• Nenhum resultado encontrado

ENTREVISTAS COM PROFESSORES

Nas entrevistas com os professores, as quais se fundamentaram na intenção de conhecer dados sobre o porte da escola e qual a clientela que a mesma atende (alunos da zona rural e urbana do município). O colégio atende a um total de 503 alunos no turno matutino, sendo 188 das 5ª séries as quais estão divididas em sete turmas, classificadas as salas de A até G.

No turno vespertino, o colégio atende a 201 alunos, 93 desse total estão matriculados nas 5ª séries divididos em três turmas onde as salas estão classificadas de A até C. No turno noturno, o colégio conta com um total de 402 alunos, sendo 112 nas 5ª séries. Porém, a professora dessas turmas, que também participou da pesquisa em outro turno, optou pela não participar destes alunos.

No que se refere à forma de organização das carteiras em sala de aula e das três professoras que participaram da pesquisa, duas responderam que arrumam as carteiras da sala em fila e uma respondeu que possibilita que os alunos arrumem a sala como os mesmos considerem melhor. É interessante notar que a forma de arrumar as carteiras em sala, indica a forma como a metodologia do professor é aplicada.

Quanto ao segmento de intenção de pesquisar sobre o acesso dos alunos às fontes de pesquisa bibliográficas, não somente o livro didático, mas também outros livros que pudessem auxiliar como fonte de pesquisa e consequentemente, na formação do aluno. Todos responderam que o colégio possui biblioteca, mas que os livros, em parte, não estão atualizados. No que diz respeito aos livros voltados à educação ambiental, a questão 8ª, quis saber se o colégio disponibiliza outros livros voltados à educação ambiental, onde duas professoras responderam que disponibiliza e uma professora não respondeu.

Sobre a utilização do livro didático, com o tema sobre Educação Ambiental, aplicado em sala, está adequado à realidade do aluno, duas professoras não responderam, deixando em branco, e uma professora respondeu que o livro didático não está adequado à realidade vivenciada pelo colégio.

Com relação à informatização da biblioteca, e se esta possui conexão com a internet, todos os três professores responderam que a biblioteca não possui computadores. O que chamou a minha atenção é que o colégio possui uma sala de informática conectada à internet. Ainda foi perguntado de forma informal, se eles tinham acesso a pesquisas na internet, através desses computadores, os mesmos responderam que só têm acesso caso o professor esteja presente.

Questionados a respeito de como é trabalhada a Educação Ambiental no colégio, qual a série que é implantada e quanto tempo é trabalhada como disciplina, todos responderam que a disciplina foi implantada há um ano. Neste tocante, é importante destacar que a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através da Portaria 1.128/09, implantou a disciplina Educação Ambiental nas 5ª series, sendo exigido que entrasse em vigor em 2010.

Interrogados sobre há quanto tempo o colégio trabalha com a temática Educação Ambiental como projeto, uma professora respondeu que trabalha há um ano e duas professoras responderam de dois a quatro anos. Podemos observar que os PCN citados neste trabalho já sugerem ações com a educação ambiental desde a sua criação em 1997.

Todas as professoras responderam que sim, quando questionadas se a educação ambiental é trabalhada de forma polidisciplinar.

Há quanto tempo leciona? Duas professoras responderam que tinham de 12 a 17 anos de experiência e uma que tem mais de 22 anos de experiência. No que se refere há quanto tempo leciona educação ambiental ou tema correlato, todos os

professores responderam de 1 a 5 anos. Sobre a formação profissional dos professores, dois responderam que são licenciados em letras e uma não respondeu deixando em branco.

E se possui conhecimentos sobre as Conferencias Internacionais, Leis Federais e Leis Estaduais que dizem respeito à Educação Ambiental, uma professora respondeu que parcialmente, e dois, que sim tem conhecimento.

Tais fatos são relevantes, ao trabalhar com a disciplina Educação Ambiental, para demonstrar aos alunos todo o processo que deu origem a essa disciplina. E também oportunizar discussões sobre o meio ambiente bem como problemas como poluição não é algo novo, mas um problema de muitas gerações anteriores à deles.

No tocante a quais os assuntos que considerava melhor para se tratar na aula sobre Educação Ambiental, de forma geral a resposta foi a poluição.

Quando questionados sobre a própria prática pedagógica, em sala de aula, todos os professores responderam que se consideram um educador construtivista.

Em referência ao conhecimento sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola, todos responderam que sim. O PPP desempenha importância estratégica dentro do planejamento educacional, pois discute com a comunidade escolar (pais, professores, funcionários e alunos), sobre os problemas que a escola possui e traça algumas metas e objetivos a serem alcançados.

Questionados se o PPP da escola está adaptado a trabalhar com as questões ambientais, dentro da realidade em que ela está inserida duas professoras responderam que sim e uma professora informou que o PPP atende parcialmente a realidade do colégio.

Para melhor compreensão dos dados descritos acima, foi formulada uma tabela, a qual possibilita de forma sistemática a observação de tais informações, possibilitando um melhor entendimento, haja vista, que tais informações possibilitam uma reflexão de como a escola esta posicionada frente à temática da Educação Ambiental, a partir destas buscar problematizar quais as adequações necessárias para se obter melhores resultados frente à conscientização da população.

Desta forma, a tabela 1, apresentada a seguir, contém as respostas de forma sistematizada.

Tabela 1 – Entrevista com os três professores

TEMA VARIÁVEIS QUANTIDADES

Organização das carteiras em sala de aula

Arrumam em fila 2

Deixa a critério dos

alunos 1

Intenção de pesquisar sobre o acesso dos

alunos às fontes de pesquisa bibliográficas Possui biblioteca 3 Disponibilidade de livros voltados à

educação ambiental

Escola disponibiliza 2 A escola não disponibiliza 1 Informatização da biblioteca possui conexão

com a internet Não 3

Tempo que é trabalhada a Educação

Ambiental 1 ano

Quanto tempo o colégio trabalha com a temática Educação Ambiental como projeto

Mais ou menos 1 ano 1

Dois a quatro anos 2

Educação ambiental é trabalhada de forma

quanto tempo leciona a polidisciplinar Sim

Tempo que leciona 12 a 17 anos 2

22 anos 1

Tempo leciona educação ambiental 1 a 5 anos 3

Formação profissional dos professores Licenciados em letras 2

Não informou 1

Conhecimentos sobre as Conferencias Internacionais, Leis Federais e Leis Estaduais sobre Educação Ambiental

Parcialmente 1

Sim 2

Temas melhor se tratar na aula sobre

Educação Ambiental, Poluição 3

Própria prática pedagógica Construtivista 3

Conhecimento sobre o Projeto Político

Pedagógico da Escola Sim 3

PPP está adaptado com as questões ambientais da realidade da escola

Sim 2

Parcialmente 1

Fonte: Arquivo da pesquisa 2012.