• Nenhum resultado encontrado

4 A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO EM ESCOLAS UCA DE

4.6 A entrevista

Em relação à formação do PROUCA, os professores informaram que participaram da capacitação desde o início até a sua conclusão, mas ambos afirmaram que dispunham de pouco tempo para a realização das atividades propostas e que, ao realizá-las, os problemas de acesso à Internet eram frequentes, dificultando o desenvolvimento das mesmas.

Outro aspecto destacado pelos professores foi que a chegada dos laptops nas unidades escolares causou medo, ansiedade, receio e insegurança, mas instigou os professores a conhecer e manusear o equipamento. Os professores mencionaram que utilizaram o laptop, antes mesmo de terminar a formação continuada. Eles selecionavam uma turma por semana e

Categoria Foco Roteiro da entrevista aos

professores de ciências naturais

Organização do

trabalho didático Práticas de planejamento para o uso das tecnologias

(laptop/vídeos/computadores/Internet).

Como se dá o processo de preparação e elaboração das Aulas/atividades? Há dias e horários específicos? Éfeito por disciplina ou projeto?

Dificuldades no trabalho com o uso do

laptop.

Relação professor/aluno/aluno

O Projeto UCA trouxe mudança na prática educativa da sala de aula?

Quais são as maiores dificuldades que você percebeu na

organização didática com o uso das tecnologias

(Internet/quantidade de computadores/infraestrutura)? Qual o impacto do Projeto UCA na relação educativa? É possível perceber um maior entrosamento e diálogo com os alunos e entre eles, na realização das atividades com uso do laptop?

utilizavam o recurso na sala de aula. Segundo os professores, os alunos cobravam a utilização do recurso nas aulas, pois estavam ansiosos para conhecer e manusear o equipamento.

Os professores destacaram, ainda, que o uso do laptop proporcionou momentos de interação com seus alunos por meio de atividades pedagógicas de caráter individual, grupal e coletiva, como, por exemplo, criação de uma rede para socialização das atividades - facebook. O professor A relatou que: “a tecnologia é importante na inserção da prática, pois prende mais a atenção dos alunos e resulta numa aprendizagem melhor”. Já o professor B informou que: “Tudo mudou em decorrência de algo novo, com uma nova linguagem a ser inserida na prática pedagógica. Como, por exemplo, ir além do caderno e do livro didático”. Ambos relataram que tinham como objetivo planejar atividades pedagógicas com o uso de tecnologias educacionais, pois levavam os alunos a vivenciar experiências significativas permitindo a "construção do conhecimento".

Quanto à utilização dos equipamentos tecnológicos disponíveis nas escolas, os professores responderam que para usar o projetor Proinfo (data-show), o laboratório de informática ou da sala de vídeo da escola, há necessidade de agendamento, por haver somente um equipamento e um espaço físico específico para essas finalidades.

O professor A discorreu que os recursos das escolas às vezes não atendem suas necessidades e que muitas vezes "baixa" vídeos em sua residência para utilizar em suas aulas, compram mapas do corpo humano ou cartazes direcionados à sua disciplina. Segundo ele, esses recursos são fundamentais para dinamizar suas atividades pedagógicas.

Quanto à utilização dos laptops do projeto UCA em uma das escolas, por opção da gestão e dos professores, os laptops não foram distribuídos conforme indicado no projeto, um por aluno. De um total de 432 equipamentos, disponibilizaram 120 laptops para que fossem utilizados pelos alunos de 3 (três) salas de aula, de modo que 312 laptops continuam armazenados nas caixas36. Nas demais escolas, os laptops são distribuídos conforme prevê o projeto, sendo um por aluno. Os equipamentos são utilizados apenas na escola e permanecem guardados nos armários, que ficam na sala de aula, quando os alunos estão ausentes.

Nos depoimentos foi possível perceber a ansiedade e a vontade dos professores em ensinar e inovar suas aulas com a inserção das tecnologias de informação e comunicação no cotidiano escolar. Quanto às práticas educativas, mencionaram a metodologia de projetos, pois facilitava a integração dos recursos tecnológicos e os alunos se mostravam mais interessados e atentos. Segundo os professores, utilizar as tecnologias nas práticas educativas

aproxima o professor e o aluno, tornando as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Sobre as atividades, os professores informaram que, além do uso da Internet, utilizaram o kword para produção de textos, o kspread para criação de gráficos e o kpresenter para apresentação de seminários.

Quanto aos problemas encontrados, os dois foram unânimes em informar que a Internet disponível no projeto não atende às necessidades da escola, pois apresenta problemas na velocidade e qualidade da conexão, sendo que muitas vezes permanece inativa. Os laptops também apresentaram problemas na vida útil das baterias, isto é, depois de algum tempo de uso não recarregavam mais. O professor A informou que, ao planejar uma aula com o uso do da Internet/laptop, criou um problema, pois ao solicitar a navegação num determinado site, ou não conseguia conexão com a Internet, ou, mesmo conectada, não podia desenvolver seu planejamento, pois a velocidade não era compatível com a necessidade prevista. Dessa forma, por passar toda a aula tentando resolver os problemas de conexão, não pôde alcançar os objetivos propostos.

Assim, o que deveria ser um estímulo para os alunos tornou-se um fator de desânimo, devido à ocorrência desses problemas técnicos. É relevante destacar que a formação indicou aos professores, além do uso da Internet, as vantagens da utilização de softwares disponíveis no equipamento como, por exemplo, Kpresent (equivalente ao Power Point/Microsoft), como é nomeado no sistema operacional Linux o software para apresentação de slides, que poderia ser utilizado pelos alunos para apresentação de seminários.

Mas, mesmo com os problemas de infraestrutura mencionados, a relação educativa melhorou com a incorporação das tecnologias educacionais em sala de aula, em função do projeto UCA. Segundo os professores, a aproximação entre eles e os alunos e dos alunos entre si, contribuiu para a troca de informações e conhecimento em função da mobilidade oferecida pelo recurso tecnológico e pela facilidade de acessar informações. Os professores e alunos criaram nas redes virtuais, como facebook e blogs, espaços de comunicação, interação, criatividade e oportunidade de trocas de informações. No facebook os professores trocavam informações, disponibilizavam atividades, fotos de projetos e atividades desenvolvidas no espaço escolar. A própria escola também criou um blog e facebook para divulgar informações sobre projetos e noticias referentes às práticas escolares.

A partir dos depoimentos, conclui-se que apesar dos problemas de infraestrutura, o UCA trouxe à comunidade escolar uma inovação nas práticas pedagógicas, favoreceu o desenvolvimento da metodologia de aprendizagem por projetos e mudança na relação professor/aluno/aluno.

No documento Dissertação de Katia Maria Rizzo (páginas 93-96)