• Nenhum resultado encontrado

DIMENSÕES INDICADORES

4.2 Situação atual

Em termos gerais, são diversos os usos no C1-UFPB (Figura 10):

 Manutenção: Se distribui ao longo do campus, visto que cada centro de ensino tem uma equipe de apoio à limpeza e manutenção, que conta com um espaço de apoio próximo a sua área de atuação;

 Garagem: Uso concentrado situado a Nordeste do C1;

 Esporte: Localiza-se no setor Norte, região onde predominam instalações voltadas para a prática esportivas;

 Residência universitária: Localizada a Nordeste, bem próxima ao setor esportivo, está a Residência Universitária Masculina e Feminina (RUMF). Outra unidade da residência, apenas feminina, está localizada no centro da cidade, João Pessoa-PB;  Cinema, teatro e multimídia: As edificações com função de entretenimento (cinema

e teatro) e multimídia apresentam maior concentração a Sudeste, embora ao Sul também tenha um edifício que se encaixe nessa situação, o Bloco Multimídia do CT.

 Serviços: Se distribuem por todo o campus, apresentando maior concentração no sentido Centro-Oeste, área de localização do CV.

 Obras: São diversas as obras em andamento, que se espalham por todo o campus;  APP: As APPs ―abraçam‖ os diversos setores do C1, distribuindo-se ao longo de

toda a área;

 Hospital: O HULW é o único hospital existente no campus, localizando-se a Leste;  Bibliotecas: Diversas bibliotecas setoriais estão distribuídas nos centros de ensino. Nessa categoria se destaca a BC, localizada no centro do campus, bem próxima ao CV.

 Administrativo: Os edifícios administrativos se misturam entre os diversos edifícios do campus, neste último destaca-se a Reitoria na direção Centro-Norte do campus.  Aulas, ambiente dos professores e laboratórios: Salas de aulas, ambientes de

professores e laboratórios em uma mesma edificação, apesar de estarem espalhados por todo o campus, apresentam maior concentração ao Sul.

Quanto à verticalização, esta se iniciou já na criação do C1-UFPB, com a construção do HULW, que é o edifício mais alto do campus, com térreo mais sete pavimentos. Porém, este processo continuou de forma lenta até os dias os de hoje, sendo apenas (Figura 11):

 Um com térreo mais quatro pavimentos: Edifício em obras no Centro de Biotecnologia - CBIOTEC;

 Dois edifícios com térreo mais três pavimentos: Reitoria e o edifício em obras no Centro de Energias Alternativas e Renováveis - CEAR;

 Muitos (em obra) com térreo mais dois pavimentos: Ambulatório do HULW, Centro de Ciências Médicas (CCM), RUMF, Bloco de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, Edifício no Centro de Ciências da Saúde (CCS), novo edifício da PU (em obra), Pós-Graduação em Fisioterapia (ainda sem funcionamento), BC, Bloco conhecido como ―Abacatão‖ no Centro de Comunicação Turismo e Arte (CCTA), Bloco de salas de aula no CCTA (em obra), Bloco de salas de aula no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) (em obra), Bloco de ambientes de professores no Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), Bloco Multimídia do CT, Bloco J no CT, Bloco KLM no CT, Bloco de uso misto no CCHLA, Bloco de uso misto no CCHLA (em obra);

Os demais edifícios são térreo mais um pavimento ou apenas térreo, como os blocos de salas de aula do CT, CCSA, CE, CCHLA, CCS e da CA (Figura 11).

A topografia do C1, conforme mencionado, apresenta maior declividade a Sudeste (Figura 11).

No sentido de realizar um diagnóstico geral do C1-UFPB, foram realizadas visitas exploratórias (walkthrough) entre os meses de junho e agosto de 2015. Para descrição do resultado destas, o campus foi dividido em seis zonas (Figura 12):

 Zona 1: Formada pelo Centro de Tecnologia (CT) e pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), que foram assim integrados peça proximidade física.

 Zona 2: Abrange o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), o CCSA, o Centro de Educação (CE), o CCHLA, o CCTA e a Central de Aulas (CA). Além da proximidade física, tais centros foram integrados pois parte deles integra o Conjunto Humanístico (CCSA, CE e CCHLA)

 Zona 3: Concentra edifícios administrativos e de serviços;

 Zona 4: Agrega o complexo esportivo, a residência universitária, a escola técnica de saúde, a creche e a garagem;

 Zona 5: Abriga o CCS, o CCM, a Clínica Escola de Fisioterapia, o HULW e a PU.  Zona 6: Formada pelo Centro de Ciências Extas e da Natureza (CCEN) e

CBIOTEC.

Destaca-se que as zonas foram assim distribuídas buscando integrar ao máximo os usos e as áreas de conhecimentos dos diversos cursos oferecidos; além da proximidade física.

Figura 10: Mapa de uso e ocupação do campus I da UFPB.

Figura 11: Mapa de gabarito em confronto com mapa topográfico do campus I da UFPB.

Figura 12: Mapa do campus I da UFPB dividido por zonas.

 ZONA 01 (Figura 13) – Compreende dois centros de ensino: o Centro de Tecnologia (CT) e o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

O CT abriga os cursos das engenharias e o de arquitetura e urbanismo. Projeto do Arquiteto e Engenheiro Leonardo Stucket, o CT conta com blocos de salas de aula e laboratórios, edifício multimídia (Figura 13a), biblioteca setorial, e um bloco administrativo, com pátio interno (Figura 13b) e jardins.

Os estacionamentos formais (Figura 13c) do CT ocupam uma extensa área, complementada por outros quatro estacionamentos informais localizados bem próximos a blocos de sala de aulas/laboratórios. Já as passarelas e calçadas necessitam de melhorias para reparar muitas deficiências: piso desnivelado e com quebras, passarela com telhado quebrado, falta de cobertura em alguns trechos (Figura 13d) e ausência de rampas; problemas que incidem sobre a mobilidade do pedestre.

Entre todos os blocos de aula de aula do CT existiam árvores com bancos no entorno (Figura 13e), porém, a partir de um recente reforma (que está parada), em muitos desses espaços foi retirado o mobiliário, tornando-os apenas área de passagem (Figura 13f). No CT o EL mais representativo e também o mais frequentado é o pátio do CT (Figura 13g), que está no térreo de um edifício de laboratórios e ambientes de professores. O local possui bancos fixos e uma lanchonete, com mesas e bancos móveis.

O CCJ no C1-UFPB abriga o curso de Direito e possui em um único bloco (térreo mais um pavimento) todas as funções administrativas e acadêmicas; há ainda um pequeno edifício separado, que abriga o diretório acadêmico estudantil. Seu único estacionamento formal (figura 13h) é bem arborizado, porém as vagas reservadas não estão sinalizadas adequadamente. O centro também possui estacionamento informal no seu entorno. O edifício do CCJ possui uma praça central com jardins e bancos. Conta ainda com escadas e rampas para o acesso ao pavimento superior, e possui calçadas em bom estado de conservação.

 ZONA 02 (Figura 14) – Abrange o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), o Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), o Centro de Educação (CE), o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), o Centro de Comunicação, Turismo e Arte (CCTA) e a Central de Aulas (CA).

O CEAR abriga dois cursos: engenharia elétrica e engenharia de energias renováveis. Sua estrutura, em um único bloco com térreo mais três pavimentos (Figura 14a), comportará

administração, salas de aulas e laboratórios; seu estacionamento não foi construído (levantamento em 2015).

O Conjunto humanístico, formado por três centros de ensino (CCSA, CE E CCHLA), foi construído no final da década de 1970 e abriga diversos cursos das áreas de humanas e ciências sociais aplicadas. A configuração espacial dos blocos administrativos e de salas de aulas é praticamente a mesma nos três centros – um conjunto de blocos de salas de aula de um lado e blocos administrativos do outro, intercalados com jardins. Entre os ELs destacam-se os jardins (Figura 14b) (localizados junto à fachada principal dos edifícios administrativos), que apresentam boa arborização e tratamento paisagístico, sendo muito frequentados pelos alunos. Além desses, os pátios, que estão sob os blocos de ambientes de professores, possuem diversos serviços (lanchonetes, copiadoras, livrarias), que também atraem muitos usuários. Os pátios (Figura 14c) são ainda muito utilizados para apresentações culturais, assim como o pequeno anfiteatro do CE (Figura 14d), único do campus.

Interligando os três centros de ensino há passarelas e calçadas em bom estado de conservação. Há um grande estacionamento formal para atender o conjunto humanístico (Figura 14e). O acesso do pedestre aos edifícios é feito por faixas de pedestres, que interligam o estacionamento aos centros. Entre alguns edifícios da área existem becos (Figura 14f), que se requalificados poderiam servir a circulação de pessoas.

O CCTA conta com estacionamentos formais (figura 14g) e informais, pouco arborizados e com sinalização deficiente. Calçadas, passarelas e faixas de pedestre (Figura 14h) atendem boa parte da área, que conta ainda com jardins, pátios, praças, rampas, escadarias e becos.

A CA conta com nove blocos com pavimento térreo, conectados por passarelas e calçadas. Seus estacionamentos são formais e possuem boa arborização, mas a sinalização horizontal é confusa, em especial nas vagas para pessoas com deficiência. As lanchonetes e copiadoras (Figura 14i) são bem frequentados pela comunidade universitária, principalmente pela sua localização (próximo a muitos centros de ensino do campus). Entre os blocos de sala de aula existem jardins com um bom tratamento paisagístico, promovendo o verde na área (Figura 14j).

Figura 13: Mapa da Zona 01 do campus I da UFPB, com destaque para: a) Pátio do Bloco Administrativo do CT; b) Estacionamento do CT; c) Antiga área entre blocos de salas de aulas do CT; d)Novos espaços entre blocos no CT; e)Praça do CT; f)Estacionamento do CBIOTEC; g)Horto no CBIOTEC; h)Estacionamento do

CCJ.

Figura 14: Mapa Zona 02 do campus I da UFPB, com destaque para: a) Bloco do CEAR; b)Jardim em frente ao CE; c)Pátio do CE; d)Anfiteatro do CE; e) Estacionamento formal do Conjunto humanístico; f)Beco no CCHLA; g)Faixa de pedestre para acesso ao CCTA; h)Estacionamento for mal no CCTA; i)Lanchonete

na CA; j)Jardim entre blocos na CA.

 ZONA 03 (Figura 15) – Nessa zona se encontra o Centro de Vivência – CV (Figura 15a), o RU, a Capela ecumênica, a Reitoria e diversos órgãos complementares a esta (almoxarifado central, agencia bancária, sindicatos, TV UFPB, gráfica, dentre outros), a Biblioteca Central (Figura 15b) e Superintendência de Tecnologia da Informação – STI.

A zona apresenta grandes áreas verdes (Figura 15c) e razoável fluxo de pessoas e de veículos, e até caminhões de carga, devido à presença do almoxarifado central e do RU, que terceiriza a alimentação dos usuários. As vias estão sinalizadas e grande parte das calçadas tem boa qualidade (Figuras 15d e 15e); mas há muitos ELs necessitando de requalificação (Figura 15f). Há estacionamentos formais nos órgãos que prestam serviços à comunidade universitária e aos visitantes (Figura 15g).

Na zona merece destaque o CV, por ser um espaço de uso comum a toda comunidade universitária, pela localização central no campus e por abrigar diversos usos e serviços: agências bancárias, lanchonetes, restaurantes, Diretório Central dos Estudantes (DCE), ADUFPB, sebo, entre outros, além propiciar apresentações culturais em sua ampla área livre (Figura 15h).

 ZONA 04 (Figura 16) – Concentra o complexo esportivo, a residência universitária, a escola técnica de saúde, a creche e a garagem.

No complexo esportivo diversas atividades físicas podem ser desenvolvidas; e estão disponíveis para a comunidade universitária e visitantes. A zona é arborizada e conta com calçadas em bom estado de conservação. Diversos ELs estão presentes e são utilizados pela comunidade, a exemplo da praça do coreto (Figura 16a). Na área há um amplo estacionamento formal (Figura 16b) e uma moderna vila olímpica inaugurada em 2012 (Figura 16c). Há ainda grande quantidade de terrenos com possibilidade de uso futuro, para recreações ou afins, eles estão localizados na parte esportiva, no entorno do campo de futebol e entre blocos de sala de aula.

A Residência Universitária está próxima ao HULW e paradas de ônibus. No entorno do edifício da residência (Figuras 16d) há muitos espaços a serem requalificados, com potencial para a prática de esporte e lazer pelos estudantes ali residentes.

A garagem é uma área de uso exclusivamente administrativo, que abriga os veículos da universidade, em João Pessoa (Figura 16e), e está localizada próxima ao HULW. Nesse espaço são muitos os terrenos arborizados, mas sem tratamento adequado, como o campo de futebol, que está servindo para o abandono de automóveis quebrados (Figuras 16f).

Figura 15: Mapa Zona 03 do campus I da UFPB, com destaque para: a) Centro de Vivência; b) Biblioteca Central; c) ÁPP; d)Vias sinalizada; e)Boas calçadas; f) EL a ser requalificado; g)Estacionamento formal; h)EL no Centro de Vivência.

Figura 16: Mapa Zona 04 do campus I da UFPB, com destaque para: a)Praça do Coreto; b)Estacionamento formal; c)Vila Olímpica; d)Entorno da residência universitária; e)Garagem; f)Campo de futebol utilizado como depósito de veículos quebrados.

 ZONA 05 (Figura 17) – Abriga o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Centro de Ciências Médicas (CCM), a Clínica Escola de Fisioterapia, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e a Prefeitura Universitária.

No CCS funcionam os cursos da área de saúde, além de diversos serviços oferecidos no HULW e na Clínica de Fisioterapia. De modo que, o centro recebe grande quantidade de visitantes diariamente; sendo também considerável o número de veículos estacionados nos estacionamentos formais e informais (Figura 17a). Parte da zona possui calçadas em boas condições físicas (Figura 17b) e outras precisam de melhorias (Figura 17c e 17d). Na zona também havia o acúmulo de materiais de construção (Figura 17e).

No CCS há um extenso bosque, que interliga o bloco administrativo, salas de aula e o HULW, cercado por densa vegetação e com mobiliário (Figura 17f).

 ZONA 06 (Figura 18) – Essa zona é formada pelo Centro de Ciências Extas e da Natureza (CCEN), que atende os cursos de química, biologia, geociências e geografia, e o CBIOTEC, que tem o curso de biotecnologia.

Cercado por bolsões de Mata Atlântica, o CCEN é um dos centros que possuem maiores trechos de área verde. Contando com diversas praças, que promovem o convívio entre seus usuários, alguns desses espaços possuem mobiliário em bom estado de conservação (Figura 18a), mas boa parte carece de melhorias (Figuras 18b).

O CCEN, depois de sua última requalificação, em 2014, possui vagas de estacionamento formal suficiente para atender a demanda do centro (Figura 18c). Porém, ainda possui alguns estacionamentos informais (Figura 18d) junto as edificações.

As passarelas e calçadas do CCEN (Figura 18e) também passaram por reformas recentes, porém, a rota acessível implantada não atende todas as exigências descritas pela NBR 9050 (ABNT, 2015). Também há trechos onde prédios avançaram sobre as calçadas, levando o pedestre a circular na via junto com veículos (Figura 18f).

O CBIOTEC é um dos mais recentes centros criados na UFPB. O centro apresenta muitos terrenos vazios. Os estacionamentos formais e informais são bem arborizados (Figura 18g), mas necessitam de melhorias físicas, em especial na acessibilidade do mesmo.

No CBIOTEC há um horto (Figura 18h), que ocupa uma grande área do centro e faz limite com uma das vias que circunda o campus, esse EL é bem cuidado e se faz necessário para as pesquisas do centro.

Figura 17: Mapa Zona 05 do campus I da UFPB, com destaque para: a) Veículos estacionados nos estacionamentos formais; b) Calçadas em boas condições físicas; c)Calçada quebrada; d)Calçada com largura reduzida por mobiliário; e)Bosque com mobiliário; F)Acúmulo de material de construção.

Figura 18: Mapa Zona 06 do campus I da UFPB, com destaque para: a)Mobiliário em bom estado de conservação; b)EL a ser requalificado; c)Estacionamento formal; d)Estacionamento informal; e)Passarela no CCEN; f)Prédios que avançaram sobre as calçadas; g)Estacionamentos arborizados; h)Horto no CBIOTEC.