• Nenhum resultado encontrado

Neste episódio os personagens, Luna, Claudio e Júpiter querem descobrir como a água que eles estão bebendo pode virar chuva. Em um dia de calor, a turma toda está tomando muita água. A mãe de Luna faz uma brincadeira que atiça a curiosidade da turma ao dizer que, se eles continuarem bebendo muita água não vai sobrar nada para virar chuva. Luna então quer descobrir como aquela água que eles estão bebendo pode virar chuva.

Para tentar descobrir a resposta, de como a água que eles estão bebendo pode virar chuva, Luna faz um experimento, deixando um copo cheio de água no jardim. Após algum tempo Luna, Júpiter e Claudio voltam para ver o copo e percebem que parte da água “sumiu”. Eles querem saber por que a água sumiu do copo. Em busca de respostas, os personagens se transformam em gotas de água. Na Figura 8 há a representação da cena em que os personagens se transformam em gotas de água.

Figura 8 - Cena em que os personagens se transformam em gota de água Fonte: DVD “O Show da Luna” Primeira Temporada Completa.

Volume I. Ano 2016.

Na atmosfera, durante o momento do “Faz de conta” os personagens estabelecem um diálogo com as nuvens, que explicam a eles, em forma de música como ocorre a formação da chuva. A descrição dessa música7 consta a seguir:

Eu sou grande, eu sou quente faço a água evaporar e você nem vê, nem sente.

Você quase não nos vê, somos muitas a descer, mas quando evaporamos a gente ajuda a fazer chover.

Das gotinhas de vapor se faz as nuvens. Às vezes a gente não vê quem vem, Batemos uma na outra e a chuva cai.

Quem não tem guarda-chuva nem de casa sai. Garoa, garoinha, chuva, chuvão.

Fina ou grossa nós molhamos o chão! Chuva, chuvisco, garoa, tempestade. Fina ou grossa nós molhamos o chão! A chuva cai na gente e vamos pro oceano, No dia mais quente a gente vai secando. Eu chego de novo evaporo o que a chuva fez,

Se não fosse eu... não tinha chuva outra vez. Fonte: Episódio

“Como a água vira chuva?”. DVD “O Show da Luna” Primeira Temporada Completa. Volume I. Ano 2016.

Em muitos trechos dessa música nota-se, por meio do momento “faz de conta”, a definição do conceito de evaporação e a importância deste processo para a formação das nuvens. Para ensinar como ocorre a formação da chuva,

7

As músicas foram transcritas das cenas dos episódios selecionados. Deste modo, não foram atribuídos nomes as mesmas.

na música utiliza-se o recurso da linguagem figurada, conforme transcrito no trecho a seguir.

[...] A chuva cai na gente e vamos pro oceano. No dia mais quente a gente vai secando.

Eu chego de novo evaporo o que a chuva fez se não fosse eu ... não tinha chuva outra vez.

Fonte: DVD “O Show da Luna” Primeira Temporada Completa. Volume I. Ano 2016.

No trecho da música, a linguagem figurada também é utilizada para destacar a importância do Sol para a formação da chuva. A Frase “(...) Se não fosse eu... não tinha chuva outra vez” é cantada pelo Sol. Neste episódio, o conteúdo foi apresentado de forma compreensível, em uma linguagem adaptada para o público alvo do desenho animado. Na Figura 9 encontra-se a imagem de uma das cenas do episódio “Como a água vira chuva”.

Figura 9 - Cena em que os personagens, em forma de gotas de água, precipitam Fonte: DVD “O Show da Luna” Primeira Temporada Completa. Volume I.

Ano 2016.

Este episódio foi trabalhado com os estudantes na aula de constituição de dados em que o tema era “A formação da chuva”. Inicialmente foi retomada a apresentação da aula anterior e apresentado o tema que iria ser trabalhado nesta segunda aula. Posteriormente, os estudantes receberam a primeira atividade, a qual teve por objetivo averiguar o conhecimento prévio dos mesmos. Na atividade, que está na Sequência Didática “Ciência divertida:

aprendendo Ciências com o Show da Luna”, os estudantes receberam um balão de aniversário e dentro de cada balão havia seis palavras, algumas estavam relacionadas ao processo de formação da chuva e outras palavras não tinham nenhuma ligação. Os estudantes receberam uma folha A4, onde deveriam colar aquelas palavras que fossem relacionadas com o processo de formação da chuva.

Após essa primeira atividade, foi apresentado aos estudantes o conteúdo científico, explicado sobre o fenômeno das chuvas e como se formam as nuvens. Posteriormente, foi transmitido aos estudantes o episódio do desenho animado educativo O Show da Luna – Como a água vira chuva? Após a apresentação do desenho animado, os alunos foram para o intervalo. No retorno a sala de aula foi realizado o experimento “Chuva artificial”, com o objetivo de simular o processo de formação da chuva, a chuva artificial foi produzida com água quente e gelo.

Após a demonstração do experimento, os estudantes realizaram a atividade de representação de um dia chuvoso. A aula foi finalizada novamente com a transmissão da música do episódio, em que os alunos cantaram junto com os personagens. O quadro 5 apresenta o tempo dedicado para cada atividade.

QUADRO 5 - INTERVENÇÃO DIDÁTICA 2 Aula 1 – Ocorrência dos dias e das noites

Tempo Atividades

8h00 às 8h15 Apresentação da aula

8h00 às 8h40 Atividade sobre os conhecimentos prévios 8h40 às 9h00 Exibição do episódio do desenho animado 9h00 às 9h30 Intervalo para o lanche

9h30 às 10h00 Experimento “Chuva artificial”

10h00 às 10h40 Atividade ocorrência de um dia chuvoso

10h40 às 11h00 Exibição da música do episódio e finalização da aula