• Nenhum resultado encontrado

6 ANÁLISE DOS DADOS

6.1 ENTREVISTAS

As entrevistas foram realizadas ao longo do período de uma semana, buscou-se seguir um roteiro básico que tinha como objetivo estabelecer uma certa uniformidade quanto à indagação sobre alguns pontos considerados importantes para o desenvolvimento do presente trabalho, sem contudo limitar as contribuições dos entrevistados. Foram realizadas 8 (oito) entrevistas com diretores das unidades escolares selecionadas para a pesquisa de campo. Apresentaremos o resultado dos questionamentos feitos pelos entrevistados; os comentários e opiniões do entrevistador, estão devidamente identificados.

Questão – Em sua opinião, qual a influência que a atuação do diretor escolar tem sobre o desempenho global da escola? Ou seja, em quanto você acredita que dependa da atuação do diretor, no comando administrativo e disciplinar da escola, o bom funcionamento da unidade escolar?

Entrevista 1 – O diretor tem que dar as coordenadas para poder ter um bom resultado

no desempenho da escola. É importante que tanto os alunos como os professores percebam a presença física do diretor, e que ele não cuide apenas da parte administrativa, mas também da parte pedagógica. [Ressalta a importância da presença do diretor na unidade escolar, e também a ênfase na convivência para se ter um bom ambiente de trabalho na escola.]

Entrevista 2 - Não pode dizer que o diretor seja a alma da escola, mas é um auxiliar muito importante, porque se trabalha numa gestão democrática, a escola (a unidade) e a comunidade, a escola não funciona sem que haja um bom entrosamento entre essas partes, há necessidade que o diretor da unidade escolar esteja consciente de que ele não é o todo poderoso. Trabalhar dentro de uma gestão democrática. O aluno não vem à escola apenas para aprender, existe na escola a parte socializadora, que ela entende como a parte mais importante da escola.

Entrevista 3 - É a interferência principal, ele é o pilar, é o alicerce da escola. Principalmente com o pessoal de 5ª a 8ª série como modelo, como exemplo positivo. O trabalho da escola está muito centrado em resgatar a auto estima dos alunos, mostrar que eles tem valores e qualidades. Deixando um pouco a realidade das vidas de lado, para que eles possam, ao menos dentro da escola, se sentirem bem. O diretor é essencial, é a peça chave da escola, pois dependendo da postura da linha que ele segue, o corpo docente e discente também seguirá. A escola tem o privilégio de ter uma equipe já há algum tempo.

Entrevista 4 - O Diretor é a alma, se ele não estiver incentivado, a escola cai, ele passa incentivo para o corpo docente, para as pessoas que trabalham com ele. Ele tem que ser apaixonado pelo o que faz. Existe o respeito de classes, sendo que o diretor é superior aos professores. Existe esse respeito, mas o trabalho é de amizade, de união, sozinho o diretor não é nada, o professor também não é nada sozinho. Impor é fácil, agora por em prática é o difícil. Relacionamento dentro da escola de amizade, mas cada um no seu lugar, não deixando de lado o respeito.

Entrevista 5 - Acha que o diretor é uma peça chave, na medida em que vai atuar diretamente com o professor, agora existe a figura do coordenador pedagógico, pois ele é o elo entre o diretor e os professores. Mas o diretor atua também diretamente com os professores, verificando se o professor domina o tema ou não, se consegue manter a disciplina ou não. Com jeito o diretor vai direcionando melhor o trabalho do professor. É uma peça central, vai atuar dirigindo tudo, é um dirigente.

Entrevista 6 - O diretor é a mola mestre, é o alicerce de tudo aquilo que esta ali, tem que demostrar segurança, firmeza, equilíbrio, pois o diretor passa para as outras pessoas, para a comunidade escolar aquilo que ele é. O diretor leva para dentro da escola o seu equilíbrio ou o seu desequilíbrio. Ele deve ter vigilância dos seus atos, uma vez que influencia muito os acontecimentos da escola.

Entrevista 7 - O diretor é uma peça fundamental no trabalho da escola. O trabalho tem que ser em equipe, o ideal é quando o diretor consegue formar uma equipe de trabalho

com os mesmos objetivos, cada um dentro das suas funções. Porque se quiser resolver tudo sozinho, se sobrecarregar, ai fica difícil. O diretor deve supervisionar se cada um está cumprindo suas funções. É importante o diretor dentro da escola, ele pode, se conseguir atender às necessidades dos professores, dos alunos e dos pais, fazer um bom trabalho dentro da escola, porque o diretor tem que saber trabalhar com essas realidades. E a partir do momento em que esses atores adquirirem confiança que o diretor veio realmente mostrar qualidade, e que faz questão de estar sempre presente (porque se o diretor estiver ausente, ele não vai conseguir). A questão da presença é importante, pois as crianças devem perceber que tem alguém preocupada com a educação delas, preocupada na orientação. As regras quanto a horários para os alunos e para os professores devem estar claras, isso vai criando o clima de respeito, por parte dos alunos e professores. O aluno não deve ter medo do diretor, mas sim respeito. Importante conversar com as classes, tentar resolver, nunca chegar brigando, criando clima de medo.

Entrevista 8 – Em primeiro lugar o diretor tem que ser líder, a partir do momento em que ele for líder e que os professores e funcionários de um modo geral percebam isso, e tenham nele confiança, tudo se torna mais fácil. E diante dessa atitude do diretor como líder, há o trabalho das equipes, funcionários, professores e diretores, somos uma equipe em primeiro lugar. O diretor sendo líder e a escola aceitando o diretor como líder, tudo se torna mais fácil. Além disso, a importância de tratar todos os funcionários e professores igualmente, não existem escalões, todos são tratados de forma igual.

No primeiro momento os diretores escolares foram questionados sobre a influência de sua atuação no desempenho da unidade escolar, as respostas atribuem um grau de influência que podemos classificar entre muito e mediamente influente. Interessante salientar a clara percepção que os diretores têm quanto ao aspecto de gestor de seus cargos. A importância do diretor está lado a lado com necessidade de guiar a unidade escolar, mostrar o rumo a seguir, tanto aos professores, como aos demais funcionários e aos alunos. É a função do líder. Além disso, é dado significativo destaque à capacidade do diretor em atuar como formador e motivador da equipe. O diretor escolar considerado competente é aquele que consegue integrar a escola, fazendo-a funcionar como equipe.

Questão - Considerando como funções básicas do diretor a administrativa, a pedagógica e a disciplinar, avalie seu grau de importância conforme o quadro abaixo:

Entrevista Administrativa Pedagógica Disciplinar

1 Importante Muito importante Muito importante 2 Muito importante Muito importante Muito importante 3 Muito importante Muito importante Muito importante 4 Muito importante Importante Importante

5 Importante Muito importante Importante

6 Importante Importante Importante

7 Importante Importante Importante

8 Importante Importante Importante

Porcentagens Muito importante Importante

Administrativa 37% 63%

Pedagógica 50% 50%

Disciplinar 37% 63%

O aspecto mais interessante referente a essa questão, foi a dificuldade e a resistência da maioria dos entrevistados em dividir sua atividade em três funções distintas e avaliá-las quanto à importância. Notamos que para os profissionais as atividades estão tão envolvidas, tão entrelaçadas no dia a dia, que fica difícil analisá-las de forma separada.

A atividade pedagógica obteve uma certa superioridade em relação às outras duas atividades, ou seja a administrativa e a disciplinar, na avaliação de importância dos entrevistados, mas, de modo geral, todas as atividades foram consideradas importantes e complementares.

Questão - Liste as qualidades que você considera mais necessárias e desejáveis para que uma pessoa tenha uma boa atuação na função de diretor escolar.

Qualidades Totais %

Amar a profissão 3 13%

Atenção parte pedagógica 1 4%

Atenção parte psicológica 1 4%

Boa educação 1 4% Boa formação 1 4% Bom senso 1 4% Competente 1 4% Dedicado 1 4% Democrático 1 4% Descentralizar as tarefas 1 4% Equilibrado 1 4% Estar presente 1 4% Idoneidade moral 1 4% Liderança 1 4% Pontualidade 1 4% Respeito 1 4% Responsabilidade 1 4% Ser aberto 1 4% Ser imparcial 1 4% Ter caráter 1 4%

Ter jogo de cintura 1 4%

Trabalho em equipe 1 4%

O objetivo inicial dessa questão, ou seja, aquele idealizado pelo entrevistador no momento da elaboração do questionário, era identificar as qualidades “profissionais”,

que o diretor escolar desempenhasse de forma positiva suas funções. Contudo, as respostas tiveram uma ênfase muito maior nas características individuais, pessoais dos diretores, tais como “amar a profissão”, “ter bom senso” e “ser equilibrado”. Essas respostas influenciaram de forma decisiva a análise global da pesquisa, pois foi constatado que todos os grupos profissionais envolvidos no dia a dia das unidades escolares, priorizaram as qualidades e características pessoais do diretores em detrimento das qualidade e características puramente profissionais. Esse fato, direcionou a análise para as implicações da qualidade das relações interpessoais na realização de um bom trabalho no ambiente escolar.

Questão - Liste os aspectos negativos e menos desejáveis que impedem uma boa atuação na função de diretor escolar.

Defeitos Totais %

Autoritário 3 27%

Não amar a profissão 2 18%

Alheio problemas 1 9%

Ausente 1 9%

Busca apenas melhor salário 1 9%

Não saber lidar com o público 1 9%

Não sintonizado com a realidade da escola

1 9%

Não trabalhar equipe 1 9%

Da mesma forma que na questão anterior, as respostas aqui obtidas significaram uma surpresa para o entrevistador, pois, assim como na questão anterior, aqui também se salientou a importância das características individuais ou pessoais do diretor escolar.

Outro aspecto importante foi a unanimidade de todos os grupos profissionais quanto ao “autoritarismo” ser o pior dos defeitos para que uma pessoas desempenhe a função de diretor escolar. Esse fato demonstra uma ruptura com a visão do diretor escolar como o indivíduo que “manda” dentro da unidade escolar, surgindo a figura de um gestor que deve ter características individuais que propiciem a boa convivência, através de um ambiente de trabalho equilibrado e amistoso para poder gerir adequadamente a unidade escolar.

No decorrer da realização das entrevistas, além dos pontos previamente previstos a serem abordados pelo entrevistador, muitas outras contribuições importantes surgiram, as quais serão apresentadas a seguir.

A maioria dos diretores entrevistados, abordaram, em algum momento, aspectos relacionados com a atividade pedagógica, as questões disciplinares e as implicações para a atuação do professor em sala de aula. Além disso, a importância do apoio e orientação dos diretores aos professores, para o bom desempenho das atividades pedagógicas.

Entrevista 1 - A parte disciplinar ajuda a parte pedagógica. Acredita que quando o professor consegue a disciplina ele conseguirá passar melhor a parte pedagógica. Mantendo a disciplina o resto será bem sucedido. Sem disciplina, independente da capacidade pedagógica do professor, ele não conseguirá passar seu conteúdo.

Entrevista 3 – [A atuação do diretor] influencia muito, pois a direção estando presente, está em contato com os professores, a utilização correta do HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) . Os professores passam toda a programação da semana, estão a par, troca de experiência entre os professores, atividades que funcionam bem são passadas para outros professores. A importância de planejar as atividades do professor na semana. É identificada uma busca muito grande dos professores pelo sucesso. Vontade do corpo docente em buscar o sucesso. A relevância do trabalho em equipe.

Entrevista 7 – [Como considera a influência da atuação do diretor no desempenho do professor em sala de aula, no desempenho da atividade de ensino] Quanto à conteúdo, o professor vai passar aquilo que ele tem. Não existe aula de 03, de 30 ou de 300 alunos, o bom profissional ele vai passar na sala de aula, insiste nesse ponto, não adianta o professor dizer que dá uma boa aula na escola particular, e no Estado não dá uma boa aula porque o aluno tem limitações. O bom desempenho em aula depende da competência e do profissionalismo do professor, tem que estar ciente disso, em última análise quem avalia se o professor tem competência e interesse é o aluno, porque o aluno é uma pessoa inteligente, ele percebe quando o professor quer fazer um bom trabalho, quanto está a fim de trabalhar. A orientação para que os professores tenham uma boa atuação é que estejam sempre se encontrando, o trabalho do professor é o trabalho do professor, problemas que aparecerem, dependem da competência do professor em resolver isso na e com a classe, o professor tem o seu trabalho e ela acha que a direção não deve interferir, mas é lógico que o professor tem que ter uma linha de trabalho que não prejudique o aluno, que não gere conflito dentro da classe, ter uma

boa imagem com os alunos, mas para que isso aconteça o professor deve estar policiando ele mesmo, não adianta a direção ficar policiando as atitudes do professor, se ele esta agindo certo ou errado. Na direção procura estar sempre do lado dos professores, mas se houver um professor falhando e houver a necessidade de colocar isso, o diretor deve falar com o professor, não com a intenção de dar receita, mas procurando ajudar para que ele melhore o seu desempenho, acredita que isso é importante. Contudo se o professor não quiser acatar a orientação da direção, não acatará. Pois dentro da sala de aula autoridade é do professor. A questão disciplinar depende do professor colocar limites, para que os alunos mesmo sendo amigos do professor, ele entenda que há uma posição formal dentro de sala de aula, acredita que isso é essencial para que haja uma relação de trabalho positivo, mas com disciplina.

Outra questão importante que foi abordada pelos diretores diz respeito ao peso da função administrativa no total das atividades desempenhadas pelo diretor escolar. Uma vez que a atividade administrativa é desempenhada pelos funcionários administrativos, mas o diretor escolar é o responsável final por essa atividade.

Entrevista 1 - Considera que devido ao apoio da pessoa que trabalha na secretaria da escola, consegue coordenar a atividade administrativa e as demais.

Entrevista 2 - O equilíbrio entre as três atividades [administrativa, pedagógica e disciplinar] depende da versatilidade do diretor em conciliá-las. Respeitando a legislação, é possível coordenar as três atividade e realizá-las de forma correta.

Entrevista 3 - Tendo uma equipe boa, uma direção aberta, e uma equipe que ama aquilo que faz, é possível administrar essas três funções de forma harmoniosa, e que a escola caminhe num clima prazeroso.

Entrevista 4 - A parte administrativa é muito pesada, sobrecarrega muito, sair da escola, estar na delegacia. O vice diretor auxilia muito. A parte da administração é o que mais toma tempo do diretor, e prejudica a parte pedagógica, e se o diretor não tem o coordenador fica uma falha, pois não vai conseguir levar bem a parte pedagógica. Acha muito importante e acha que toda escola deveria ter a figura do coordenador pedagógico. Pois a responsabilidade das funções administrativas por terem prazo e também envolverem a vida profissional e salários dos professores e outros funcionários.

Entrevista 5 - Considera a parte pedagógica a mais importante, o diretor deve ler muito e estar a par das inovações. Contudo é uma parte desgastante, pois ele não pode se integrar a essa parte como ele gostaria, a parte burocrática demanda muito mais atenção, ele é obrigado a ficar muito em cima de papéis. O tempo todo tendo papéis para entregar. Se não entregar os papéis em dia é considerado um diretor relapso. Fica muito a mercê desta questão de papéis. O diretor tem que conciliar, ter um tempo e ler, para preparar material para o HTPC(Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). A parte administrativa prevalece, mas não deveria prevalecer. Ocupa mais tempo que as outras atividades, muito mais do que deveria. O espaço deveria ser ocupado pelo pedagógico.

Entrevista 8 – O professor tem que ser líder, todas as vezes que percebe uma falha do professor, por exemplo, se passa pelo corredor e percebe o professor sentado e um aluno escrevendo na lousa, na primeira oportunidade, chama o professor, conversa com ele e pergunta porque esse tipo de situação esta ocorrendo. Porque se o professor não tiver uma técnica, a sua aula fica monótona, e a aula parada, acaba gerando a indisciplina, então nas reuniões, esse diretor busca apoiar os professores “até embaixo da água” se for necessário, mas se tiver que chamar atenção, não diz “fizeram isso”, diz claramente “fulano fez isso que eu não gostei”.

Outros comentários surgidos nas entrevistas do diretores escolares:

Entrevista 1 - As escolas que ficam em outras cidades, em especial, tem o agravante quanto a excesso de trabalho administrativo de ter que levar todas a documentação da escola até a cidade de Piracicaba, com isso quase que diariamente o diretor, o vice diretor ou algum funcionário de secretaria tem que se deslocar da escola até a delegacia de ensino. Acredita que o professor tem que ser, em primeiro lugar, um ouvinte do aluno, tem que conseguir um tempo fora do horário de aula, para estabelecer um relacionamento amigável com os alunos. Para poder passar o conteúdo o aluno tem que estar predisposto a aceitar aquilo que você esta querendo passar. Muito importante o relacionamento Professor-Aluno seja bom. O diretor tem que catalisar esta relação, sendo intermediário entre os alunos e professores. Sempre deve haver o intercâmbio Diretor-Professor e Diretor-Aluno.

Entrevista 3 - A importância da formação de equipe, com isso são formados vínculos, com os alunos, com a comunidade, com o corpo docente, a maioria dos professores tem tempo de casa, a META, o objetivo da escola e a promoção da pessoa humana, buscar através da atenção e da amizade superar as dificuldades de crianças e adolescentes, que são provenientes de uma comunidade carente, com grandes problemas. Os alunos e ex-alunos usam a quadra, tem a chave, usam a quadra e prezam por ela, tem acesso liberado para a escola e cuidam dela.

Entrevista 4 - Tem que haver uma troca de interesse e motivação entre o diretor e a comunidade para que busquem a melhoria da escola. O diretor deve sempre estar dando uma olhada nas salas de aula, para que o professor sinta que o diretor está presente. Nos intervalos, apesar de ter pessoas que olhem o intervalo, estar presente para que as crianças saibam que o diretor está lá, dar de uma certa forma, segurança para os componentes da escola, não em forma de vigia, mas de participação. "Se você precisar eu estou aqui."

Entrevista 5 - O Diretor influencia o desempenho dos professores em sala de aula, interesse e dedicação do diretor influencia e serve como "espelho" para os professores. A dedicação do diretor faz com que os professores também se dediquem mais. A figura do diretor sempre presente atuando, influencia, considera importantíssimo. Importante que o diretor não seja descomprometido.

Entrevista 7 - Aspecto importante, nesta escola, a diretora assumiu o cargo, há quinze dias, encontrou uma situação atípica, a escola, uma escola de grande porte, não

contava com espaço físico, com uma sala de diretoria, os alunos e professores eram atendidos no balcão da secretaria, sem espaço próprio... Tudo era resolvido na secretaria, não havia espaço para atendimento, com privacidade. Por gostar do que faz, busca sempre atender, fazer equilibradamente a funções, não tem a pretensão de ser a melhor diretora da cidade, mas quer que sua escola funcione bem. Ela percebe que quando os funcionários e professores percebem que o diretor está chegando e está com boa vontade, eles também colaboram. A escola estava sem diretor, apenas a vice diretora assumindo tudo sozinha, daí fica muito pesado. Cuidar de três períodos e ainda responder a delegacia de ensino. Quando era professora não considerava a presença física do diretor muito importante, pois buscava resolver muitas coisas que poderia passar para a direção, mas resolvia em classe. Contudo isso é mais fácil para o professor primário que fica cinco horas com os mesmos alunos, já o PEB II passa de uma classe para outra, com isso não tem como resolver as questões sem apoio do diretor.

6.2 Questionários

Optou-se pela aplicação do questionário, por ser a única forma disponível, seja em termos de tempo ou de recursos, de se obter o parecer de um número representativo de profissionais ligados às unidades escolares. As perguntas foram elaboradas para os questionários, de forma que mesmo quando a resposta era fechada, sempre havia um espaço para que os entrevistados apresentassem suas próprias opiniões. Essas opiniões serão apresentadas no decorrer da apresentação dos resultados da pesquisa. É importante salientar que muitas vezes, tais comentários podem ser destoantes da

tabulação geral da resposta, ou até mesmo de outro comentário apresentado, isso irá ocorrer, pois a apresentação desses comentários têm como objetivo expor todas as opiniões apresentadas no trabalho e não apenas aquelas que confirmam ou desmentem um determinado aspecto. É a opção do autor de “dar voz” aos participantes da pesquisa,

Documentos relacionados