• Nenhum resultado encontrado

3.5 Procedimentos de Co-Construção dos Dados

3.5.4 Entrevistas com as Famílias das Crianças e a Professora

As famílias, neste estudo, participaram de duas entrevistas semi-estruturadas. As onze primeiras foram realizadas no período de 19/08 e 04/10/04, gravadas em áudio, perfazendo um total de 510 minutos gravados, conforme Quadro 5 e a segunda entrevista ocorreu em grupo no final do período de construção de dados, nos dias 27/11, 02/12 e 09/12/04.

A primeira entrevista, cujo roteiro encontra-se anexado neste trabalho (Anexo 6), teve como finalidade construir dados sobre a identificação pessoal, as concepções de educação presentes no imaginário deste grupo, o significado dado à leitura e à escrita, as expectativas em relação à escolarização dos filhos e às práticas socioculturais de leitura e escrita das famílias, incluindo os gêneros textuais e o lazer oferecido aos filhos. Privilegiamos, nesta entrevista, como lócus a residência das famílias, uma vez que um dos objetivos deste estudo era identificar práticas socioculturais de leitura e de escrita que as crianças vivenciavam, a partir de usos, funções e gêneros textuais presentes em seus lares.

No final desta entrevista, convidamos as famílias para participar do Subprojeto “Bolsa de Leitura”, cujo convite foi aceito por todas e com boa receptividade. A seguir, o Quadro 5 apresenta a data, os participantes e a duração desta primeira entrevista.

Quadro 5 – Primeira entrevista com as Famílias das Crianças, Data e Duração

Data Criança Famílias Dur(min)

19/08/04 Helena Marta – a mãe 43

19/08/04 Enio Catia – a mãe 48

11/09/04 Ana Jonas e Carmem – os pais 63

11/09/04 Sandra Milton e Gloria – os pais 48

12/09/04 Bruna Marivânia – a mãe 31

17/09/04 Jorge Otávio e Solange - os pais 34

30/09/04 Bia Martinho e Albertina– os pais 81

01/10/04 Alberto Graça e Vitória – mãe e avó materna 36

01/10/04 Antonio Mariana – mãe substituta 33

03/10/04 Lúcio Claudiana - mãe 70

04/10/04 Sílvio Sonia – mãe 33

Total 510 minutos

No Quadro 5 acima apresentado, é possível observar que sete entrevistas foram realizadas apenas com as mães das crianças, incluindo a mãe substituta e a outra com a mãe e avó materna, tendo em vista que a criança e sua mãe residem junto à avó. Quatro contaram com a participação dos pais. A duração das entrevistas variou entre 31 e 81 minutos.

A segunda entrevista ocorreu nos dias 27/11, 02/12 e 09/12/04 com as famílias organizadas em três grupos com base no roteiro (Anexo 7). Esta entrevista visou avaliar a participação da família no subprojeto “Bolsa de Leitura”. A entrevista com o primeiro grupo formado por quatro mães, foi gravada em vídeo e ocorreu em 27/11/04 ao final da reunião de pais na instituição, cada mãe avaliou sua participação no subprojeto. O segundo grupo foi entrevistado também na própria instituição em 02/12 e o terceiro em 09/12/04, as entrevistas destes últimos grupos ocorreram no final do período de aula das crianças. As entrevistas destes últimos grupos foram gravadas em áudio por solicitação das próprias mães, tendo em vista a disponibilidade de tempo e a não familiaridade com o equipamento da câmera de vídeo. O registro do tempo gravado em vídeo e áudio com todos as participantes foi de 34 minutos A seguir no Quadro 6 são apresentados a data, o local da entrevista, o tipo de registro e a duração entrevista de cada grupo.

Das onze famílias participantes do estudo, apenas nove participaram desta segunda entrevista. Com as outras duas famílias não foi possível combinar um horário que atendesse a sua disponibilidade de tempo, apesar de ser uma entrevista rápida. Neste período, Glória estava em viagem para resolver assuntos familiares e Milton é carteiro e geralmente no mês de dezembro assume uma carga maior de trabalho. Carmem estava doente e Jonas, além de assumir as tarefas domésticas, estava cobrindo as férias de um outro servidor em seu trabalho.

Quadro 6 – Segunda entrevista com as famílias por data, local, tipo de registro e duração

Data Grupos Criança/Mães Local/tipo de registro Dur (min)

Helena/Marta– mãe Alberto/Graça – mãe Bruna/Marivania – mãe 27/11/04 Grupo 1 Lucio/Claudiana - mãe Reunião na inst/vídeo 10 Enio/Catia – mãe Sílvio/Sonia – mãe 02/12/04 Grupo 2

Antonio/Mariana – mãe subst

Instituição/áudio 10 Bia/Albertina – mãe

09/12/04 Grupo 3 Jorge/Solange - mãe Instituição/áudio 14 --- --- Sandra/Milton e Gloria - pais Não participaram ---

--- --- Ana/Jonas e Carmem - pais Não participaram ---

Total 34 min

No Quadro 6 descrito acima, é possível observar que apenas as mães e a mãe substituta participaram desta segunda entrevista. O que pode ser explicado para este fato é que a entrevista do primeiro grupo ocorreu ao final da reunião de pais e as demais aconteceram ao final das aulas, quando eram as mães que assumiam a tarefa de buscar as crianças na escola.

Como já mencionamos anteriormente, em nossa cultura, as mães assumem maior responsabilidade com a educação das crianças pequenas.

Entrevistas com a Professora

Foram realizadas duas entrevistas semi-estruturadas com a professora, gravadas em áudio. A primeira ocorreu no início do trabalho (14/05/04) com base em um roteiro (Anexo 4) a fim de construir dados sobre sua formação profissional, suas concepções sobre o processo de leitura e escrita de crianças nesta faixa etária, suas expectativas em relação à aprendizagem das crianças e à interação com as famílias.

As entrevistas foram realizadas na própria instituição com uma fala contínua. A primeira teve duração de 37 minutos e nesta oportunidade, a professora apresentou-se angustiada e ansiosa em relação ao planejamento e elaboração das atividades para a turma. Entretanto, durante na própria entrevista, quando foi questionada sobre o que gostaria de alcançar junto às crianças durante o ano letivo, sinalizou o percurso pedagógico que pretendia seguir.

Já a segunda entrevista foi realizada no dia 15/12/04, também com um roteiro (Anexo 5) no final do período de construção de dados do estudo com duração de 46 minutos. Nesta entrevista, as relações de confiança entre a professora e a pesquisadora estavam estabelecidas. Isto permitiu a professora ampliar informações pessoais e profissionais e auto-avaliar seu trabalho desenvolvido durante o ano letivo, bem como avaliar, também, o trabalho desenvolvido pela pesquisadora.