• Nenhum resultado encontrado

Escolha das escolas e dos participantes para aplicação da pesquisa final

As escolas que participaram da pesquisa foram escolhidas levando em consideração dois critérios: i) duas escolas públicas que tenham o Ensino Fundamental para os anos finais; ii) sendo uma com alunos que participaram de programa de capacitação na área de educação de trânsito e outra na qual os alunos não tenham tido contato, formal com o tema, ou seja, os alunos não receberam qualquer instrução ou treinamento sobre trânsito na escola.

Para selecionar a escola com alunos do Ensino Fundamental que participaram de algum programa de educação de trânsito foi feito um levantamento nos dados históricos da GEDUC/BHTRANS, identificando as escolas que participaram do projeto “Transitando Legal”, que atende a alunos do Ensino Fundamental e uma consulta ao DER-MG para identificar os professores, das Escolas da região de Venda Nova, que participaram do curso de capacitação oferecido pela instituição. De acordo com os dados históricos da GEDUC/

61 BHTRANS 22 escolas, de Ensino Fundamental, localizadas na regional Venda Nova participaram do projeto Caravana Transitando Legal no ano de 2012, conforme apêndice F. A partir do levantamento das escolas que participaram da “Caravana Transitando Legal” foi realizado um contato por telefone com a direção de algumas escolas explicando sobre a pesquisa e solicitando autorização para aplicação dos questionários. Em algumas das escolas municipais os alunos que participaram do projeto, já haviam terminado o Ensino Fundamental e mudaram de escola, uma vez que as escolas municipais de Belo Horizonte, na sua maioria, oferecem somente o Ensino Fundamental.

A escola que preencheu os critérios, com alunos que participaram do projeto de educação de trânsito, e cuja direção autorizou a aplicação dos questionários foi a Escola Municipal Cora Coralina- E.M.C.C. localizada na R. Lisboa nº 54, Bairro Copacabana – Belo Horizonte. Algumas turmas desta escola participaram do programa de educação de trânsito realizado pela BHTRANS no segundo semestre de 2012. Esta capacitação se deu por meio da “Caravana Transitando Legal” com duração de 50 minutos quando os alunos assistiram a um espetáculo teatral dinâmico, descontraído, com muita música e animação, a fim de despertar e prender a atenção dos alunos. Esta modalidade tem o formato de um programa de rádio e TV, denominado de: “Canal Jovem”, e conta com a participação da equipe de estagiários, adolescentes do 2º módulo de artes do Programa Sócio Educativo e de agentes de trânsito da BHTRANS.

Participaram do projeto 385 estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, sendo que os alunos do 9º ano não estavam mais na escola. Dos alunos que participaram do programa, ainda encontravam-se na escola quatro turmas, sendo três do oitavo ano e uma do nono ano. Nesta escola foram entrevistados 106 alunos do oitavo e nono anos, com idades compreendidas entre 12 e 14 anos, que supostamente haviam, participado do programa de Educação de Trânsito, quando estavam no 7º e 8º anos. Para este grupo foi incluída, no cabeçalho do questionário fechado, a seguinte pergunta: você assistiu ao espetáculo, “caravana transitando legal” aqui na Escola? O intuito desta pergunta foi identificar os questionários dos alunos matriculados na escola após a apresentação do espetáculo, ou alunos que faltaram à aula no dia da apresentação. Dos 106 alunos entrevistados, 14 deles não participaram do programa. Esses 14 questionários foram excluídos das análises. Assim a amostra final foi composta por 92 alunos, sendo 46 do gênero masculino e 46 do feminino.

62 A segunda escola selecionada, para formação do grupo de controle, foi a Escola Estadual Ari da Franca- E.E.A.F. localizada próxima à Escola Municipal Cora Coralina, na Av. Ministro Oliveira Salazar nº 1057, Bairro Santa Mônica – Belo horizonte – MG. Após a escolha foi feita uma visita à escol com o objetivo de identificar se os alunos participaram de algum treinamento sobre educação de trânsito fora ou dentro da escola. Em conversa com a equipe pedagógica da instituição foi detectado que esta Escola atende aos pré-requisitos da pesquisa, ou seja, os alunos não participaram de qualquer programa de capacitação de educação de trânsito. Nesta escola foram entrevistado 108 alunos, do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, com idade entre 12 e 14 anos, sendo 48 alunos do gênero masculino e 60 do gênero feminino, que não participaram de qualquer programa de educação de trânsito.

Com posse de uma lista, fornecida pelo DER-MG, com os nomes dos professores que participaram do programa de capacitação oferecido pelo DER-MG, em 2012, foi feita uma consulta às duas escolas e foi constatado que não houve professores destas Escolas que participaram do programa de capacitação de professores.

O grupo de controle apresenta as mesmas características do grupo experimental, tais como: estudantes com a mesma faixa etária, matriculados nas mesmas séries do Ensino Fundamental e residentes na mesma região da cidade de Belo Horizonte, e ambos os grupos estão expostos às situações de trânsito parecidas. A principal diferença entre os grupos pesquisados está no fato do grupo de controle não ter participado de qualquer programa de educação de trânsito. Foram excluídos, do grupo de controle 16 questionários que não viabilizaram a análise das respostas. Procedeu-se da seguinte forma para exclusão: questionários incompletos e ilegíveis sendo oito respondidos por pessoas do gênero feminino e oito do gênero masculino. Foram excluídos os dois instrumentos de cada aluno, o questionário fechado e a narrativa orientada. Após esta exclusão atingiu-se uma amostra de 92 alunos, a mesma quantidade da Escola Municipal Cora Coralina, sendo 40 do gênero masculino e 52 do gênero feminino.

A técnica de grupo de controle é bastante usada em pesquisa qualitativa e busca estabelecer uma comparação entre os resultados de uma determinada ação. De acordo com Malhotra (2001), a composição de um grupo de controle consiste na formação de um conjunto de pessoas em tudo semelhante ao grupo experimental.

O que difere as duas escolas públicas selecionadas, uma estadual e uma municipal, é a forma como são administradas. As escolas estaduais estão vinculadas à Secretaria Estadual de

63 Educação de Minas Gerais -SEE-MG, e as municipais à Secretaria Municipal de Educação - SMED.

Ambas as instituições seguem as mesmas diretrizes para compor seus currículos escolares obedecendo às orientações estabelecidas pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Portanto, se atribui aos alunos pesquisados o mesmo nível de desenvolvimento cognitivo. A Figura 5.1 apresenta em destaque o bairro onde estão localizadas as duas escolas. No bairro Santa Mônica está localizada a Escola Estadual Ari da Franca (Grupo de Controle) e no bairro Copacabana está localizada a Escola Municipal Cora Coralina.

64