• Nenhum resultado encontrado

2.5 NORMATIZAÇÃO VIGENTE

2.5.2 Estadual – Santa Catarina

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC) até a presente data do estudo há 33 normas vigentes que norteiam projetos de prevenção e combate a incêndio. Na Quadro 2 podemos verificar as normas relacionadas a projetos em edificações, sendo que todas as normas podem ser verificadas no Anexo 2.

Quadro 2 - Normas vigentes desenvolvidas pelo CBMSC

(continua) Código Data da

Publicação Título Objetivo

IN 001 DAT/CBMSC 17/05/2015 Normas de segurança contra incêndios da atividade técnica

Esta IN têm por finalidade padronizar os procedimentos e requisitos mínimos de segurança contra incêndio e pânico para os imóveis fiscalizados pelo CBMSC, estabelecendo Normas para a Segurança Contra Incêndios e Pânico (NSCI) no Estado de Santa Catarina, para a proteção de pessoas e seus bens.

IN 003 DAT/CBMSC 28/03/2014 Normas de segurança contra incêndios carga de incêndio

Esta Instrução Normativa tem por objetivo estabelecer e padronizar os critérios de concepção, dimensionamento e padrão mínimo de apresentação dos cálculos da carga de incêndio, como fator de classificação do risco de incêndio, conforme a ocupação do imóvel, dos processos fiscalizados pelo CBMSC.

(Continuação) Código Data da

Publicação Título Objetivo

IN 005 DAT/CBMSC 30/04/0215 Normas de segurança contra incêndios edificações existentes

Esta IN tem como objetivo estabelecer o procedimento para a regularização das edificações existentes, fiscalizadas pelo CBMSC

IN 006 DAT/CBMSC

01/08/2017 Sistema preventivo por extintores

Esta Instrução Normativa (IN) tem por objetivo estabelecer e padronizar critérios de concepção e dimensionamento do Sistema Preventivo por Extintores (SPE), nos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

IN 007 DAT/CBMSC

01/08/2017 Sistema hidráulico Esta Instrução Normativa (IN) tem por objetivo estabelecer e padronizar critérios de concepção e dimensionamento do Sistema Hidráulico Preventivo (SHP), nos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

IN 008 DAT/CBMSC

23/07/2018 Instalação de Gás combustível

Esta Instrução Normativa (IN) tem por objetivo estabelecer e padronizar critérios de concepção e dimensionamento da Instalação de Gás Combustível (IGC), como medida de segurança contra incêndio, nos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). IN 009 DAT/CBMSC 28/03/2014 Normas de segurança contra incêndios sistema de saída de emergência

Estabelecer e padronizar critérios de concepção e dimensionamento do Sistema de Saídas de Emergência, dos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina – CBMSC

IN 010 DAT/CBMSC

16/10/2018 Sistema de proteção contra descargas técnicas

Esta Instrução Normativa (IN) estabelece e padroniza os critérios de exigência do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), nos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). IN 011

DAT/CBMSC

18/04/2018 Sistema de iluminação de emergência

Esta Instrução Normativa (IN) tem por objetivo estabelecer e padronizar critérios de concepção e dimensionamento do Sistema de Iluminação de Emergência (SIE), nos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

IN 012 DAT/CBMSC

27/11/2018 Sistema de alarme e detecção de incêndio

Esta Instrução Normativa (IN) estabelece e padroniza os critérios de exigência do Sistema de Alarme e Detecção de Incêndio (SADI), nos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). IN 013

DAT/CBMSC

16/10/2018 Sinalização para abandono de local

Esta Instrução Normativa (IN) tem por objetivo estabelecer e padronizar critérios de concepção e dimensionamento da Sinalização para Abandono de Local (SAL), nos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

(continuação) Código Data da

Publicação Título Objetivo

IN 014 DAT/CBMSC Em atualização Sistema de acesso de viaturas

Estabelecer e padronizar critérios de concepção, dimensionamento e padrão mínimo de apresentação de projetos de segurança contra incêndios do Sistema de Acesso de Viaturas - SAV, dos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina – CBMSC. IN 015 DAT/CBMSC 23/07/2018 Sistema de chuveiros automáticos (sprinklers)

Esta Instrução Normativa (IN) estabelece e padroniza os critérios de concepção e dimensionamento do Sistema de Chuveiros Automáticos (SPK), nos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) IN 016 DAT/CBMSC 28/03/2014 Normas de segurança contra incêndios sistema fixo de gases limpos e dióxido de carbono (co²)

Estabelecer e padronizar critérios de concepção, dimensionamento e padrão mínimo de apresentação de projetos de segurança contra incêndios do Sistema fixo de gases limpos e dióxido de carbono (CO2), dos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina – CBMSC IN 017 DAT/CBMSC 28/03/2018 Normas de segurança contra incêndios sistema de água nebulizada (MULSIFYRE)

Estabelecer e padronizar critérios de concepção, dimensionamento e padrão mínimo de apresentação de projetos de segurança contra incêndios do Sistema de Água Nebulizada, dos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina – CBMSC. IN 018 DAT/CBMSC 12/01/2016 Normas de segurança contra incêndios sistema controle de materiais de revestimento e acabamento

Esta Instrução Normativa (IN) tem por objetivo estabelecer as especificações mínimas para fiscalização e controle das propriedades e características dos materiais de revestimento e acabamento, utilizados em imóveis e nos locais de eventos, visando prevenir acidentes, restringir a propagação do fogo e o volume de fumaça, nos imóveis fiscalizados pelo CBMSC.

IN 019 DAT/CBMSC Em atualização Sistema de proteção passiva resistência ao fogo dos elementos estruturais.

Estabelecer e padronizar critérios de concepção, dimensionamento e padrão mínimo de apresentação de projetos de segurança contra incêndios do Sistema de Proteção Passiva – Resistência ao fogo dos elementos estruturais - RFE, dos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina – CBMSC. IN 025 DAT/CBMSC 28/03/2014 Normas de segurança contra incêndios – rede pública de hidrantes

Estabelecer e padronizar critérios de concepção, dimensionamento e padrão mínimo de apresentação de projetos de segurança contra incêndios da Rede Pública de Hidrantes, dos processos analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina – CBMSC.

IN 026 DAT/CBMSC

(continuação) Código Data da

Publicação Título Objetivo

IN 028 DAT/CBMSC 28/03/2014 Normas de segurança contra incêndios – brigada de incêndio

Estabelecer e padronizar critérios mínimos de exigências para dimensionamento, implantação de Brigada de Incêndio nos imóveis analisados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina – CBMSC.

IN 031 DAT/CBMSC 28/03/2014 Normas de segurança contra incêndios – plano de emergência

Esta Instrução Normativa tem como objetivo estabelecer critérios mínimos de exigências para a elaboração e implantação do Plano de Emergência dos imóveis fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina – CBMSC.

Fonte: Adaptado de CBMSC (2019). -

https://dat.cbm.sc.gov.br/index.php/pt/cidadao/instrucoes-normativas-in