• Nenhum resultado encontrado

Equipa de Desenvolvimento do Sistema de Votação Electrónico da Multicert

No documento Confiança em votação electrónica (páginas 149-154)

4. Análise das Entrevistas

4.3. Desenvolvedores de Sistemas de Votação Electrónica

4.3.4. Equipa de Desenvolvimento do Sistema de Votação Electrónico da Multicert

Ao longo desta secção serão apresentados excertos considerados importantes para a análise e discussão dos resultados. Todos os excertos resultam da transcrição da troca de emails com o representante da Multicert. A configuração e apresentação dos excertos segue as regras da secção anterior.

Entrevistado: Multicert - área técnica na equipa de desenvolvimento Local: Email

Entrevista gravada: Não

Excerto 1:

JPN: Relativamente aos requisitos que o sistema de votação electrónica da MULTICERT cumpre, nomeadamente ao nível da segurança e garantias de cumprimento dos

132

requisitos da votação, quais os mais relevantes para a MULTICERT, e os que o seu sistema implementa (confidencialidade, autenticidade, ...)? Houve alguma imposição de requisitos por parte do organizador das experiências de votação electrónica (UMIC)? ENT: Este tipo de sistemas teve que ter em conta as boas práticas a nível da segurança da informação e de processos/sistemas de Voto Electrónico, recomendações da UE, entre outros. De entre todas as garantias oferecidas pelo sistema de voto electrónico, destacam-se:

a autenticação dos eleitores;

o anonimato dos votos (apenas decifráveis após o final da votação em hardware criptográfico apenas acessível com chaves criptográficas em posse dos elementos da Comissão Eleitoral);

que cada eleitor vota apenas uma única vez;

que ninguém pertencente à MULTICERT, ao Promotor da Votação ou a qualquer outra entidade envolvida consegue consultar, adulterar (adicionar/alterar/eliminar) votos do sistema;

sistema com registos e auditável que permite comprovar se necessário que não houve qualquer manipulação dos votos ou do sistema durante o processo eleitoral.

Para além dos requisitos a nível de segurança, um dos requisitos indicados foi que o processo de votação deveria ficar o mais próximo possível do real (em papel).

Excerto 2:

JPN: Sentiram resistência/dúvidas (que são perfeitamente naturais) por parte de alguma entidade associada às experiências realizadas? Que informações têm sobre as principais dúvidas dos eleitores que utilizaram o sistema da MULTICERT? Quais as principais preocupações?

ENT: Sim, é habitual surgirem dúvidas e hesitações sobre os sistemas de votação electrónica. Nesse sentido, a MULTICERT efectua sessões de esclarecimento onde é

133

explicado como funciona o sistema, que garantias de segurança dá e qual o processo de votação e descarga dos eleitores no Caderno Eleitoral. Posteriormente, é feita uma sessão de demonstração em que as pessoas têm a oportunidade de experimentar o sistema, de forma a esclarecerem eventuais dúvidas e ficarem mais familiarizados e ganharem confiança com este tipo de sistemas. Curiosamente, ao contrário do que se poderia supor, habitualmente são as pessoas de idade mais avançada que aderem ao sistema com mais entusiasmo e oferecem menos resistência à mudança.

Excerto 3:

JPN: Desde essas experiências, não se partiu para a utilização de nenhuma tecnologia de votação electrónica como era objectivo na altura, nem foram efectuadas em Portugal mais experiências de votação electrónica. A que é que acha que isso se deveu?

ENT: Isso deve-se provavelmente a razões de ordem estratégica, política e talvez orçamental, pelo que a MULTICERT não é a melhor entidade para responder a essa questão. No entanto podemos indicar que na altura se chegou à conclusão que os custos seriam muito elevados, especialmente em hardware (que seria utilizado poucas vezes por ano) e serviços que tinham de ser disponibilizados durante a eleição (comunicações, técnicos de prevenção, …).

Excerto 4:

JPN: Que áreas do conhecimento a MULTICERT tem envolvidas no desenvolvimento do seu sistema de votação electrónica? Criptografia, design, segurança,...? Consideram a inclusão de alguma área do conhecimento menos técnica? Acha que estas várias vertentes podem aumentar a confiança dos eleitores?

134

ENT: O desenvolvimento core destes sistemas envolve principalmente pessoas com uma vertente forte em áreas como:

a criptografia;

a segurança da informação; a segurança de sistemas e redes; a arquitectura e design de sistemas.

Adicionalmente, há outras áreas envolvidas no projecto que também acabam por ser muito importantes para transmitir maior confiança aos eleitores:

marketing, media e comunicação; gestão de projectos;

gestão de negócio.

Por exemplo, é com a ajuda de competências na área de comunicação que são feitos vídeos exemplificativos do processo de votação, cujos eleitores podem visualizar antes de votar para perceberem melhor como se vai passar o processo.

Excerto 5:

JPN: Código fonte livre: da parte da MULTICERT, consideram o código fonte livre uma característica importante, na medida em que toda a gente possa avaliar o que está escrito, ou por outro lado, pode também expor as fragilidades do sistema e além disso grande parte da população não ter meios (conhecimentos) para avaliar o que lá está, criando assim uma falsa sensação de confiança?

ENT: A MULTICERT disponibiliza de forma limitada o código fonte mediante os termos de contrato acordados. A restrição à divulgação deve-se única e exclusivamente por questões de protecção comercial, daí ser apenas disponibilizado ao Promotor da Votação e aos Auditores.

135

4.3.5. Equipa de Desenvolvimento do Sistema de Votação

Electrónico da Federação Portuguesa de Futebol

Ao longo desta secção serão apresentados excertos considerados importantes para a análise e discussão dos resultados. Todos os excertos resultam da transcrição da curta entrevista com o representante da FPF. Devem ser tidas em consideração as realidades em discussão, sendo a realidade do SVE da FPF é em parte consideravelmente distinta do sistema eVote e da generalidade dos sistemas de votação. Este foi um sistema utilizado durante muito pouco tempo, foi alvo de pedidos no sentido de deixar de ser utilizado e foi nesse sentido. A configuração e apresentação dos excertos segue as regras da secção anterior.

Entrevistado: Departamento Jurídico, FPF

Âmbito: Trabalho de Mestrado sobre Confiança em Votação Electrónica Local: Telefone

Data: 2011/07/21 Duração: 7 minutos Entrevista gravada: Não

Excerto 1:

JPN: Porque é que sentiram a necessidade de utilizar um sistema de votação electrónica?

136

ENT: Já utilizamos várias vezes, utilizamos por uma questão de rapidez porque temos assembleias-gerais para aprovar documentos em que é necessário fazer muitas votações e para não perder tempo, fazer contagens, depois percentagens diferentes de votos etc. é muito mais prático fazer a votação electrónica.

Excerto 2:

JPN: Não teria que manter o anonimato por exemplo?

ENT: Não só é secreto se for expressamente solicitado claro que o electrónico faz com que os outros não saibam quem é que votou e onde e aí não haveria esse problemas no fim se quisessem ver alguma coisa poderiam depois consultar o sistema lembro-me que teríamos uma impressão dos resultados.

No documento Confiança em votação electrónica (páginas 149-154)