• Nenhum resultado encontrado

O Estágio Supervisionado na PUC/SP

O curso de Pedagogia da PUC/SP acredita que a formação profissional se dá como num processo contínuo de formação pessoal e profissional pelo estudo, pela reflexão individual e coletiva das experiências vivenciadas.

O curso de Pedagogia deve garantir aos educandos a compreensão da realidade educacional em que irão atuar, de forma que possam conhecê-la na sua singularidade e complexidade, aliando o fazer e o pensar (PUC/SP 2006, p.80.)

Neste processo, com base na ação-reflexão, os licenciandos podem, no desenvolvimento do estágio, aproximar-se do contexto real de atuação docente.

Acreditamos que o Estágio Curricular Supervisionado Supervisionado, presente na formação de professores, deve ser entendido como um momento privilegiado da formação, pois:

propicia aproximações com a escola (ambiente de trabalho do professor), com as práticas didático-pedagógicas (quando o professor e alunos estabelecem relação com o conhecimento por meio de ações coletivamente desenvolvidas) e com os professores e alunos (aproximando-se das compreensões e atitudes dos sujeitos envolvidos na aula) (ALMEIDA, 2014, p.16).

Neste contexto, o Estágio Curricular Supervisionado Supervisionado se constitui como elemento importante para a formação docente, uma vez que, ao propiciar a aproximação com a escola, com as práticas didático-pedagógicas e, consequentemente, com os professores e alunos, permite a aproximação com a práxis. Assim, “o estágio, como práxis, que, desenvolvido como pesquisa, pode contribuir na construção de processos identitários dos estudantes como futuros professores” (PIMENTA, 2014, p.18).

Entendemos por práxis a ação compreendida como estreita relação entre a teoria e a prática educativa levando a uma atividade social transformadora; ação que pressupõe relação dialética entre prática e teoria, teoria que se constitui no saber que alimenta a ação reflexiva do fazer, da prática. Ora, se a educação é considerada como uma atividade social, não

podemos negar que, na formação do profissional da educação, deva-se fazer a partir da dialética ação-reflexão, portanto, pela práxis.

No cenário da formação inicial de professores, o Estágio Curricular Supervisionado se apresenta como campo de conhecimento e espaço de formação mediado pela pesquisa, com a finalidade de integrar o processo de formação do aluno ao campo de atuação “como objeto de análise, de investigação e de interpretação crítica, a partir dos nexos com as disciplinas do curso” (PIMENTA, 2012.p.24). Assim, o Estágio Curricular Supervisionado entendido como campo de conhecimento se difere de outras formas de estágio como o estágio profissional.

Na Faculdade de Educação da PUC/SP, o Estágio Curricular Supervisionado é desenvolvido ao longo do curso. Inicia-se no segundo ano do curso, quando já é possível a integração de conhecimentos teórico-pedagógicos, que possibilitam ao educando um olhar mais apurado sobre as práticas pedagógicas em seu contexto real. Constitui-se em uma atividade privilegiada de formação profissional, já que é “entendido como núcleo integrador das várias modalidades pedagógicas” (PUC/SP, 2006, p.110).

Nóvoa (2011) aponta algumas disposições que caracterizam o trabalho docente nas sociedades contemporâneas: o conhecimento – a partir do qual se constrói a educação de uma pessoa; a cultura profissional – a escola, suas rotinas, suas práticas, o diálogo com outros professores, a compreensão dos sentidos da instituição escolar são elementos centrais para a formação, aperfeiçoamento e inovação; o tato pedagógico – fundamental para “conduzir alguém para outra margem”, que não se traduz em manuais ou nos livros de práticas pedagógicas e sim na relação e na comunicação entre os sujeitos de aprendizagem; o trabalho em equipe – ou “comunidades de prática”, onde o exercício profissional docente implica a intervenção conjunta nos projetos educativos; e o compromisso social – com o qual assumimos o compromisso de que “educar é conseguir que a criança ultrapasse as fronteiras que muitas vezes foram traçadas como destino pelo nascimento, pela família ou pela sociedade” (NÓVOA, 2011, p.49).

Neste sentido, o componente curricular do estágio supervisionado se apresenta como uma atividade relevante da formação docente, uma vez que possibilita a construção de conhecimentos teóricos, aproxima da cultura profissional, permitindo a reflexão crítica sobre o trabalho docente e sobre o trato pedagógico. O desenvolvimento desta atividade possibilita o desenvolvimento da dimensão do trabalho coletivo e, consequentemente, aponta para a necessidade do comprometimento social, já que educar exige um comprometimento com a emancipação dos sujeitos.

Sobre a articulação teoria e prática de ensino, previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, defendemos o princípio “que todo fazer implica uma reflexão e toda reflexão implica um fazer, ainda que nem sempre se materializem” (Parecer CNE/CP 9/2001).

A questão inicialmente se situa na determinação do estágio como atividade prática e obrigatória a todos os estudantes das licenciaturas, considerando que a formação inicial, além da formação acadêmica, requer mobilização dos saberes adquiridos em situações de trabalho, que se constituirão em novas demandas para a formação e, consequentemente, de novas situações de trabalho.

O Estágio Curricular Supervisionado Supervisionado é uma atividade prevista nas disposições legais para a formação docente. Este é tido como componente curricular obrigatório, com carga horária mínima estabelecida em 400 horas a partir do início da segunda metade do curso (CNE/CP 28/2001 art.1º; CNE/CP 02/2002). Vale destacar que para o curso de Pedagogia a carga horária a ser observada é:

300 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado prioritariamente em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto pedagógico da Instituição (Resolução CNE/CP 01/ 2006, inciso II, art. 7º).

Tendo em vista as disposições legais, também é válido salientar que o conceito de Estágio Curricular Supervisionado Supervisionado pressupõe que ele seja entendido como um tempo de aprendizagem, mediada entre a relação pedagógica de um profissional já habilitado com um aluno estagiário em um ambiente institucional. É o momento de efetivar, sob supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino-aprendizagem que se tornará concreto e autônomo quando da sua profissionalização.

Segundo pesquisas realizadas sobre o tema, a perspectiva do estágio enquanto possibilidade de reflexão sobre a formação acadêmica aparece nas discussões da IES de forma rarefeita, não suficiente para a integralização da formação do futuro professor. Segundo Gatti (2011), o mesmo sendo considerado como um momento indispensável, os estudos acadêmicos devem ocupar espaço privilegiado na organização do currículo. No entanto, esses espaços não são utilizados de fato nas instituições formadoras, para fazer essa rica aliança entre conhecimento acadêmico e conhecimento que vem com o exercício da profissão e as experiências vividas em situações escolares na educação básica.

Diante deste dilema, a PUC/SP, ao participar do PIBID, procurou proporcionar aos participantes uma rica discussão sobre as atividades desenvolvidas nas licenciaturas, em especial na Pedagogia como iremos observar a seguir.