• Nenhum resultado encontrado

ETAPA 1

Planejamento e desenvolvimento das unidades didáticas

a) Como podemos avaliar o ano: as unidades didáticas trabalhadas e as dificuldades para planejar e desenvolver os conteúdos? Vamos pensar particularmente em cada ano e em cada unidade didática:

-1° ano: Futsal; Danças Gaúchas; Voleibol (Faltaram as Lutas).

-2° ano: Atletismo; Handebol; Exercício Físico; Danças Gaúchas; Futsal; Voleibol.

-3° ano: Frisbee; Exercício Físico; Danças Gaúchas; Bocha (Faltaram o Basquetebol e as Práticas Corporais Junto a Natureza).

b) Das situações apresentadas, em que momentos enfrentou maiores dificuldades?

c) O que você acredita que atrapalha no desenvolvimento das aulas conforme o planejamento? d) Quais as dificuldades enfrentadas para promover mudanças no planejamento sem a colaboração de outras pessoas (professores de Educação Física, da área das linguagens ou pesquisadores)?

e) Muitas vezes percebemos durante os encontros que quando íamos começar a planejar, antes de abrir o documento dos anos anteriores, você dizia: “Não temos muitas mudanças para fazer, está pronto”, mas quando começava a analisar, você mesmo fazia muitas sugestões. Como interpreta isso? Se estivesse sozinha, conseguiria revisar a tempo de fazer mudanças? f) Quais as dificuldades que você sente para colocar suas ideias no papel e 169leva-las para os alunos (planejamento e atividades)?

Reconhecimento

a) Em que situações considera que esta fazendo um bom trabalho na escola?

b) Porque se envolve com outras atividades no horário das aulas (JERGS e Grupo de Dança? c) Qual a importância dos JERGS para você, para a escola e para os alunos?

d) Qual a importância do grupo dança para você, para a escola e para os alunos?

e) Em que momento sente-se reconhecida por seu trabalho na escola? Por quem é reconhecida?

f) Por que se preocupa em planejar as aulas mesmo sabendo que muitos professores da área não fazem mais do que jogar bola com os seus alunos?

g) Percebemos que se movimenta para não iniciar nenhuma unidade sem ter planejado e realizar atividades fora do contexto com os alunos, porém como se sente ao deixá-los no pátio quando precisa fazer uma lista para os JERGS ou ensaiar uma coreografia?

h) Você tem percebido que algumas as pessoas de fora não entendem o seu trabalho, como por exemplo, uma pessoa da CRE queria que você falasse sobre o projeto das danças gaúchas quando na verdade era a aula de Educação Física, como se sente com isso?

i) Em algum momento disse que não é valorizada por suas aulas e por seu componente curricular, mas sim por levar o nome da escola, como se sente diante desse fato?

j) Em qual das situações sente-se mais feliz com os elogios, quando alguém comenta sobre as aulas de Educação Física ou sobre o reconhecimento das apresentações e vitórias nos jogos? k) Para você qual é a importância dos nossos encontros?

ETAPA 2

A integração das tecnologias educacionais no planejamento

a) Quais as potencialidades da integração das tecnologias para o planejamento?

b) Que mudanças pode observar com relação a integração das tecnologias antes e depois de revisarmos o planejamento? Como tem feito a organização e o uso dos materiais de aula? c) Qual é a diferença do caderno para o Google Drive?

d) Como podemos observar esses três momentos na prática pedagógica da professora: não ter a presença das tecnologias nas aulas de Educação Física; o uso, que veio após a (re)formulação da disciplina; e agora a tentativa e a compreensão da integração?

e) Podemos perceber contribuições da integração das tecnologias para a inovação pedagógica? f) Como você reage ao utilizar as tecnologias e enfrenta dificuldades quando elas não funcionam como espera?

g) Com relação ao uso das ferramentas percebemos que você sabe manusear, mas as vezes parece que esquece e não consegue executar os procedimentos na mesma ordem fez em outro momento, fale sobre isso?

h) Quando a internet não funciona e você precisa dela o que pensa em fazer nesse momento? i) Algumas vezes quando cheguei na escola na segunda de manhã, tive que ajudar a imprimir materiais que não conseguiu porque estavam no drive. Acha o drive complicado por esse motivo? Como faz quando não estou na escola?

j) Diante das dificuldades de passar os vídeos na sistematização da unidade didática de futsal no segundo ano, saberia o que fazer se eu não estivesse presente para mostrar qual era o problema?

A integração das tecnologias educacionais na prática pedagógica

a) Quais as potencialidades da integração das tecnologias educacionais para o processo de ensino aprendizagem?

b) Em nossa primeira conversa, comentou que não estava tendo produções dos alunos mediadas pelas tecnologias porque são motivava eles. O que mudou agora? Tem motivado os alunos, de que forma?

c) Como percebe o envolvimento dos alunos na produção de trabalhos mediados pelas tecnologias?

d) Antes de revisarmos o planejamento, a ferramenta que utilizava para compartilhar materiais e se comunicar com os alunos era a rede social Facebook, para que ela está contribuindo agora?

e) Como o Google Drive tem contribuído para a produção dos alunos?

f) O que achou de incentivar os alunos a produzir vídeos sobre os conteúdos da disciplina? g) Você acha que os alunos apresentaram dificuldades em se adaptar com a realização de produções no Google Drive e em vídeos? Como eles se manifestaram?

h) Como avalia as produções que os alunos fizeram este ano mediados pelas tecnologias? O que acha do copia e cola?

i) Dos recursos tecnológicos que utilizamos qual achou mais interessante e porque? (apresentação, texto, formulário ou vídeo)?

j) Como foi a interação com os alunos mediada pelas tecnologias e a relação disso com os encontros presenciais?