• Nenhum resultado encontrado

Entrevistas com Ana Lúcia, Maria Nazaré e Solange: conflitos e desassossegos

DIALOGANDO COM AS PROFESSORAS: POSSIBILIDADES DE PENSAR O PROCESSO DE

8. DIALOGANDO COM AS PROFESSORAS: POSSIBILIDADES DE PENSAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS EMBATES DA PRÁTICA

8.1 Entrevistas com Ana Lúcia, Maria Nazaré e Solange: conflitos e desassossegos

Pelas conversas que desenvolvemos, especialmente por meio do conteúdo da primeira entrevista, fui conhecendo um pouco sobre a vida, aspirações e jeito de ser das professoras. Em seguida, apresento-as, a pessoa e a professora.

Ana Lúcia nasceu em Leme, tem 27 anos, é casada, tem um filho e vive há dois anos no município de Limeira. Cursou o magistério no CEFAM em Pirassununga, não por escolha própria, as circunstâncias a obrigaram. Na época, havia conseguido uma bolsa para estudar no CEFAM e esta era uma escola bem conceituada na região, além disso, sairia com uma profissão e estaria apta para ingressar no mercado de trabalho; escolha importante em tempos difíceis. Seu sonho inicial era ser engenheira agrônoma ou engenheira civil, entretanto, após iniciar seus estágios e fazer projetos de docência no curso de magistério, passou a manter um contato bastante intenso com os alunos, aprendeu a gostar do que estava fazendo e percebeu que essa era a sua escolha profissional. Seu primeiro emprego foi em uma confecção, quando tinha 14 anos; após a conclusão do magistério, em 1996, passou a trabalhar como eventual em escolas estaduais, de primeira à quarta séries. Em 1998 iniciou o curso de Pedagogia na Unesp / Rio Claro, concluindo-o em quatro anos, e se efetivou na rede municipal de ensino, em uma escola de Leme, como professora de educação infantil, trabalhando com Jardim II e Pré – escola. No ano de 2000 ingressou no SESI de Limeira, com turmas de alfabetização (ciclo I) e atualmente trabalha com uma turma do ciclo II (terceiras e quarta séries). Continua estudando, este ano cursa a Pós- graduação de Psicopedagogia, em Cosmópolis, com duração de um ano pela Universidade Castelo Branco. Resolveu pedir um afastamento na escola da rede municipal em Leme para

iniciar um trabalho na rede municipal de Limeira, com cinco turmas de reforço em alfabetização, composta por alunos desde a primeira até a quarta séries, os quais apresentam dificuldades em leitura e escrita. Está trabalhando com essas turmas enquanto aguarda a convocação para a efetivação na rede municipal de ensino desse município, visto que passou no último concurso.

Maria Nazaré nasceu em Rio Claro, tem 52 anos, solteira e vive há quarenta e seis anos no município de Rio Claro. Cursou o magistério no Colégio Puríssimo (Rio Claro), inicialmente não foi por escolha própria, influenciou-se pelo fato de que sua mãe era professora e seu pai dizia que esse era um curso que já permitia o ingresso no campo de trabalho, sem a necessidade de uma faculdade. Na época, pensava em fazer o curso de Medicina, possuía tios e primos que já exerciam essa profissão, mas depois percebeu que não tinha o que poderia ser um perfil para exercê-la, pois ficava muito nervosa frente às situações de emergência. Cursando o magistério e iniciando seus estágios teve seus primeiros contatos com os alunos e passou a gostar dessa área. Decidiu seguir carreira e fez o curso de Pedagogia na Unesp/Rio Claro, em 1978, que na época era conhecida como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Seu primeiro emprego foi com classes de supletivo de quinta à oitava séries no Projeto Minerva, depois ministrou aulas na Pré-escola e passou para aulas em salas de primeira à quarta séries. A escolha por salas de alfabetização ocorreu logo depois de formada. Tem por objetivo fazer mestrado na área da Educação, adora ler e acredita que o estudo na profissão de uma professora deve ser contínuo. Atualmente trabalha com uma turma de primeira série da rede estadual do município de Rio Claro.

Solange nasceu em São Paulo, tem 38 anos, é casada, tem uma filha e vive há treze anos no município de Limeira. Cursou o magistério por escolha própria, sua decisão baseou-se no fato de gostar de trabalhar com crianças e no desejo de promover trocas de conhecimentos. Formou-se no ano de 1984, no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora em Araras. Seu primeiro emprego foi em escritórios na área de Saúde. Em 1986 prestou concurso e ingressou na prefeitura, ministrando aulas por seis anos na área de educação infantil (maternal, jardim, pré). Passou por um conflito quando tinha 25 anos de idade e resolveu mudar de profissão; em 1998 fez o curso de Economia no Instituto de Ciências Aplicadas em Limeira e começou a trabalhar em indústrias, no setor gerencial de relatórios, controle de estoque, entrada e saída de mercadorias; cuidando da logística nas empresas. Foi também estagiária no Banco do Brasil e na empresa União, efetivou-se e trabalhou nessa área por dez anos. Depois dessa fase sentiu um forte desejo de regressar à sala de aula. Assim, em 2001, tendo prestado concurso na escola SESI de Limeira, foi chamada e assumiu uma classe de primeira série. Em 2003 retornou à faculdade, fazendo o curso de licenciatura em Matemática na faculdade Uniararas, como forma de se atualizar na parte pedagógica. Não optou pelo curso de Pedagogia, pois já havia cursado cinco anos de Economia e poderia eliminar uma quantidade maior de matérias no curso de Matemática, concluindo-o em menos tempo. Atualmente cursa Pós-graduação de Psicopedagogia em Limeira, com certificação pela Universidade Castelo Branco, com duração de um ano. Continua ministrando aulas no período da manhã no SESI, para turmas de alfabetização e é professora eventual na área de Matemática para turmas de quinta à oitava séries ou supletivo.

Já nos primeiros contatos que estabeleci com as professoras, explicitei as intenções do meu trabalho e citei as futuras leituras que poderíamos fazer das peças didáticas, as quais elas desconheciam. Comentei também sobre o caráter que teriam essas entrevistas; como se fossem conversas, trocas. Entretanto, ainda que essa situação de interlocução permeasse nossas relações, os temas propostos não surgiriam espontaneamente, seriam provocados por mim, intencionalmente.

Percebi pelas entrevistas que, apesar do tom de voz das professoras ser calmo e ponderado, o conteúdo de suas falas expressava um crescente conflito entre o que consideravam ideal e o que conseguiam realizar no plano do real; havia um desassossego no reconhecimento de suas limitações e no desejo de buscar outras formas de conduzir a prática pedagógica. Seus questionamentos e inconformismos, voltados às suas próprias práticas, pareciam revelar uma intensa preocupação com os alunos que apresentam dificuldades no desenvolvimento do processo de alfabetização, bem como um desejo de re- construir e encontrar outros caminhos para o desenvolvimento da alfabetização. Assim, meu encontro com Ana Lúcia, Maria Nazaré e Solange foi permeado pela discussão de seus conflitos e pela expressão de seus desassossegos, que, no fundo, eram meus também.

Apresento, a seguir, os principais temas abordados nas entrevistas, os quais sintetizei a partir das edições que compus, por meio das falas das professoras. Dessa forma, pela leitura dessas edições, feita durante as entrevistas, foi possível uma retomada de idéias; tanto para as professoras que aprofundavam e refletiam sobre sua práxis pedagógica, quanto para a pesquisadora que elaborava novas questões e temáticas para as próximas entrevistas, dando continuidade às discussões e facilitando também o desenvolvimento da análise.

Nas edições relativas à primeira e segunda entrevistas, destaco os seguintes aspectos: formação e trajetória profissional; reflexão e questionamento das concepções no seio da própria prática; atividades desenvolvidas; papel do aluno, do professor que alfabetiza, e os significados atribuídos ao processo de alfabetização, os quais embasam a práxis pedagógica. Na terceira e quarta entrevistas, com a leitura das peças didáticas realizada pelas professoras, analiso as possíveis relações entre os temas trazidos pelas peças (ou pelo que a leitura das mesmas leva a pensar) e as experiências e idéias suscitadas pelas professoras em relação ao processo de alfabetização. Assim, o estabelecimento dessas relações, feito pelas professoras (na reflexão de sua prática frente à leitura das peças didáticas, compreendidas em seus princípios didáticos) juntamente com a pesquisadora (na disponibilização das peças didáticas, intervenção e discussão de seus princípios), constituiu-se em foco de análise das entrevistas.