• Nenhum resultado encontrado

Entrando no espaço da Educação Infantil, do lado esquerdo, atrás da porta de entrada, há um balcão com grades, no qual é possível se comunicar com a secretaria da escola e, à frente, um portão com grade que dá acesso ao pátio interno, onde é possível visualizar todas as turmas e a pracinha de brinquedos de plástico. Ao todo, em sua estrutura física, a escola infantil conta com 9 salas de atendimento infantil, 1 sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), 1 sala de Direção e Vice direção, 1 sala de Supervisão Escolar e Secretaria, solários em cada sala, pracinha de brinquedos externa e interna, refeitório e pátio.

Conforme o PPP (2012) da escola infantil a organização dos ambientes físicos buscam a mobilidade e interação das crianças nas turmas e entre níveis, por isso todos os ambientes escolares são amplos com espaços para o repouso das crianças, para as atividades pedagógicas e para troca de fraldas (no caso dos berçários). Os banheiros apresentam mobília adequada à idade dos alunos, sendo um por sala. Nos berçários não há banheiros e sim um balcão com trocador, o que muitas vezes, inviabiliza o auxílio na retirada das fraldas pelas crianças. Existem espaços externos juntos as salas de atendimento para as crianças brincarem, além dos materiais, objetos, jogos e brinquedos que estão a dispor das crianças em seus ambientes internos de interação.

Atualmente, a escola municipal infantil atende a 350 crianças de zero a cinco anos e onze meses, em turnos parciais ou integrais da 8h às 17h, seguindo uma organização de grupos dos alunos por faixa etária, como estabelecido nos

Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006) e nas Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Santa Maria (2011), da seguinte forma:

Níveis Faixa etária

Berçário I De zero a um ano (0 a 1 ano)

Berçário II De um ano a dois anos (1 ano a 2 anos) Maternal I De dois a três anos (2 a 3 anos) Maternal II De três a quatro anos (3 a 4 anos) Pré‐Escola A De quatro a cinco anos (4 a 5 anos) Pré‐Escola B De cinco a seis anos (5 a 6 anos)

Quadro 1 – Organização da Educação Infantil a partir de níveis e faixa etária

Como garantia de matrícula a qualquer um destes níveis, a escola adota como prioridade o requisito de pais trabalhadores em virtude da demanda populacional infantil da região. Ademais, também prioriza o atendimento às crianças em idade de creche, em turmas de turno integral das 8h às 17h e, em turmas de turno parcial das 8hs às 11h45mim e das 13h15min às 17h para as crianças maiores de três anos.

O número de profissionais por sala de aula também está organizado de acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006) e as Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal (2011), estruturando-se da seguinte maneira:

Níveis Nº de alunos por professor

Berçário I e II Um adulto/professor para cada seis e no máximo oito crianças.

Maternal I e II Um adulto/professor para cada quinze crianças

Pré-Escola A e B Um professor para cada vinte crianças

Cabe ressaltar, que tanto nas DCEM (2011) quanto no PPP (2012) a prevalência de estagiárias e/ou auxiliares está em turmas de crianças menores de três anos, em virtude da demanda de atendimento individualizado. As turmas de pré- escola, por incluírem crianças mais independentes e autônomas ficam sob responsabilidade exclusiva do professor/docente de Educação Infantil.

Mesmo havendo uma estrutura municipal pré-determinada da razão adulto/criança, na prática esses números nem sempre são respeitados, em virtude da demanda por vagas que é superior ao previsto em lei. Como forma de suprir esta carência de vagas para as crianças, a escola municipal de educação infantil através da Secretaria Municipal de Educação (SMED) amplia o número de atendimento em cada turma constituindo, no seu corpo profissional, estagiárias do Ensino Médio regular, do Magistério e/ou do Ensino Superior, que colaboram com a professora regente nas ações educativas com as crianças pequenas. No caso do berçário, havia uma professora regente e duas estagiárias, chamadas de auxiliares, as quais desenvolviam prioritariamente, as práticas de alimentação, higiene e segurança dos bebês.

1.2 O contexto de vida coletiva do berçário II: conhecendo os bebês e seus espaços de interação.

A sala de atendimento do berçário II13 localiza-se do lado esquerdo da

entrada principal, ficando próxima a sala do Atendimento Educacional Especializado. É uma sala ampla com uma configuração quadrada que, por vezes, torna-se insuficiente para livre circulação dos vinte e dois (22) bebês entre um ano e meio a dois anos que diariamente a frequentam. A porta de entrada é de alumínio e junto a ela há uma pequena cerca, a qual permite que as crianças visualizem o pátio interno, bem como a circulação de pessoas e crianças. Não há janelas grandes e amplas, apenas janelinhas próximas ao teto e cinco (5) janelas em formato retangular na parede, sendo duas delas na altura dos bebês. Na mesma parede onde fica a porta, há espaço para guardar as mochilas e seis (6) berços enfileirados,

e mais quinze (15) colchonetes empilhados no canto, proporcionando um maior movimento dos bebês no espaço da sala de aula.

Em uma parede que divide os berçários, tem um balcão com trocador, pia com torneira elétrica e um armário onde se guarda, em caixinhas, os pertences (fraldas, lenços umedecidos, pomadas e paninhos) de cada um dos bebês. Repartindo este ambiente do restante da sala, há um armário com materiais pedagógicos e duas estantes com brinquedos. Ao fundo, fica uma mesinha retangular, onde os bebês fazem suas atividades e refeições, um espelho pequeno e um tatame, onde eles interagem entre si e assistem TV. À frente deste local de brincadeiras, fica a porta para solário do berçário, onde há carrinhos, motocas e gira- gira de uso exclusivo da turma.