• Nenhum resultado encontrado

No tocante aos temas abordados, há preferência em tratar questões sobre educação, cultura e sociedade – um movimento que já demonstra a escolha por uma pauta diferente daquela adotada tradicionalmente na grande imprensa, que dá prioridade a assuntos como política, economia e inovações na área da saúde, conforme os próprios blogueiros apontam em seus discursos sobre a escolha das temáticas tratadas em suas páginas virtuais.

Podemos destacar, ainda, a distinção clara entre os conteúdos produzidos para expressar pontos de vista pessoais e aqueles que procuram mostrar alguma relevância jornalística ou literária. Tanto que muitos deles desenvolvem e alimentam paralelamente dois produtos diferentes, um para cada uma dessas finalidades.

Esses jovens jornalistas colocam em evidência seus interesses em prestar serviços diferentes e apresentar visões mais otimistas ou críticas sobre questões que raramente pautam a mídia tradicional.

Descobertas, cursos, aprendizado ‘autodidata’ em temas de interesse pessoal parecem mover esses profissionais na produção de conteúdo, ratificando a força do ensino formal no processo criativo. Além disso, ao lado desse efeito propulsor da educação, caminha o interesse pela inserção no mundo do trabalho e do empreendedorismo, uma manifestação que tem ganhado espaço cada vez mais cedo na vida de jovens jornalistas em razão do forte processo de redução das vagas de emprego nas redações e assessorias de comunicação. Tanto que muitas vezes os blogs são utilizados especialmente para configurarem um portfólio de amplo acesso aos trabalhos desenvolvidos por esses profissionais – e muitas vezes, de fato, contam pontos em processos seletivos para vagas de trabalho fixo. Conforme trechos retirados das declarações coletadas a partir das perguntas a respeito de como teve a ideia de montar o blog, sobre o que trata e o porquê de ter escolhido este tema:

Tabela 3

Pensando a produção na web

Discursos dos entrevistados Categorias identificadas

- Tenho minha página pessoal e um blog que criei para “textos sérios” (não

pessoais), mas no qual não escrevo muito.

 Conectividade

- O blog surgiu após algumas buscas frustradas sobre conceitos básicos do jornalismo e, claro, por eu gostar de aprender sobre blogs e como é possível ganhar dinheiro na web.

 Empreendedorismo  Subsistência

- Sempre gostei de escrever. Vi uma oportunidade de explorar isso na internet.

 Satisfação pessoal - A ideia surgiu da minha própria

necessidade, de catalogar restaurantes e bares que cobram bons preços por um serviço legal em SP.

- Sempre me interessei em trabalhar com Social Media19. Sou leitora de vários blogs, assisto muitos canais no Youtube e sempre quis produzir meu próprio conteúdo. Em agosto de 2011 comecei a escrever o blog e, a partir dele, a produzir material para as outras mídias.

 Conectividade  Empreendedorismo

- Como eu sou um jornalista em

formação, escrevo artigos e reportagens para o blog. Um pouco por querer dividir coisas que eu estava aprendendo, e que poderiam ser interessantes para outras pessoas. Dos textos que escrevi a maioria é mais opinativa, meio no devaneio mesmo.

 Notabilidade  Jornalismo na web  Satisfação pessoal

- A partir de cursos, aulas, e do meu interesse particular pelo assunto

(cinema), pensei em montar um site em que fosse possível unir pessoas com um interesse em comum: abrir discussões e criar conteúdo de qualidade, com

profundidade analítica, e ser uma opção para quem quer fugir um pouco da chamada “mídia tradicional”. Desde o começo caminhamos na linha contrária, apostamos na ideia de que as pessoas leem textos longos, quando feitos com qualidade.

 Empreendedorismo  Jornalismo na web

- A ideia de escrever um blog com conteúdo sobre moda surgiu após uma entrevista de trabalho na Globo, em que eu praticamente havia passado e, ao comentar que gostava de moda, no final um dos entrevistadores me disse que moda era um assunto fútil. Na faculdade eu também notei que, ao sugerir moda como tema de alguns trabalhos, os professores olhavam meio torto e um deles chegou a comentar que se eu fizesse um TCC sobre o assunto com certeza iria ser reprovada, independente da qualidade do trabalho, apenas por ser sobre moda. Percebi então que ainda enxergavam a moda com grande preconceito, e decidi que, se eu queria

 Formação continuada  Carreira

      

19

A intenção de manter em inglês as palavras para a identificação de mídia social, bem como de outros termos em língua estrangeira que constem nas declarações apresentadas, tem como objetivo registrar o discurso exatamente como captado, expressando desta forma o peso cultural deste idioma na constituição do cotidiano vivenciado na rede.

ser jornalista de moda, tinha que

começar de alguma forma, e que o blog seria uma boa maneira de escrever sobre assuntos que eu gostava e de uma forma mais livre.

- Gosto de Jornalismo de Dados e de Jornalismo Visual e, como ainda não consegui trabalhar na área, achei que fazer um blog para explorar e treinar essa linguagem fosse uma boa ideia.

 Empreendedorismo

- O blog pessoal sempre foi o espaço onde pude colocar algumas ideias em prática e expressar minhas opiniões de forma muito pessoal. O blog coletivo surgiu da necessidade de manter pequenos contatos no dia a dia, com amigas distantes.

 Satisfação pessoal  Notabilidade

- Ajudar a divulgar algo que gosto, reunir pessoas em torno do mesmo assunto.

 Satisfação pessoal  Notabilidade - Tenho páginas pessoais e profissionais

na rede. A rede profissional é meu networking, a maneira com a qual divulgo meu trabalho e acabo fazendo trabalhos graças às minhas páginas e meu relacionamento nelas.

 Satisfação pessoal  Notabilidade  Carreira - É um cartão de visita para meu

trabalho e uma maneira de compartilhar as discussões sobre educação e as boas práticas educacionais que conheço pelo país.

 Formação continuada  Carreira

 Conectividade - Queria um desafio para a virada do

ano!

 Satisfação pessoal - Eu tinha coisas pra falar, então foi só

montar um blog. Coisa simples.

 Notabilidade - Por incentivo de uma amiga que

também tinha um blog, criei o Descolex em 2006 como forma de exercitar meu texto sobre moda, um tema que além de uma paixão é hoje meu trabalho.

 Empreendedorismo  Carreira

- Começou como um trabalho na

faculdade e continuei alimentando esse conteúdo mesmo depois que terminei o curso.

 Formação continuada  Satisfação pessoal - Quando mudei de Recife para São

Paulo, eu não tinha muitos amigos. A forma que eu senti de me expressar foi escrevendo. Aos poucos, o blog se transformou em uma ferramenta em que eu poderia explorar o jornalismo cultural,

 Conectividade  Satisfação pessoal  Carreira

com críticas e comentários sobre música e cinema.

- A ideia surgiu depois de me apaixonar pela mobilidade urbana de bicicleta e de me tornar ativista por uma infraestrutura urbana que não priorize os automóveis particulares.

 Net-ativismo  Satisfação pessoal