• Nenhum resultado encontrado

Enquadramento da Prática Profissional

ENQUADRAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

15

3. Enquadramento da Prática Profissional

3.1. Escola como Instituição

De acordo com Moreira e Candau (2003), escola e cultura são indissociáveis, são dois universos entrelaçados – a escola é uma instituição cultural. A escola é uma instituição construída historicamente no contexto da modernidade, considerada como mediação privilegiada para desenvolver uma função social fundamental: transmitir cultura, oferecer às novas gerações o que de mais significativo culturalmente produziu a humanidade. Deste modo, a escola e os seus atores, assumem papel principal na formação dos seus alunos, dados os anos e o tempo que crianças e jovens passam neste universo.

“A escola é uma instituição onde se concretiza o direito à educação, que se exprime pela garantia de uma permanente ação formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade.” (in blog prof2000)

Segundo Freitas (2009), compete à escola, do mesmo modo, “formar cidadãos críticos, reflexivos, autónomos, conscientes dos seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem, preparados para participar da vida económica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo.”. Além da transmissão de conhecimentos e saberes, a escola detém uma responsabilidade social, no sentido de transmitir aos seus alunos, regras, valores e ideais para a vida em sociedade.

"A educação promove o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, respeitador dos outros e das suas ideias, aberto ao diálogo e à livre troca de opiniões, formando cidadãos capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação progressiva." (Lei de Bases do Sistema Educativo, Cap. 1º, artº 2º, ponto 5).

ENQUADRAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

16

3.2. Caraterização da Escola Secundária/3 de Barcelinhos

A realização do meu estágio decorreu na Escola Secundária/3 de Barcelinhos, localizada no lugar de S. Brás, da freguesia de Barcelinhos, na margem esquerda do Rio Cávado, paredes-meias com a cidade de Barcelos. É uma escola com história, a funcionar desde 1 de Outubro de 1986. Apesar da sua longa existência, a escola reúne um conjunto de instalações e serviços que proporcionam ótimas condições aos alunos, favorecendo um ambiente escolar saudável e propicio à aprendizagem.

A nível de instalações desportivas, a Escola Secundária/3 de Barcelinhos, dispõe de um pavilhão desportivo que, para além de ser o espaço de lecionação da EF e do desporto escolar, é utilizado fora do horário letivo, pela comunidade e por coletividades da região. Adjacente a este, existe um complexo polidesportivo exterior composto por um campo de basquetebol, um campo de voleibol, uma pista de atletismo e uma caixa de areia. A escola tem ainda um protocolo com as piscinas municipais, facto que permite a lecionação da natação.

Em relação aos alunos, são na sua maioria oriundos das freguesias da área concelhia situada na margem esquerda do Cávado, caraterizada por uma forte tradição rural, embora atenuada com o passar dos tempos. Esta caraterística reflete notoriamente o modo de ser e de estar da maioria da população escolar, baseado no espírito de cooperação e entreajuda, resultante das tradicionais relações de vizinhança e vida em comunidade. Aliado a isto constata-se nos alunos, uma maior capacidade de aceitação das coisas, ou de procurar transformá-las de forma gradual e consolidada, sem grandes riscos ou ruturas.

Nesta interação com a escola e toda a comunidade escolar, senti-me muito bem acolhido, em especial pelo PC, pelo grupo de EF e também pelo pessoal não docente, com o qual estabeleci maior ligação e contacto. Em relação à turma lecionada, foi possível manter uma relação muito próxima e de grande abertura com todos, imperou um clima de respeito mútuo, confiança e de grande amizade.

ENQUADRAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

17 3.3. Enquadramento Normativo

O EP insere-se no 2º ciclo de estudos do Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Em termos institucionais tem a duração de dois semestres, período correspondente a um ano letivo. A sua orientação fica a cargo de um professor orientador da faculdade e de um professor cooperante. Este último é o professor titular da turma com a qual é realizado o estágio. Pelo que vivenciei, ao longo deste ano, são dois apoios fundamentais. No entanto, o professor cooperante, pela convivência diária e por uma maior proximidade, revela um ascendente face ao orientador, funcionando como uma “sombra” que medeia e regula a nossa intervenção ao longo de todo o processo, ajudando-nos e explicando-nos as metodologias mais eficazes para desenvolvermos a nossa atividade.

A este conjunto de intervenientes ainda se juntam os colegas estagiários, que completam assim o núcleo de estágio. Todos em sintonia formamos uma comunidade de prática envolta num clima de aprendizagem, partilha e descoberta, que propicia uma evolução mais sustentada, contribuindo direta e indiretamente para um objetivo comum. No fundo, a nossa atuação acaba por sofrer influências de cada um dos elementos do núcleo, pois, na busca das melhores estratégias, todos sugerem e fornecem linhas orientadoras, pelo que, o sucesso individual representa o sucesso de todos.

Em termos funcionais, o estágio proporciona ao estagiário a vivência integral da profissão docente, respeitando direitos e deveres e cumprindo todos os papéis e procedimentos que a função acarreta. O papel do estagiário não se limita à lecionação das aulas, assume uma responsabilização pela turma em todos os assuntos que lhe estão inerentes. Além destas tarefas, no caso particular da EF, temos ainda a participação no desporto escolar (futsal), a organização e dinamização de atividades extracurriculares e a participação nas reuniões que tratam dos procedimentos da instituição escolar.

Todo este conjunto de funções e tarefas fazem transparecer a riqueza do EP e a mais-valia que este representa para os estagiários. Fornece uma

ENQUADRAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

18

grandiosa multiplicidade de experiências que os aproximam da realidade da profissão e do que representa realmente “ser professor”.

4.