• Nenhum resultado encontrado

2.2 A Metodologia da Pesquisa

2.2.3 A Coleta dos Dados

2.2.3.2 Entrevistas

A entrevista é um dos instrumentos mais utilizados em pesquisas em educação, em conjunto com a observação. A associação com outros instrumentos de coletas de dados depende dos objetivos do estudo. A entrevista possui como vantagens a captação imediata e corrente da informação desejada, além do aprofundamento dos assuntos abordados ou superficialmente coletados com o uso dos questionários (LUDKE; ANDRÉ, 1986) sendo que o entrevistador no momento da entrevista já tem indícios que levam às interpretações iniciais dos dados levantados.

As entrevistas com os mediadores do museu foram realizadas durante o mês de janeiro de 2014 (Apêndice B), no MBC e foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e analisadas. Antes das entrevistas, os mediadores foram contatados via e-mail para a colaboração na pesquisa. O texto do e-mail consistia de uma explicação breve sobre os objetivos da pesquisa, um convite para participar da mesma e, caso o mediador aceitasse o convite, existia uma sugestão de dia e horário para a realização da entrevista.

A sugestão do dia e horário da entrevista foi proposta baseada na escala de atendimento confeccionada pelos próprios mediadores; assim, não seria necessário que os mediadores se deslocassem para outro local em outro horário. As entrevistas aconteceram no dia e horário que os mediadores já estavam escalados para atender os visitantes no museu, não havendo prejuízo para o atendimento, pois no mês em que foram realizadas era o período de férias escolares, portanto, não havia visitas agendadas e o público espontâneo que freqüenta o local costumava chegar por volta de 9h30min – 10h e as entrevistas foram realizadas por volta de 8h.

As entrevistas com as coordenadoras da exposição didática do MBC (Apêndice C) foram realizadas nos meses de março e maio de 2014, nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia e foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e analisadas. O

44 convite para participar da pesquisa foi enviado às docentes através de endereço eletrônico e a escolha de datas e horários ficaram a critério das professoras, conforme sua disponibilidade. Os objetivos do trabalho foram apresentados no texto do e-mail.

Com o professor P1, a entrevista foi realizada na própria escola após o período de observação, em horário de módulo do docente. A entrevista teve o objetivo de esclarecer algumas questões que foram levantadas durante a visita e a observação em sala de aula; e também para entender as concepções do professor sobre o museu e as práticas realizadas no local. As questões realizadas para o professor P1 constam no Apêndice D.

A entrevista com a professora P2 também foi realizada na escola no último dia de observação, que também foi o último dia do bimestre em que a professora estaria na escola, uma vez que teriam início as férias escolares. A entrevista foi gravada em áudio e posteriormente transcrita.

Os aspectos abordados nas entrevistas com os mediadores foram em relação à formação inicial, atuação e formação no MBC, a preparação e contato com professores da Educação Básica, participação no planejamento das atividades, concepções sobre a ação dos mediadores, as atividades propostas no MBC e sugestões para potencializar essas ações. Com as coordenadoras da exposição didática do MBC foram considerados aspectos como a missão/filosofia educativa do museu relacionando com as atividades propostas, a relação do museu com as escolas e as ações propostas pelo museu em relação aos professores da Educação Básica.

Em relação aos professores de Ciências, as entrevistas foram organizadas ressaltando os aspectos da formação inicial, os objetivos e a preparação para a visita ao MBC, as atitudes dos professores em relação aos mediadores, aos alunos e a exposição, concepções sobre a ação dos mediadores, as atividades propostas no MBC e sugestões para potencializar essas ações, além das concepções dos professores sobre o papel educativo do museu e a importância deste espaço na prática pedagógica do docente.

Algumas questões das entrevistas foram comuns aos dois docentes. No entanto, como se trata de um estudo de caso no qual muitas particularidades foram observadas, também optamos por elaborar um roteiro de entrevista semi estruturado para cada professor

45 (Apêndice E). O roteiro das entrevistas foi elaborado após as observações em sala de aula e no MBC.

No momento das entrevistas ocorreu uma síntese do projeto. Em seguida, foi solicitado aos mediadores e as coordenadoras da exposição didática do museu, informações sobre a formação profissional, funções exercidas no museu e tempo de atuação no local. Todos os participantes da pesquisa assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido elaborado e aprovado segundo os requisitos do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP/UFU).

O questionário proposto aos dois professores (Apêndice F) foi aplicado antes das entrevistas. As questões formuladas foram as mesmas para os dois professores e teve o intuito de levantar dados iniciais sobre a formação acadêmica do professor e o tempo de experiência profissional no ensino de Ciências. Também tentamos entender a relação entre os professores de Ciências e o Museu de Biodiversidade do Cerrado, no qual os seguintes aspectos foram levantados: Por que o professor se interessa em sair de sua sala de aula e levar seus alunos para o Museu de Biodiversidade do Cerrado? O professor procura informações sobre o espaço a ser visitado? O professor planeja a visita com antecedência? Informa os alunos sobre os motivos da visita? Com quais séries do ensino fundamental visita o local? Quais são os objetivos da visita? A visita contribui ou não com o aprendizado dos alunos? Como o professor identifica ou não essa contribuição? O professor solicita o atendimento monitorado? Por quê?

Os dados do questionário nos forneceram indícios sobre o planejamento da visita e as concepções dos professores sobre o museu, os quais puderam ser confirmados ou negados nas observações e nas falas dos professores nas entrevistas.

Documentos relacionados