• Nenhum resultado encontrado

Equipa de Desenvolvimento do Sistema de Votação Electrónico Brasileiro

No documento Confiança em votação electrónica (páginas 143-147)

4. Análise das Entrevistas

4.3. Desenvolvedores de Sistemas de Votação Electrónica

4.3.2. Equipa de Desenvolvimento do Sistema de Votação Electrónico Brasileiro

Ao longo desta secção serão apresentados excertos considerados importantes para a análise e discussão dos resultados. Todos os excertos resultam da transcrição da entrevista com o representação do Tribunal Superior Eleitoral Brasileiro. Devem ser tidas em consideração as realidades em discussão, sendo a realidade eleitoral, social e cultural Brasileira bastante

126

diferente da Portuguesa. A configuração e apresentação dos excertos segue as regras da secção anterior.

Entrevistado: Representante do Tribunal Superior Eleitoral, Brasil Local: Skype

Data: 2011/08/09 Duração: 54 minutos Entrevista gravada: Sim

Excerto 1:

JPN: No Brasil a votação electrónica é sempre presencial ou seja a pessoa tem que estar sempre na urna tem que ir ao local. Alguma vez pensaram em fazer uma votação electrónica mas remota?

ENT: Bem essa questão da votação ser um processo presencial está muito vinculado pela amarração do compêndio de leis hoje estabelecido no país vai desde a nossa constituição ao nosso código eleitoral às nossas leis complementares e às resoluções dirigidas pela corte do TSE o nosso voto e alinhado até à nossa constituição ele deve ser um processo com garantia da não coacção ou seja ele tem que ser um processo vigiado na presença de fiscais representantes da justiça eleitoral o eleitor comparece às sessões eleitorais e numa cabina com total privacidade realiza ali o seu voto e em segredo então esse acto só pode ser viabilizado ou concretizado por meio da vigilância de representantes da justiça eleitoral por isso aí não cabia ai a votação pela internet porque pela internet nós não teríamos condições de garantir ali a não coacção do eleitor.

127 Excerto 2:

JPN: Eu estive a ler alguma informação sobre o sistema brasileiro e encontrei alguns relatos de pessoas que diziam sistema não ser transparente o suficiente porque por exemplo o código fonte estaria fechado e não estaria ao acesso de toda a gente eu gostaria de saber também nesse sentido o código fonte está então aberto para que toda a gente possa analisar e verificar que são realmente aqueles os passos que são efectuados?

ENT: Sim essa informação não procede é inverídica todos os softwares ficam à disposição para análise dos partidos políticos e também de outros órgãos ou entidades públicas ou qualquer interessado que se apresentar para avaliação. Após esse período de 180 dias em que ele fica aberto nós fazemos um processo denominado de lacração dos sistemas que na verdade ele é feito em cima desses programas uma assinatura digital os interessados assinam digitalmente esses programas. Como essa assinatura digital ela é realizada por cima dos hashes ou dos resumos digitais de cada programa essa assinatura digital garante basicamente duas coisas primeiro a garantia da integridade desses programas aonde ele for verificado ou seja se a assinatura digital bate significa que ele é o programa ou o conjunto de programas desenvolvido pelo tribunal superior eleitoral. A segunda característica desta assinatura é a questão da integridade como é feito em cima dos hashes garante que todos os programas uma vez conferida a assinatura estão íntegros ou seja não houve nenhuma alteração no seu conteúdo então no final desse período de 180 dias onde nós realizamos essas assinatura uma vez digamos lacrados por meio de assinaturas digitais eles são distribuídos para serem introduzidos nas urnas electrónicas. Uma cópia desses programas é guardada na nossa sala cofre e já fica À disposição para análise até mesmo posteriormente ao tempo eleitoral. Esses códigos fontes são guardados e também os programas executáveis devidamente assinados digitalmente. A outra cópia dos programas executáveis também assinados é distribuídos para os tribunais regionais eleitorais que introduz esses programas nas urnas electrónicas e esse trabalho permite digamos que nesse processo de carga desses programas das urnas electrónicas os

128

partidos políticos também verifiquem ali por meio dos seus certificados digitais porque eles participam do processo da assinatura desses programas eles podem verificar onde for em qualquer parte do país se aquele programa é efectivamente original do TSE e se ele está integro. Uma vez carregado nas urnas electrónicas e realizada a eleição posteriormente pode fazer novamente essa mesma conferência. Se as assinaturas continuam conferindo significa que os programas que estão guardados

JPN: Não houve violação

ENT: Exacto não houve violação e os programas fonte estão guardados aqui na sala cofre à disposição para uma análise inclusive posterior. A qualquer tempo e o tempo que for necessário para ser analisado ou seja afirmar que os programas são fechados e que não há possibilidade de verificação é uma informação totalmente inverídica e tendenciosa. Inclusive faz parte da análise o Firewire ou seja os softwares embarcados nos componentes electrónicos na urna electrónica e até mesmo as rotinas de cripto as funcionalidades de criptografia que também são abertas para a análise daqueles interessados.

Excerto 3:

JPN: Alguma vez puseram a hipótese de utilizar um sistema que ao mesmo tempo que fosse feita a votação electrónica também imprimisse papel por exemplo?

ENT: É isso seria uma alternativa razoável se a nossa problemática inicial não fosse a intervenção humana no processo.

Excerto 4:

JPN: No desenvolvimento destes sistemas que sensibilidades digamos assim estiveram envolvidas?

129

ENT: Certamente houve a participação muito intensa do conhecimento do direito principalmente do direito constitucional e engenheiros e também profissionais de desenvolvimento de software e também há uma disciplina interessante que envolve na solução da automatização do nosso processo eleitoral que é a área de logística porque nós temos um país de 4,5 milhões de km2 com as mais variedades e variação e

dificuldades de acesso às áreas remotas considerando principalmente o sector norte do país onde temos a Amazónia e nós levamos a automação do processo em 100% das sessões eleitorais inclusive na aldeia indígena entoa a disciplina além da questão do direito da engenharia da disciplina de telecomunicação segurança também há a disciplina de logística que participa muito da solução do processo eleitoral.

4.3.3. Equipa de Desenvolvimento do Sistema de Votação

No documento Confiança em votação electrónica (páginas 143-147)