• Nenhum resultado encontrado

O episódio “Quatro Luas para Luna” começa com uma noite de Lua Cheia. O personagem Júpiter pergunta a Luna se é em noite de Lua Cheia que o Lobisomem aparece. Luna responde que sim. Ele então pergunta a ela se existe mais de uma Lua, e Luna responde que não, que a Lua é uma só, mas ela muda de fases. A seguir, o diálogo entre os personagens sobre este episódio.

A Lua é sempre Lua, mas ela fica diferente. Diferente como? Indaga Júpiter? Luna então explica o que o padeiro Edson a esclareceu, que a Lua tem quatro fases: uma hora ela parece como uma fatia de melancia grande, depois vira uma fatia de melancia toda mordida e também uma Lua que se esconde e ninguém vê e ainda a Lua Cheia. A Lua é uma só e em cada fase ela é de um jeito. Júpiter indaga: por que a Lua muda de fases? Fonte: DVD “O Show da Luna” Primeira Temporada Completa. Volume I. Ano 2016.

A Figura 10 representa a cena de abertura do episódio.

Figura 10: Cena de abertura do episódio “Quatro Luas para Luna” Fonte: DVD “O Show da Luna” Primeira Temporada Completa. Volume I. Ano 2016.

Para descobrir a resposta, os personagens fazem o experimento da “Luz da lanterna na caixa”, ensinada pelo padeiro Edson, outro personagem do desenho animado. Luna e Júpiter colocam uma bola pequena dentro de uma caixa, abrem quatro furos redondos e pequenos em quatros lados da caixa, colocam uma lanterna dentro de um cano e a acendem dentro da caixa.

Conforme a posição da lanterna dentro da caixa é a representação das principais fases da Lua. Na figura 11, imagem da cena do experimento “Luz da lanterna na caixa”.

Figura 11: Cena do experimento “Luz da lanterna na caixa” Fonte: DVD “O Show da Luna” Primeira Temporada Completa. Volume I. Ano 2016.

Entretanto, mesmo após a realização do experimento, os personagens continuam com a dúvida sobre a mudança de fases da Lua. E para compreenderem melhor as fases da Lua, os personagens fazem de conta que são astronautas e vão até o espaço conversar com a Lua. Na cena do momento “Faz de conta”, de início os personagens estabelecem um diálogo com a Lua: “(...) Júpiter: A gente quer saber por que você muda? Luna: Como você muda de cheia para vazia e de grande pra pequena? Lua: Para entender as minhas fases vocês terão que ficar em órbita” (fonte, ano).

No diálogo apresentado acima, a Lua apresenta aos personagens um conceito científico muito importante para que ocorram as suas fases, é o conceito de “órbita”, o qual consiste em trajetória frequente que um corpo celeste percorre ao redor de outro. Como ilustração para órbita, no desenho aparece a Lua fazendo uma volta ao redor do Planeta Terra. A sequência da explicação sobre as principais fases da Lua é apresentada em forma de música. Abaixo segue um recorte da mesma.

(...) Sou sempre Lua, sempre a mesma Lua. É a luz do Sol que me muda!

Eu sou sempre a mesma Lua, mas eu mudo de figura. Sou sempre a mesma que flutua,

Hora cheia, hora vazia.

Eu não tenho luz própria e preciso do Sol pra me iluminar.

Tem hora que ele me deixa Cheia, Nova, Crescente ou Minguante ... Lua ...

[...] Sou sempre Lua, sempre a mesma Lua. É a luz do Sol que me muda!.

Fonte: DVD “O Show da Luna” Primeira Temporada Completa. Volume I. Ano 2016.

A letra da música também destaca a influência da luz solar para que ocorram as principais fases da Lua: “[...] Eu não tenho luz própria e preciso do Sol pra me iluminar. Tem hora que ele me deixa Cheia, Nova, Crescente ou Minguante [...]”.

Por meio da letra da música e dos diálogos estabelecidos pelos personagens no episódio, nota-se o desenvolvimento de uma explicação clara, objetiva e lúdica sobre a ocorrência das principais fases da Lua, assim como nos outros dois episódios selecionados para a pesquisa.

Em todos os episódios da Primeira Temporada desse desenho animado, os personagens realizaram experimentos simples para descobrirem como ocorrem os fenômenos científicos. No próximo tópico são descritos como os experimentos foram desenvolvidos nas aulas de constituição dos dados.

Este episódio foi trabalhado com os estudantes em uma das aulas em que o tema se chamava “As principais fases da Lua”. Inicialmente foi retomado o tema da aula anterior e posteriormente os estudantes receberam a primeira atividade, a qual teve por objetivo averiguar o conhecimento prévio dos mesmos. Na atividade, que também contempla a Sequência Didática “Ciência divertida: aprendendo Ciências com o Show da Luna”, os estudantes receberam uma folha A4, com a ilustração de seis balões, dentro de cada balão eles deveriam escrever todas as palavras relacionadas à Lua.

Após essa primeira atividade, foi apresentado o conteúdo científico aos estudantes, explicado o que é a Lua e quais são as principais fases que ela apresenta. Posteriormente, foi transmitido aos estudantes o episódio “Quatro Luas para Luna”. Os estudantes saíram para o intervalo do lanche e no retorno

foi realizado o experimento da luz da lanterna na caixa, com o objetivo de simular as principais fases da Lua.

Após a demonstração do experimento, os estudantes realizaram a atividade de representação das principais fases da Lua. Então, a aula foi finalizada novamente com a transmissão da música do episódio, em que os estudantes cantaram junto com os personagens. O Quadro 6 apresenta o tempo didático para cada atividade.

QUADRO 6 - INTERVENÇÃO DIDÁTICA 3 Aula 1 – Ocorrência dos dias e das noites

Tempo Atividades

8h00 às 8h15 Retomada do conteúdo estudado na aula anterior 8h00 às 9h00 Atividade sobre os conhecimentos prévios 9h00 às 9h30 Intervalo para o lanche

9h30 às 9h50 Exibição do episódio do desenho animado 9h50 às 10h20 Experimento “Luz da lanterna na caixa”

10h20 às 10h50 Atividade de representação das principais fases da Lua 10h50 às 11h00 Exibição da música do episódio e finalização da aula

Fonte: A autora (2018).