• Nenhum resultado encontrado

Espaço do conforto ambiental (iluminação, temperatura, odor, ruído, cor)

6 DISCUSSÕES

6.3 AMBIENTE

6.3.2 Espaço do conforto ambiental (iluminação, temperatura, odor, ruído, cor)

No projeto do hospital, a fachada da Clínica 3 e a sala de HD estão posicionadas para o leste e observou-se, assim, que o Sol incide diretamente nas janelas de vidro com intensidade no período do verão. Esse detalhe faz a temperatura subir e incomodar o paciente nos períodos de calor, já nas estações frias fica mais agradável. Anteriormente, para retenção do calor, foram aplicadas películas no vidro e, posteriormente, foi instalado um sistema de ar condicionado na sala de HD para que os pacientes tivessem um pouco mais de conforto, mas, nos seus relatos, eles se queixam muito do ruído do ar condicionado que é um aparelho mais antigo.

Na sala de HD da Clínica 3, há ofuscamento causado pela presença excessiva de luz e brilho e sombras intensas que entrar pelas as janelas, que poderá acarretar aos usuários uma visão pouco nítida dos objetos. A percepção humana pode vir ser prejudicada pelo nível muito alto de iluminâncias, podendo ocorrer na visão uma perda da sensibilidade aos contrastes de luzes (SERRA, 1997). Na sala de HD, o Sol incide diretamente nas máquinas e nos pacientes durante o horário da manhã, de 6h as 12h, com temperaturas chegando ao valor máximo de 27,5ºC, medido às 9:30h da manhã (figura 119). Neste dia, a temperatura mínima na cidade de Juiz de Fora estava em 20ºC e a máxima em 26ºC. As janelas com grandes básculas possibilitam bastante ventilação cruzada, o que é positivo, mas, no inverno, o clima torna-se mais frio e, no verão, o oposto.

Figura 119 – Sala de Hemodiálise às 9:30 da manhã

Fonte: A autora, 2018

No caso do paciente de diálise, sua relação com a máquina é adversa, pois ele é portador IRC e de várias outras comorbidades. Essa relação é extracorpórea, pois seu sangue sai do corpo e é filtrado na máquina, o que faz com que esse tipo paciente sinta mais frio que o normal. Verifica-se que, mesmo com a incidência de raios solares na sala de HD, o paciente utiliza o cobertor (figura 120).

[...] Fico incomodado com os ambientes, não gosto de ver outro paciente fazer a diálise. Fui transplantado e fiquei cinco anos, depois passei para peritoneal até chegar na sala de HD. A luz do Sol fica de frente e incomoda. (M. A., 2018).

Figura 120 – Sala de Hemodiálise às 11h da manhã

Fonte: A autora, 2018

Uma das pacientes femininas (figura 121) já faz hemodiálise há 21 anos, iniciou seu tratamento em outra clínica e não gostou, sendo transferida para uma das clínicas onde teve melhor adaptação. No período em que está em tratamento dialítico a paciente traz de casa um protetor para os olhos para que a iluminação artificial não incida diretamente, pois tem uma sensibilidade muito grande na região dos olhos. Solicita à equipe de enfermagem a colocação de um colchão mais fino por cima da poltrona para que fique mais confortável e também traz de casa seu lençol e cobertor, dispensando o que é oferecido pela clínica.

[...] Luz artificial me incomoda. Fiquei sem andar seis meses depois de operada e fiz fisioterapia. Gostaria de um lugar mais reservado, pois as enfermeiras falam muito alto, o ruído me incomoda, o enfermeiro esbarra em mim e me acorda, prefiro ficar em outro local (N. B., 2018).

[...] Tenho a perna direita amputada, a perna esquerda já fraturei 4 vezes, operei catarata, gosto da sala HD2 que é mais reservada, não gosto do cheiro dos ácidos utilizados para o tratamento, quando a sala está muito barulhenta me dá tontura (G. A. S., 2018).

[...] Sinto cãibra, meu peito está inchado, tusso muito, meus dedos e pernas estão dormentes, não gosto do barulho da máquina de HD quando fica apitando, o cheiro dos ácidos utilizados para o tratamento me incomoda. Gosto de estar de frente para TV e de fazer amizades no grupo de pacientes (R. V., 2018).

Figura 121 – Paciente de HD da Clínica 1

Fonte: A autora, 2018

As salas pesquisadas de hemodiálise não têm revestimento acústico, o que faz com que fiquem ruidosas, principalmente quando surgem conversas no interior do ambiente. Além disso, as máquinas emitem um aviso sonoro agudo para alertar as intercorrências com o sujeito ou tocam uma melodia para sinalizar o término da hemodiálise.

[...] Estou anêmica, tenho a minha própria internet, aqui não tinha ar condicionado e a sala era muito quente no verão. Ver o outro passar mal me incomoda, o barulho do ar condicionado também incomoda, já me acostumei com cheiro dos produtos usados. (V. L. S. R., 2018).

[...] Estou sem concentração para a leitura, pois senti uma queda cognitiva. Tenho nível superior completo na área da saúde, acho a sala muito ruidosa, fazia diálise em outro estado e vim fazer em Juiz de Fora. Também sinto muita dor de cabeça (M. G., 2018).

[...] Reclamo muito do ruído, muita gente conversando me incomoda, não gosto da cama, gostaria que a qualidade da poltrona melhorasse, considero o ambiente como se fosse familiar, mas não gosto de ver as outras pessoas passarem mal, já presenciei vários óbitos, ocorreu de um paciente que não aceitou a doença e veio a óbito rapidamente. (E. G. S., 2018).

Como visto anteriormente, muitos pacientes vêm de carro de apoio das prefeituras de outras cidades e, assim, eles saem de viagem às quatro da manhã, chegam na clínica, iniciam o procedimento de pesagem, assinam a ficha de presença e iniciam o tratamento de diálise às seis horas, no turno da manhã. Por isso, tentam dormir durante o tratamento e se queixam do ruído do ambiente.

No horário da noite, às vezes, um paciente de outro turno leva um violão, um amplificador, fica tocando e cantando, mas nem todos os pacientes apreciam essa atitude. São inúmeras ações que ocorrem na sala de HD, que, por sua vez, tem a privacidade prejudicada.

Outro problema que existe é com relação a drenagem em uma das sala de HD, quando fica muito calor, exala um odor e alguns pacientes reclamam e há, também, o odor dos ácidos que são utilizados.