• Nenhum resultado encontrado

O campo de estudo: três escolas, um estudo

No documento Dissertação de Katia Maria Rizzo (páginas 84-90)

4 A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO EM ESCOLAS UCA DE

4.2 O campo de estudo: três escolas, um estudo

33

As informações foram retiradas dos respectivos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas (MATO GROSSO DO SUL, 2013), disponíveis no endereço eletrônico abaixo. O acesso, porém, é feito por meio de autenticação usuário/senha, a que a pesquisadora teve permissão por ser servidora da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). http://www.sistemas.sed.ms.gov.br/HomeEscola.aspx. Acesso em 10 jan. 2015.

A Escola Estadual C, apresentada na figura 6, está inserida numa comunidade do município de Terenos, no km 11 da BR 262, embora seja considerada uma escola de zona rural, está muito próxima da capital, Campo Grande34. Localizada numa região de difícil acesso, atende alunos de bairros da periferia da capital e também da zona rural. A escola conta com 330 (trezentos e trinta) alunos do Ensino Fundamental e Médio, divididos em 15 (quinze) turmas, sendo: 6 (seis) turmas no período matutino, 6 (seis) no período vespertino e 3 (três) no período noturno.

A comunidade atendida pela escola é carente, com a grande maioria dos alunos vindos de meio social bastante precário, procurando a escola, às vezes, somente pela oferta da merenda escolar. Atende a educação básica, do fundamental II ao ensino médio.

Figura 6- Fachada da Escola Estadual C

Fonte: Imagem produzida pela autora

A escola possui uma infraestrutura formada por seis salas de aula, uma sala de professores improvisada, uma sala de direção e secretaria, uma cozinha, uma sala de tecnologia, biblioteca, (cf. figura 7), sala de recursos e quadra de esporte. Tendo em vista a amplitude do ambiente físico, a escola também conta com espaços destinados à horta e jardim. Em relação à equipe de trabalho, a escola conta hoje com 1 Diretor, 1 Coordenadora Pedagógica, 1 Auxiliar da Coordenação Pedagógica (Professor Readaptado), 1 PROGETEC (professora gerenciadora de tecnologias), 27 professores, sendo, em sua grande maioria, convocados.

Figura 7 - Escola C - Sala de Tecnologia Educacional /Biblioteca

Fonte: Imagens produzidas pela autora

Quanto aos recursos tecnológicos, a escola conta com: micros computadores, servidor, mimeógrafo, projetor, aparelhos de DVD, televisores, aparelhos de som, antena parabólica, impressora a laser com fax/xerox, impressoras a laser, scanner, data-show, 396 (trezentos e noventa e seis) laptops educacionais (UCA), filmadora, câmera digital, microfones (auricular e comum), caixas de som, mesa de som, jogos pedagógicos, livros paradidáticos, filmes educacionais, cronômetro, telescópio, esqueleto humano, mapas, armários, mesas, cadeiras, quadro branco em toda as sala de aula, materiais didáticos de consumo e notebook.

Conforme consta do PPP da escola, a concepção pedagógica baseia-se num "processo educacional emancipador", tendo como objetivo, "[...] o desenvolvimento da natureza humana, aperfeiçoando o homem que dela necessita para construir-se e transformar a realidade" (MATO GROSSO DO SUL, 2013, p 12). Afirmam que trabalham com a metodologia de projetos, pois, acreditam que esta traz "a raiz da interdisciplinaridade", e que, nesta perspectiva, "os conhecimentos se inter-relacionam, complementam-se, ampliam-se, influem uns nos outros" (MATO GROSSO DO SUL, 2013, p 13). Ainda segundo o PPP, "[...] o método por projeto parte da troca em que as experiências do educando são consideradas como ponto de partida, ao mesmo tempo em que, se formaliza o conteúdo proposto pelo professor”. (MATO GROSSO DO SUL, 2013, p 14).

Vale ressaltar que a grande maioria dos professores trabalha em mais de uma escola, o que dificulta a realização de reuniões pedagógicas, ou grupos de estudo, que visem ao aprimoramento dos professores. A escola possui parceria com algumas universidades, as quais oferecem ao professor, durante o período letivo, cursos em algumas áreas, dos quais alguns professores participam.

A Escola Estadual A (cf. figura 8), é uma escola de período integral localizada no centro do município de Terenos-MS, que atende alunos do ensino fundamental e do ensino

médio, oferecendo também a educação profissional com cursos técnicos na área de Informática e Logística, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e o Pronatec, nos turnos vespertino e noturno, sendo concomitante e subsequente.

Figura 8 - Fachada da Escola Estadual A

Fonte: Imagens produzidas pela autora

A Escola atualmente conta com 1024 alunos divididos em 38 (trinta e oito) turmas, dentre as quais doze (12) funcionam nas extensões, sendo o atendimento escolar operacionalizado nos períodos matutino, vespertino e noturno. As extensões funcionam na zona rural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Terenos. A 1ª extensão funciona no período noturno, em uma escola municipal, distante de Terenos aproximadamente 60 km, e oferece Ensino Médio. A 2ª extensão funciona também numa escola municipal, a 20 km do município de Terenos, oferece o Ensino Médio no período vespertino.

A estrutura física da unidade escolar é composta de 14 (catorze) salas de aula, mas somente treze (13) estão sendo utilizadas com os alunos. Uma foi adaptada para o funcionamento da Sala de Tecnologia, mostrada na figura 9. Além das salas de aula, há uma sala para a secretaria, sala de professores, sala de coordenação, sala de direção, cozinha e despensa. O quadro pedagógico é formado por 1 (um) diretor, 1 (um) diretor adjunto, 1 (um) professor gerenciador de tecnologia educacional (PROGETEC), 2 (dois) coordenadores pedagógicos e 42 (quarenta e dois) professores.

Fonte: Imagens produzidas pela autora

A escola conta com um bom acervo de materiais pedagógicos (jogos, mapas), retroprojetores (dois), três data show, DVD's, dois televisores, rádios, uma caixa de som e uma biblioteca com mais de 3500 (três mil e quinhentos) livros catalogados. Há revistas periódicas, coleção de vídeos, DVD’s, entre outros materiais a disposição de alunos e professores. A sala de tecnologias conta com 28 (vinte e oito) computadores, 500 laptops do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), uma câmera fotográfica e um notebook adaptado para atendimento de alunos com deficiência visual.

Conforme indica o PPP da referida escola, a concepção teórica que embasa o trabalho pedagógico está centrada no pensamento e nas teorias de Vygotsky, Piaget e Phillippe Perrenoud. Segundo o PPP, com a revolução tecnológica exigindo a atualização constante do conhecimento, o aluno não quer mais a forma tradicional de aula: livro, quadro giz e o professor com uma postura tradicional. Assim, para a escola, o professor deverá ser um mediador da interação dos alunos com os objetos do conhecimento.

Dessa maneira, a "visão da escola", segundo consta em seu PPP, é a de ser uma instituição de qualidade, com professores compromissados, primando pelo oferecimento de uma educação que faça a diferença na vida cotidiana dos alunos. O documento reforça que, para que tal educação seja efetivada, se faz necessário a parceria da escola com os pais e a comunidade.

A Escola Estadual B, ilustrada na figura 10, atende 587 (quinhentos e oitenta e sete) alunos, distribuídos em 21 (vinte e uma) turmas, oferecendo Ensino Fundamental de 1º ao 9º Ano. Na escola são oferecidos, adicionalmente, cursos de Educação de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental - dividido em duas fases (3ª e 4ª fase) e do Ensino Médio – EJA – II, também dividido em duas fases (1ª e 2ª fase).

Figura 10- Fachada da Escola Estadual B

Fonte: Imagem produzida pela autora

A estrutura física da unidade escolar é composta de 12 (doze) salas de aula, sendo somente 11 (onze) utilizadas com os alunos, pois uma foi adaptada para outras atividades, funcionando como sala de leitura e de vídeo. Possui, ainda, sala de recursos multifuncional35, sala de tecnologia e biblioteca (cf. figura 11), secretaria, sala de professores, sala de coordenação, sala de direção e uma sala reservada o atendimento do Núcleo de Educação Especial. A equipe pedagógica é formada por 1 (um) diretor, 1 (um) coordenador pedagógico, 1 (um) intérprete, 6 (seis) auxiliares de coordenação e 32 (trinta e dois) professores.

T

endo em vista que o número de matriculados é inferior a mil (1000) alunos, a Escola Estadual B não tem direito a diretor adjunto, o diretor e o Colegiado Escolar são, portanto, responsáveis pela administração.

Figura 11 - Escola B- Sala de Tecnologia Educacional/Biblioteca da

35

Fonte: Imagens produzidas pela autora

A unidade escolar possui materiais pedagógicos (jogos, mapas, ábaco), três data-show, DVD's, duas televisões, rádios, 1 (uma) caixa de som, 350 laptops do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) e 18 (dezoito) computadores na de tecnologia. A sala de leitura conta com 3500 (três mil e quinhentos) livros catalogados, sendo o acervo composto por livros paradidáticos, didáticos, de literatura e de pesquisa. Recebem, ainda, revistas periódicas, coleções de vídeos e DVD’s da TV Escola, dentre outros materiais à disposição de alunos e professores.

Quanto à concepção pedagógica, o PPP da Escola B indica que esta é pautada em uma pedagogia de "construção de conhecimentos", compreendida como uma forma de minimizar as desigualdades educacionais, objetivando a formação de um cidadão crítico-reflexivo. Quanto às tecnologias, a escola sugere que os educadores utilizem as tecnologias para trabalhar os conteúdos de maneira interdisciplinar, considerando que, por esta via, é possível favorecer a aprendizagem e contribuir para o enriquecimento da prática pedagógica.

Nessa perspectiva a "missão" da escola é descrita como a promoção de "[...] uma educação que favoreça o respeito mútuo entre os envolvidos no âmbito educacional e social, promovendo a solidariedade, a liberdade de expressão e crenças, concepções e idealizações, dando ênfase à diversidade". (MATO GROSSO DO SUL, 2013, p 30)

No documento Dissertação de Katia Maria Rizzo (páginas 84-90)