• Nenhum resultado encontrado

esboço de estória; há uma série de pequenas complicações e desfechos, com um cenário e personagens comuns Ocupa

Lu Jogo Simbólico II cena 1: era uma

5- esboço de estória; há uma série de pequenas complicações e desfechos, com um cenário e personagens comuns Ocupa

papel de narrador; predomina a descrição dos eventos, mas há indicações de um plano psicológico: o guarda foi lá em cima...que ele pensava que as galinhas tinha que ficar na jaula; ele não matou (a carneira) porque ele ficou com dó.

A análise das duas narrativas de Lu, no contexto de jogo, mostram uma considerável diferença no aspecto quantitativo, mas também no qualitativo. Vimos, no jogo simbólico I, que quando Lu prolonga sua estória esta perde em qualidade, havendo um corte no enredo pela justaposição da última cena. Entretanto no jogo simbólico II, a extensão da narrativa é maior sem que isso prejudique a sua coesão. Observa-se que a segunda estória recebe um tratamento especial, desde a lenta e cuidadosa armação do jogo até as explicações verbais e através de gestos, que buscam colocar as relações espaciais, temporais e causais.

Pode-se dizer que, nesta segunda produção, Lu. se mostra muito consciente dos fatores de compreensão verbal da narrativa, buscando assegurá-la com seus recursos de representação simbólica: a organização da realidade está bem elaborada, facilitando muito essa representação verbal. A observação que faz sobre a necessidade de um título e de uma fórmula para iniciar a estória indica o aproveitamento de modelos de estrutura narrativa para organizar o discurso. Neste sentido, é interessante notar o emprego do tema da floresta e da caçada como possível sugestão da experiência anterior com o relato da estória de “Pedro e o Lobo”, bem como a maneira como insere na estória a destruição acidental do “galinheiro”. Vemos, de um lado, a espontaneidade e criatividade do autor e, por outro lado, a contribuição das vivências culturais.

6.5.1.6. Jo. (6a. 3m.) - Jogo simbólico I:

Arrumação da cena: organiza os brinquedos numa linha reta, separando: animais, objetos de cozinha, caixas de mantimentos, blocos e bonecos. Ao contar a estória vai manipulando e posicionando estes elementos.

Cena 1: Cenário e personagens; evocação de atividades do contexto doméstico; seqüências temporais e localização espacial - o Onde, o Quem, o Quando: informação adaptada: Dois meninos estavam assistindo televisão, o outro tava olhando a panela para ver se não derramava (relação de implicação). Aí viu que tinha duas televisões. Aí tirou um sofá, ajudou a tirar o outro prá pôr aqui juntinho. Aí, depois, a televisão tava junto, prá quando quebrar uma já tem outra (relação de implicação). E os dois tava lá junto e o outro tava olhando a panela. Aí viu, aí o outro chamou que já tá na hora de almoçar: Já tá na hora de almoçar! Já tá na hora de almoçar! Aí depois que eles viram "lavar roupa" (a caixinha de sabão em pó: não consegue nomear e designa pela função) eles pôs um pouco em cada coisa e começou a lavar com a água que eles estavam esquentando. Depois que eles lavaram tudo, aí eles continuaram a assistir televisão (seqüência temporal das ações).

Cena 2: Associação livre em relação à cena anterior; descrição de sua ação de inventariar, comparar, classificar e arrumar os objetos: informação adaptada: Todos os cavalos e as vacas estavam lá bebendo água. Cada um bebendo sua água e tinha até isto daqui que era ... (não consegue nomear o objeto de plástico vermelho que representa penca de bananas; pega o objeto, volta-se para o cenário da casa e guarda na geladeira; guarda também as caixas de sucrilhos). Tinha até sucrilhos, tinha até

um monte de sucrilhos (Pega a lata de figada e lê, "Fi-ga-da", e guarda a lata junto com os mantimentos). Aí tinha um outro amigo prá ajudar eles e também estava assistindo (a TV). E tinha um negócio verde (peça verde do Lego de forma arredondada) que era um fogão pequenininho (classifica pela forma, colocando junto do fogãozinho). Tinha mais uma gelatina (pega a caixinha e coloca na geladeira). Tinha um negócio de bolo (caixinha de massa de bolo) que era igual a este daqui... (compara e classifica, colocando junto as duas caixas); mostra para mim uma caixa de margarina e pergunta baixinho o que é, pois tem consciência que está sendo gravada e isto é em "off". Respondo que é a margarina. Ao identificar, ela encontra a classe: Tava junto com o bolo.

Cena 3: Justaposição em relação à cena anterior; novo conjunto da fazenda integra-se ao da casa; descrição das ações no tempo e no espaço; seqüências temporais marcadas verbalmente, pelo tempo natural e pelas horas; informação adaptada: Aí o amigo deles tava arrumando o negócio das vacas (a cerca), prá não fugir (justificação). Tava montando o negócio da vaca, a grade da vaca (tem dificuldade para encaixar as peças da cerca). Todos estavam assim (juntos). Aí eles foram dormir (os animais). Aí o homem acabou indo prá casa dele dormir também (ajeita o boneco deitado em cima dos blocos de Lego). Depois que todos estavam dormindo, até o homem, aí esses dois que estavam aqui vendo TV, foi aí (marcando verbalmente a seqüência temporal) que eles estavam querendo dormir também (ajeita os bonecos

deitados). Aí então, já era noite (pega a balancinha e usa o seu ponteiro como se fosse de um relógio), o outro desligou (a TV) e viu que tava meia-noite (usa várias marcas temporais, concretas e verbais).

Cena 4: Justaposição: novo cenário de trabalho: seqüências espaciais-temporais marcando a relação entre trabalho e casa: informação adaptada: O relógio tava tocando prá eles acordarem prá sair de casa. Aí, eles foram um pouco trabalhar, desligou a TV....tchic...tchic. Depois que desligou, eles estavam lá no trabalho deles. Aí eles viram que tinha uma coisa prá eles trabalhar. Aí, eles tavam lá em pé (coloca os bonecos junto aos blocos de madeira). Depois eles viram que o relógio tava tocando, lá de longe, da casa deles, que tava meia-noite de novo, eles tavam indo prá casa deles, deixou o trabalho deles lá. Depois eles chegaram em casa, tomaram café, todos eles que tavam chegando...em casa (vai levando os bonecos de volta à casa). Os três copos tavam lá para eles (pega uma xícara para cada um).

Cena 5: Justaposição em relação à cena anterior; introduz e descreve novo cenário; seqüência de ações, sem uma complicação; desfecho convencional; informação adaptada: Aí, eles ficaram lá para apresentar eles, que eles iam...( ajeita os bonecos em cima dos blocos de madeira). Aí, eles estavam lá se apresentando o show (coloca os bonecos em cima do "palco"). Aí eles terminou e esse daqui tava aqui atrás, só olhando o show (posiciona um quarto boneco, atrás do “palco”). Peço que ela finalize a história. Aí, o outro ficou lá assistindo. Aí, depois, eles foram prá casa,... dormiu. Aí, deixou as vacas dormir também, o cavalo, também e eles viveram felizes prá sempre (conclusão).

Jo. –Jogo Simbólico I