foi fluindo. Em 2016 eles já tem uma loja, um estabelecimento comercial maior e bem ampliado, com vendedores para melhor atendimento e sua localização pode ser considerada em um ponto estratégico, localizada no Centro da Cidade de Mandaguari- PR, fazendo parte dos comércios mais movimentados por ter um ótimo atendimento e uma boa estrutura.

Atualmente no ano de 2016, a loja continua crescendo, visando sempre atender melhor seus consumidores.

Figura nº 1: Estrutura Organizacional da Delicata Enxovais

Fonte: Os autores (2016) PROPRIETÁRIO ADMINISTRAD OR FINANCEIRO CAIXA VENDEDORES CONTADOR

O Organograma é apresentado com os sócios proprietários cuja responsabilidade é administrar a loja na estrutura organizacional, procurando sempre buscar melhorias para crescimento. Pelas vendedoras que realizam atendimento ao consumidor, e um escritório de Contabilidade que presta serviço à loja fazendo todos os serviços contábeis. O Administrador Financeiro tem por seu objetivo cuidar dos recursos financeiros e do contas a pagar, já o caixa, do contas a receber referente as vendas.

Se tratando de uma empresa de pequeno porte, não há uma área especificamente financeira, porém a função financeira é realizada por um dos sócios e por uma funcionária da empresa, que administram o capital e os recursos financeiros da empresa.

A política financeira da loja consiste no segmento de vendas diretamente ao consumidor final. A empresa trabalha com vendas tanto à vista como a prazo, sendo 75% a prazo e o restante a vista. A empresa possui um grande estoque que é administrado por um dos sócios, apesar do estoque ser grande, encontra-se bem organizado e o giro das mercadorias acontecem num período curto evitando assim o congelamento do estoque, dando melhor opção aos seus clientes e a aumentando o fluxo de caixa da empresa. Como a empresa compra em grandes quantidades consegue um menor preço dos produtos, isso facilita a administração dos recursos financeiros dando mobilidade para o pagamento dos fornecedores evitando possíveis dividas com os mesmos.

Os recursos da empresa derivam das vendas realizadas diariamente, tanto à vista quanto a prazo, em espécie, cheques, notas promissórias e cartões de crédito.

O profissional da área financeira e orçamentária é responsável pelo contas a receber e a pagar, atua na gestão financeira da empresa definindo onde serão aplicados os recursos adquiridos pelas vendas procurando dar ênfase nas necessidades da empresa evitando gastos desnecessários, além de atuar no controle financeiro. Este trabalha diretamente com um dos sócios proprietários.

Estes profissionais são o sócio proprietário da empresa e uma funcionária, que por ser uma empresa de pequeno porte, suas funções são de extrema importância para o crescimento da empresa.

 Sexo masculino, 36 anos de idade

 É sócio proprietário da empresa.

 Atua na empresa desde o início de suas atividades

 Formado em Ciências Contábeis.

 Experiência em compras, estoques e negócios da empresa.

Administradora Financeira

 Sexo feminino, 24 anos de idade.

 Administradora financeira.

 Ensino médio completo e cursando Administração de empresas.

 Possui curso técnico em administração de empresas

 Experiência em contas a pagar e receber.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como resultados do estudo percebe-se que na empresa não há uma área financeira, por se tratar de uma empresa de pequeno porte e não ter uma estrutura para a área, por este motivo a área financeira fica por conta dos sócios proprietários e membros da família, sendo que um dos sócios é graduado em ciências contábeis e por atuar na empresa desde o inicio, ete possui grande experiência nos negócios da empresa. Os recursos utilizados para execução das propostas de melhorias como por exemplo a aquisição de um mostruário para um melhor atendimento ao cliente derivam das vendas de seus produtos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GITMAN, Lawrence J. -Princípios de Administração Financeira. Editora Harbra, 7ºed.,1997.

GITMAN. Lawrence J. -Princípios de Administração Financeira. Editora Bookman, 2º ed., 2001.

HOJI, Masakazu.-Introdução à Administração Financeira.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA. Disponível em: http://www.portal-administracao.com/2015/01/administracao-financeira-e-orcamentaria.. Acesso em 17 abr. 2016

XII ERIC – (ISSN 1808-6004)

DIAGNÓSTICO E ANALISE DA ÁREA/FUNÇÃO FINANCEIRA EM UMA

Documentos relacionados