• Nenhum resultado encontrado

3.1 Toy story 3

3.1.3 Enredo

No decorrer do primeiro filme, o brinquedo Woody, um cowboy de pano tipicamente norte-americano, é o líder dos brinquedos. Sob sua regência, pequenos

soldadinhos cuidam da ordem do local, bem como da segurança, atuando como informantes em ocasiões especiais, como natais e aniversários, para fornecerem aos outros brinquedos informações sobre a chegada de novos membros. No aniversário de Andy, entre jogos de tabuleiro e meias, um novo brinquedo chega ao quarto e ameaça a liderança de Woody. Após desentendimentos e um filme inteiro de trama, os dois se tornam parceiros e amigos. Personagens de apoio integram a sociedade dos brinquedos do quarto de Andy, como um boneco cabeça de batata solteiro e briguento, um tiranossauro desprovido de capacidade de assustar, um porco-cofrinho bruto, um cão-corpo-de-mola e uma pastora de ovelhas, com especial queda pelo personagem do xerife Woody. Estes personagens passam por dois filmes acompanhando as diferentes fases da infância de Andy.

No terceiro filme, Andy cresceu e está prestes a ir para a faculdade. Brincar, fantasiar e criar não fazem mais parte de seu dia-a-dia. Agora que suas prioridades mudaram e ele está prestes a fazer as malas para a faculdade, resta escolher o que levar. A antecipação deste momento tira o sono dos brinquedos, cuja preocupação é irem para o sótão e serem esquecidos em meio à poeira e aos artigos velhos, ou irem parar na lata do lixo. O líder Woody, juntamente com seu amigo Buzz Lightyear, tentando acalmá-los, explica que, mesmo indo para o sótão, os brinquedos cumpriram sua missão enquanto o dono deles foi criança. A mãe de Andy pede para que ele separe as coisas que levará para a faculdade, coisas que ele quer guardar no sótão e coisas que ele quer jogar fora. Andy coloca seus brinquedos em um saco para guardá-los no sótão, pois sente carinho por eles e não quer se desfazer dos anos de lembranças agradáveis. Por acidente, sua mãe confunde o saco de brinquedos que deveria ir para o sótão e o coloca na lixeira.

Os brinquedos conseguem fugir do trágico destino e entram em uma caixa de doações, que vai diretamente para a creche Sunnyside, um lugar perfeito onde ninguém é abandonado, de acordo com a sabedoria popular dos brinquedos. Quando as crianças crescem, vêm outras no lugar. Pelo menos é isto que Lotso, o urso, diz. Todos os brinquedos ficam maravilhados com aquele lugar colorido, animado, cheio de crianças. Apenas Woody não concorda em ficar. Ele insiste para que todos voltem para a casa, estando lá, quando Andy precisar deles.

Ainda chateados por acharem que Andy os jogou no lixo, os brinquedos preferem ficar, na esperança de uma vida cheia de crianças para brincarem com

eles por toda a vida. Woody consegue escapar, mas não para o destino que queria, que era a casa do Andy. Ele acaba indo para a casa da Bonnie, filha da dona da Sunnyside. Lá ele conhece outros brinquedos, como Trixie, Espeto, Dolly e Chuckles. Ele lhes explica que precisa voltar para a Sunnyside para salvar seus amigos e levá-los de volta para a casa do Andy.

Enquanto isso, na Sunnyside, não é preciso nem esperar o dia acabar para saber que o lugar não é tão bom assim. As crianças, por serem mais novas, agem de forma bruta com os brinquedos recém-chegados, os jogam sem nenhum cuidado, muitas vezes estragando suas peças, enquanto Lotso e os outros brinquedos que ficavam na sala das crianças mais velhas eram muito bem tratados. Incomodados com a injustiça, Buzz tenta ir conversar com Lotso durante a noite, mas ele acaba descobrindo que o urso comandava o lugar como uma verdadeira prisão e era respeitado pelos outros brinquedos por medo. Temendo que Buzz estrague seus planos, os comparsas de Lotso reiniciam seu sistema, fazendo com que Buzz se esqueça de quem ele é, e toda a história que já viveu com seus amigos. Quando os outros brinquedos do Andy veem o que aconteceu com Buzz, ficam muito assustados.

Enquanto isso, Woody faz amizade com os brinquedos da Bonnie, e estes lhe contam a história do Lotso, que explica o porquê de ele ser tão cruel. Lotso, Chuckles e Bebezão eram de uma menina chamada Daisy. Lotso era o brinquedo especial dela, e onde ela ia, ela o levava. Até que um dia eles foram ao parque, e Daisy dormiu. Na hora de ir embora, seus pais esqueceram os três brinquedos (Lotso, Chuckles e Bebezão) para trás. Com a esperança de que conseguiriam encontrar a casa dela, saíram em uma jornada. Depois de muito tempo, eles conseguiram chegar até a casa, mas viram pela janela que a menina estava brincando com um Lotso novo. Sentindo-se traído e de coração partido, Lotso mente para Bebezão dizendo que ele também foi substituído e resolvem ir embora, e Chuckles é obrigado a acompanhá-los. Eles acabam então descobrindo a Sunnyside, e Lotso resolve transformar o local em uma prisão para os brinquedos abandonados por seus donos. Woody, percebendo, então, que seus amigos correm perigo, espera uma oportunidade de voltar para a Sunnyside para salvá-los.

Nesse meio de tempo, a ilusão de um lugar agradável dá espaço à retomada de consciência dos brinquedos de Andy, percebendo que o local é uma verdadeira

prisão. A partir dessa cena, os brinquedos começam a tramar um plano para fugir de Sunnyside, mas o temido líder-brinquedo da creche, o urso Lotso, comanda o local com mãos de ferro e usa de segurança e proteção reforçadas para coibir qualquer tentativa de fuga.

Por fim, depois de muito pensar, e de contar com a ajuda de outros brinquedos e de Woody, que consegue voltar para a creche através da mochila de Bonnie, eles conseguem realizar o plano. Quando acham que finalmente conseguiram escapar, Lotso e sua gangue estão atrás deles. Como fugiram pela caçamba de lixo, todos vão parar em um aterro sanitário. Depois de quase serem destruídos pelo incinerador, os brinquedos do Andy conseguem escapar, e Lotso acaba preso em um caminhão de lixo.

No final, Woody monta uma caixa com todos os outros brinquedos do Andy e coloca uma etiqueta que é para a Bonnie. Então, Andy leva a caixa até a casa dela. Quando chega lá e abre a caixa, Woody é o primeiro brinquedo que aparece. Apesar de Andy ter a intenção de levar o cowboy para a faculdade, quando vê a felicidade de Bonnie ao ver Woody, ele acaba deixando todos os brinquedos juntos com ela, e vai embora, se despedindo com a frase “Valeu, pessoal.”

Documentos relacionados