• Nenhum resultado encontrado

4.2 PESQUISA DE CAMPO

4.4.2 Escolha da Alternativa

Através da tabela 14 no item 4.4.1 pode-se observar que a alternativa que mais atende aos requisitos estabelecidas é a alternativa D. Deste modo, a mesma foi a escolhida para ser desenvolvida, trazendo maior espaço para trabalho como também melhor utilização de todas as multifuncionalidades e, desta forma, o gabinete recebeu a inclusão de rodízios pelo mesmo motivo.

Por apresentar um conceito ao projeto, a mesma permite a criação de outros mobiliários trazendo a possibilidade da criação de uma linha de móveis para escritório. Desta forma foram também projetadas duas cadeiras para recepção, que podem ser utilizadas nas duas formas de multifuncionalidade da mesa. A ilustração do conjunto é demonstrada nas figuras 72 e 73.

Figura 72: Ilustração da alternativa escolhida 1ª versão

Figura 73: Ilustração da alternativa escolhida 2ª versão

Fonte: A autora

4.5 REALIZAÇÃO

4.5.1 Memorial Descritivo

O conjunto Espirale foi desenvolvido através do conceito de evolução dos ambientes de trabalho. Uma espiral é uma curva plana que cresce dando voltas em torno do seu centro de forma progressiva, sendo assim símbolo de evolução e movimento ascendente e progressivo, espirale então, é a ação de tornar algo espiralado (MICHAELIS, 1998). Assim como o nome, as formas geométricas utilizadas na concepção do móvel vem para representar a mudança dos espaços hierarquizados para locais mais descontraídos. Desta maneira foi proposital que todos os móveis do conjunto apresentem ângulos retos, que se transformam em curvas.

São três os móveis que compõe o conjunto desenvolvido, sendo o principal deles a escrivaninha (figura 74) que se transforma em poltrona. Esse móvel é dividido em 4 partes principais, o tampo que é ligado com a lateral esquerda devido a curvatura, a lateral direita, a base do assento e o estofado do assento. Para utilizá-lo como poltrona, basta virá-lo e por esse motivo as quinas posteriores são arredondadas, facilitando sua utilização, bem como existem duas áreas vazadas de cada lado, para um melhor apoio das mãos.

Figura 74: Mesa Espirale

Fonte: A autora

Sua montagem é simples e utiliza sistema de conexão Maxifix (figura 75), que é um conector para móveis que receberão cargas de pesos mais elevados, sendo ideal para armários, camas, balcões e móveis contínuos (HÄFELE, 2017). Desta forma o móvel se manterá firme e seguro ao ser utilizado como poltrona. Além desse sistema, também faz-se o uso de parafusos 6mm ocultos na montagem através da escareação, que consiste em fazer um furo adicional na largura da cabeça do parafuso, que posteriormente será tapado e desta forma esconderá o mesmo.

Figura 75: Sistema Maxifix

Um dos requisitos observados como principal no desenvolvimento de um mobiliário de escritório era a necessidade do espaço para arquivamento. Desta maneira foi desenvolvido um gabinete (figura 76) que pode também ser utilizado como aparador ou mesa de centro, complementando a multifuncionalidade da escrivaninha. Nos lugares das gavetas optou-se por utilizar portas de correr para que seja economizado espaço no momento do seu uso.

Figura 76: Gabinete Espirale

Fonte: A autora

O gabinete recebeu rodízios de silicone 120mm (figura 77) para que os mesmos não ficassem tão visíveis e desta forma facilitasse sua locomoção para os seus diferentes usos. Esse móvel é dividido em 9 partes estruturais principais, tampo e lateral esquerda, lateral direita, parte superior e inferior da área de arquivamento, assim como a parte posterior, duas portas, uma divisória interna e uma prateleira, sendo sua montagem feita com parafusos ocultos.

Figura 77: Rodízios de Silicone

Uma das laterais do móvel possuí uma prateleira para organização de objetos menores e a outra lateral não possuí prateleira para o arquivamento de objetos maiores. As portas de correr recebem o sistema SideLine 55 (figura 78), ideais para pequenas portas de madeira, sendo econômico e de fácil aplicação. (HETTICH, 2017)

Figura 78: Sistema SideLine 55

Fonte: Hettich (2017)

Por último, foi desenvolvida a cadeira de recepção (figura 79) para finalizar o conjunto. Esse móvel é dividido em apenas 3 partes, pois o encosto assim como a base são uma peça única, que unida com a base do assento e o estofado formam o móvel final. Este móvel também é montado com conectores Maxifix para suportar pesos mais elevados de forma segura.

Figura 79: Cadeira Espirale

Fonte: A autora

O material escolhido para a fabricação do móvel foi o compensado Paricá, que é uma espécie brasileira, vinda de reflorestamento, sendo assim uma espécie promissora no mercado moveleiro pelo seu rápido crescimento. Por ser uma árvore de reflorestamento plantada no Brasil, o Paricá gera renda para seus produtores e promove a sustentabilidade. É um compensado leve e resistente, ideal para a confecção de peças com grandes dimensões e é encontrado hoje no mercado em chapas de até 30mm (GLOBAL WOODS, 2015).

Para o acabamento preferiu-se utilizar o laminado de alta pressão. Seguindo o conceito New Clarity, a opção escolhida foi o padrão madeirado MD 01 Turin da Fórmica® (figura 80)

que reproduz a textura da lamina de madeira crua. Quanto ao estofado, a espuma utilizada é de 3cm com densidade 23. O tecido escolhido foi o corino, pois por ser sintético e impermeável é de fácil limpeza. Além disso o corino é confortável e pode ser fabricado em diversas cores, trazendo assim mais versatilidade, sendo escolhido para o projeto a cor branca. Entretanto indica-se um paleta de cores possíveis para utilização no conjunto, com tons pastéis em azul, verde, amarelo e marrom, conforme figura 81.

Figura 80: Padrão MD 01 Turin

Fonte: Fórmica® (2017)

Figura 81: Sugestão de cores para fabricação

Fonte: Pantone (2017)

Cada móvel pode ser usado separadamente conforme a vontade do consumidor. São diversas a formas de utilização do conjunto. A figura 82 e 83 ilustram a sugestão de disposição dos móveis no principal modo de uso para o ambiente de trabalho.

Figura 82: Sugestão de uso 1

Fonte: A autora

Figura 83: Sugestão de uso 1

Já a figura 84 demonstra a sugestão de disposição dos móveis no seu uso secundário.

Figura 84: Sugestão de uso 2

Fonte: A autora

4.5.2 Maquete

A maquete dos móveis foi confeccionada em escala 1:2 com laminado flexível de 6mm e MDF cru de 18mm. O acabamento se deu por pintura e revestimento autoadesivo de PVC. Por motivos de indisponibilidade de materiais, algumas medidas foram levemente alteradas na confecção da maquete para fim de adaptação ao novo material, assim como sua montagem foi realizada somente com pregos e parafusos. O corino foi mantido e a espessura da espuma reduzida conforme escala. As figuras 84, 85 e 86 ilustram os móveis de forma individual e as figuras 87 e 88 em suas sugestões de uso, estando ainda sem acabamento.

Figura 85: Maquete da Mesa Espirale

Fonte: A autora

Figura 86: Maquete Gabinete Espirale

Figura 87: Maquete Cadeira Espirale

Fonte: A autora

Figura 88: Sugestão de uso 1

Figura 89: Sugestão de uso 2

Fonte: A autora

4.5.3 Desenho Técnico

No apêndice B estão dispostos os desenhos técnicos, contendo especificações de medidas e sistemas de montagem. A prancha 1 contém as vistas principais da mesa assim como suas medidas e a prancha 2 contém a vista explodida da mesma. A prancha 3 contém as vistas e medidas principais do gabinete, seguido da prancha 4 com o corte horizontal e a prancha 5 sua vista explodida. Por fim, a prancha 6 traz as vistas e medidas principais da cadeira, seguida da prancha 7 com a respectiva vista explodida.

5 CONCLUSÃO

As constantes mudanças que vem acontecendo nos ambientes de trabalho tem feito com que empresas e colaboradores busquem por espaços mais flexíveis para desenvolver as diversas tarefas desempenhadas no cotidiano da mesma. Busca-se também por espaços mais descontraídos, onde funcionários possam aumentar o contato entre si, resultando em mais criatividade, dinamismo e aumento de produtividade.

Tendo em vista também que o trabalho é, para a maioria das pessoas, importante nos mais variados sentidos, faz-se necessário que estes ambientes sejam cada vez mais humanizados, pensados de forma que os trabalhadores se sintam cada vez mais à vontade e cada vez mais em contato com os demais colaboradores de uma empresa.

Além disso, observa-se que existem atualmente uma grande variedade de modelos de ambientes de trabalho, indo dos pequenos home offices aos grandes espaços compartilhados dos coworkings. Através das pesquisas realizadas e das análises de mercado, verificou-se a necessidade de um mobiliário que acompanhasse essa evolução.

Desta forma, o conjunto de mobiliário Espirale foi projetado de modo que atenda a essa diversidade de locais de trabalho que estão surgindo e também trazendo formas de adaptação de modo que torna os ambientes mais flexíveis devido a sua multifuncionalidade, pois possibilita a criação de dois ambientes em um só, mesmo quando se tem restrições em relação aos espaços, tornando uma sala de escritório convencional em um ambiente de reuniões descontraído e leve.

REFERÊNCIAS

ARRUMADÍSSIMO. Cobre na Decoração. Disponível em:

<http://www.arrumadissimo.com.br/como-usar-o-cobre-na-decoracao-decoracao-com- objetos-em-cobre/>. Acesso em: Ago, 2017.

ATHAYDE, Bruno. REVISTA EXAME. Você sabe o que é coworking? Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/voce-sabe-o-que-e-coworking/>. Acesso em: Jul, 2017. BARBOSA, Marciana de Lourdes. Análise dos custos de produção de estofados em uma

indústria de São Lourenço do Oeste – SC. Monografia de Especialização – Especialização

em Gestão Contábil e Financeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.

BOOTH, Sam; PLUNKETT, Drew. Mobiliário para o Design de Interiores. Tr. Alexandre Salvaterra. São Paulo. Gustavo Gili, 2015.

BÜRDEK, Bernhard E. Design: História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo. Edgard Blucher, 2006.

CALDAS, Dario. Observatório de Sinais: Teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro. Senac Rio, 2004.

CASA VOGUE. Aparador Mister. Disponível em:

<http://casavogue.globo.com/Design/Moveis/noticia/2014/12/escrivaninha-bar-ou- biblioteca.html>. Acesso em: Ago, 2017.

CLT. Decreto-Lei N.º 5.452, de 1º de Maio de 1943. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm>. Acesso em: Jul, 2017 COM JEITO E ARTE. Cadeira Rose Boudoir. Disponível em:

<http://comjeitoearte.blogspot.com.br/2012/06/hoje-aconteceu-aniversario-de-charles.html>. Acesso em: Jul, 2017.

CONTAIFER, Juliana. 10ª edição da mostra Mainline mostra tendências de decoração

para 2018. Disponível em: <http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/decoracao/10a-edicao-

da-mostra-mainline-mostra-tendencias-de-decoracao-para-2018>. Acesso em: Jul, 2017. COWORKING BRASIL. Escritório Nós Coworking. Disponível em:

<https://coworkingbrasil.org/spaces/nos-coworking/>. Acesso em: Jul, 2017. COWORKING BRASIL. O que é Coworking? Disponível em:

<https://coworkingbrasil.org/como-funciona-coworking/>. Acesso em: Jul, 2017.

DAILY ICON. Cadeira de Braços. Dísponível em: http://www.dailyicon.net/tag/bauhaus/>. Acesso em: Jul, 2017.

DALCIN, Bruna. Tipos de acabamentos para móveis planejados. Disponível em: <http://comprandomeuape.com.br/2015/11/tipos-de-acabamentos-para-moveis- planejados.html>. Acesso em: Ago, 2017.

DE MORAES, Anamaria; PEQUINI, Suzi Mariño. Ergodesign para trabalho com

DESIGNWOHNEN.DE. Mesa de Madeira e Metal. Disponível em:

<https://www.designwohnen.de/house-doctor-esstisch-form-200x80>. Acesso em: Ago, 2017. FAHRER. Aparador Maresia. Disponível em:

<http://www.fahrer.com.br/aparadores/aparador-maresia.html>. Acesso em: Out, 2017. FORMICA. Cozinha Real Color. Disponível em:

<http://www.formica.com.br/realcolor_ambientes.htm>. Acesso em: Ago, 2017. FÓRMICA. Textura MD 01 Turin. Disponível em:

<http://www.formica.com.br/made_MD01.htm>. Acesso em: Nov, 2017.

FRANCESCHI, Roberta Barban; NASCIMENTO, Roberto Alcarria. Moradia e mobiliário

para profissionais autônomos: diretrizes projetuais. São Paulo. Editora UNESP, 2009.

GALVÃO, Arabella. História do Mobiliário. Curitiba. UFPR, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. São Paulo, Atlas, 2002. GLOBAL WOOD. Compensado Paricá. Disponível em:

<http://globalwood.com.br/compensado-de-

parica/?gclid=CjwKCAiA3o7RBRBfEiwAZMtSCQ2paiDZAMyiOtuChBCLKiATw3kpLM YizKZNnSXanzg65pqfs6TDKBoCq2YQAvD_BwE>. Acesso em: Out, 2017.

GLOBAL WOOD. Tipos de compensado de madeira. Disponível em: <http://globalwood.com.br/tipos-de-compensado/>. Acesso em: Ago, 2017.

GMAD. Finish Foil. Disponível em: <http://gmad.com.br/blog/decoracao/revestimentos- moveis-planejados/>. Acesso em: Ago, 2017.

GOMES FILHO, João. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. São Paulo. Editora Escrituras, 2003.

GOUVEIA, Paula. Tendência 2017 em Design de Interiores. Disponível em:

<https://paulagouveia.pt/pt/metais-tendencia-2017-design-de-interiores/>. Acesso em: Ago, 2017.

GRANDJEAN, Etienne. Manual da Ergonomia – Adaptando o Trabalho ao Homem. Tr. João Pedro Stein. Porto Alegre. Artes Médicas, 1998.

GUIA TRABALHISTA. NR 17 – Norma Regulamentadora 17. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17.htm>. Acesso em: Jun, 2017. GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas

comerciais. São Paulo. Senac, 2014.

HABITISSIMO. Decoração com OSB. Disponível em:

<https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/osb-na-decoracao>. Acesso em: Ago, 2017. HABITUS BRASIL. New Clarity. Disponível em:

<https://www.habitusbrasil.com/schattdecor-novas-tendencias-para-2017/>. Acesso em: Out, 2017.

HABITUS BRASIL. O que diz o conceito New Clarity para a decoração?. Dísponível em: <https://www.habitusbrasil.com/conceito-new-clarity-decoracao/>. Acesso em: Out, 2017.

HAFELE. Sistema Maxifix. Disponível em:

<https://www.hafele.com.br/pt/info/produtos/solu-es-para-m-veis/conectores-ferragens-para- pain-is-leves-e-suportes-de-prateleira/conectores/21910/>. Acesso em: Out, 2017.

HEISE ONLINE. Mesa Digital Ideum. Disponível em:

<https://www.heise.de/newsticker/meldung/Touch-Tisch-fuer-Cafes-und-Kneipen-mit- Android-oder-Windows-8-2119740.html>. Acesso em: Nov, 2017.

HETTICH. Sistema SideLine 55. Disponível em:

<http://www.hettich.com.br/downloads/catalogos/portas.pdf>. Acesso em: Nov, 2017. I-DECORACAO. Decoração anos 60. Disponível em: <http://i-decoracao.com/estilos- decorativos/ideias-conseguir-decoracao-retro>. Acesso em: Nov, 2017.

IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. São Paulo. Edgard Blücher LTDA, 2003. INTERIORES MÓVEIS E DESIGN. Acabamento em Metacrilato. Disponível em: <http://interioresmoveisedesign.com/acabamentos/>. Acesso em: Out, 2017.

JKS MOVEIS PLANEJADOS. Homme Office sob medida. Disponível em:

<http://ww.jksmoveis.com.br/ambientes/mostruario/home-office/home-office-2>. Acesso em: Ago, 2017.

JOHNSON, Steve. De onde vêm as boas ideias. Rio de Janeiro. Zahar, 2010. JOOST’S DEV. Cadeira Vermelha-e-azul. Disponível em:

<http://joostdevblog.blogspot.com.br/2013/04/>. Acesso em: Jun,2017.

LACA E CIA. Móvel Laqueado. Disponível em: < http://lacaecia.com.br/galeria.html>. Acesso em: Ago, 2017.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia

Cinetífica. São Paulo, Atlas, 2003.

LIMA, Marco Antônio Magalhães. Introdução aos Materiais e Processos para Designers. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda. 2006.

LÖBACH, Bernd. Design Industrial – bases para a configuração dos produtos

industriais. Tr. Freddy Van Camp. São Paulo. Blucher, 2001.

LOJAS KD. Escrivaninha Armário. Disponível em: <https://www.lojaskd.com.br/armario- com-escrivaninha-dobravel-5131-branco-acetinado-multimoveis-

180622.html?origem=googlead_product_listing_ads&productid=180622&local=1001677&de vice=c&network=g&gclid=Cj0KCQjwvuDPBRDnARIsAGhuAmbLv2aJ1M2dymR3ZeoFGn PShDlesn9Z_roGdfWcpVWH2QWJacHD_1IaApj5EALw_wcB>. Acesso em: Nov, 2017. LOJAS KD. Escrivaninha Rack. Disponível em: <https://www.lojaskd.com.br/escrivaninha- mesa-para-computador-multifuncional-branco-movel-bento-

112154.html?origem=googlead_product_listing_ads&productid=112154&local=1001677&de vice=c&network=g&gclid=Cj0KCQjwvuDPBRDnARIsAGhuAmbB_xC1LE-

xi4P6FFhP6iGq6JDW6Y8nZ8xJcZR56u4CPpFVrH7m9bYaAvzDEALw_wcB>. Acesso em: Nov, 2017.

LOTT, Michell. Tendências de decoração que estarão na sua casa em 2018. Disponível em: <http://casavogue.globo.com/Design/Feiras/noticia/2017/09/8-tendencias-de-decoracao- que-estarao-na-sua-casa-em-2018.html>. Acesso em: Out, 2017.

MAES, Jéssica. Quem são os profissionais que ditam o que vai virar moda? Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/economia/pos-e-carreira/quem-sao-os-profissionais- que-ditam-o-que-vai-virar-moda-dmkd1p5165fs2sjiw33514jrn>. Acesso em: Out, 2017. MAIS ESTILO. Decoração de ambiente inspirado na Art Déco. Disponível em: <htt://maisestilo.net/2013/10/art-deco-elegancia-e-sofisticacao/>. Acesso em: Ago, 2017. MERCADO LIVRE. Rodízios de Silicone. Disponível em:

<https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-911805226-rodizio-grande-gel-silicone-100mm- com-freio-1-un-c719-_JM>. Acesso em: Nov, 2017

MESQUITA, Cristiane. Aço inox na decoração: polido ou escovado. Disponível em: <https://palmetal.com.br/aco-inox-na-decoracao-usar-o-polido-ou-escovado/>. Acesso em: Nov, 2017.

MEU MÓVEL DE MADEIRA. Escrivaninha Legno. Disponível em:

<https://www.meumoveldemadeira.com.br/moveis/escrivaninhas/escrivaninha-compacta- legno-cru-e-quadro-negro>. Acesso em: Out, 2017.

MEU MÓVEL DE MADEIRA. Escrivaninha Up. Disponível em:

<https://www.meumoveldemadeira.com.br/ambientes/ambientes-pequenos/escrivaninha- extensivel-up-branco-giz-e-cru-fosco>. Acesso em: Out, 2017.

MEU MÓVEL DE MADEIRA. Mostruários de Madeira. Disponível em:

<https://www.meumoveldemadeira.com.br/paletacoresloja.html>. Acesso em: Ago, 2017. MICHAELIS: moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998 (Dicionários Michaelis). 2259p.

MOBLY. Escrivaninha Ragnar. Disponível em: <https://www.mobly.com.br/escrivaninha- ragnar-com-2pt-3gv-preto-417283.html#a=3|p=6|pn=1|t=catalog|c=196|s=0>. Acesso em: Nov, 2017.

MORO, Suzana Regina; MACHADO, Marcos W. K. Modelo para aplicação do QFD no

desenvolvimento de produtos multifuncionais. Fortaleza. UTFPR, 2015.

MUMA. Escrivaninha Estúdio. Disponível em:

<https://www.muma.com.br/moveis/escrivaninhas/escrivaninha-estudio.html>. Acesso em: Nov, 2017.

OLIVEIRA, Julyana. Pantone revela tendências de cores para 2018. Disponível em: <http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/noticia/2017/03/pantone- revela-tendencias-de-cores-para-2018.html>. Acesso em: Out, 2017.

OPPA. Escrivaninha Artro. Disponível em: <http://www.oppa.com.br/escrivaninha-artro- off-white>. Acesso em: Nov, 2017.

PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Las dimensiones humanas em los espacios interiores:

Estándares antropométricos. Barcelona. Gustavo Gili, 2001.

PANTONE. Paleta de cores pastéis. Disponivel em: <http://www.pantone.com.br/cor-do- ano-2017>. Acesso em: Nov, 2017.

PANTONE. Pantone View Home + Interiors. Disponível em:

<http://pantone.com.br/pantoneview-casa+interiores-2018.html>. Acesso em: Ago, 2017. PARA ESCRITÓRIO. Escritório em MDF. Disponível em: <http://para-

escritorio.com/moveis-para-escritorio-em-mdf/>. Acesso em: Ago, 2017.

PHILLIPS, Peter L. Briefing: A Gestão do Projeto de Design. Tr. Itiro Iida. São Paulo. Blucher, 2008.

PLATCHECK, Elizabeth Regina. Design Industrial: metodologia de ecodesign para o

desenvolvimento de produtos sustentáveis. Tr. Freddy Van Camp. São Paulo. Atlas, 2012.

PRADO, Eduardo. 18 tipos de móveis multifuncionais perfeitos para casas pequenas. Disponível em: <https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/1635129/18-tipos-de-moveis- multifuncionais-perfeitos-para-casas-pequenas>. Acesso em: Out, 2017.

PROCOBRE. Cobre na arquitetura e Design. Disponível em:

<http://procobre.org/pt/noticias/cobre-na-arquitetura-e-design/>. Acesso em: Ago, 2017. PRODIS. Tendência em móveis coorporativos. Disponível em:

<http://www.prodis.com.br/blog/principais-tendencias-de-moveis-corporativos-para-2017/>. Acesso em: Ago, 2017.

RADOMILLE, Paula. Novas tendências para escritórios corporativos. Disponível em: <http://www.radoarquitetura.com.br/blog/novas-tendencias-para-escritorios-corporativos/>. Acesso em: Ago, 2017.

ROMANELLI, Taís. Sofá: como escolher o tecido ideal. Disponível em:

<https://www.dicasdemulher.com.br/sofa-como-escolher-o-tecido-ideal/>. Acesso em: Ago, 2017.

ROMANZOTI, Natasha. Quem inventou a cadeira de escritório? Charles Darwin. Disponível em: <https://hypescience.com/quem-inventou-a-cadeira-de-escritorio-charles- darwin/>. Acesso em: Ago, 2017.

ROSSO, Silvana Maria. Posto de trabalho fixo. Disponível em:

<http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/195/empresa-movel-posto-de-trabalho- fixo-e-computador-pessoal-175858-1.aspx>. Acesso em: Out, 2017.

RS DESIGN. Escritórios humanizados e colaborativos: tendência mundial. Disponível em: <http://www.rsdesign.com.br/espaco_arquiteto/escritorios-humanizados-e-colaborativos-

Documentos relacionados