• Nenhum resultado encontrado

Escolha o tipo de sumário desejado, conforme ilustra a figura seguinte:

Boa prova!

2: Escolha o tipo de sumário desejado, conforme ilustra a figura seguinte:

Figura. Exemplo de Sumário 3: Pronto, o sumário selecionado foi inserido no local desejado.

-Grupo Notas de Rodapé

Figura. Grupo Notas de Rodapé

• Inserir Nota de Rodapé: permite inserir uma nota de rodapé no documento. Coloque o cursor após a palavra ou texto que deseje acrescentar na Nota de Rodapé. Este recurso coloca a nota no final da página corrente.

• Inserir Nota de Fim: inserir uma nota de fim no documento. Coloque o cursor após a palavra ou texto que deseje acrescentar na Nota de fim, que ficará disponibilizada no final do documento.

• Próxima Nota de Rodapé: permite navegar entre as notas de rodapé no documento.

• Mostrar Notas: exibe as notas que já foram inseridas no documento em edição.

-Grupo Citações e Bibliografia

Figura. Grupo Citações e Bibliografia

Uma bibliografia é uma lista de fontes, normalmente colocada no final de um documento, que você consultou ou citou na criação do documento. No Microsoft Word 2010, é possível gerar uma bibliografia automaticamente com base nas informações sobre a fonte fornecidas para o documento.

Toda vez que você cria uma nova fonte, as informações sobre a fonte são salvas no seu computador, para que você possa localizar e usar qualquer fonte que criou.

Figura. Criar Fonte Bibliográfica

Através do botão Bibliografia pode-se construir automaticamente uma bibliografia no final do documento. Claro que só faz sentido utilizar este recurso se você já tiver cadastrado as referências bibliográficas antecipadamente.

A seguir um exemplo de utilização da referência que acabei de criar para o meu livro. Ao clicar no botão Inserir Citação posso selecionar a referência criada e aparecerá (Quintão, 2010) no texto que está sendo editado. Esse recurso é muito útil para a elaboração de monografias, apostilas, dentre outros.

Figura. Exemplo de Referência Bibliográfica

Ao clicar no botão Bibliografia, e selecionar em seguida o comando Inserir Bibliografia, temos o seguinte resultado para o nosso exemplo:

Quintão, P. L. (2010). Informática FCC - Questões Comentadas e Organizadas por Assunto. São Paulo: Gen/Método.

-Grupo Legendas

Faz a gestão das legendas de figuras e tabelas que serão criadas no documento. Em todo este documento utilizei esse recurso, para inserir a legenda nas figuras, com a numeração da figura sendo controlada automaticamente pelo Microsoft Word.

Figura. Grupo Legendas

-Grupo Índice

Permite a inserção de índices remissivos no documento. Um índice remissivo aponta para as palavras que aparecem no texto, como ilustrado na figura “Índice Remissivo”.

Figura. Grupo Índice A figura seguinte é obtida ao clicar no botão Inserir Índice.

Figura. Índice Remissivo **Guia Correspondências

Auxilia na criação de mala direta, etiquetas de endereçamento e preenchimento de envelopes de correspondência. Os grupos desta guia estão ilustrados a seguir:

-Grupo Criar -Grupo Iniciar Mala Direta

-Grupo Gravar e Inserir Campos -Grupo Visualizar Resultados

-Grupo Concluir

**Guia Revisão

Figura. Guia Revisão

Engloba os comandos relacionados ao processo de revisão e correção do texto, controle de alterações, entre outros. Os grupos dessa guia:

-Grupo Revisão de Texto -Grupo Idioma

-Grupo Comentários -Grupo Controle

-Grupo Alterações -Grupo Comparar

**Guia Exibição

Figura. Guia Exibição

Nessa guia podemos escolher os modos de exibição de documentos, inserir régua, etc.

-Grupo Modos de Exibição de Documento

Figura. Opções de Modos de Exibição do Documento

É possível alterarmos a forma de visualização do documento, de diferentes maneiras, como:

• Pelos botões da Guia Exibição, Grupo Modos de Exibição de Documento. • Anterior ao controle de zoom tem-se também os botões de forma de

visualização de seu documento , que podem também ser acessados pela Guia Exibição.

Os cinco primeiros botões são os mesmos que temos em miniaturas no rodapé. • Layout de Impressão (MAIS COBRADO EM PROVAS): é um modo de

exibição de um documento que o exibe na tela da mesma forma que aparecerá quando for impresso. Use este modo para ver como o texto, os elementos gráficos e outros elementos como cabeçalho e rodapé serão posicionados na página impressa. Esse modo de exibição é útil para editar cabeçalhos e rodapés, para ajustar margens e para trabalhar com colunas e objetos de desenho. Para alternar para o modo de exibição de layout de impressão, clique em na guia Exibição.

• Leitura em Tela Inteira: oculta as barras de seu documento, facilitando a leitura em tela. Observe que no rodapé do documento, à direita, ele possui uma setinha apontando para a próxima página. Para sair desse modo de visualização, clique no botão Fechar no topo à direita da tela. Para alternar para o modo de exibição de Leitura em Tela Inteira, clique em na guia Exibição.

• Layout da Web : mostra como o documento aparecerá em um navegador Web. Por exemplo, o documento aparece como uma página extensa (sem quebras de página) e o texto e tabelas se ajustam à janela. Nesse modo de exibição, os planos de fundo são exibidos, o texto é disposto de forma a se ajustar na janela e os elementos gráficos são posicionados como em um navegador da Web. Para alternar para o modo de exibição de layout da Web, clique em na guia Exibição.

• Estrutura de Tópicos: é um modo de exibição de um documento que permite que se visualize o documento em tópicos de modo que se possa facilmente passar de um nível para outro sem ter que percorrer uma quantidade absurda de texto. Para alternar para o modo de exibição de layout de estrutura de tópicos, clique em na guia Exibição.

• Rascunho: permite aplicar diversos recursos de produção de texto, porém não visualiza como impressão nem outro tipo de meio. Para alternar para o modo de exibição de Rascunho, clique em na guia Exibição.

-Grupo Mostrar

-Grupo Zoom

O terceiro grupo de ferramentas da guia Exibição permite trabalhar com o Zoom da página. Ao clicar no botão Zoom, que pode ser visto no rodapé à direita da tela , o Word apresenta a seguinte janela.

-Grupo Janela

Dividir (IMPORTANTE)

É possível exibir duas partes de um MESMO documento simultaneamente. 1. Na guia Exibição, clique Dividir ou aponte para a barra de divisão na parte superior da barra de rolagem vertical.

2. Quando o ponteiro mudar para um ponteiro de redimensionamento , arraste a barra de divisão para a posição desejada.

Observações:

• Para retornar para uma única janela, clique duas vezes na barra de divisão ou arraste-a para a posição da barra de divisão.

• Para mover ou copiar texto entre partes de um documento grande, divida a janela em dois painéis. Exiba o texto ou os elementos gráficos que você deseja mover ou copiar em um painel e o destino do texto e dos elementos gráficos no outro painel. Depois, selecione e arraste o texto ou os elementos gráficos pela barra de divisão.

-Grupo Macros

• Macros: é uma sequência de ações ou comando resumidos em um botão ou tecla de atalho.

• Exibir macros (ALT+F8): exibe a lista de macros na qual o usuário pode executar, criar e/ou excluir uma macro.

Microsoft Powerpoint 2003

O PowerPoint é um aplicativo desenvolvido para a criação de apresentações em slides, possibilitando ao usuário uma grande facilidade e recursos na criação da sua apresentação.

Nada melhor do que objetividade e visual atraente para apresentar suas ideias. Em diferentes áreas, como negócios ou assuntos com conteúdo didático, a apresentação por meio de slides torna-se uma solução eficiente. Além de permitir a inclusão de textos, gráficos, figuras, fotos, filmes, sons, efeitos e animações, é possível acessá-la de diversas formas: no computador, com um projetor de transparências ou até mesmo na internet.

Ao iniciar o PowerPoint, é exibida a caixa de diálogo aqui listada. Neste caso podemos Abrir uma apresentação

existente ou iniciar uma nova apresentação usando uma das três maneiras:

-Assistente de AutoConteúdo: irá ajudá- lo a desenvolver o conteúdo da sua apresentação;

-Modelo de estrutura: cria uma nova apresentação baseada em um dos modelos de formato do PowerPoint;

-Apresentação em branco: cria uma nova apresentação em branco usando as definições padrão para o texto e as cores. Ao selecionar a opção Apresentação em Branco e clicar em OK será exibida a janela Novo Slide.

Nessa janela você escolhe o layout do slide que você deseja trabalhar. O Powerpoint oferece um conjunto de pranchas (slides) com autolayouts para serem preenchidos com recursos gráficos e texto. Essas estruturas possuem espaços reservados para título, texto, gráfico, clip-art e tabela. Os autolayouts podem ser alterados e adaptados conforme a sua necessidade.

Elementos Básicos da Janela do PowerPoint

Barra de Título: Identifica o nome do programa e do arquivo de apresentação que está sendo trabalhado no momento.

Barra de Menu: Contém os vários menus do PowerPoint com suas opções. Barra de Ferramentas Padrão: Possui botões que correspondem às opções do menu, agilizando a utilização de comandos com o mouse.

Barra de Ferramentas Formatação: Agiliza a utilização dos comandos do menu com o mouse para a formatação rápida do conteúdo da célula.

Barra de Status: Exibe as informações sobre a atividade ou modo de visualização atual.

Encerrando o PowerPoint

• Selecione a opção Sair no menu Arquivo, ou dê um clique sobre o botão fechar do lado direito da barra de títulos. Todos os documentos abertos são fechados. Para aqueles que não foram gravados, o PowerPoint pergunta se você deseja salvá-los. Depois disto, o programa é fechado.

Minimizar Restaurar Fechar Barra de Status Barra de Título

Barra de Menus Barra Padrão

Barra Formatação

Assistente de AutoConteúdo

Utilize o Assistente de AutoConteúdo para auxiliá-lo na criação de aplicações, com várias opções de assuntos para que você possa organizar suas ideias e fazer com que estas se comuniquem com harmonia de forma progressiva.

Na etapa seguinte, dependendo da versão do PowerPoint que você está utilizando, o sistema irá solicitar que você escolha como a apresentação será usada. Selecione Apresentações formais, reuniões informais, folhetos e clique no botão Avançar.

Na próxima etapa você escolherá que tipo de material você deseja usar, e, em alguns casos, se deseja imprimir folhetos para distribuir a platéia. Dê um clique no botão Avançar.

Observe que será exibida a caixa de diálogo do Assistente de AutoConteúdo, na qual você irá informar o título da apresentação, o seu nome ou da empresa e informações adicionais que serão apresentadas no primeiro slide da apresentação. Na próxima etapa você irá concluir as respostas que o assistente necessita para criar a sua apresentação. Dê um clique em Concluir.

Pode-se alterar o modelo conforme a necessidade (Por exemplo, substituindo o conteúdo sugerido, alterando o esquema de cores, aplicando um modelo de formato diferente ou usando o slide mestre para alterar itens no segundo plano).

Cada slide possui um Número e um ícone para identificação.

O Título do Slide aparece ao lado do Ícone de identificação do slide. O Conteúdo do Slide aparece recuado e destacado com marcador, abaixo do Título do Slide.

Clique no botão Apresentação de slides , para visualizar a sua apresentação. Para passar de um slide para outro basta clicar no slide.

No menu Arquivo, escolha a opção Salvar. Na caixa Salvar em, selecione o drive C e na caixa Nome do arquivo, digite o nome escolhido por você. Em seguida clique no botão Salvar. Obs.: A extensão .PPT é automaticamente adicionada ao nome, a não ser que você especifique uma extensão diferente.

Você poderá realizar alterações na sua apresentação posteriormente. Caso isso aconteça, não se esqueça de salvar as suas alterações. Para isso clique sobre o botão Salvar . O PowerPoint grava rapidamente as alterações realizadas, preservando o nome, o disco e pasta do arquivo. A versão antiga do documento é apagada.

Feche o seu arquivo. A partir do menu Arquivo, selecione a opção Fechar. Barra de

Ferramentas Estrutura de Tópicos

Clique Sim. O arquivo é armazenado no disco e encerrado.

IMPORTANTE É uma boa ideia criar um slide mestre antes, e não depois, de construir slides individuais. Se você criar o slide mestre primeiro, todos os slides que adicionar à sua apresentação serão baseados nesse slide mestre e nos layouts associados. Quando começar a fazer alterações, faça-as no slide mestre.

Modos de Exibição de Slides

O Microsoft PowerPoint oferece diferentes modos de exibição para ajudá-lo enquanto você cria uma apresentação. Para alternar facilmente entre esses modos clique nos botões na parte inferior esquerda da janela do PowerPoint.

Modo de Slides

O Modo de Slides permite trabalhar apenas com um slide de cada vez. É possível digitar texto, alterar a apresentação do slide, inserir gráficos, desenhar formas e inserir clip-arts, figuras, etc.

Movendo-se entre Slides

Clique sobre a Barra de Rolagem e arraste para cima ou para baixo. Ao arrastar o Botão de Rolagem, o PowerPoint exibe, do lado esquerdo da Barra de Rolagem, o número correspondente ao Slide.

Quando atingir o número do Slide desejado, solte o botão da Barra de Rolagem. O PowerPoint exibe o slide selecionado como slide ativo.

Alterando a escala de exibição

Clique sobre a Seta Abaixo, ao lado da caixa Controle de Zoom. Será exibida uma lista de opções, com opções pré-definidas.

Selecione uma das opções ou simplesmente digite o valor entre 25% e 400%. O PowerPoint ajusta a exibição da tela ao percentual indicado.

Modo de Estrutura de Tópicos

O Modo de Estrutura de Tópicos permite organizar a apresentação e desenvolver o conteúdo rapidamente.

Clique sobre o botão Modo de Estrutura de Tópicos , o PowerPoint exibe a apresentação no modo Tópicos.

O Modo de Estrutura de Tópicos permite trabalhar apenas com os títulos dos slides e com o texto principal na forma de tópicos clássico.

Clique sobre o botão Expandir Tudo na barra de ferramentas Estrutura de Tópicos, para exibir os títulos dos tópicos e o seu conteúdo. Clique sobre o botão Mostrar a Formatação na barra de ferramentas Estrutura de Tópicos para ativar a exibição da formatação do texto. Para desativar, basta clicar novamente e “desligar” o botão.

Modo de Classificação de Slides

Modo de Classificação de Slides - Permite reorganizar a posição de slides, adicionar transições e definir intervalos de apresentações eletrônicas. Este modo exibe uma miniatura de cada slide, permitindo trabalhar com todos os slides de uma única vez. Neste modo você pode reorganizar os slides, adicionar transições e definir intervalos de apresentações eletrônicas.

Clique sobre o botão Modo de Classificação de Slides , o PowerPoint exibe a apresentação no modo de Classificação de Slides.

Movendo entre Slides

Clique sobre a Seta de Rolagem. Quando atingir o ponto desejado, clique sobre o slide para ativá-lo.

Modo Normal

Modo Normal - O modo normal contém três painéis: o painel de estrutura de tópicos, o painel de slide e o painel de anotações. Esses painéis permitem que você trabalhe em todos os aspectos da apresentação em um único local. Você pode ajustar o tamanho dos diferentes painéis, arrastando suas bordas.

Painel de estrutura de tópicos: Use esse painel para organizar e desenvolver o conteúdo da apresentação. Você pode digitar todo o texto da apresentação e reorganizar marcadores, parágrafos e slides.

Painel de slide: Nesse painel, você pode ver a aparência do texto em cada slide. É possível adicionar elementos gráficos, filmes e sons, criar hyperlinks e adicionar animações a slides individuais.

Painel de anotações: Esse painel permite adicionar as anotações do orador ou informações que você deseja compartilhar com o público. Se

desejar colocar elementos gráficos nas anotações, adicione as anotações no modo de página de anotações.

Esses três painéis também são exibidos quando você salva a apresentação como uma página da Web. A única diferença é que o painel de estrutura de tópicos exibe um índice analítico para que você possa navegar pela apresentação.

Imprimindo Anotações

1. A partir do menu Arquivo, selecione a opção Imprimir. Será exibida a