• Nenhum resultado encontrado

A Lei nº 11.7 , de 25 de setembro de 200 , define o “[...] estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do[a] estudante.” (BRASIL, 200 ). Esse componente curricular tem por objetivo proporcionar aos(às) discentes a aproximação com a realidade profissional, visando ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação, habilitando-o(a) para o exercício efetivo da profissão.

Os Estágios Supervisionados no Curso de Biblioteconomia podem ser realizados nas dependências da Universidade ou em instituições externas com as quais esta mantenha convênio. O estágio é composto por duas modalidades: estágio supervisionado obrigatório e estágio supervisionado não obrigatório.

Essas atividades são regidas nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, da Resolução nº 71/2006 - CONSUNI/UFAL, de 18 de dezembro de 2006, que disciplina os estágios curriculares dos cursos de graduação da UFAL, e da Resolução nº 05/2017 - CBIB/UFAL, de 04 de setembro de 2017, que estabelece as normas e os procedimentos adotados no funcionamento dos Estágios Curriculares do Curso de Biblioteconomia (ANEXO B).

A Coordenação do Curso de Biblioteconomia fornecerá o apoio institucional necessário para a realização dos estágios por meio de sua Coordenação de Estágios e conta também com o apoio e infraestrutura da PROGRAD, por intermédio da Gerência de Estágios da UFAL.

9.1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Na modalidade obrigatória, o estágio supervisionado corresponde à atividade pedagógica planejada e supervisionada que “[...] possibilita a inserção do[a] estudante no mundo laboral e na prática social, estimulando a reflexão crítica e a criatividade, a construção do conhecimento sobre a realidade social e a sensibilização do[a] aluno[a] para o atendimento das demandas sociais [...]”, conforme orienta o PDI (UFAL, 2013c, p. 42).

O estágio obrigatório é componente curricular do Curso de Biblioteconomia e constitui-se pré-requisito básico para integralização do Curso. Essa modalidade de estágio compreende dois estágios, Estágio Supervisionado 1 e Estágio Supervisionado 2,

respectivamente, de 99 (noventa e nove) horas e 108 (cento e oito) horas, e devem ser realizados, de acordo com a matriz curricular, no sétimo e oitavo período.

As atividades do Estágio Supervisionado 1 serão desenvolvidas no âmbito das Bibliotecas cadastradas na Instituição, dando preferência à Biblioteca Central da UFAL e suas setoriais. As atividades do Estágio Supervisionado 2 serão realizadas em instituições, públicas e privadas, do Estado de Alagoas que ofertem serviços de informação.

Para a realização do Estágio Supervisionado 1, devem-se seguir obrigatoriamente os seguintes itens:

 estar matriculado(a) no 7º período do Curso, no caso do fluxo padrão;

 ter cursado as disciplinas pré-requisitos, a saber, Representação Descritiva da

Informação 1, Representação Descritiva da Informação 2, Representação Temática da Informação 1 e Representação Temática da Informação 2;

 elaborar plano de estágio, sob orientação do(a) docente supervisor(a);

 dispor de termo de compromisso assinado pela instituição, pelo(a) docente supervisor(a) e pelo(a) discente;

 constar, no termo de compromisso, o número da apólice de seguro de responsabilidade da UFAL.

Para a realização do Estágio Supervisionado 2, devem-se seguir obrigatoriamente os seguintes itens:

 estar matriculado(a) no 8º período do Curso, no caso do fluxo padrão;  ter cursado como pré-requisito o Estágio Supervisionado 1;

 elaborar plano de estágio, sob orientação do(a) docente supervisor(a);

 dispor de termo de compromisso assinado pela instituição, pelo(a) docente supervisor(a) e pelo(a) discente;

 constar, no termo de compromisso, o número da apólice de seguro de responsabilidade da instituição concedente do estágio.

Para os estágios supervisionados obrigatórios, os(as) discentes deverão realizar, com a orientação do(a) docente supervisor(a), um plano de estágio com uma proposta de atividades a serem desempenhadas.

Para obter aprovação, além do cumprimento total da carga horária definida por período, o(a) discente receberá avaliações periódicas de seu(sua) docente supervisor(a) e de seu(sua) supervisor(a) no local do estágio. No Estágio Supervisionado 1, a avaliação deve ser realizada, parcialmente, em cada setor que for espaço do estágio do(a) discente. No Estágio

final do estágio, o(a) discente deverá apresentar o relatório das atividades desenvolvidas de forma oral e escrita.

9.2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO

O estágio supervisionado não obrigatório é uma modalidade de estágio optativa, ficando a critério do(a) graduando(a) realizá-lo ou não, porém, desde que as atividades a serem desenvolvidas sejam pertinentes à Biblioteconomia e compatíveis com o nível de sua formação (graduação). A sua realização deve ocorrer em locais conveniados com a UFAL, ou mediante agentes de integração que também possuam convênio em vigência com esta instituição.

A instituição em que o estágio será realizado deverá comprovar a existência de um(uma) Bibliotecário(a), no exercício legal da profissão, ou de outro(a) profissional que tenha experiência comprovada, através de currículo e declaração. Além disso, o(a) discente deverá contar com a orientação pedagógica de um(uma) docente do Curso de Biblioteconomia que assuma a supervisão ou orientação de estágio.

Os(As) discentes em exercício nessa modalidade de estágio ficam obrigados(as) a apresentar relatórios semestrais, estabelecer termo de compromisso e apresentar plano de atividades, conforme estabelece a legislação. O seguro fica a cargo da instituição contratante do(a) estagiário(a).

O estágio não obrigatório, excepcionalmente, com a supervisão de um(uma) Bibliotecário(a), poderá ser submetido a uma avaliação para integralização curricular, aproveitando-se como componente curricular Estágio Supervisionado, mediante parecer de comissão de avaliação composta por docentes do Curso de Biblioteconomia. O parecer deve descrever as atividades desenvolvidas de forma detalhada, o tempo de realização do estágio não obrigatório, as contribuições das atividades desenvolvidas para a unidade de informação e a opinião favorável ou desfavorável da Comissão de Avaliação. O parecer deve ser aprovado pelos membros do Colegiado do Curso de Biblioteconomia para que o aproveitamento como Estágio Supervisionado possa ser registrado no SIE WEB. O aproveitamento será de 50% da carga-horária do estágio, 54 (cinquenta e quarto) horas.

Documentos relacionados