• Nenhum resultado encontrado

No grupo Notas de Rodapé, clique em Inserir Nota de Rodapé **Guia Correspondências

Boa prova!

3: No grupo Notas de Rodapé, clique em Inserir Nota de Rodapé **Guia Correspondências

Auxilia na criação de mala direta, etiquetas de endereçamento e preenchimento de envelopes de correspondência.

Conforme dito, no Word 2007, você pode usar comandos na guia Correspondências para criar uma mala direta. Também é possível realizar uma mala direta usando o painel de tarefas Mala Direta, que lhe orienta etapa por etapa pelo processo. Na guia Correspondências, no grupo Iniciar Mala Direta, clique em Iniciar Mala Direta. Em seguida, clique em Assistente Detalhado de Mala Direta Passo a Passo.

**Guia Revisão

Engloba os comandos relacionados ao processo de revisão e correção do texto, controle de alterações, entre outros. Os grupos dessa guia:

**Guia Exibição

Nessa guia é possível alterar o modo de exibição do documento. Para isso, clique na guia Exibição e escolha uma de suas ferramentas, como: Modos de Exibição de Documento, Mostrar/Ocultar, Zoom, Janela e Macros.

Figura. Opções de Modos de Exibição do Documento

É possível alterarmos a forma de visualização do documento, de diferentes maneiras, como:

• Pelos botões da Guia Exibição, Grupo Modos de Exibição de Documento.

• Anterior ao controle de zoom tem-se também os botões de forma de visualização de seu documento , que podem também ser acessados pela Guia Exibição.

Os cinco primeiros botões são os mesmos que temos em miniaturas no rodapé. • Layout de Impressão (MAIS COBRADO EM PROVAS): é um modo de

exibição de um documento que o exibe na tela da mesma forma que aparecerá quando for impresso. Use este modo para ver como o texto, os elementos gráficos e outros elementos como cabeçalho e rodapé serão posicionados na página impressa. Esse modo de exibição é útil para editar cabeçalhos e rodapés, para ajustar margens e para trabalhar com colunas e objetos de desenho. Para alternar para o modo de exibição de layout de impressão, clique em na guia Exibição. • Leitura em Tela Inteira: oculta as barras de seu documento,

facilitando a leitura em tela. Observe que no rodapé do documento, à direita, ele possui uma setinha apontando para a próxima página. Para sair desse modo de visualização, clique no botão Fechar no topo à direita da tela. Para alternar para o modo de exibição de Leitura em Tela Inteira, clique em na guia Exibição.

• Layout da Web: mostra como o documento aparecerá em um navegador Web. Por exemplo, o documento aparece como uma página extensa (sem quebras de página) e o texto e tabelas se ajustam à janela. Nesse modo de exibição, os planos de fundo são exibidos, o texto é disposto de forma a se ajustar na janela e os elementos gráficos são posicionados como em um navegador da Web. Para alternar para o modo de exibição de layout da Web, clique em na guia Exibição.

• Estrutura de Tópicos: permite que se visualize o documento em tópicos de modo que se possa facilmente passar de um nível para outro sem ter que percorrer uma quantidade absurda de texto. Para alternar para o modo de exibição de layout de estrutura de tópicos, clique em

na guia Exibição.

• Rascunho: permite aplicar diversos recursos de produção de texto, porém não visualiza como impressão nem outro tipo de meio. Para alternar para o modo de exibição de Rascunho, clique em na guia Exibição.

Principais Teclas de atalho do Microsoft Office

Atalho Função Botão Relacionado na

versão 2007 CTRL + A Abrir

CTRL + S Sublinhar CTRL + N Aplicar Negrito

CTRL + I Formatar as letras com Itálico

CTRL + O Novo documento CTRL + T Selecionar Tudo CTRL + L Localizar

CTRL + U SUbstituir

CTRL + B Salvar as alterações feitas no documento.

CTRL + X Recortar o texto ou o objeto selecionado

CTRL + C Copiar o texto ou o objeto selecionado

CTRL + V Colar um texto ou objeto CTRL + P Imprimir (print)

CTRL + Z Desfazer as ações realizadas. Clicar na setinha preta ao lado da ferramenta dá acesso a uma listagem dessas ações.

Microsoft Word 2010

Vamos então ao estudo da última versão do editor de texto do pacote Office da Microsoft, o Word 2010, que é o “carro-chefe da família” ☺ e trata-se de um programa de processamento de texto, projetado para ajudá-lo a criar documentos com qualidade profissional, como apostilas (como essa que está sendo liberada!), memorandos, cartas, e muito mais.

Ao iniciar o aplicativo Microsoft Word 2010, a figura seguinte é mostrada. Cabe destacar os itens e assinalados na figura.

A Faixa de Opções, acima do documento, em toda a extensão da janela, usada para localizar rapidamente os comandos necessários para executar uma tarefa.

Um documento, parecido com uma folha de papel em branco, que ocupa quase a janela inteira.

Figura. Tela Inicial do Microsoft Word 2010 (Microsoft, 2011) Como você pode ver na figura, há várias guias (ou Abas) na parte superior (são elas: Arquivo, Página Inicial, Inserir, Layout da Página, Referências, Correspondências, Revisão, Exibição). Cada uma delas representa uma área de atividade. Essas guias “lembram” os menus, que existiam nas versões 2003, mas os nomes nem sempre são os mesmos!! Também cabe destacar que algumas guias são exibidas somente quando necessárias. Por exemplo, a guia Ferramentas de Imagem somente é exibida quando uma imagem é selecionada.

Observe que cada guia tem vários grupos de comandos que mostram os itens relacionados. Na guia Página Inicial, procure o grupo Fonte. Nesse

grupo, você verá vários botões e comandos que executam uma ação específica no documento. Na figura seguinte, foi selecionada a segunda guia Página Inicial, e encontra-se em destaque o grupo Fonte dessa guia.

Figura. Faixa de Opções do Microsoft Word 2010 com o Grupo Fonte da Guia Página Inicial em Destaque (Microsoft, 2011) Por exemplo, o botão Negrito do grupo Fonte faz o texto ficar em negrito. Também é possível alterar a cor da fonte e o tamanho do texto, respectivamente, com o botão Cor da Fonte e o botão Tamanho da Fonte .

A seta pequena, denominada Iniciador da Caixa de Diálogo , localizada no canto inferior direito do nome de um grupo, aponta para mais opções detalhadas e avançadas, disponíveis para os comandos do grupo. Clique na seta para abrir uma caixa de diálogo ou um painel de tarefa em que se pode trabalhar com as opções disponíveis.

Um comando pode ser um botão, uma lista suspensa ou uma caixa para inserir informações. Nesse local, os comandos são organizados em grupos lógicos, reunidos em guias.

A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

É a linha pequena de ícones na parte superior esquerda, acima da Faixa de Opções, que te permite acesso aos comandos administrativos mais comuns, como Salvar, Desfazer e Repetir. Você pode adicionar seus comandos favoritos para que eles fiquem disponíveis independentemente da guia em uso. Para isso, clique na setinha que fica no lado direito dessa barra, e faça a personalização (inclusão ou exclusão) de elementos na barra.

Figura. Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Barra de Status

Na parte de baixo de cada documento do Word existe uma barra chamada Barra de Status, aonde aparece a quantidade de páginas que existe no documento, a quantidade de palavras, parágrafos, etc. A figura abaixo ilustra o que tem nessa barra e a descreve em seguida.

Figura. Barra de Status do Microsoft Word 2010 Comentários dos itens da barra ilustrada acima:

• Páginas 3 de 32: mostra que o documento tem 32 páginas e que o cursor está parado na página 3;

• Palavras 4.864: mostra o número de palavras de todo o documento. Para ver mais detalhes, clique com o botão esquerdo do mouse em cima desse atributo e a seguinte janela será aberta:

Figura. Estatísticas do Contar Palavras

• indica que erros de revisão de texto foram encontrados no documento atual. Ao clicar com o botão esquerdo do mouse em cima desse atributo a janela seguinte foi aberta:

Figura. Ações para Auxílio às Correções

• indica que nenhuma macro está sendo gravada no documento.

• Modo de visualização : é o modo pelo qual se pode alterar o tipo de visualização do documento, entre eles: layout de impressão, leitura em tela inteira, layout da web, estrutura de tópicos e rascunho, respectivamente.

• Zoom : ilustra o tamanho do zoom do documento. Para aumentar o Zoom clica-se no sinal “+” e para diminuir o Zoom clica-se no sinal “-”, localizados no lado direito e inferior da área de trabalho.

Uso do Teclado

Atalhos que começam com a tecla CTRL (por exemplo, CTRL+C para copiar) permanecem os mesmos de versões anteriores do Word. Os atalhos de teclado que começam com a tecla ALT foram alterados! Pressione a tecla ALT. As Dicas de Tecla são exibidas na Faixa de Opções, conforme ilustrado a seguir.

Figura. Dicas de Teclas de Atalho

Pressione a tecla mostrada na Dica de Tecla da guia ou do comando desejado da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

Se você pressionar um comando da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, ele será executado.

É nesta guia que você obtém os mesmos comandos básicos de antes para abrir, salvar e imprimir o documento, bem como para definir permissões, preparar o documento para compartilhar com outras pessoas e gerenciar as versões do documento. A guia Arquivo substitui o botão Microsoft Office

e o menu Arquivo usado nas versões anteriores do Microsoft Office.

Para acessá-la, na Faixa de Opções, clique em Arquivo. Isso abre uma janela grande chamada Backstage, em que você executa várias ações, como salvar o documento e realizar a sua impressão.

Figura. Modo de Exibição Backstage (Microsoft, 2011) Modo de Exibição Backstage

A Faixa de Opções contém um conjunto de comandos de trabalho em um documento, enquanto o modo de exibição do Microsoft Office Backstage é o conjunto de comandos que você usa para fazer algo para um documento. Abra um documento e clique na guia Arquivo para ver o modo de exibição Backstage, aonde você, caro leitor, gerencia seus documentos e os dados relacionados a eles — criar, salvar e enviar documentos, inspecionar documentos em busca de informações pessoais e muito mais.

Salvar o Documento

Antes de mais nada, para manter o seu trabalho, é preciso salvá-lo, e nunca é cedo demais para fazê-lo ☺!

Para salvar seu novo documento no Word 2010, clique no botão Salvar no topo da tela ou clique na guia Arquivo e, em seguida, no botão Salvar ou Salvar Como. Nesse momento, uma janela menor, chamada de caixa de diálogo, é aberta (caso seja a primeira vez que está gravando ou tenha selecionado a opção salvar como). Use essa caixa para informar ao Word o local em que você deseja armazenar o documento no computador e como irá nomeá-lo.

Depois de salvar o seu documento e continuar a digitar, salve o seu trabalho periodicamente. De vez em quando, clique no botão Salvar na Barra de

Ferramentas de Acesso Rápido no canto esquerdo superior da janela. Ou use um atalho de teclado para salvar: pressione CTRL+B (mantenha pressionada a tecla CTRL e pressione a tecla B).

Um novo formato de arquivo e o trabalho com arquivos de versões anteriores do Word

Por padrão o Word 2010 sugere DOCX, porém pode ser salvo nos formatos PDF, DOC e ODT (BrOffice Writer), entre outros formatos.

O novo formato de arquivo de documento do Word 2010 baseia-se nos novos formatos XML Abertos do Office (XML é a abreviação de Extensible Markup Language). Não é preciso entender de XML. Basta ter em mente que o novo formato baseado em XML:

• ajuda a tornar mais seguros os documentos, separando os arquivos que contêm scripts ou macros e facilitando a identificação e o bloqueio de código ou macros não desejados;

• ajuda a reduzir o tamanho de arquivo do documento; • ajuda a tornar os documentos menos suscetíveis a danos.

Aqui está uma breve descrição dos formatos de arquivos do Word 2010: .docx: documento padrão do Word 2007/2010 sem macros ou códigos; .dotx: modelo do Word 2007/2010 sem macros ou códigos.

No Word 2010, você pode também abrir arquivos criados em versões anteriores do Word.

Quando você salva um arquivo criado originalmente em uma versão anterior, a opção automática na caixa de diálogo “Salvar como” é salvar o arquivo na versão anterior (.doc).

Ao salvar um arquivo como versão anterior, se os recursos do Word 2010 não forem compatíveis com a versão anterior, o Verificador de Compatibilidade do Microsoft Word informará você sobre isso e todos os novos recursos não funcionarão.

Observe que, ao abrir documentos no Microsoft Office Word 2010 criados no Microsoft Office Word 2003, no Word 2002 ou no Word 2000, ou salvar um arquivo criado no Word 2010 como uma versão anterior, o Modo de compatibilidade é automaticamente ativado.

Também é possível executá-lo manualmente, caso você esteja em dúvida quanto à compatibilidade de algum recurso do documento com versões anteriores. Para isso clique na guia Arquivo -> Informações -> Verificando Problemas->Verificar Compatibilidade .

Na coluna esquerda, clique no comando Imprimir. Uma janela grande é aberta, e você clica no botão Imprimir. Obviamente, é necessário ter uma impressora conectada ao computador.

Figura. Configurações de Impressão no Word 2010 Fechar o Documento

Depois de concluir o documento e salvar o trabalho, feche o arquivo. Clique na guia Arquivo e, na coluna esquerda, clique em Fechar.

O comando Fechar fecha o documento atual/ativo; o comando Sair fecha todos os documentos abertos e encerra o programa.

Dica! Para localizar o documento depois de fechá-lo, examine a lista Documentos Recentes do Word 2010, que por padrão oferece uma lista dos 25 últimos arquivos abertos (Item configurável no comando Opções da guia Arquivo, e mostrado na imagem seguinte).

Figura. Configuração do Número de Documentos Recentes que Aparecerão na Tela do Aplicativo

Clique em um documento na lista de Documentos Recentes para abri-lo. Criar um Novo Documento

Para abrir um novo documento em branco, clique na guia Arquivo e em Novo. Na caixa de diálogo Novo Documento, clique duas vezes em Documento em branco.

**Guia Página Inicial

Figura. Guia Página Inicial

-Grupo área de Transferência

Contém os principais recursos para recortar/copiar e colar objetos.

Figura 1 Grupo Área de Transferência

A lista dos comandos existentes nesse grupo encontra-se destacada a seguir: Recortar

(CTRL+X) Move o conteúdo selecionado para a Área de Transferência. O termo excluir, retirar ou apagar pode ser utilizado para representar a ação do recortar.

Copiar (CTRL+C) Duplica a seleção para a Área de Transferência.

Colar (CTRL+V) Insere o último item enviado para a Área de transferência no local onde estiver o cursor, ou ponto de inserção.

Colar Especial

(CTRL+ALT+V) Permite colar um texto ou objeto, já enviado para a Área de transferência, sem formatação, ou no formato RTF e até mesmo no formato HTML.

Pincel de

Formatação Copia a formatação de um texto ou objeto selecionado e o aplica a um texto ou objeto clicado. Para manter este comando ativado devemos dar um clique duplo e para desativar este recurso podemos pressionar a tecla ESC ou clicar novamente no botão Pincel.

Área de transferência (CTRL+CC)

Exibe o painel de tarefa “Área de transferência”. Mantém até 24 itens recortados e/ou copiados.

-Grupo Fonte

Figura. Grupo Fonte Formatar um Texto

Na guia Página Inicial, procure o grupo Fonte. Nesse grupo, você verá vários botões e comandos que executam uma ação específica no documento.

Botão Negrito Atalho: CTRL+N.

Faz o texto ficar em negrito.

Botão Itálico Atalho: CTRL+I.

Faz o texto ficar em itálico. Botão Sublinhado

Atalho: CTRL+S.

Faz o texto ficar sublinhado.

Botão Tachado Faz o trecho selecionado ser cortado por uma linha, como mostrado na palavra: desânimo. Botão Subscrito

Atalho: CTRL+=

Formata o texto para aparecer da seguinte maneira: H2O (2 está subscrito).

Botão Sobrescrito Atalho: CTRL+SHIFT+=

Formata o texto para aparecer da seguinte maneira: 52=25 (agora o 2 está sobrescrito). Botão Cor da Fonte Permite alterar a cor da fonte das letras do

texto.

Botão Tamanho da Fonte Permite alterar o tamanho do texto. Botão Aumentar e

Diminuir

Atalho: CTRL+> (aumenta fonte) e CTRL+< (diminui fonte)

Faz o mesmo que o botão anterior, só que apenas usando cliques (cada clique dado no botão, de acordo com qual for selecionado, faz o aumento ou diminuição da fonte).

Botão Maiúsculas e Minúsculas

Atalho: SHIFT+F3

Altera o texto selecionado para: TODAS EM MAIÚSCULAS; todas em minúsculas, Somente A Primeira Letra De Cada Palavra Em Maiúsculas; aLTERNAR mAIÚSCULAS/mINÚSCULAS, etc.

Botão Efeitos de Texto Aplica um efeito visual ao texto selecionado, como sombra, brilho ou reflexo. Botão Cor do Realce do

Texto

Cria um efeito semelhante ao de um Marca‐Texto.

Botão Limpar Formatação Limpa toda a formatação da seleção, deixando o texto sem formatação.

Observe a setinha no final do grupo Fonte , que irá abrir a tela seguinte:

Figura. Fonte

Para formatar texto usando a Minibarra de Ferramentas no Word 2010 A minibarra de ferramentas listada a seguir aparece automaticamente quando você clica com o botão direito do mouse no texto.

Figura 2 Minibarra de Ferramentas • Selecione o texto que você deseja formatar.

• Mova o ponteiro do mouse para a Minibarra de Ferramentas e faça as alterações desejadas na formatação.

Figura. Grupo Parágrafo

Se precisar fazer uma lista, vá para a guia Página Inicial, no grupo Parágrafo (ao lado do grupo Fonte).

Nesse grupo, você verá vários botões e comandos que executam uma ação específica no documento.

Botão Marcadores Esse botão liga ou desliga os marcadores. A setinha à direita permite escolher as opções de marcadores que serão utilizadas.

Botão Numeração Esse botão liga ou desliga a numeração. Observe a setinha à direita que nos permite escolher mais opções deste recurso.

Botão Lista de Vários Níveis

Este botão liga ou desliga a numeração de vários níveis (tópicos/subtópicos). A setinha à direita permite que se configurem mais opções deste recurso.

Botão Diminuir Recuo e Aumentar Recuo

Atalho: CTRL+M (aumenta o recuo) e CTRL+SHIFT+M (diminui o recuo)

Alteram o recuo (afastamento do texto em relação à margem da página) do parágrafo selecionado.

Botão Classificar Aciona uma janela que permite ordenar os parágrafos do texto (ou linha de uma tabela) de acordo com os critérios de ordem alfabética (para texto) ou numérica. Essa ordenação pode ser tanto na ordem crescente como decrescente.

Botão Mostrar Tudo Atalho: CTRL + *

Possibilita visualizar (ou ocultar) os caracteres não imprimíveis (como enter, espaços, etc.). Botão Alinhar Texto à

Esquerda

Atalho: CTRL + Q

Alinha o parágrafo à esquerda.

Botão Centralizar Atalho: CTRL + E

Centraliza o parágrafo. Botão Alinhar Texto à Alinha o parágrafo à direita.

Direita Atalho: CTRL + G Botão Justificar

Atalho: CTRL + J

Alinha o parágrafo tanto à esquerda quanto à direita.

Botão Espaçamento de Linha e Parágrafo

Determina quanto (em pontos) uma linha do parágrafo estará distante da seguinte. A setinha à direita permite que se abra a janela de opções do parágrafo para mais opções.

Botão Sombreamento Colorir o plano de fundo de um trecho de texto. Botão Bordas Inserir (ou retirar) bordas (linhas) ao redor do

trecho selecionado.

Observe a setinha no final do grupo Parágrafo , que irá abrir a tela seguinte:

Figura. Tela Parágrafo

Alterar o Espaçamento entre Linhas em um Documento

Você pode ajustar quanto espaço existe entre as linhas do texto. Se desejar mais ou menos espaço entre as linhas em todo o documento, ou em uma área de texto selecionada, como em um endereço de carta, é fácil alterar o

Para alterar o espaçamento entre linhas de um documento inteiro, você precisa selecionar todo o texto no documento pressionando CTRL+T. Para alterar o espaçamento entre linhas de um único parágrafo, basta colocar o cursor dentro do parágrafo; não é necessário selecionar o texto.

Em seguida, na guia Página Inicial, no grupo Parágrafo, clique em Espaçamento entre Linhas ( ). Uma marca de seleção na lista informa qual é o espaçamento atual entre linhas. Clique no novo espaçamento entre linhas desejado.

Figura. Opções de Espaçamento entre Linhas Mostrar Marcas de Formatação

Você pode ver o que está acontecendo em seu documento olhando para as marcas de formatação que o Word insere automaticamente conforme você digita. Estas marcas sempre estão nos documentos, mas são invisíveis até você exibi-las.

Por exemplo, um ponto aparece sempre que você pressiona a barra de espaços, como entre palavras. Um ponto é um espaço; dois pontos são dois espaços e assim por diante. Normalmente, deve haver um espaço entre cada