• Nenhum resultado encontrado

DIMENSÕES INDICADORES

4.3 Espaço físico

Nesta fase da pesquisa foi realizada pesquisa de campo (para levantamento, classificação e categorização dos ELs do campus). Na produção dos mapas foi utilizada como base uma planta topográfica em AutoCAD (cedida pela DEP/PU/UFPB); o arquivo foi atualizado a partir de levantamento in loco realizado em junho e julho de 2015. Partindo da realidade encontrada, os ELs foram classificados e categorizados segundo as indicações de Macedo et al (2009). Os mapas do C1-UFPB, contendo as diversas categorias de ELs identificadas, foram gerados no software QGiz (versão 2.8).

Os ELs do campus foram classificados nas seguintes categorias (Quadro 4):  De caráter ambiental: APPs e Bosques Urbanos;

 De práticas sociais: Pátios; Jardins; Praças; Coreto; Quadras; Campos; Piscinas; Anfiteatros; Centro de Vivência.

 De circulação de pedestres: Passarelas; Calçadas; Rampas; Escadaria.

 De circulação de veículos: Estacionamentos formais; Estacionamentos informais; Canteiros; Rotatórias; Paradas de ônibus; Rua.

 Outros (espaços de transição, produtivos ou não): Hortos; Becos; Terrenos Vazios; Potenciais.

Quadro 4: Quadro com listagem dos tipos de espaços livres do campus I da UFPB.

CATEGORIAS ELs TIPOS CARACTERÍSTICAS

De caráter ambiental APP Remanescentes da Mata Atlântica com a presença de mobiliário (ou não).

Bosque

Viveiros de plantas e hortos Arborizados com vegetação de médio e grande porte.

De práticas sociais Pátio Ajardinados ou não. Em geral com mobiliário. Jardim Arborizados com vegetação de médio porte ou rasteira. Praças (contemplativas, recreativas,

mistas, para exposições/feira, alimentação, sobre pilotis, etc.).

Pavimentadas, ajardinadas, com vegetação de diversos portes, com mobiliário, cobertas (ou não).

Coreto Estrutura de madeira ou alvenaria com mobiliário. Quadra Esportiva Polivalente (ou não).

Campo de futebol Com vegetação rasteira.

Piscinas Pavimentada, ajardinada ou não.

Centro de Vivência Pavimentados, ajardinados, mobiliados (ou não). Anfiteatro Em geral pavimentadas. Com mobiliário.

De circulação de veículos e pedestres ou associados a sistemas de circulação

Rua Em geral pavimentados.

Arborizados ou não. Estacionamento formal e informal

Passarela e Calçada Faixa de pedestre

Escadaria e Rampa Em geral pavimentadas. Canteiro central, rotatória Arborizados ou não.

Parada de ônibus Em geral pavimentadas. Com mobiliário ou não.

Outros

(Espaços de transição, produtivos ou não)

Beco Pavimentados ou não.

Terreno vazio Arborizados e com vegetação (ou não).

Usados para atividades temporárias (feiras, apresentações) Potencial Com instalações de recreação em caráter incipiente (ou não).

Partindo dessa classificação, foram mapeados os ELs do C1-UFPB, que originou em um mapa geral (Figura 19), no qual todos os espaços estão demarcados. A partir deste mapa foram elaborados outros cinco mapas (Figuras 27, 28, 29, 30, 31), representado cada uma das categorias de ELs identificadas. Observando o mapa geral de ELs (Figura26) têm-se áreas com concentração de edificações à Sudoeste, e áreas ocupadas por ELs potenciais, localizados a Noroeste e ao Norte, no setor esportivo. Destacam-se ainda grandes áreas de preservação permanente, distribuídas em sua extensão.

Os ELs da categoria de circulação de veículos representam 14,43% da área do C1, sendo distribuídos entre: estacionamentos formais e informais, rotatórias, canteiros, paradas de ônibus e ruas (Figura 20); sendo esta última o tipo de EL em maior número na categoria (6,64%) (Quadro 5). Apesar da quantidade de estacionamentos formais existentes (5,83%), alguns ELs estão sendo utilizados como estacionamentos informais (0,99%). As rotatórias estão, quase sempre, entre vias perpendiculares; e os canteiros, em geral arborizados, percorrem ruas, dividindo-as. Quanto às paradas de ônibus, estas se apresentam bem distribuídas, atendendo a todos os centros de ensino; mas apenas no perímetro externo do campus, visto que não há uma linha de transporte público interna.

Quadro 5: Quadro da área dos espaços livres na categoria de circulação de veículos no campus I da UFPB.

ELs de circulação de veículos Tipos de ELS Área (%)

Estacionamento formal 5,83 Estacionamento informal 0,99 Rotatória 0,31 Canteiro 0,62 Parada de ônibus 0,04 Rua 6,64 TOTAL 14,43

Figura 19: Mapa geral dos espaços livres do campus I da UFPB.

Figura 20: Mapa espaços livres de circulação de veículos do campus I UFPB.

O mapa dos ELs de circulação de pedestres (Figura 21) traz um panorama da disposição das calçadas, passarelas térreas, rampas e escadarias do campus. Essas estruturas recobrem boa parte da área do C1 (6,82%) (Quadro 6); sendo representadas, principalmente, por caçadas (6,21%), as quais estão, muitas delas, adequadas à circulação de pedestres. No entanto, algumas requerem maior investimento em manutenção, com vistas a contribuir com a mobilidade dos usuários, em espacial, das pessoas com deficiência (SARMENTO, 2012).

Quadro 6: Quadro da área dos espaços livres na categoria de circulação de pedestres no campus I da UFPB.

ELs de circulação de pedestres Tipos de ELS Área (%)

Calçada 6,21 Passarela 0,50 Rampa 0,05 Escadaria 0,02 Faixa de pedestre 0,04 TOTAL 6,82

Fonte: Pesquisa de campo (2015).

O mapeamento dos ELs na categoria práticas sociais identificou os ELs: campo, anfiteatro, coreto, jardim, praça (de alimentação, contemplativas, recreativas, mistas, para exposição/feiras), piscina, pátio, quadra esportiva e centro de vivência (Figura 22); que compõem 9,16% da área do C1 (Quadro 7). Os jardins existentes possuem boa manutenção, em especial no setor humanístico, à Sudoeste. O setor esportivo, que contempla uma vila olímpica inaugurada em 2012, ocupa extensa área ao Norte de C1, é bem aproveitado pelos alunos e comunidade externa, que frequenta o campus em busca dos serviços oferecidos. O Centro de Vivências é um EL que favorece o encontro da comunidade, visto que agrega diversos serviços (restaurante, lanchonetes, agências bancárias, copiadoras, sebo, banca de revistas, além de uma extensa área para apresentações) em uma área delimitada e central do campus. Os pátios estão na maioria sobre pilotis, com alguns serviços e possibilidades de eventos. Quanto ao anfiteatro há apenas um localizado a Sudoeste, no Centro de Educação.

Quadro 7: Quadro da área dos espaços livres na categoria de práticas sociais no campus I da UFPB. ELs de práticas sociais

Tipos de ELS Área (%)

Campo 1,92 Anfiteatro 0,01 Coreto 0,03 Jardim 5,46 Praça 0,74 Piscina 0,04 Pátio 0,16 Quadra 0,65 Centro de Vivência 0,15 TOTAL 9,16

Figura 21: Mapa espaços livres de circulação de pedestres do campus I da UFPB.

Fonte: Pesquisa de campo (2015) sobre base cedida pela PU (2015). b)

Figura 22: Mapa espaços livres de práticas sociais do campus I da UFPB.

Fonte: Pesquisa de campo (2015) sobre base cedida pela PU.

O Mapa de ELs de caráter ambiental mapeia três categorias: as APPs, o horto e os bosques (Figura 23), que recobrem mais da metade da área do campus (51,46%) (Quadro 8); sendo este último tipo de EL (bosque) muito utilizado pelos usuários do campus, em especial no CCS (a Nordeste), em razão da facilidade de acesso. Sobre as APPs, a UFPB possui 40 ha de Mata Atlântica preservada distribuída em frações internas e 41 ha na área externa, contígua ao campus; o que representa 50,3% da área do C1 formado por espaços que favorecem a biodiversidade de muitas espécies nativas da flora e fauna locais. Já os hortos do campus são dois, um no Centro de Biotecnologia, a Sudeste, onde são cultivadas espécies principalmente para pesquisas científicas; e outro na Prefeitura Universitária (área central), onde se cultivam mudas para os jardins do campus.

Quadro 8: Quadro da área dos espaços livres na categoria de caráter ambiental no campus I da UFPB. ELs de caráter ambiental

Tipos de ELs Área (%)

APP 50,3

Bosque 0,93

Horto 0,23

TOTAL 51,46

Fonte: Pesquisa de campo (2015).

No C1há muitos ELs classificados como outros (de transição, produtivos ou não - Figura 24), com um número considerável de ELs potenciais (3,72% - Quadro 9), alguns terrenos vazios e outros poucos becos. Nos ELs potenciais são diversas as possibilidades para potencializar o uso, em especial para ELs voltados para práticas sociais; já nos becos vê-se a possibilidade de revitalização para circulação de pedestres, visto que muitos não apresentam qualquer pavimentação. Já sobre os terrenos vazios, se observa uma maior quantidade à Sudoeste (Figura 24).

Quadro 9: Quadro do percentual dos tipos de espaços livres na categoria outros no campus I da UFPB.

Outros ELs

Tipos de ELs Área (%)

Beco 0,13

Terreno Vazio 1,86

Potenciais 3,72

TOTAL 5,71

Figura 23: Mapa espaços livres de caráter ambiental do campus I da UFPB.

Figura 24: Mapa Outros espaços livres (de transição, produtivos ou não) do campus I da UFPB.

Fonte: Pesquisa de campo (2015) sobre base cedida pela PU (2015).

Analisando os mapas de ELs do campus verifica-se que, conforme indicado na figura

25, 51,46% dos ELs do C1 estão na categoria ambiental

(dos quais 50,3% são de APPs), 14,43% são de circulação de veículos, 12,42% são ocupados por edificações, 9,16% são voltados às práticas sociais, 6,82% representam estruturas de circulação de pedestres e 5,71% estão na categoria outros ELs.

Figura 25: Gráfico do percentual da área por categorias de espaços livres no campus I da UFPB.

Fonte: Pesquisa de campo (2015).

A partir desses dados, e considerando as edificações (12,42% - Tabela 5) como espaços não livres, uma vez que seu uso é controlado ou restrito, e as APPs (50,3%) cujo acesso também é acesso restrito, visto que são cercadas, pode-se afirmar que 37,28% dos espaços do C1-UFPB são totalmente livres ao acesso da comunidade.